5 segredos de CRM para acelerar suas vendas

Veja hacks de CRM para aproveitar todos as possibilidades que uma plataforma desse tipo oferece e melhorar seus resultados

Resultados Digitais
Resultados Digitais6 de novembro de 2020
Semana da Transformação Digital

Você sabia que o uso de uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) pode aumentar as suas taxas de retenção e satisfação de clientes em até 47%? O dado foi divulgado pela Capterra. Isso acontece porque, com um software do tipo, é possível colocar o consumidor no centro da venda, construindo um relacionamento ao longo de todo o processo comercial.

Mas, para aproveitar todos os benefícios que uma plataforma desse tipo oferece, é preciso usar as funcionalidades da melhor maneira. É por isso que, neste artigo, trazemos 5 hacks de como usar o CRM para acelerar vendas e melhorar seus resultados de forma inteligente. Confira!

Acelere suas vendas com estes 5 hacks de CRM

1. Acompanhe relatórios em tempo real

O acompanhamento de relatórios em tempo real é um dos principais benefícios de usar uma ferramenta de CRM, por isso, não o desperdice. Na plataforma, é possível acompanhar o desempenho do time e de cada vendedor individualmente, em relatórios que são gerados de maneira automática. Os dados ficam organizados e atualizados em um só lugar.

Essa visão em tempo real é importante porque permite que os gestores saibam quais vendedores enfrentam dificuldades para bater a meta, agindo antes de o mês acabar.

O RD Station CRM, ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente desenvolvida pela Resultados Digitais, tem ainda uma outra vantagem: gera relatórios que são visuais, fáceis de interpretar.

2. Avalie os motivos de perda

Saber por que você está perdendo vendas é essencial para aprimorar o seu processo comercial. São muitos os motivos de perda possíveis: a compra pode não ser uma prioridade para a pessoa ou empresa no momento, pode não haver orçamento disponível, talvez o Lead não se encaixe no seu perfil de cliente ideal (ICP). Só é possível saber com precisão tendo dados em mãos.

Os motivos de perda podem dizer muito sobre a efetividade das campanhas, a maturidade dos Leads, a eficiência do processo comercial e o discurso dos vendedores.

Nesse sentido, o CRM é uma opção bem mais intuitiva que as planilhas. Assim que perder uma venda, o vendedor pode incluir o motivo dentre uma lista de opções. Depois, essas informações podem compor um relatório, com o qual será possível identificar padrões entre os negócios mal-sucedidos.

No caso do RD Station CRM, o motivo de perda é solicitado sempre que uma oportunidade é marcada como perdida, evitando que o vendedor esqueça de preencher esse campo. Ao cadastrar diferentes motivos, é possível extrair um relatório com dados ricos sobre o processo comercial para mapear os resultados.

3. Aproveite as integrações

Outra possibilidade oferecida pelas boas ferramentas de CRM é a de fazer integrações. Embora a plataforma de gestão relacionamento com o cliente já possua diversas funcionalidades, ela pode ficar ainda mais rica se utilizada em conjunto com outros softwares e aplicativos que a sua empresa já usa.

Uma das integrações mais importantes é aquela feita com a plataforma de automação de marketing. O CRM existe para registrar as interações com os clientes, centralizando dados. Mas sabemos que o processo de compra, hoje, começa muito antes desse contato com o profissional de vendas.

Até ser abordado pelo vendedor, esse consumidor em potencial já visitou seu site, baixou materiais, dentre outras interações. Esses dados de perfil e engajamento do Lead, que ficam no software de automação de marketing, poderão ser acessadas no CRM por meio da integração entre as duas ferramentas. Com essas informações em mãos, o vendedor pode conhecer melhor cada contato e direcionar sua abordagem.

O time de marketing também poderá acessar feedbacks enviando por vendas para planejar as novas campanhas.

As possibilidades, claro, não ficam restritas ao software de marketing. É possível usar o CRM em conjunto com discadores, ferramenta de ERP, ferramenta de email marketing, aplicativos de comunicação interna, plataforma de meios de pagamento, help desk, apps de mensagem como o WhatsApp, ferramentas do Google e muito mais.

Por isso que, na hora de escolher uma ferramenta de CRM dentre as muitas disponíveis no mercado, é bom atentar para a lista de integrações disponíveis. Com o RD Station CRM, por exemplo, é possível integrar facilmente com o RD Station Marketing, além de dezenas de outras ferramentas.

4. Utilize o telefone virtual

Você sabia que é possível ligar para as oportunidades sem sair da ferramenta de CRM? Essa funcionalidade, presente em boas plataformas, traz eficiência para o vendedor, já que os dados ficam centralizados no software, e economia de recursos para a empresa, que abandona o uso de celulares corporativos.

No RD Station CRM, não só dá para fazer ligações direto da plataforma como também as conversas ficam gravadas no histórico de cada oportunidade. Elas podem ser ouvidas posteriormente caso o vendedor queira rever algum ponto.

5. Envie emails e propostas

Enviar emails de proposta, follow-up e outras mensagens para os contatos fora do CRM descentraliza as informações, além de ser uma distração no dia a dia de trabalho do vendedor.

Felizmente, boas ferramentas de CRM oferecem a possibilidade de envio de emails direto da plataforma, garantindo agilidade e segurança. Algumas até contam com templates customizáveis para facilitar o envio.

É o caso do RD Station CRM, que permite enviar mensagens com imagens, links, assinatura personalizada, anexos e outras possibilidades oferecidas por ferramentas de email, tudo em um só lugar.

E você, já aproveita todas as funcionalidades oferecidas pela sua ferramenta de CRM? Se quiser conhecer uma plataforma completa de gestão de relacionamento com o cliente, que permite controlar e acompanhar seu processo comercial, convidamos você a conhecer o RD Station CRM:

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