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6 formas de aplicar Referral Marketing e criar um funil em espiral para o seu negócio

Saiba como transformar cada consumidor feliz em um vendedor não oficial

Marketing é sobre a comunicação. Principalmente sobre a comunicação de valor.

O marketing pode acontecer mesmo que você não realize nenhum investimento consciente nessa área. Se você criar um produto ou serviço valioso e comercializá-lo, é provável que as pessoas comecem a falar sobre isso.

O trabalho do profissional de marketing é influenciar esse processo, garantindo que todos saibam o quanto seu produto ou serviço tem valor.

Assim, o Referral Marketing (ou marketing de indicação) é quando você consegue fazer com que seus clientes falem sobre seu negócio aos amigos e familiares.

Como o marketing em geral, o Referral Marketing é um processo orgânico. Ele acontece independentemente do seu envolvimento.

Todos nós já contamos aos nossos amigos sobre nossas experiências de compra.

Nesse processo, o papel do profissional de marketing é intensificar esse “boca a boca”, garantindo que mais pessoas falem sobre os produtos e serviços incríveis que compraram.

Isso envolve a implementação de alguns incentivos. O desafio é garantir que essas interações sejam sempre oportunas, úteis e relevantes.

As pessoas gostam de se gabar de suas boas experiências. E essa é uma maneira fácil de divulgar seu negócio.

As empresas que usam o Referral Marketing definitivamente aproveitam os benefícios. Não só é mais rentável do que o marketing tradicional, mas o seu alcance é bastante notável.

Normalmente, os clientes indicam aos amigos que eles acham que estarão interessados em sua empresa. Isso significa que você não precisa se esforçar para encontrar essas pessoas.

Se cada indicação se tornar um cliente e cada um deles compartilhar coisas sobre seu negócio com todos os amigos, você criará essencialmente uma nova comunidade de clientes.

Os consumidores confiam mais em seus amigos do que em vendedores.

“Mas como utilizar o Referral Marketing?”

O processo para a aplicação do Referral Marketing se tornou muito mais eficiente e fácil devido aos vários softwares e plataformas para esse fim, como o BuzzLead.

Além disso, esses softwares e plataformas podem ser implantados em sua estratégia de marketing sem gerar atrito com os programas já utilizados.

Índice

A importância de criar um funil em espiral

Allison Pickens, no RD Summit 2017, disse:

“Seus clientes têm mais poder do que nunca.”

E isso é verdade. O Referral Marketing é um exemplo de que os clientes possuem cada vez mais poder e influência sobre o sucesso de sua empresa.

Além disso, existem cada vez mais opções de produtos e serviços a serem consumidos e as opiniões compartilhadas entre os consumidores colaboram de forma muito intensa para a escolha a ser feita.

Assim, é essencial que seu negócio se volte para uma ótima experiência do seu cliente.

Você pode gerar isso ao oferecer um produto que resolva os problemas dele com facilidade.

E pessoas que obtiveram uma boa experiência compartilharão isso com outras pessoas. É simples.

Quando isso começar a ocorrer, você terá criado um funil em espiral.

O funil em espiral pode ser definido como o momento em que os seus clientes, os que já compraram e ultrapassaram o fundo do funil indicam sua empresa para outras pessoas, levando-as para o topo do seu funil de vendas.

E isso leva a um movimento contínuo. Por quê?

Um cliente satisfeito pode ser responsável pela geração de até 3 Leads!

O seu marketing deve começar com seus clientes. Afinal, os seus clientes já utilizam seus produtos ou serviços. Caso eles não gostassem daquilo que consomem, provavelmente iriam a outro lugar.

Pensando nisso, ofereça-lhes incentivos para que eles comentem sobre o quanto gostam do seu negócio.

Quando um cliente liga para um amigo e o leva a comprar seus produtos ou usar seu serviço, isso reafirma o motivo que faz ele gostar de sua empresa.

Esse motivo pode ser qualquer coisa que o agrade. Desde um vendedor simpático até o imenso número de cores que você tem disponível para determinado produto.

Quando ele comenta sobre isso com outros, se sente estimulado a fechar negócios maiores com sua empresa. E afirma que a sua empresa oferece valor, qualidade e uma série de outros benefícios para ele.

Assim, as indicações dos consumidores podem ser comparadas com uma bola de neve ladeira abaixo que vai aumentando à medida que ela avança.

Quando uma pessoa chega até sua empresa por meio do Referral Marketing, é mais provável que ela comente com outras pessoas as suas experiências – positivas e negativas.

Quando um cliente resolve contar para cinco amigos e, em seguida, esses amigos contam para outros amigos, você verá um crescimento exponencial das vendas.

Esse é o efeito que você deseja vivenciar em seu negócio!

Com o Funil em Espiral, você transforma cada consumidor feliz em um vendedor não oficial.

Aplicando o Referral Marketing de Forma Simples

O marketing de indicação é mais do que uma pessoa indicando sua empresa para outra.

Profissionais criativos já observaram a necessidade de expandir essa interação, aumentando a influência do Referral Marketing e atingindo muito mais pessoas.

Assim, existem inúmeras coisas que você pode aplicar em seu negócio para estimular o “boca a boca” sobre o que você comercializa. E isso não precisa ser caro ou complicado!

Essas são seis maneiras de aplicar o Referral Marketing na sua empresa de maneira simples e bastante efetiva:

1. Concursos voltados a indicação de amigos

Assim como a Huckberry, você também pode aumentar a sua base de Leads através da introdução de concursos voltados à indicação de amigos.

Você pode incentivar a indicação de seus clientes fazendo-os concorrer a um ou mais prêmios baseados no número de indicações. Uma indicação, dez, cem, mil! Você escolhe.

Assim, você pode oferecer descontos, produtos ou serviços que sejam de interesse de seus público-alvo. Essa é uma boa maneira de atingir muito mais pessoas com o Referral Marketing.

2. Campanhas sazonais

Utilizar eventos sazonais ou datas comemorativas também é uma excelente maneira de conquistar muitas indicações por meio do Referral Marketing.

A Naturebox entendeu isso e pediu para que seus distribuidores oferecessem “50% de desconto” antes do Super Bowl. Utilizar um dos maiores eventos americanos para sua estratégia de marketing aumentou de forma significativa os seus lucros.

Aproveite eventos para gerar um “boca a boca” sobre sua empresa. Não precisa ser algo grande, apenas algo oportuno!

3. Campanhas sazonais + Concurso de indicação

Por que não juntar essas duas grandes ideias? Você também pode aproveitar as campanhas sazonais para lançar concursos de indicação.

Você pode presentear os seus clientes com produtos e serviços que possam ser úteis nas férias, por exemplo.

A Huckberry (olha ela novamente!) aproveitou esse período para oferecer uma viagem de férias grátis na primeira classe. E levando uma sacola repleta de equipamentos Huckberry.

O que o cliente precisava fazer para concorrer? Indicar amigos!

4. Aproveitar o marketing viral

O Dollar Shave Club é um ótimo exemplo de como uma empresa pode utilizar o marketing viral para divulgar seus serviços ou produtos e alcançar ótimos resultados com o Referral Marketing.

O Dollar Shave Club criou um vídeo honesto e super engraçado que atualmente ocupa 25 milhões de visualizações no youtube.

Nas primeiras 48 horas após o vídeo ser colocado no YouTube, mais de 12 mil pessoas assinaram o serviço, até o final da semana, esse número dobrou para mais de 25 mil.

Embora isso também seja resultado da excelente campanha de marketing viral, a verdade é que cada um desses 25 mil clientes foi direcionado por alguém que teve uma experiência agradável com o Dollar Shave Club ao consumir seu conteúdo em vídeo.

5. Presentes sociais

Você também pode gerar Leads ao dar aos seus clientes a oportunidade de presentearem os seus amigos.

Você pode enviar códigos ou links para que seus clientes compartilhem com outras pessoas. Assim, essas pessoas podem ganhar produtos grátis, descontos ou testes de alguns de seus serviços.

Os presentes sociais, apesar de não oferecerem nada de forma direta aos seus consumidores, se apresentam como uma maneira muito legal de ser generoso com alguém.

6. Utilize um influenciador ou um cliente como embaixador

Como o ponto principal do Referral Marketing, as melhores pessoas para promover sua empresa são aquelas que já amam o que você faz e vende.

Essas pessoas não são apenas clientes satisfeitos, elas são embaixadoras da sua marca!

Assim, você deve descobrir como utilizar esses símbolos de referência para a geração atual.

Uma boa forma de fazer isso é investir em influenciadores. Eles espalharão a sua marca por você, apresentando sua empresa a milhares de outras pessoas.

Além disso você pode olhar para a sua base de clientes e até de colaboradores e encontrar micro-influenciadores capazes de potencializar as suas vendas.

Lembre-se: seus clientes são seus melhores vendedores.

Para saber mais, assista abaixo a uma entrevista com Liliane Ferrari, especialista em mídias sociais, que fala sobre o trabalho de influenciadores digitais e como uma empresa pode encontrar um.

Digite seu email abaixo para assistir

Investir em Referral Marketing é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu negócio

Utilizar o marketing de indicação para criar um funil em espiral pode trazer grandes chances de negócios para sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Você deve garantir que seus clientes saibam que podem se beneficiar ao contar sobre sua marca para seus amigos e parentes.

Experimente nossas sugestões e fale sobre suas experiências com as indicações de clientes. Ficaremos felizes em saber!

Quer saber mais sobre Referral Marketing e seus benefícios? Visite o blog da BuzzLead.

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