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Os 5 segredos surpreendentes de marketing do RD Summit

Descubra o que está por trás do maior evento de Marketing e Vendas da América Latina que, em sua 6ª edição, trará mais de 11.000 profissionais para Floripa em 2018

Na era da experiência do consumidor, o que pode ser mais impactante do que o contato em pessoa com seus Leads e clientes? A interação ao vivo proporciona uma oportunidade única para as marcas encantarem, passarem as suas mensagens e refletirem os seus valores e sua cultura, de uma forma que nenhum outro canal é capaz de proporcionar.

Talvez seja por esse motivo que o setor de eventos é um dos que mais cresce no país, faturando em 2013 mais de 209 bilhões de reais segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC).

A Resultados Digitais é pioneira em grandes eventos de Marketing e Vendas no país, e tem um orgulho gigantesco de  realizar o RD Summit, projeto que já foi reconhecido como a Disneylândia do Marketing Digital na Forbes.

Iniciado em 2013 com a participação de 600 profissionais, o evento caminha para o recorde de 11 mil participantes no ano de 2018, sem perder a sua qualidade: em 2017, mais de 98% dos 8.000 participantes presentes declararam que voltariam ao evento (cês são demais! <3).

Curioso para saber o que está por trás do sucesso de público e marketing do RD Summit? Desvende nossos segredos em 5 tópicos!

1. Pode parecer óbvio, mas um evento também é um produto

Qualquer semelhança entre Marketing para eventos e Marketing para produtos não é mera coincidência!

Assim como um produto, o lançamento de um evento demanda uma força de planejamento e estratégia que passa desde a precificação, à construção da identidade visual, pensando no público que você gostaria de atingir, até um plano de lançamento 360º que cubra todos os seus canais.

Ao identificar esse padrão de comportamento, ficou muito mais fluida a estruturação das ações de Marketing para compor um plano de comunicação multicanal de alto impacto, coerente com os objetivos da RD.

2. Conhecer a eficiência dos canais é fundamental

Entender qual o peso de cada canal para o nosso público alvo, e aprender a como usá-los da melhor forma, foi fator determinante para alcançarmos uma evolução de mais de 60% de participantes em 2017 versus 2016.

Email Marketing, Social, Mídia Paga, Força interna de venda: ao testá-los descobrimos que, mesmo em campanhas multicanais, a eficiência das inscrições era cerca de 20% maior quando uma delas estava alinhada à campanhas de email, um dos nossos principais canais de comunicação também neste ano.

Na época deste estudo e constatação, fizemos umas das campanhas de email mais bem sucedidas da Resultados Digitais e que esgotou os ingressos do lote em questão de 3 dias.

rd summit marketing email

3. Criatividade + análise de dados = campanhas poderosas!

Como acontece com todos os profissionais de Marketing, a veia criativa pulsa forte na equipe de Marketing RD Summit!

No entanto, foi apenas quando paramos para analisar o perfil do público e o nosso cenário enquanto evento que conseguimos fazer algumas das campanhas mais emblemáticas do projeto, como a RD Summit Tasty Demais.

Ao analisar o nosso Google Analytics, entendemos que boa parte dos visitantes do nosso site que gastavam tempo conosco, mas não compravam ingressos, eram fãs de culinária. Então por que não misturar o RD Summit com culinária? <3 A partir daí, foi xeque-mate: mais de 100 ingressos vendidos em 2 dias.

4. Ter um plano C, D..Z é importante!

Se você trabalha, ou já trabalhou com evento, você sabe do que eu estou falando: não importa o tanto de planejamento que a gente possa ter, coisas (boas e imprevistas!) acontecem.

Por isso, é importante ter em mente que é necessário ser flexível, buscar alternativas rápidas, e ter cartas na manga: se um dos palestrantes não assinou o contrato a tempo de fazer aquela comunicação da semana, que tal convidar outro speaker para um webinar exclusivo? É importante ter conteúdo de qualidade para preencher as lacunas.

5. Não acabou, Jéssica! :) Muito além das metas de vendas

O papel do marketing para eventos vai além das metas de vendas: a comunicação com o participante no dia do evento é essencial para proporcionar a melhor experiência possível ao público e gerenciar possíveis crises.

Nesse momento, a ordem do dia é estar sempre em alinhamento total com o time de produção e mapear, antes do evento, todas as possíveis limitações de infraestrutura (como lotação de estacionamento, horários de pico, fluxos nos corredores). Uma vez identificados, o trabalho é pensar em formas para alinhar as expectativas dos participantes com total clareza, trazendo sempre alternativas para que ele possa sair do RD Summit com a sensação de ter visitado a Disney. :)  

Na última edição do evento, por exemplo, conseguimos contornar a lotação da área de food trucks no almoço – uma das horas mais críticas de qualquer evento de grande porte – comunicando com antecedência pelas redes sociais e por email sobre as tradicionais filas nesse horário, sugerindo a quem quisesse evitar as filas para almoçar um pouquinho cedo ou mais tarde.

Além disso, uma feature em nosso aplicativo nos permitiu enviar push up notifications sobre os horários de pico em tempo real, reforçando as mensagens que já havíamos passado para eles. Resultado: 9 em cada 10 consideraram boa ou excelente a experiência na feira gastronômica na edição de 2017 –  versus 7 em cada 10 na edição 2016.

Sim, fazer Marketing para eventos pode parecer não ser tão fácil mas, com um pouco de organização, estratégia e planejamento, é possível (e é maravilhoso!). Ver uma estrutura de 23 mil m² lotada com os maiores profissionais de Marketing e Vendas do país é uma realização sem tamanho.

E você, será um dos 11 mil profissionais de todo o país que estará conosco nos dias 7, 8 e 9 de novembro para a maior – e melhor! – edição do RD Summit de todos os tempos?

Nos vemos em breve!

RD Summit 2018

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