Como a Confiance Medical e o Hospital Pequeno Príncipe se tornaram referência em estratégias de Marketing Digital

Veja como empresas da área da saúde, estética, produtos cosméticos e hospitalares podem usar o Marketing Digital para gerar uma base fiel de clientes e vendas recorrentes


É comum ouvir que o trabalho com estratégias digitais é algo relativamente novo para empresas da área da saúde. Esse é um setor que sempre focou no modelo tradicional de fazer Marketing. Mas sabia que já existem negócios que estão inovando com ações de Marketing Digital?

Esses são os casos da Confiance Medical e do Hospital Pequeno Príncipe:

  • A Confiance Medical é uma fabricante de dispositivos médicos, trabalhando com a venda e locação de equipamentos para videocirurgia. A empresa atende hospitais públicos e privados, consultórios médicos e grupos hospitalares;
  • O Hospital Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico do Brasil e atende em 32 especialidades médicas. O principal papel do time de Marketing é buscar pessoas ou empresas que façam parte dos projetos da instituição e apoiem com doações.

Utilizando o RD Station Marketing, ferramenta líder em Automação de Marketing na América Latina, as duas empresas conseguiram melhorar seus resultados criando campanhas segmentadas, conversando com os contatos conforme os interesses de cada um e mantendo o relacionamento contínuo com seus clientes.

É isso que você precisa implementar a partir das suas ações de Marketing? Então confere aqui os resultados alcançados pelas duas empresas e o caminho para aplicar agora na sua!

Dica: é importante ressaltar que as estratégias que vamos destacar aqui funcionam não só para empresas semelhantes à Confiance Medical e ao Hospital Pequeno Príncipe. Elas podem ser implementadas por clínicas de saúde e estética, academias, empresas de cosméticos e várias outras que atuam como fornecedores de saúde ou fornecedores para a área de saúde.

Primeiros passos para ter sucesso com as ações de Marketing Digital

“Os nosso 2 primeiros anos na empresa foram de organização e estruturação para entender o que funcionava mais no marketing, pegar a parte mais estratégica e levar para o digital para entender que essa nova frente também complementa outros setores da empresa, como a de Sucesso do Cliente, Comercial e Suporte”, relata Bruna Moraes, analista de Marketing da Confiance Medical.

Esse relato da Bruna já apresenta por onde cada empresa deve começar quando precisa dar os primeiros passos com Marketing Digital. Como a maioria já conta com a experiência de outras estratégias de marketing e comunicação, é importante conhecer o conceito e iniciar o planejamento para migrar as ações

Isso vale para todas as organizações envolvidas de alguma forma com a área da saúde: de empresas prestadoras de serviços de saúde para a população, como hospitais, clínicas e academias, até empresas que prestam serviços para outras, como aquelas que vendem equipamentos hospitalares, oferecem cursos e especializações na área.

Para conseguir fazer a adaptação das estratégias, as empresas seguiram outros 2 passos importantes:

  • Passo 1 – Estrutura de personas: fazer esse trabalho de criação de personas vai dar um norte melhor para ter uma direção da comunicação que irá utilizar, pensando em falar com o público certo, na hora e canal adequados;
  • Passo 2 – Análise da concorrência: a área da saúde é bastante concorrida, seja falando de fornecedores ou prestadores de serviços diretos. Por isso, é fundamental olhar para empresas que fazem um trabalho ou colocam no mercado ofertas semelhantes para entender como a sua estrutura de Marketing pode se diferenciar das outras.

Principais resultados depois de dar os primeiros passos com Marketing Digital

Com isso pronto, fica muito mais fácil saber o que fazer, descobrindo como comunicar suas ofertas e serviços. Além disso, com essa estrutura definida e com o apoio de uma ferramenta completa de Marketing Digital, ambas as empresas alcançaram resultados importantes:

  • Criaram campanhas segmentadas de forma rápida, conversando com os contatos conforme seus interesses;
  • Mantiveram um relacionamento contínuo com seus clientes, aumentando a recorrência de pedidos de contato e compras;
  • Encontraram as pessoas certas para realizar o contato comercial;
  • Aumentaram o reconhecimento da marca, sendo lembrados pelos seus clientes e melhorando a reputação da empresa.

empresas da área de saúde case de marketing

Como a produção de conteúdo apoia o posicionamento das empresas?

Ao buscar por “maior hospital pediátrico do Brasil”, certamente você vai encontrar informações e o site principal do Hospital Pequeno Príncipe. Segundo Renan Machado, que é analista sênior de Marketing na instituição, essa é uma consequência positiva da referência que a instituição é nesse mercado. E esse posicionamento se inicia a partir da produção de conteúdo. 

No caso da Confiance Medical, a empresa focou em palavras-chave estratégicas, que fazem relação direta com as ofertas de produtos vendidos. “Em 2019 conseguimos entrar na primeira página de posições do Google com o termo equipamentos videocirurgia e em 2020 conseguimos com o termo torre de videocirurgia”, destaca Bruna.

O resultado de ter focado nessa estratégia foi acima do esperado: a Confiance Medical cresceu 41% no número de visitantes únicos do site de 2019 para 2020.

Ter esse posicionamento de destaque facilita o processo de geração de Leads, usando ofertas de conteúdo a partir de:

Essas chamadas para geração de Leads entregam materiais técnicos como guias de utilização e eBooks, formatos de ofertas de conteúdo que funcionam muito bem para o público da área da saúde.

Lembrando que essas páginas e formulários são a porta de entrada para os seus Leads. Também é através delas que conseguirá fazer as perguntas certas e captar as informações que precisa para entender o perfil do público, se é aquele relacionado com suas personas ou não. Gerar mais contatos é o principal benefício ao contar com essas ofertas. 

Trabalho de relacionamento e retenção usando o RD Station Marketing

Manter o relacionamento para empresas da área da saúde é ainda mais relevante porque todas as organizações impactam vidas, tanto na estrutura de um hospital que impacta os pacientes, colaboradores e doadores, assim como nas empresas que fornecem produtos para o setor.

Na área da saúde, essa ação traz benefícios claros como:  

  • Fidelização dos clientes, realizando uma recompra ou nova consulta;
  • Indicação dos próprios clientes para novas pessoas;
  • Aumento do ROI (Retorno sobre o Investimento) ao longo do tempo.

Para isso, tanto o Hospital Pequeno Príncipe como a Confiance Medical utilizam o canal de Email Marketing para informar e educar o público com conteúdos ricos e técnicos, além de contar com a Automação de Marketing para que cada Lead continue sempre em contato com as ações de comunicação das empresas.

Vamos conhecer as formas de se relacionar que esses e outros clientes RD Station Marketing utilizam e que você também pode aplicar na sua empresa.

Falar das novidades

O canal de Email Marketing é o ideal para manter sua base informada sobre as suas novidades. No exemplo da Confiance Medical, a equipe de Marketing contou com o canal para falar para a base de contatos sobre o novo site e as possibilidades que cada Lead poderia explorar com ele:

Template de Email criado pela Confiance Medical, usando a funcionalidade do RD Station Marketing

Template de Email criado pela Confiance Medical, usando a funcionalidade do RD Station Marketing

O RD Station Marketing não só conta com templates prontos para fazer essa estrutura de email como também disponibiliza um editor simples para personalizar da forma que quiser. Basta escolher os componentes que deseja usar, arrastar e soltar dentro do modelo para criar seus emails em questão de minutos.

Use os diferentes componentes para criar seus templates de Email Marketing. No RD Station Marketing, é só arrastar e soltar

Use os diferentes componentes para criar seus templates de Email Marketing. No RD Station Marketing, é só arrastar e soltar

Ofertas exclusivas

Manter o relacionamento também significa entregar algo único, personalizado e que gere valor para o público no qual está contatando. Isso faz toda a diferença para que seus Leads entendam os benefícios de continuar abrindo e acessando suas campanhas.

Um exemplo que você pode seguir é criar uma promoção ou campanha de benefícios exclusivos, como a Confiance Medical fez. Veja a seguir:

empresas da área da Saúde case de marketing

“A ideia é que o Lead quente nunca esfrie, que esteja sempre em contato conosco, lembrando da nossa marca, dos nossos produtos e do nosso propósito. Tentamos ao máximo ser úteis para que eles não nos considerem invasivos. Inclusive, a nossa taxa de envio de conteúdos é baixa em relação ao mercado, pois prezamos pela qualidade acima da quantidade”, destaca Bruna.

Com essa estratégia, unida ao nicho de mercado que atuam, as taxas de abertura de email e de cliques continuam altas, mantendo uma média acima do benchmarking.

Fluxos de relacionamento automatizado

A Automação de Marketing é a principal estratégia para nutrir e avançar os Leads até o momento da compra. Sua empresa pode usar isso na prática criando fluxos de relacionamento automatizados através do RD Station Marketing. 

Assim, empresas do segmento de saúde e estética podem reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações.

Abaixo você confere um dos fluxos criados pela Confiance Medical:

fluxo de automação de emails para empresas de saúde

A partir do momento que um novo Lead solicita um orçamento de equipamentos – que é a condição de entrada para entrar nesse fluxo que estamos usando como exemplo – ele já recebe um email automático:

email automático

Contar com essa automação é essencial para qualquer formulário de contato que as empresas do segmento de saúde utilizam nas suas páginas. Dessa forma, o seu público já sabe qual a próxima ação que precisa fazer ou aguardar.

Outras empresas podem seguir o mesmo fluxo, inclusive realizando a integração entre a ferramenta de Marketing e o Software de Agendamento de Consultas, muito utilizado por clínicas e academias.

Mas esse não é o único objetivo de contar com a Automação de Marketing. No caso da Confiance Medical, o fluxo também é o gatilho que identifica se um Lead está qualificado para receber uma abordagem comercial.

Da mesma forma, o uso dessa funcionalidade apoia as iniciativas do Hospital Pequeno Príncipe: “A Automação de Marketing nos auxilia nos fluxos de nutrição para aquisição de novos doadores, personalizando a comunicação de acordo com as interações prévias. Além disso, contribui muito para a automação de processos do ciclo de venda que já foram feitos manualmente, otimizando, assim, o trabalho das equipes”, destaca Renan.

Coloque as estratégias de sucesso em prática usando o RD Station Marketing

Essa é a ferramenta de Marketing Digital escolhida por centenas de empresas dos ramos de saúde, estética, produtos cosméticos e hospitalares para melhorar o relacionamento com seus clientes, gerar uma base fiel e vendas recorrentes.

As estratégias usadas tanto pela Confiance Medical como pelo Hospital Pequeno Príncipe são apenas alguns exemplos do que você pode implementar. Cada funcionalidade pode ser usada de forma personalizada para sua empresa, com a vantagem de garantir os mesmos benefícios:

  • A organização dos Leads e contatos em um único lugar;
  • Segmentar e automatizar a comunicação com a base de contatos, mantendo o histórico de ações;
  • Gerar relatórios para todas as ações realizadas, para verificar o que está dando certo e o que pode ser melhorado. 

São essas vantagens que a Bruna conquista no dia a dia de trabalho na área de Marketing da Confiance Medical:

“Temos somente elogios para a plataforma. Ela consegue ser um complemento para nossa estratégia macro, para as ações micro, auxilia em nossos materiais criativos e nos deixa sempre em contato com o nosso cliente, o que é primordial no Marketing Digital hoje. Além disso, sentimos que a RD Station está sempre em melhoria contínua, tanto de seus serviços quanto de seus produtos, o que para nós é ótimo já que ajuda a evoluir e acompanhar as mudanças que vêm acontecendo no digital”, comenta Bruna.

Que tal começar agora a aplicar suas estratégias de Marketing Digital e conquistar os mesmos resultados? É só iniciar o teste gratuito do RD Station Marketing por 10 dias:

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários