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Como analisar resultados e fazer um relatório de Marketing Digital [Template gratuito]

Descubra quais as métricas mais importantes a serem reportadas e faça um relatório que prove o valor do Marketing Digital

Um dos grandes diferenciais do Inbound Marketing em relação ao marketing tradicional é o detalhamento na mensuração de resultados, que podem ser apresentados por meio de um relatório de Marketing Digital. Afinal, no ambiente digital, tudo pode ser mensurado:

  • o número de acessos a um determinado blog post;
  • a taxa de abertura de uma campanha de Email Marketing;
  • quantas vendas cada canal de Marketing Digital gerou para sua empresa.

Como podemos medir praticamente tudo, fica fácil se perder em meio a tantos dados. Na prática, é comum que muitos analistas de marketing utilizem métricas que não mostram o verdadeiro impacto do Marketing Digital na empresa.

Nesse caso, aparecem dúvidas como:

  • O que é realmente importante medir?
  • Quais métricas devo priorizar?
  • Como gastar menos tempo construindo relatórios de Marketing Digital?

Para ajudar você, preparamos esse conteúdo que mostra em detalhes os problemas que podem surgir quando não há um planejamento antecipado para responder essas perguntas. Além disso, trazemos um passo a passo para otimizar seu tempo no momento de entregar os insights da área por meio do relatório de Marketing Digital.

Ah, mas para que as dicas e melhores práticas listadas aqui sejam colocadas em prática, baixe agora mesmo o Template de Relatório Mensal de Marketing Digital. Assim você já tem em mãos um modelo completo para apresentar os dados que realmente importam todos os meses!

Template de Relatório Mensal de Marketing Digital

Use esse modelo de relatório e apresente para a empresa os dados que realmente importam!

Quais as dificuldades encontradas na hora de criar um relatório de Marketing Digital?

Já falamos, aqui no blog, sobre algumas métricas essenciais para ajudar a medir e provar o valor da área de Marketing. Mas ao tentar medir essas e outras métricas sem ter os instrumentos necessários para isso, os times acabam criando uma grande barreira para a construção dos relatórios.

Apesar de serem necessários para as empresas, muitas vezes a forma e a dificuldade de construí-los pode atrapalhar a entrega dos resultados da própria equipe. Isso acontece por dois motivos principais:

  • São usadas muitas ferramentas ao mesmo tempo que não conversam entre si, como uma ferramenta de construção de Landing Pages que não se conecta ao CRM por exemplo;
  • É necessário muito tempo para reunir os dados e de fato construir o relatório, seja fazendo exportações de gráficos, tirando print screens e montando apresentações.

A grande dificuldade é a quantidade de tempo que é desperdiçado para construí-los. Além disso, é comum entregar relatórios que trazem o que o time fez e quais os resultados operacionais, mas não necessariamente listam o que realmente importa para a diretoria.

Quais os impactos que essas dificuldades podem gerar?

Fazer os relatórios desprendendo de um longo tempo de trabalho e com ferramentas inadequadas pode trazer alguns impactos negativos para sua empresa:

  • Você pode tirar conclusões erradas. Se as ferramentas não se conectam, fica muito mais difícil relacionar os dados, fazer boas análises e chegar às conclusões corretas;
  • Você perde oportunidades. Com o excesso de informações, pouca análise e dados que não são realmente importantes, grandes oportunidades de melhoria e crescimento acabam passando despercebidas;
  • É caro. Alguém vai precisar gastar tempo fazendo esse trabalho. Não usar o tempo da forma mais produtiva possível afeta diretamente os custos da empresa.

Como gastar menos tempo e entregar insights muito melhores com o relatório de Marketing Digital?

Para conseguir otimizar o tempo nesta etapa, sua empresa vai precisar de três coisas:

  • ferramentas de análise integradas;
  • método de análise bem definidos;
  • template pronto para criar o relatório.

É essencial trabalhar com ferramentas integradas para correlacionar melhor as informações, extrair dados mais completos e agilizar a construção dos relatórios. Isso proporciona uma melhor utilização do tempo e gera mais insights valiosos sobre as ações de marketing.

Além da ferramenta, você precisa de um método de análise bem definido. Com isso, você não precisa começar do zero a cada relatório, garantindo que está sempre avaliando os resultados da mesma forma, focando em seguida nas melhorias e oportunidades de crescimento.

Mas o melhor cenário é contar com um template já pronto, que traga um modelo padrão adaptado para o que precisa apresentar. Isso também ajuda no momento de utilizar as ferramentas para extrair os dados que precisa de forma rápida.

 

Qual o principal benefício de contar com relatórios regulares?

Se você está utilizando diversas estratégias de Marketing Digital ao mesmo tempo, seja através do seu site, com atividades nas redes sociais ou por qualquer outro canal, a análise regular dos resultados é a chave para ajustar continuamente as ações, sempre na intenção de alcançar os principais objetivos ou reforçar o que já traz bons resultados.

Ao revisar regularmente os esforços e resultados, as equipes passam a ser capazes de tomar decisões com base nos dados reais, e não apenas no achismo. Esse é o principal benefício. Assim, as estratégias ficam direcionadas para as principais métricas que mantêm a empresa no caminho do sucesso.

No entanto, os relatórios também são vistos como algo que leva muito tempo para produzir e que ninguém vai ler no fim. Mas que tal aprender as melhores maneiras de diminuir esse tempo para criar relatórios cada vez mais relevantes?

5 passos para criar o seu relatório de Marketing Digital

Abaixo segue uma sugestão de método de criação de relatório que usamos na própria Resultados Digitais e que tem nos ajudado muito a manter um crescimento acelerado analisando as métricas certas frequentemente.

1º passo: Defina muito bem quais são as métricas de negócio e as métricas de Marketing

É necessário que os relatórios tragam as métricas importantes tanto para o time de marketing quanto para a diretoria.

As métricas de negócio mostram o impacto do trabalho do marketing em vendas e são as que importam para o resultado da empresa. Elas passam pelo número de oportunidades e vendas geradas, ROI (retorno sobre investimento),  ciclo de venda e CAC (custo de aquisição de clientes).

Já as métricas de Marketing são mais relacionadas às suas tarefas do dia a dia, portanto são mais aprofundadas e focadas nas taxas de conversão, eficácia dos canais de aquisição e das campanhas específicas.

2º passo: Comece analisando o macro e depois vá para as análises mais específicas

Primeiro veja as métricas de negócio e analise o desempenho do mês, entendendo se entregou o esperado e qual é a tendência atual.

Na sequência, as métricas de marketing ajudam a aprofundar na análise e ver mais detalhadamente o que proporcionou cada um dos resultados.

Quer um exemplo de como isso é colocado em prática? Digamos que o ROI ficou abaixo do esperado (essa é a métrica de negócio). Sabendo disso, quais campanhas e canais mais impactaram essa métrica e trouxeram o número para baixo?

Nessa segunda parte, você utiliza as métricas específicas da área de Marketing para descobrir os fatores que proporcionaram determinado resultado, seja ele negativo ou positivo.

3º passo: Identifique os piores e os melhores resultados

Esse terceiro passo te ajuda a encontrar os maiores gargalos e oportunidades da sua empresa. É a partir daí que é possível encontrar as maiores alavancas de crescimento.

Qual canal de aquisição gerou mais vendas? Qual teve o pior desempenho? São essas perguntas que o seu relatório de Marketing Digital precisa responder o quanto antes.

4º passo: Priorize as maiores alavancas

Aqui é importante procurar o que pode gerar mais resultados com o menor esforço. No geral, os piores resultados costumam ter o maior potencial de melhora. Uma campanha de Email Marketing com baixa taxa de clique pode apresentar resultados muito melhores com uma simples segmentação e poucas melhorias de texto, por exemplo.

Já os melhores resultados podem servir de boas práticas para outras ações. Pensando ainda no canal de email, uma campanha que foi mais eficaz para trazer vendas no mês pode ser usada de referência para as próximas que precisa lançar, seja usando a mesma segmentação, tipo de oferta, conteúdo ou call to action.

Em alguns casos, algo que tem funcionado bem também pode receber um investimento ainda maior, trazendo resultados melhores que os atuais.

5º passo: Gere relatórios realmente completos

Um bom relatório de marketing contém não só as métricas principais como também a análise dessas métricas, as oportunidades de melhoria e priorização das atividades.

Com isso, você consegue mostrar os reais resultados do marketing e os próximos passos que serão dados pelo time.

Com um método definido e tendo mais tempo para identificar e atuar nos pontos certos, o Marketing Digital terá um grande impacto na empresa e conseguirá provar seu valor. Dessa forma, os relatórios deixam de ser uma atividade mecânica e passam a ser grande aliados, focados em inteligência e melhorias.

É para facilitar o seu trabalho seguindo todos esses passos que ter em mãos um template completo vai agilizar muito o seu processo de criação de relatórios.

Então não perca tempo e baixe agora o modelo de template do Relatório de Marketing Digital! Com ele, você terá acesso ainda a:

  • Como apresentar os principais resultados do funil;
  • Que perguntas fazer para obter insights a partir dos resultados;
  • O que mensurar em cada canal de aquisição;
  • Como apresentar experimentos;
  • E muito mais!

Template de Relatório Mensal de Marketing Digital

Use esse modelo de relatório e apresente para a empresa os dados que realmente importam!

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Comentários

4 comentários

  1. Leila Macedo

    Recomendo o DashGoo para criação de relatórios para Instagram, Facebook Ads, Insights, AdWords e Google Analytics. Possui modelos prontos e personalizados.

    Tenho usado e gostado muito, principalmente do recurso de agendar o envio recorrente dos relatórios. Meus clientes tem curtido bastante os relatórios: https://dashgoo.com

  2. Renan Caixeiro

    Pessoal, queria ver se podem nos dar um feedback no Reportei.com (ferramenta para relatórios de marketing digital) que desenvolvemos. Agradecido =)

    1. Angela Amaral

      Renan. Acabei de comprar sua ferramenta, e ainda estou analisando, a principio, estou muito satisfeita com os relatórios, e não tive nenhum problema.
      Obrigada.

    2. Henrique Aranha

      Opa. Vou testar!