Como os relacionamentos profissionais podem ser fonte de inovação e novas experiências

A partir do momento em que há abertura para o aprendizado mútuo com clientes e parceiros, a empresa ganha grandes possibilidades de acelerar a inovação

Bruno Volpato
Bruno Volpato7 de outubro de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Este post é baseado na palestra da diretora de Experiências da Profissas, Sonia Lesse, realizada no Esquenta RD Hostel: Relacionamento com Clientes. Garanta já o seu lugar no RD Hostel 2021, evento online e gratuito dos mesmos criadores do RD Summit.


“Inovação” é uma palavra que, de tempos em tempos, aparece como obrigatória no dia a dia das empresas. Em geral, vem em períodos de estagnação, acompanhada de outros termos como “renovação” e “estamos perdendo mercado e precisamos fazer alguma coisa rápido para não fecharmos as portas”.

É possível evitar esse cenário, e a boa notícia é que isso é mais simples do que você imagina. Investir no relacionamento com seus clientes e parceiros pode levar a novas experiências de forma recorrente. Assim, a inovação passa a ser parte do dia a dia de um negócio não apenas como palavra, mas como cultura.

Neste post, trazemos as ideias de Sonia Lesse, que apresentou esse assunto de forma metódica e com sugestões de processos no Esquenta RD Hostel. Siga lendo para saber como aplicar na sua empresa, mas antes faça sua inscrição gratuitamente no RD Hostel, que acontece em outubro – basta clicar no banner abaixo!

rd hostel inscreva-se

O primeiro passo é se entender melhor

Criar laços fortes não é uma tarefa simples. Em um mundo cada vez mais frio e distante, a desconfiança impera. Porém, muitos profissionais e empresas buscam relacionamentos sem antes realizar uma etapa importante: a jornada do autoconhecimento. Se você não sabe como se comunica atualmente, como vai conseguir se conectar com o outro?

Sonia propõe que façamos uma avaliação do nosso “lugar de escuta”. Fala-se muito em “lugar de fala”, mas a outra ponta também é importante. Será que sou empático e colaborativo? Consigo escutar o que a outra pessoa está dizendo sem fazer julgamentos? Por fim, sou bom em construir pontes?

Isso tudo é fundamental para que possa ser estabelecido um caminho de ida e volta na comunicação. Ou seja, para que a outra pessoa ouça você, enquanto você consegue receber o que ela tem a dizer. Só assim somos capazes de construir relacionamentos que conduzem a novas experiências.

Em geral, nos encaixamos em um dos seguintes perfis:

  • Mão na massa;
  • Comunicador;
  • Analítico;
  • Planejador;
  • Estrategista.
sonia lesse

Entendendo a dor do cliente para cocriar estratégias

O autoconhecimento vai proporcionar mais facilidade para entender a dor do cliente. Assim, a coisa funciona como uma cocriação de estratégias, já que o relacionamento acaba sendo gerado por esse conhecimento. E quanto maior a compreensão mútua, mais experiências novas são compartilhadas, gerando essa inovação constante.

Para isso, Sonia Lesse sugere que façamos quatro questionamentos:

  • Qual seu fluxo de diagnóstico?
  • Você mapeou e entendeu as necessidades do seu cliente?
  • Quais serão os desafios do cliente no curto, médio e longo prazo?
  • Ponto de virada: o que, na sua solução, vai gerar impacto no cliente?

Vale lembrar que uma forte rede de parcerias - também fruto de relacionamentos - pode ajudar a resolver essas questões. De bônus, você ainda cria conexões entre seus parceiros e clientes, com todos ganhando.

Um fluxo de conexão para relacionamentos inovadores

Por fim, Sonia compartilhou um fluxo de conexão que é utilizado na Profissas. Ele funciona como um organizador das ideias apresentadas até aqui, para que esse processo de troca e cocriação seja facilitado. Assim, são apresentadas algumas ideias para que a inovação floresça a partir desses relacionamentos.

1. Ouça as pessoas - Grupos focais, alinhamentos e networking são ações que podem ser implementadas para que você ouça o que seus clientes têm a dizer. O digital facilitou esse contato, então aproveite.

2. Compartilhe conteúdo - Aqui entra o Marketing de Conteúdo, na forma dos conteúdos educativos. Se o seu negócio tem conhecimento para dividir, faça isso através de uma newsletter, das redes sociais e de eventos exclusivos - como o RD Hostel.

3. Monitores os avanços da relação - Estabeleça contato para entender como está o uso da sua solução por parte dos seus clientes. Abra a porta para feedbacks e avaliações. Além de mostrar real preocupação com a sua entrega de valor, você recebe dados da melhor fonte possível para melhorar seu produto ou serviço e ainda pode fazer novas ofertas.

4. Cocrie e personalize soluções - Você costuma fazer benchmarking? Tanto quando o seu negócio é o objeto de interesse como quando você é o interessado, a troca de ideias e experiências é fonte de inovação. Dessas conversas costumam surgir grandes parcerias.

5. Conecte seus clientes e parceiros - Não tenha medo de apresentar pessoas, sejam elas clientes ou parceiros. Quando você cria pontes, vira referência em fazer conexões e potencializar contatos inovadores. É possível fazer isso, por exemplo, através da curadoria de conteúdo, reforçando essa autoridade em novas experiências.

Saiba mais sobre inovação no RD Hostel 2021

Inovação é um dos grandes temas do RD Hostel 2021, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro, com inscrição gratuita para você ver tudo online no conforto da sua casa ou escritório. Grandes nomes internacionais e brasileiros de Marketing e Vendas já estão confirmados, como você pode ver na página oficial do evento.

Ao se inscrever, você ainda ganha um link único para participar do programa de indicações. Ele dá prêmios incríveis, como ingressos VIP para o RD Summit 2022 com direito a passagens aéreas e hospedagem em Florianópolis! E fazendo só uma indicação você já ganha acesso a todos os conteúdos dos Esquentas, como a palestra da Sonia Lesse.

E aí, bora inovar e se preparar para o ano que vem? Clique no banner abaixo e garanta o seu lugar gratuitamente!

rd hostel inscreva-se
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Notícias
Notícias da Semana: como o Google está lidando com o coronavírus
Notícias
Painel Profissas no RD Hostel 2021: diversidade como sobrevivência de negócios
Notícias
Customer Service Week: como funciona a área de Suporte da RD