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Conheça as 10 redes sociais mais usadas no Brasil

Spoiler: Facebook é a primeira. Mas talvez isso não seja novidade, então aproveite para conhecer as outras redes sociais preferidas pelos brasileiros

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Provavelmente você já viu alguma matéria na TV falando sobre o quanto os brasileiros amam redes sociais. Talvez você até seja uma dessas pessoas que passam um tempão olhando posts, fotos e vídeos.

Então saiba que os números provam que realmente é assim.

Com uma média diária de 3h39 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto nesse tipo de site, perdendo somente para Filipinas.

E a tendência é que isso continue crescendo.

No último ano, por exemplo, foram 8 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, um aumento de 7% em relação ao período anterior. Os números são do relatório Digital in 2018, do site We Are Social.

Antes de conhecer as redes sociais mais usadas pelos brasileiros, confira o ranking das 20 redes sociais com mais usuários no mundo:

Rede Social Usuários Ativos
1. Facebook 2.234.000.000
2. Youtube 1.900.000.000
3. WhatsApp 1.500.000.000
4. Facebook Messenger 1.300.000.000
5. WeChat 1.058.000.000
6. Instagram 1.000.000.000
7. QQ 803.000.000
8. QZone 548.000.000
9. QZone 563.000.000
10. Douyin/TikTok 500.000.000
11. Sina Weibo 431.000.000
12. Twitter 335.000.000
13. Reddit 330.000.000
14. LinkedIn 303.000.000
15. Baidu Tieba 300.000.000
16. Skype 300.000.000
17. Snapchat 291.000.000
18. Viber 260.000.000
19. Pinterest 250.000.000
20. Line 203.000.000

Fonte: Statista (outubro de 2018)

A seguir, vamos falar sobre as redes sociais preferidas dos brasileiros. Se você quiser saber ainda mais sobre o assunto, baixe nosso eBook gratuito: O Guia Definitivo das Redes Sociais.



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As 10 redes sociais mais usadas no Brasil

No Marketing Digital, redes sociais são canais importantes para atingir seu público-alvo.

E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é interessante conhecer as redes sociais mais populares, que têm maior número de usuários.

Conheça as 10 redes sociais mais usadas no Brasil:

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facebook1. Facebook

Você já deve ter ouvido dizerem que “se não está no Facebook, não existe”. Isso porque o Facebook é de longe a rede social mais popular do planeta — e, por consequência, do Brasil. Já são mais de 2,2 bilhões de usuários ao redor do mundo, 129 milhões deles por aqui.

Isso coloca o Brasil como terceiro principal usuário da rede social, atrás somente de Índia e Estados Unidos.

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros.

É por isso que, para empresas que investem em Marketing Digital, é praticamente impossível não estar no Facebook.

Materiais gratuitos para saber mais sobre como utilizar o Facebook em sua estratégia:

whatsapp2. WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. Por aqui, aliás, o aplicativo ganhou até o “carinhoso” apelido de zap zap.

Para muitos brasileiros, o WhatsApp é “a internet”. Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Por isso, muita gente se informa através dele. Assim, já se calcula em 120 milhões de usuários no país.

O app esteve no centro de muitos debates nas eleições de 2018, já que é muito usado para compartilhamento de informações em conversas pessoais ou em grupos. Essa característica, aliás, faz com o “zap” seja considerado uma rede social.

Ele também pode ser muito útil para o seu negócio:

youtube3. YouTube

O YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente.

O site foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O sucesso meteórico fez com que a plataforma fosse adquirida pelo Google no ano seguinte, em 2006, por 1,65 bilhão de dólares.

Como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.

Dica para sua empresa:

instagram4. Instagram

O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular. E, embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis. É uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários, com a possibilidade de aplicação de filtros e outras edições.

O Instagram tem mudado bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook, que pagou 1 bilhão de dólares pela transação. Hoje é possível postar fotos de proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, Stories, dentre outros.

Os Stories, aliás, são os principais pontos de inovação do aplicativo. Já são diversos formatos de post por ali, como perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs. Em 2018, foi lançado também o IGTV, que vem recebendo bastante destaque no app.

Ter uma conta no Insta é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual; humanizar a marca, mostrando os bastidores, por exemplo; e de atrair candidatos, caso esteja contratando.

Materiais gratuitos sobre Instagram:

linkedin5. LinkedIn

A maior rede social voltada para profissionais tem se tornado cada vez mais parecida com outros sites do mesmo tipo, como o Facebook.

A diferença é que o foco são contatos profissionais — ou seja, em vez de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos.

É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.

Materiais gratuitos sobre LinkedIn:

twitter6. Twitter

O Twitter atingiu seu auge em meados de 2009 e de lá para cá está em declínio, mas isso não quer dizer todos os públicos pararam de usar a rede social.

Hoje, a rede social é usada principalmente como segunda tela em que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol e outros programas.

Nos últimos anos, a rede social acabou voltando a fazer barulho por causa de seu uso por políticos, que divulgam informações em primeira mão por ali. Ainda assim, o Twitter pode ser fonte de Leads e vendas para o seu negócio.

Materiais gratuitos sobre Twitter:

facebook messenger7. Facebook Messenger

O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Foi incorporada ao Facebook em 2011 e separada da plataforma em 2016.

Com a “separação”, o download do aplicativo Messenger tornou-se obrigatório para usuários da rede social via smartphones, já que não é mais possível responder mensagens pelo aplicativo do Facebook.

Além de um app de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva. Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes.

Dica para sua empresa:

pintereset8. Pinterest

O Pinterest é uma rede social de fotos que traz o conceito de “mural de referências”. Lá você cria pastas para guardar suas inspirações e também pode fazer upload de imagens assim como colocar links para URLs externas.

Os temas mais populares são moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, gadgets, viagem e design. Seu público é majoritariamente feminino em todo o mundo.

Em sua empresa, você não precisa criar pastas somente com conteúdo próprio. Selecione imagens que tenham a alma da sua marca, ajudem na construção dela e possam ser uma porta de entrada para o usuário chegar até você. É possível também criar pins patrocinados que aparecem com mais relevância no feed dos usuários.

snapchat9. Snapchat

O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos, vídeos e texto para mobile. Foi considerado o símbolo da pós-modernidade pela sua proposta de conteúdos efêmeros conhecidos como snaps, que desaparecem algumas horas após a publicação.

A rede lançou o conceito de “stories” — despertando o interesse de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que diversas vezes tentou adquirir a empresa, mas não obteve sucesso. Assim, o CEO lançou a funcionalidade nas redes que já haviam sido absorvidas, criando os concorrentes Whatsapp Status, Facebook Stories e Instagram Stories.

Apesar de não ser uma rede social de nicho, tem um público bem específico, formado por jovens hiperconectados.

Pensando em usar o Snapchat para empresas, é possível criar filtros com imagens baseado em geolocalização, o que é uma ótima opção para engajar usuários em eventos, por exemplo.

google plus10. Google+

A rede social do Google acabou não se popularizando como o planejado. Ela sempre esteve nas listas de mais usadas por algumas conexões automáticas que o Google fazia. Porém, na realidade, quase ninguém usava.

No fim de 2018, foi anunciado o encerramento das atividades do Google+. Será que a gigante da tecnologia vai fazer uma nova tentativa de ter uma rede social?

E a sua empresa, já está usando as redes sociais para gerar negócios? Se você quer começar a estudar esse mundo, baixe o nosso eBook Guia Definitivo das Redes Sociais. Basta preencher os dados para acessar gratuitamente!



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