Blog de Marketing Digital de Resultados

Qual a importância da segurança da informação em um ambiente digital?

A segurança da informação garante que apenas os responsáveis tenham acesso aos dados da empresa; sem ela, qualquer troca de e-mails pode ocasionar um grande problema.

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Na era da tecnologia e informação, os dados são os maiores bens de uma empresa e devem ser protegidos a todo custo e a segurança da informação é cada vez mais essencial.

O Brasil é o 2º país que mais sofre com ataques cibernéticos e a cada 40 segundos acontece um sequestro de dados no país.  Esses ataques geram muitos problemas, como prejuízo financeiro, perda de sigilo e de credibilidade.

As pequenas e médias empresas são as principais vítimas dos ataques. Pesquisas apontam que 65% das ações focam nesse perfil. Mas como garantir a segurança da informação quando os ataques evoluem a cada minuto?

Guia do CRM: um manual para você não deixar nenhuma venda passar

Organização do processo comercial, mais produtividade e mensuração dos motivos de perda de negócios são só alguns dos benefícios dessa estratégia. Confira como tirar o máximo dela para acelerar a sua empresa

Segurança da Informação

Por trás do conceito de defesa de dados, está a segurança da informação. Quando aplicada, ela garante que apenas os responsáveis tenham acesso aos dados da empresa. Sem ela, qualquer troca de e-mails pode ocasionar um grande problema.

Os 6 pilares da segurança da informação são:

  • Integridade: preserva os dados originais
  • Confidencialidade: garante o sigilo da informação
  • Disponibilidade: disponibiliza as informações apenas para quem é autorizado respeitando as regras de confiabilidade
  • Autenticidade: garante as informações venham de uma fonte confiável, para isso é necessário o registro do autor da informação
  • Irretratabilidade: não permite a negação de autoria de uma transação
  • Conformidade: assegurar que tudo será feito dentro dos processos, leis e normas

Papéis dentro da segurança da informação

Cada ativo da empresa tem um papel específico no plano de segurança de informação. Veja quais são:

  1. Hardware: referente a parte física, como computadores e redes. É onde as informações são geradas, atualizadas e armazenadas.
  2. Softwares: a parte virtual, que deve ser a principal barreira contra os ataques. Os antivírus, firewalls e o proxy compõem a segurança.
  3. Colaboradores: são as pessoas que irão criar, manipular e extrair os dados. Eles devem estar cientes das normas de segurança, pois poderão comprometer toda a integridade da rede.

4 dicas para proteger as informações da sua empresa

Como vimos acima, a segurança de informação é algo complexo. Ela une o físico, o virtual e o humano para garantir a proteção dos dados da empresa. Ela deve ser aplicada de forma integrada para que não haja espaço para tentativas de ataques em qualquer de suas frentes.

Para ajudar, reunimos 4 dicas de para a proteção de dados:

Conscientize sua equipe

Estabeleça regras internas, repasse aos seus funcionários e cobre deles a execução. As regras devem abranger o uso dos ativos da empresa da forma correta e segura.

Faça o backup regularmente

Armazene em nuvens as informações sigilosas do seu negócio. Pense que assim, eles estarão a salvo de todas as formas.

Use antivírus

Um bom antivírus irá manter sua empresa protegida de ameaças invisíveis e invasões. Por este motivo, é importante mantê-lo sempre atualizado para que ele esteja preparado para os mais novos vírus.

Monitore sua rede

O monitoramento fará com que você descubra invasões, comportamentos humanos prejudiciais e outros problemas.

Investir na segurança de informação da sua empresa garante tranquilidade em qualquer ação online. Ataques podem prejudicar suas finanças e sua credibilidade.

Caso tenha alguma dúvida de como implantar um sistema de segurança da informação, a BluePex pode te ajudar com soluções completas e integradas para o seu negócio.

Conheça também o eBook Guia sobre CRM, voltado para pequenas e médias empresas! Basta preencher os dados para ter acesso gratuito.

Guia do CRM: um manual para você não deixar nenhuma venda passar

Organização do processo comercial, mais produtividade e mensuração dos motivos de perda de negócios são só alguns dos benefícios dessa estratégia. Confira como tirar o máximo dela para acelerar a sua empresa

Marcadores:

Deixe seu comentário