Como a tecnologia pode auxiliar na redução de custos nas empresas

ERP, CRM, Automação de Vendas e Marketing Digital são investimentos em tecnologia que contribuem para a redução de custos nas empresas


Você sabia que o controle e a redução de custos e despesas estão entre as atividades que mais demandam tempo dos gestores de tecnologia nas empresas?

Em outubro de 2020, a consultoria IDG publicou um estudo em que comparou o crescimento dos esforços desses profissionais. Em setembro de 2019, eles dedicavam 29% de seu tempo com esse objetivo. Esse número subiu para 43% em agosto de 2020. A dedicação de tempo a essa atividade superou outras igualmente importantes, como segurança (37%) e inovação (29%).

A mesma pesquisa mostra que esses gestores pretendem investir mais dinheiro em análise de dados, melhoria do gerenciamento de processos de negócios e automação. Eles sabem que investimentos estratégicos contribuem para melhorar a eficiência operacional e reduzir custos, muitas vezes ocultos entre processos pouco eficientes e sem monitoramento.

Soluções como ERP, CRM, Automação de Vendas e Marketing Digital são alguns desses investimentos em tecnologia que contribuem para a redução de custos, uma vez que permitem o acompanhamento de indicadores importantes para as empresas em tempo real.

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Quando a tecnologia ajuda na redução de custos nas empresas?

Para gestores que buscam melhorar sua eficiência operacional e ao mesmo tempo querem reduzir custos e despesas, é importante conhecer alguns recursos tecnológicos adequados a esse desafio.

Elas demandam investimento e trazem retorno mensurável, seja na redução de gastos desnecessários, aumento de produtividade e eficiência operacional.

Economizando tempo e dinheiro com um ERP

O ERP, conhecido também como Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um sistema que permite acompanhar, em tempo real, todos os processos da sua empresa.

Esse software oferece uma espécie de radiografia do seu negócio, com registro de tudo o que entra e tudo o que sai. Do planejamento da produção até o acompanhamento das vendas e do resultado da empresa, o ERP gera informações que ajudam a reduzir custos do dia a dia. Alguns exemplos são:

Aquisição de matéria prima

Com um sistema de gestão integrado, você pode fazer um controle diário de estoque e ser informado pelo sistema sobre a necessidade real de renovação. Isso ajuda seu negócio a reduzir os custos relacionados a espaço de armazenamento, transporte e possíveis perdas.

Dimensionamento de produção

Com o ERP, é possível fazer um planejamento de produção baseado em dados reais de mercado e com aproveitamento máximo dos equipamentos e equipes. Assim, sua empresa evita horas adicionais, paradas imprevistas de manutenção de equipamentos e produção abaixo ou acima do que o mercado tem capacidade de absorver.

Orçamentos e precificação bem dimensionados

O conhecimento dos custos dos produtos e serviços é fundamental para a boa precificação. Muitas vezes, as empresas perdem dinheiro por não conhecerem em detalhes sua estrutura de custos e despesas. Outras, deixam de fazer a correta alocação por produtos. O ERP gera indicadores de forma automática e permite saber qual a relação entre custos e receitas de cada produto/serviço.

Reduzindo custos com um CRM

O CRM é uma solução que permite acompanhar todo o relacionamento que sua empresa tem com o cliente, seja nos contatos iniciais, na venda e ou no pós-venda. Com o CRM, sua empresa consegue identificar os clientes mais rentáveis, os que compram com maior frequência e os que precisam de mais relacionamento.

Foco nos clientes com maior potencial

Com um sistema de CRM, suas equipes de Vendas podem se concentrar nos contratos de maior potencial e evitar os custos de visitar clientes com baixa probabilidade de compra ou negócios de pouco potencial.

Indicadores em tempo real

Indicadores contribuem para que sua empresa possa acompanhar o cliente em todos os pontos de contato, enxergar oportunidades e agir com rapidez caso haja algum problema que possa gerar custos.

Ganho de tempo com informações centralizadas

Todos os pontos de contato do cliente com a empresa ficam registrados no CRM. Isso reduz custo com o levantamento nas diferentes bases de dados, otimiza o trabalho dos responsáveis por esse monitoramento e, ajuda a identificar possíveis oportunidades ou falhas no processo.

Redução de erros

Quando o CRM é utilizado de maneira adequada, ele reduz custos que resultam em erros, duplicidade de esforços e perda de tempo com a busca de informações.

Economize com uma automação de relacionamento e de Marketing Digital

As tecnologias que dão apoio ao Marketing Digital funcionam de maneira integrada com o ERP e o CRM, permitindo que a empresa automatize uma série de tarefas de relacionamento e venda. Com isso, é possível otimizar as horas trabalhadas, optar por equipes mais enxutas e obter resultados mais eficazes. Alguns exemplos das economias de uma plataforma de automação:

Controle automatizado dos contatos

Esse tipo de controle reduz a necessidade de equipes dedicadas ao acompanhamento individual. Tudo é programado para ser feito de maneira automática.

Equipes enxutas

Desde a atração por meio de conteúdos, até o fechamento das vendas, as rotinas de automação mantém o relacionamento ativo, sem a necessidade de grandes equipes de telemarketing e vendas, por exemplo, o que pode gerar grande redução de custos nas empresas.

Testes A/B

Todo esse processo de testes gera indicadores que podem ser analisados, estudados e acompanhados para levar ao melhor resultado possível. Os números permitem testar variáveis e escolher as alternativas mais inteligentes e lucrativas, o que evita o desperdício de recursos com estratégias inadequadas.

Integração para melhores resultados e redução de custos nas empresas

Viu como é possível atuar na redução de custos nas empresas? Investir em tecnologias que integram sua empresa e permitem enxergar todos os processos, e gerenciar todos os indicadores, ajudam a identificar seus custos e atuar sobre eles. Assim, é possível eliminar o que não é necessário, identificar desperdícios, reduzir despesas e ampliar receitas.

A gestão baseada em dados já é uma realidade! Por isso te apresentamos essas três tecnologias, que quando combinadas, permitem que você tenha todos os indicadores da sua empresa na palma da mão. Com informação de qualidade, reduzir custos e aumentar lucratividade fica ainda mais fácil, pois você sabe exatamente quando e onde é necessário mudar seu planejamento e sua operação.

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Comentários

2 comentários

  1. Pedro Silveira

    Muito bom! Realmente, se soubermos usar a tecnologia a nosso favor teremos muitos benefícios.

  2. Francisco FABIANO JACINTO

    BOA NOITE MUITO BOM ARTIGO GOSTEI OBRIGADO
    franciscofbj.com