Blog de Marketing Digital de Resultados

5 hacks para melhorar sua segmentação e resultados com Facebook Ads

A segmentação do público em Facebook Ads é uma ótima maneira de maximizar o potencial das suas campanhas de Inbound Marketing

Você pretende melhorar o direcionamento do Facebook Ads? Quer aprender mais sobre o público que você já está alcançando?

Se esse for o caso, esse artigo vai lhe auxiliar muito! Refinar seu público no Facebook irá ajudá-lo não só a atingir melhores resultados, mas também causará uma redução nos seus gastos com publicidade.

Nesse artigo, vou mostrar 5 hacks para ter mais sucesso com sua segmentação de público usando o Facebook Ads.

Antes de mais nada, é essencial que seja definida a persona para a qual você pretende direcionar o conteúdo. Uma otimização em Facebook Ads será muito mais valiosa se você tiver clareza de quem deve ser o destinatário do seu conteúdo, não é mesmo?

Preparado? Vamos analisar quais são os 5 hacks para a otimização em Facebook Ads.

Hack #1: criar o público-alvo

Se você anuncia no Facebook, é útil analisar os diferentes segmentos de clientes que você possui no contexto da plataforma.

O Facebook possui ferramentas incríveis que permitem a criação de públicos-alvo personalizados de acordo com a sua lista de clientes, visitantes do site e envolvimento na rede social. Para saber mais sobre esses públicos-alvo, você pode utilizar a ferramenta Audience Insights.

É importante destacar que, a fim de proteger os dados do usuário, o Facebook não oferece informações sobre públicos que envolvam menos de 1.000 usuários. Por esse motivo, sempre mantenha essa medida mínima ao criar seus públicos.

Para criar uma audiência personalizada no Facebook, acesse a seção “Público” do seu Gerenciador de Anúncios do Facebook. Em seguida, clique em “Criar público” e selecione “Público Personalizado” no menu suspenso.

segmentacao-facebook-ads

Na sequência, você verá uma lista de públicos que podem ser criadas:

segmentacao-facebook-ads

A partir disso, é possível criar tipos de públicos-alvo personalizados e obter informações detalhadas sobre eles por meio do Facebook Audience Insights.

Hack #2: fazer o upload do público de clientes que você já possui ou de Leads

Se você deseja fazer o upload de uma lista de clientes ou Leads para criar uma audiência personalizada, selecione a opção “Customer File/Arquivo do Cliente”. O Facebook analisará esses contatos com a base de usuários da própria rede social e gerará um público-alvo com base nos dados combinados.

segmentacao-facebook-ads

O Facebook disponibiliza duas opções para carregar essas informações: você poderá fazer o upload de um arquivo CSV ou poderá copiar e colar esses dados.

Não é necessário possuir muitos dados dos clientes e Leads, bastando o fornecimento dos endereços de email.

Para melhorar e aumentar a sua taxa de correspondência com a tecnologia do Facebook, utilize o maior número de dados que puder, tais como o nome, código postal, número de telefone, dentre outros.

segmentacao-facebook-ads

Ainda que seja útil obter uma visão holística da sua base de clientes, você pode buscar a segmentação de um tipo de cliente que pretende fidelizar. A maioria das plataformas de comércio eletrônico, como o Shopify, permitem o filtro de clientes pelo número de pedidos.

Hack #3: criar o público-alvo com base no comportamento do visitante do site

Quem possui o pixel do Facebook instalado no site pode criar os públicos-alvo de acordo com o tráfego do site. Isso quer dizer que você pode definir regras para que o Facebook preencha os públicos de acordo com o comportamento das pessoas no seu site.

Para fazer isso, selecione o tráfego do site para configurar esse tipo de público personalizado.

segmentação facebook ads

Na opção “Criar público”, você pode escolher entre várias opções de segmentação no menu suspenso “Tráfego do site”.

segmentação facebook ads

A partir daí, surgem algumas opções para definir a segmentação segundo esse critério. Veja e compreenda essas opções:

Com base no tempo que as pessoas navegaram no seu site

Uma opção é segmentar o público que navega por mais tempo no seu site, que corresponde aos 5% a 25% dos usuários mais ativos.

É mais provável que esse segmento de público tenha mais interesse nos produtos da marca, lançamentos de novos produtos, produtos de assinatura ou pacotes de produtos.

segmentação facebook ads

Por óbvio seu objetivo não é ignorar os outros 75% dos visitantes do site. Dessa forma, use esse público de usuários mais ativos em conjunto com alguns dos outros métodos de redirecionamento que falamos nesse artigo.

Lembre-se de que, quanto maior o volume de tráfego em seu site, maior será a escala de alcance e os retornos que você vai ter.

Pessoas que visitam páginas de internet específicas

Você também pode definir regras de URL para segmentar visitantes de páginas da web específicas. É possível especificar a URL exata ou definir palavras-chave específicas.

Utilizar a atividade de navegação para o redirecionamento de público é interessante pois faz com que seja possível trabalhar na promoção de novos produtos para aquelas pessoas que visitaram coleções ou produtos similares.

Além disso, se você tiver novidades no lançamento de ofertas de produtos já existentes, é possível redirecionar usuários que viram o produto no passado e podem voltar a ter interesse no mesmo.

Se você tiver uma promoção específica para um produto ou coleção, esta é a maneira perfeita de informar os usuários interessados ​​sobre isso.

segmentação facebook ads

Combinação personalizada

Se você escolher a opção “Combinação personalizada”, você pode fazer versões dinâmicas de suas listas de clientes segmentados. O público será atualizado de forma instantânea, já que recebe os dados em tempo real do pixel. Entretanto, ressalta-se que o pixel opera em um período de 6 meses, o que significa que você terá os dados mais atualizados, mas apenas dos últimos 180 dias.

Este é o trade-off entre o uso de listas de clientes estáticas e o público personalizado do site dinâmico. Com o upload de uma lista estática de clientes, você colhe os benefícios dos dados de um cliente fidelizado, mas isso poderá saturar rapidamente se não houver uma atualização e upload frequentes.

É mais vantajoso ter um público-alvo dinâmico como fonte para que o esse público continue se atualizando e não se torne obsoleto. No entanto, se sua empresa não coletar dados significativos de clientes em um período de 6 meses, os uploads da lista de clientes ainda serão a melhor opção. Por isso é tão importante ter uma estratégia de marketing de conteúdo para aquisição de novos clientes.

Para capturar compradores repetidos, basta escolher o seu evento de conversão principal (“Comprar”, por exemplo) e configurá-lo para uma ocorrência mínima de 2.

segmentação facebook ads

Pessoas que não visitaram o site após um certo período de tempo

Outro teste que vale a pena desenvolver é criação de um público composto por usuários que não tenham visitado o site dentro de um “x” número de dias.

Desenvolva uma promoção exclusiva para esse grupo de usuários para tentar fazer com que eles voltem a frequentar seu site. Analise os resultados e, se forem positivos para o seu negócio, poderá trabalhar com essa possibilidade em outros momentos.

Hack #4: gerar uma audiência construída com base no envolvimento do Facebook

Você pode criar um público abrangente que inclui qualquer pessoa que tenha se envolvido com sua página do Facebook ou suas postagens (incluindo anúncios) durante o último ano.

Para isso, clique em “Engajamento” no Facebook:

segmentação facebook ads

Então clique em “Página”:

segmentação facebook ads

A partir disso você pode refinar seu público u;sando as seguintes interações:

  • Pessoas que visitaram sua página
  • Pessoas que se envolveram com as postagens ou anúncios da página;
  • Pessoas que clicaram em qualquer botão de chamada para ação;
  • Pessoas que enviaram mensagens para a sua página;
  • Pessoas que salvaram sua página ou posts.

Como essas audiências são baseadas em várias métricas de engajamento, elas são muito úteis para atingir aquelas pessoas que interagem no Facebook.

Se você quiser melhorar o alcance e o engajamento da sua página e do seu conteúdo, esta é uma segmentação de público poderosa.

segmentação facebook ads

Se você estiver executando uma promoção interessante e quiser que as pessoas a conheçam, vale a pena segmentar um grupo de pessoas que se envolveram com suas postagens e anúncios no passado e que apenas se manifestaram, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas dentro desse público.

Da mesma forma, se você estiver tentando gerar tráfego do site, atinja esse grupo de pessoas que já se envolveram com suas publicações em algum momento e utilize o CPC para maximizar os cliques no seu site.

Hack #5: analise seu público-alvo personalizado com o Audience Insights

Depois de criar seu público personalizado, vá até a opção “Audience Insights” para encontrar informações sobre os usuários dentro desses públicos. Afinal de contas, quanto mais você sabe sobre seus clientes, melhor será a experiência que você pode oferecer.

Embaixo da opção “Público Personalizado” na barra lateral esquerda, selecione o seu público-alvo no menu suspenso. Você verá opções detalhadas dos usuários nesse público.

segmentação facebook ads

Abaixo dos insights, você verá seis categorias de dados: Demografia, Likes na Página, Localização, Atividade e Compra.

segmentação facebook ads

Para as campanhas de prospecção nas quais você busca novos clientes, deixe os públicos comuns fazerem o trabalho de refinar seu público-alvo.

o entanto, se houver uma inclinação clara para qualquer um desses pontos de dados, excluir uma determinada faixa etária ou gênero pode tornar sua campanha mais eficiente.

Conclusão

Utilize o Facebook Audience Insights para conhecer melhor as características dos seus segmentos de clientes mais valiosos para o seu negócio. Ao fazer isso, você pode atender melhor às necessidades dos clientes existentes e dimensionar sua empresa visando novos clientes potenciais com características semelhantes.

A segmentação do público em  Facebook Ads pode maximizar o potencial das suas campanhas de Inbound Marketing! E se você quiser aprender mais sobre como melhorar suas campanhas de marketing no Facebook, baixe esse eBook gratuito!

Esse guest post foi escrito por Bruno Gomes, sócio-diretor e consultor de marketing Digital na Dose de Marketing.

Marcadores:

Deixe seu comentário