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Marketing de Influência: 5 webinars gratuitos para aprender a fazer uma estratégia com influenciadores

Saiba como montar uma estratégia de Marketing de Influência, quanto investir, como mensurar os resultados nas redes sociais e muito mais!

Você com certeza já ouviu falar em influenciadores digitais, certo? Mais do que isso: já deve saber, também, que trabalhar com eles pode render boas oportunidades de negócios. O que talvez você ainda queira saber mais a respeito é, exatamente, como eles podem trazer retorno para a SUA empresa.

Percebendo que essa é uma dúvida comum a muitos dos nossos clientes, realizamos entre os dias 18 e 22 de fevereiro a Semana do Marketing de Influência! O evento, online e gratuito, foi realizado em parceria com a Squid, plataforma que automatiza o processo de recrutamento e gestão de influenciadores digitais.

Neste post, apresentamos um resumo do que rolou nas transmissões. Mas você também pode assisti-las na íntegra, basta preencher os dados abaixo:

Semana do Marketing de Influência

Especialistas e influenciadores digitais vão abordar tudo o que você precisa saber para montar uma estratégia de Marketing de Influência. E mais: saiba como gerar resultados reais com as personalidades da internet.

1. Como fazer uma estratégia de Marketing de Influência?

Ainda que quase todo mundo siga um influenciador nas redes sociais, essa forma de fazer marketing ainda é uma novidade para muitas empresas. Por isso, foi importante começarmos pelo começo. Quem mostrou os primeiros passos para uma estratégia de Marketing de Influência de sucesso foram o head de Conteúdo da RD, Robinson Friede, a CEO da Squid, Isabela Ventura, e a diretora de Relações Públicas da 99, Pâmela Vaiano.

No primeiro webinar da semana, eles trouxeram alguns conceitos sobre o tema — o que é Marketing de Influência? de onde veio? — e contaram de que maneira a estratégia atua sobre as decisões de consumo. Também mostraram as diferentes aplicações do trabalho de influenciadores B2B e B2C. Conversaram, ainda, sobre a construção de uma jornada de compra usando esses profissionais.

Quem está seguindo esse influenciador quer conteúdo, quer perspectiva, quer uma visão crítica, quer uma ajuda para montar a sua própria visão sobre determinado produto ou serviço. (Pâmela Vaiano, diretora de Relações Públicas da 99)

2. Marketing de influência é para minha empresa?

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares, não é mesmo? Ou 10 milhões de dólares, dependendo do tamanho da sua empresa. Por isso, esse foi o tema central do nosso segundo webinar sobre Marketing de Influência: será que influenciadores podem trazer resultados para negócios com pouco orçamento ou servem só para verbas gigantes de marketing?

Quem respondeu a questão foi Edney “InterNey” Souza, especialista no tema e ele próprio um influenciador. Ele conversou com o head de Growth da RD, Aluysio Ferreira. Juntos, eles elucidaram dúvidas como o momento ideal para investir em Marketing de Influência, quanta grana colocar e que ferramentas facilitam esse trabalho.

Se de cada 100 pessoas que usam o seu produto, 80 ou 70 estão felizes, você tem um bom argumento para usar Marketing de Influência. De 60 para baixo, põe sua casa em ordem, depois você usa Marketing de Influência. (Edney Souza, diretor acadêmico da Digital House Brasil)

3. Como escolher um influenciador?

Muita gente liga a palavra influenciador (ou influencer) apenas às grandes celebridades da internet. No entanto, a verdade é que as empresas têm muitos tipos de parcerias para fazer. O segredo está em encontrar alguém que faça sentido para a sua marca. Você sabia, por exemplo, que essa pessoa pode já estar na sua empresa?

Ok, talvez não necessariamente você (ou sim, quem sabe!). Para explicar melhor, chamamos o maior influencer da RD, nosso cofundador André Siqueira, e o estrategista de conteúdo da W3haus, Andrey Dutra.

Eles falaram sobre as diferenças entre micro e macroinfluenciadores, o que levar em conta na hora de contratar, o que combinar antes da ação, os riscos a serem avaliados e, também, a importância da diversidade.

O que facilita a escolha e o trabalho com o influenciador é ter uma clareza muito grande do teu posicionamento: quem tu é, quem tu acredita, com quem tu te relaciona. (Andrey Dutra, estrategista de conteúdo da W3haus)

4. Como medir o retorno do Marketing de Influência?

O penúltimo webinar da Semana do Marketing de Influência teve como foco as métricas. Afinal, é perfeitamente possível avaliar a performance de uma ação com influenciadores. Inclusive dá para você ter uma boa ideia do que vai alcançar antes mesmo de acertar uma ação. Para isso, basta ter clareza dos seus objetivos.

A CEO da Squid, Isabela Ventura, voltou à programação para conversar com a especialista em SEO da Resultados Digitais, Rosana Amaral. Elas abordaram também temas como o uso de cupons de desconto e de UTMs de mensuração.

A gente tem dificuldade para falar sobre métricas porque tentamos encaixar o Marketing de Influência em um modelo de mídia digital. Mas não dá para falar sobre métricas se a gente não entende a grandiosidade de toda a cadeia. (Isabela Ventura, CEO da Squid)

5. Como faço o Marketing de Influência se transformar em vendas?

Encerrando a semana temática, falamos de vendas. Uma das dúvidas mais comuns que ouvimos é a capacidade do buzz gerado pelos influencers se transformar em receita de fato. Spoiler: dá sim! Para isso é importante ter uma pós-estratégia, ou seja, o que rola depois da ação.

Para saber mais sobre isso, convidamos Pedro Alvim, gerente de Conteúdo e Redes Sociais do Magazine Luiza, e Liliane Ferrari, palestrante, consultora e especialista em Pinterest. Eles bateram um papo cheio de informação com a Customer Success Manager da RD, Mahara Scholz.

Quando vejo as pessoas dizerem que influenciador não vende, geralmente tem algum ruído nessa história. Fez alguma coisa de relacionamento achando que iria vender, ou não estava preparado inclusive para fazer uma ação de venda. (Liliane Ferrari, palestrante, consultora e especialista em Pinterest)

Assista à Semana do Marketing de Influência da Resultados Digitais

Para assistir a todos os webinars gravados na íntegra, basta preencher os dados abaixo. Vem com a gente!

Semana do Marketing de Influência

Especialistas e influenciadores digitais contam tudo o que você precisa saber para montar uma estratégia de Marketing de Influência. E mais: saiba como gerar resultados reais com as personalidades da internet.

Post publicado originalmente em 5 de fevereiro de 2019 e republicado no dia 25 do mesmo mês.

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