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O guia completo da Semrush: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta (e melhorar sua estratégia de Marketing Digital com ela)

Saiba tudo sobre a ferramenta focada em otimizar a visibilidade das organizações em diferentes canais online e auxiliar a criar conteúdo; conheça planos, detalhes e funcionalidades

A Semrush é uma das ferramentas mais importantes quando se trata de trabalhar e otimizar a visibilidade digital de uma empresa, quer você esteja atuando para sua própria organização ou aprimorando a presença digital de seus clientes.

Mas, afinal, você sabe o que é a Semrush e o que ela faz? Então, antes de entrarmos mais detalhadamente nas funcionalidades da plataforma, vamos explicar melhor do que se trata a empresa e sua solução.

Índice

O que é a Semrush

A Semrush é um software, cuja função é gerenciar a presença digital e o Marketing de Conteúdo de empresas. A ferramenta atua otimizando a visibilidade das organizações em diferentes canais online e auxiliando-as a criar conteúdo para suas audiências.

Com os dados oferecidos pela plataforma, os clientes podem encontrar possibilidades de crescimento, e as soluções de rastreamento permitem que os usuários façam testes constantes e meçam os resultados com precisão.

Mais de 7 milhões de usuários já experimentaram a Semrush em diversos países, ajudando-os a atuar de forma mais eficaz e a gerar resultados mais expressivos para suas empresas e seus clientes.

Para uma quantidade tão grande de usuários, o volume de dados não poderia ficar para trás. Por isso, a empresa gerencia mais de 20 bilhões de palavras-chave, 142 bancos de dados geográficos e 808 milhões de domínios (dados de março de 2021).

Todos esses dados são administrados em diferentes possibilidades de trabalho, como:

  • Keyword Magic Tool: maior banco de dados de palavras-chave do mundo;
  • Análise de tráfego: ferramenta para descobrir diversos dados de sites, como público, fontes de tráfego, informações geográficas e de comportamento de visitantes;
  • Análise de domínio: funcionalidade que gera dados completos e diversos relatórios para auxiliar o usuário a gerar inteligência competitiva e finalizar atividades de SEO (Search Engine Optimization) e PPC (pay-per-click);
  • Backlinks: possibilita a criação de um panorama detalhado do estado dos backlinks do seu site;
  • Mídia display: recursos para ajudar o usuário a achar anunciantes e editores e descobrir como outras empresas utilizam anúncios em mídia display.
  • Análise de mercado: ferramentas para tomar decisões com base nos dados e nas estratégias da concorrência (pesquisa orgânica, SEO, conteúdo, mídia sociais, entre outras).

Semrush ferramentas

Planos oferecidos pela Semrush

As soluções da Semrush são oferecidas ao público por meio de diferentes planos: Pro, Guru e Business.

O plano Pro é ideal para profissionais autônomos, startups e analistas de marketing internos de uma empresa com orçamento mais restrito. O plano oferece funcionalidades de SEO, PPC e SMM (Social Media Marketing) com mais de 40 ferramentas, que permitem conhecer fontes de tráfego, classificar e obter resultados de campanhas de mídias sociais e da concorrência, entre outras possibilidades.

O plano Guru é indicado para pequenos e médios negócios, e também agências de marketing em crescimento. Além de oferecer as funções já citadas no plano Pro, ele também dá acesso a uma plataforma de Marketing de Conteúdo (as ferramentas são realmente interessantes), dados históricos, limites estendidos e integração com o Google Data Studio.

Já o plano Business é voltado para agências, projetos de e-commerce e empresas que já tenham maior presença web. Além de todos os recursos oferecidos no plano Guru, o Business também dá acesso à API (interface de programação de aplicações), limites e opções de compartilhamento estendidos, métrica share of voice e relatórios personalizados.

Caso o usuário não se sinta contemplado pelo que é oferecido nos planos padrão, há também a possibilidade de criar um plano flexível e personalizado entrando em contato com a Semrush.

Por fim, é importante pontuar que o software é organizado por grupos de ferramentas: SEO, SEO local, Publicidade, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e Pesquisa Competitiva, o que veremos adiante. Esses grupos auxiliam a gerenciar a estratégia de Marketing Digital de maneira mais lógica e organizada.

Agora que já introduzimos a Semrush, vamos aprofundar em suas funcionalidades e em como ela pode ajudar a melhorar toda a sua estratégia de Marketing Digital.

Vale a pena usar Semrush?

Com tantas funcionalidades, pode parecer óbvio as vantagens de usar a Semrush dentro das estratégias de Marketing Digital. A verdade é que o fato da plataforma ser tão completa colabora diretamente para você concentrar todas suas ações de marketing em um mesmo lugar. Exceto, é claro, pelas suas ações de email, automação, construção de Landing Pages e gestão de Leads, que você pode contar com o RD Station Marketing.

Essa capacidade de gerenciamento de informações e estratégias, além de agilidade e simplificar os seus projetos, também pode resultar em economia, pois você acaba por usar apenas uma plataforma. É muito mais simples do que ter contas e senhas espalhadas para cada recurso de marketing que você precisa.

Conquiste e mantenha mais clientes com inteligência competitiva

A Semrush também poderá colaborar diretamente para você conquistar novos clientes pela diferenciação da qualidade de serviço que você ou sua agência poderá entregar. Ao fazer uma apresentação das oportunidades de crescimento para um futuro cliente, por exemplo, você pode facilmente incluir dados específicos sobre os concorrentes dele e apresentar uma estratégia completa de Marketing Digital. Isso colabora para gerar impacto e valor para o seu trabalho.

Além disso, a ferramenta irá colaborar para monitorar resultados e tornar mais eficientes suas estratégias já em ação. Através da funcionalidade de gerenciamento de projetos, você pode apurar informações valiosas para seus principais clientes e reportar isso diretamente para eles, sustentando a sua argumentação estratégica.

semrush inteligência competitiva

A versão gratuita da Semrush

Se você ainda está pensando se os benefícios da Semrush valem a pena ou não para sua empresa e para trabalhar com os seus clientes, saiba que a companhia possui uma solução voltada para ajudar a tomar essa decisão: é possivel testar algumas funções oferecidas nos planos pagos ou usar uma versão gratuita.

É isso mesmo: na Semrush, você tem a possibilidade de criar uma conta gratuita. Embora sua capacidade de extrair dados e usar as funcionalidades seja limitada, ainda é possível obter vários benefícios dessa versão – e você pode continuar usando a conta gratuita indefinidamente.

Um dos benefícios dessa versão está relacionado à análise de domínio e palavras-chave: você pode fazer 10 pesquisas por dia nos bancos de dados. Esse limite também vale para outros relatórios de análise, como backlinks, pesquisa publicitária e relatórios de palavras-chave. Você também pode usar a ferramenta Keyword Magic, embora não possa salvar as suas pesquisas. 

Outro ponto importante é que também é possível criar e administrar um projeto, com um painel de controle que mostra as métricas mais importantes de cada ferramenta. Cada projeto tem 11 ferramentas individuais.

Dentre essas ferramentas em Projetos, a auditoria de site talvez seja uma das que mais se destaca. Ela oferece um ranking da saúde geral do seu site, juntamente com uma lista dos problemas detectados. Quem usa a conta grátis tem acesso à auditoria de 100 páginas, incluindo rastreamento de determinado domínio, subdomínio ou subdiretório.

O que mais tem na versão gratuita da Semrush

Fazer o rastreamento de palavras-chave também é possível na versão grátis, embora só possam ser feitos 10 monitoramentos por dia. Basta inserir um domínio, listar os concorrentes, colocar a lista de palavras-chaves a serem monitoradas, um local e um tipo de dispositivo. A ferramenta mostrará as alterações diárias nas posições de domínios e da concorrência.

Na conta grátis, você pode usar as unidades de ideias de SEO, que são funções que dão sugestões de como “montar” um conteúdo baseado em uma palavra-chave. São 3 ferramentas que formam essas unidades de ideias: SEO Content Template, SEO Writing Assistant e On Page SEO Checker.

Mais um ponto acessível pela versão gratuita: as consultas de Topic Research. Com esse recurso, pode-se criar uma lista de possíveis subtópicos com base em sua pesquisa. Os usuários gratuitos têm limite de duas consultas por dia.

Por fim, quem é usuário grátis consegue gerar relatórios em PDF, que ajudam a comunicar de forma clara os resultados de auditoria de site, análise competitiva ou indicar os progressos realizados pelas campanhas de marketing. Às contas gratuitas é permitido gerar um relatório em PDF na seção ‘Meus relatórios’.

Apesar de a versão gratuita oferecer alguns recursos básicos para você começar a traçar suas estratégias e campanhas de marketing, é inegável que seu uso é limitado e que há muito mais recursos a partir dos planos mais completos para tornar as estratégias mais abrangentes e eficientes.

Por isso, a seguir vamos analisar o que oferecem as versões mais completas e quais benefícios elas podem trazer para as empresas.

Kit de ferramentas da Semrush

Um dos grandes trunfos da Semrush como plataforma de marketing é a grande quantidade de ferramentas que ela oferece – são mais de 40 funcionalidades de SEO, conteúdo, publicidade, pesquisa competitiva, relatórios e gestão de redes sociais.

Assim, o usuário pode gerenciar todos os aspectos da visibilidade do seu site e outros canais digitais por meio da Semrush. Isso inclui reunir insights de SEO, pesquisar concorrentes, usar ferramentas de conteúdo para criar novas páginas, criar e gerenciar link building, fazer anúncios e promover novos conteúdos nas redes sociais; tudo isso usando os recursos da Semrush.

Alguns relatórios podem ser gerados diretamente com a barra de ferramentas da Semrush, enquanto outros exigem a criação de Projetos. Mais adiante, veremos mais sobre cada um deles.

Como a Semrush pode melhorar o SEO do seu site e dos clientes

No quesito SEO, a plataforma da Semrush oferece um software aprofundado e versátil. É possível usar o Semrush para realizar pesquisas de mercado e análises competitivas a respeito dos sites de seus concorrentes nas SERPs (Search Engine Results Page ou páginas de resultados dos mecanismos de busca).

O conjunto de ferramentas de SEO da Semrush é dividido em 5 funcionalidades: pesquisa competitiva, pesquisa de palavras-chave, construção de links, monitoramento de ranking e On Page & Tech SEO. Seguir o fluxo indicado pelo painel de ferramentas ajuda o usuário a cobrir todos os aspectos do SEO do seu site. A seguir, vamos analisar algumas das ferramentas mais importantes do kit de SEO da Semrush.

painel de ferramentas de SEO

Pesquisa Orgânica

Os relatórios de Pesquisa Orgânica ajudam o usuário a analisar os principais concorrentes de seu site em pesquisas orgânicas, quais palavras-chave geram tráfego para eles e muitos outros detalhes. É possível fazer pesquisas em qualquer domínio (ou qualquer página) na sua base de dados, então é fácil analisar o SEO de seus concorrentes. Entre algumas possibilidades dessa funcionalidade, estão:

  • Analisar uma lista completa do ranking das palavras-chave e páginas do seu concorrente;
  • Análises de recursos SERP para ver as palavras-chave relacionadas ao seu site que têm resultados no Google;
  • Filtros flexíveis para aprimorar pesquisas específicas;
  • Identificar os domínios dos concorrentes em relação a tráfego orgânico;
  • Ver as quedas e ascensões do seu concorrente nos rankings de busca.

Keyword Magic Tool

A Keyword Magic Tool é um dos recursos mais impressionantes da Semrush. Ele oferece acesso a uma enorme base de dados com mais de 20 bilhões de palavras, de 190 diferentes bases de dados geográficas, e possui uma interface simples para organizar as pesquisas. Basta colocar uma palavra ou termo na barra de pesquisa para receber uma tabela responsiva com termos de pesquisa relacionados divididos em subgrupos.

Entre os benefícios de usar esse recurso, estão:

  • Agrupamento automático de palavras-chave em subgrupos por tópicos; 
  • Base de dados extensa com diversas possibilidades de busca de palavras-chave;
  • Criação de filtros para facilitar o processo completo de pesquisa de palavras-chave;
  • Filtro exclusivo para perguntas;
  • Organização de listas para diferentes projetos/sites;
  • Volume total e concorrência média calculados automaticamente em toda a sua tabela de palavras-chave.

Em resumo, você consegue checar o volume de buscas para qualquer termo e receber diversas sugestões de perguntas, palavras-chave de cauda longa, relacionados e ainda entender o quão difícil é rankear para esse termo. Tudo na mesma tela.

Análise de lacunas de palavras-chave

Essa talvez seja uma das ferramentas mais fantásticas da Semrush para quem trabalha com SEO e Marketing de Conteúdo. A análise de lacunas de palavras-chave permite realizar uma comparação de palavras-chave do perfil de até 5 concorrentes. 

Você só precisa colocar os domínios deles e escolher os tipos de ranqueamento das palavras-chave (orgânico, pago, e de Product Listing Ads – Google Shopping) a serem analisadas. O relatório vai mostrar quais são as principais oportunidades de cada site.

Esse tipo de informação é especialmente benéfico para planejar uma campanha de SEO, já que você pode avaliar exatamente onde estão as melhores oportunidades no seu nicho como o  exemplo de termos que seus concorrentes performam melhor que você:

  • Análise de SEO dos seus principais concorrentes;
  • Análise orgânica, paga e de Product Listing Ads;
  • Gráficos de sobreposição de palavras-chave entre os sites;
  • Possibilidade de comparar palavras-chave em diferentes dispositivos;
  • Possibilidade de comparar subdomínios e URLs (não disponível para planos pro);
  • Ver as palavras-chave únicas para as quais seus concorrentes estão ranqueando e para as quais você não está.
  • Aplicação de filtros para termos específicos ou posicionamentos 

No exemplo abaixo, comparamos sites do mercado de artigos esportivos e marcamos um deles como referência. Depois, ao selecionar “Fracas”, podemos ver todos os termos que os demais sites performam melhor no Google.

comparação de sites SEO

Análise de backlinks

Sabemos como a gestão e criação de backlinks para seu site é importante para as estratégias de SEO. A análise de backlinks na Semrush permite que você estude seus backlinks e de seus concorrentes e faça comparações. Dessa forma, é possível monitorar links novos e antigos de seus concorrentes, mesmo aqueles que já foram removidos.

As funcionalidades de link building da Semrush irão garantir que você possa criar backlinks de qualidade e também evitar que backlinks nocivos prejudiquem a performance do seu site. Evitando, por exemplo, penalizações ou queda de tráfego.

Os benefícios desta funcionalidade:

  • Análises de domínios de referência, IPs e de textos âncora;
  • Facilidade para ver as de melhor desempenho do concorrente em termos de backlinks;
  • Filtros avançados de backlinks;
  • Possibilidade de criar relatórios sobre concorrentes para descobrir domínios que compartilham de backlinks semelhantes aos seus.

Otimização de campanhas de publicidade e mídia paga

O kit de ferramentas da Semrush para publicidade auxilia no planejamento e na execução das suas campanhas no Google Ads. Os recursos permitem pesquisar informações sobre o seu nicho, analisar as campanhas dos seus concorrentes e configurar suas próprias estratégias de publicidade com base em listas de palavras-chave e anúncios.

As ferramentas deste kit auxiliam nos seguintes processos:

Análise de concorrentes

Um dos primeiros passos para uma campanha bem sucedida é analisar a concorrência. Para isso, as ferramentas da Semrush ajudam você a entender as campanhas dos seus concorrentes, das palavras-chave em que eles estão ao conteúdo dos anúncios que veiculam. É possível ver exatamente o texto usado para os anúncios, por exemplo.

Busca por palavras-chave

Uma vez identificadas as estratégias dos seus concorrentes, é necessário analisar suas próprias palavras-chave e identificar os termos que trazem o melhor retorno, seja para criar novos anúncios ou otimizar as campanhas que já estão rodando.

Criação e pesquisa de anúncios

O último passo é a criação dos anúncios em si. As ferramentas deste kit permitem que você visualize os principais pontos das estratégias dos seus concorrentes. Caso você já tenha criado campanhas no Google Ads, é possível importá-las e reestruturar sua lista de palavras-chave dentro da plataforma Semrush.

Anúncios que conseguem engajar o público são a isca perfeita para o seu principal objetivo: converter. Embora criar uma campanha possa ser uma tarefa difícil, essas ferramentas vão ajudar você a superar esses desafios e colher os frutos de uma estratégia otimizada.

Anúncios pagos são uma das principais estratégias de Marketing Digital para uma empresa, possibilitando identificar as palavras-chave com o ROI mais elevado e, dessa forma, aumentar a competitividade da sua empresa no mercado.

criação e pesquisa de anúncios no semrush

Estratégias completas para Ferramentas para Marketing de Conteúdo

Na plataforma de Marketing de Conteúdo da Semrush, você pode fazer a gestão das tarefas e criar conteúdos voltados para a sua audiência. Este kit de ferramentas ajuda a melhorar o seu planejamento de conteúdos, pesquisando-os, criando-os e selecionando-os.

Topic Research

O conteúdo certo pode ser a peça que faltava para você se destacar da concorrência e ganhar visibilidade. Dentro da plataforma para Marketing de Conteúdo, está o Topic Research.

Esta ferramenta auxilia no processo de brainstorming de novos conteúdos. Para isso, a partir de buscas por termos, são gerados cards com tópicos relacionados e ideias para seus próximos conteúdos. Com essas funcionalidades, você obtém insights para novos textos, incluindo quais tópicos aborda.

O Topic Research permite que você identifique:

  • Lacunas no seu planejamento de conteúdo;
  • Tópicos relevantes e com bom potencial de SEO;
  • Centenas de ideias de conteúdo;
  • Perguntas mais frequentes para o seu conteúdo.

topic research seo

Após identificar os melhores assuntos para os seus próximos conteúdos, você pode migrar para o SEO Content Template e conferir o que é necessário no seu texto para melhorar o ranqueamento.

SEO Content Template

Esta ferramenta é voltada para produtores de conteúdo em busca de textos otimizados para SEO funcionando, também, como briefing de conteúdo ideal para agências que desejam escalar a produção. Para isso, oferece um template com recomendações baseadas nas palavras-chave que você deseja ranquear, entre elas:

  • Dicas de SEO de acordo com o conteúdo dos 10 primeiros concorrentes para a mesma palavra-chave no Google;
  • Onde e como seus concorrentes têm utilizado essa palavra-chave no seu site;
  • Palavras-chave relacionadas para serem adicionadas ao texto;
  • Tamanho recomendado para o texto;
  • Lista de sites para trabalhar backlinks;
  • Integração com Google Docs para avaliação de SEO em tempo real.

O objetivo do SEO Content Template é permitir que seus conteúdos ranqueiem melhor que os textos dos seus concorrentes para uma determinada palavra-chave. Ou seja, a ferramenta ajuda você a produzir conteúdos otimizados para os mecanismos de busca.

SEO Writing Assistant

Esta ferramenta permite verificar o potencial de SEO e a originalidade do conteúdo em tempo real, além de chegar à legibilidade do texto. Alguns dos seus benefícios são:

  • Garantir que o texto está otimizado;
  • Melhorar o conteúdo antes de publicá-lo;
  • Tornar o texto mais fácil de ler;
  • Verificar a qualidade de otimização do conteúdo.

Ao conectar o SEO Content Template ao Google Docs ou ao WordPress, o SEO Writing Assistant passará a analisar o SEO dos seus conteúdos com base nos primeiros 10 resultados do Google para cada palavra-chave e localização. Ainda há a possibilidade de verificar possíveis plágios e averiguar a originalidade do texto.

Gerenciamento de Redes Sociais com a Semrush

A plataforma Semrush conta com diversas ferramentas de social media para facilitar o dia a dia dos profissionais da área e tornar as análises mais práticas. Esses recursos possibilitam criar posts e monitorar diferentes perfis, fazer comparações com seus concorrentes e criar seus próprios anúncios.

Social Media Poster

As mídias sociais são recursos indispensáveis para negócios que querem crescer e atrair novos consumidores. No entanto, é normal que muitas empresas não saibam ao certo o que fazer na hora de planejar suas campanhas e postagens.

Nesse sentido, o Social Media Poster fornece aos usuários a possibilidade de criar, agendar e postar conteúdos no Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest, Google Meu Negócio e Twitter. Ao integrá-lo com a ferramenta Social Media Tracker, você terá acesso a um conjunto de funcionalidades completo para gerenciar e analisar suas postagens e campanhas nas redes sociais.

Social Media Tracker

Outro problema comum nas redes sociais é saber como engajar a audiência e aumentar o número de seguidores. Quando você posta algum conteúdo nos seus perfis, você deve ter em mente que está competindo pelo mesmo espaço e, basicamente, pelo mesmo público que seus competidores. Ora, se suas publicações não estão tendo o mesmo engajamento que as da concorrência, isso significa que algo precisa mudar.

Descobrir o tipo de conteúdo certo para a sua audiência e a frequência com que as postagens devem ser feitas é fundamental. Nesse sentido, o Social Media Tracker possibilita acompanhar os perfis dos seus concorrentes nas redes sociais e comparar com suas próprias contas.

Por meio de relatórios, você consegue identificar os conteúdos que apresentam melhor desempenho, ajudando, assim, a reconhecer as preferências da sua audiência, seja em relação ao tipo de conteúdo, tom de voz e os melhores dias e horários para postar.

A integração com o Social Media Poster é bastante poderosa. Enquanto o Tracker permite que você acompanhe tudo o que acontece nas redes sociais dos seus concorrentes, o Poster facilita a gestão e o agendamento das postagens.

social media tracker semrush

Análise competitiva e de mercado

Como pudemos ver, todas as ferramentas da Semrush auxiliam, de uma forma ou de outra, a realizar uma análise dos seus concorrentes e, assim, aumentar a competitividade dos seus clientes. Mesmo assim, a plataforma conta com ferramentas específicas para a análise de mercado e da concorrência: a Análise de Tráfego e o Market Explorer.

Análise de Tráfego

A Análise de Tráfego é uma das ferramentas mais poderosas da Semrush. Por meio de tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, gera dados que auxiliam na análise da concorrência e do mercado como um todo.

Esta ferramenta de pesquisa fornece informações sobre o tráfego de qualquer site na internet, seja na sua versão desktop ou mobile. É possível visualizar a origem do tráfego de um site, de que forma os visitantes interagem com a página, quais são os dispositivos utilizados para acesso, as páginas de destino, entre outras informações que podem ser relevantes para as suas estratégias.

Com isso, você pode fazer benchmarks, avaliar novos mercados ou nichos de atuação e desenvolver estratégias de mídia paga. Dentre suas principais funcionalidades, destacam-se:

  • Análise de tráfego por geolocalização;
  • Dados como visitas, visitantes únicos, tempo médio da sessão e taxa de rejeição (bounce rate);
  • Estimativa de tráfego de qualquer domínio;
  • Páginas de destino visitadas a partir de hiperlinks;
  • Sobreposição de público;
  • Tráfego das versões desktop e mobile do site;
  • Comparações entre até cinco domínios.

análise de tráfego

Market Explorer

Com esta ferramenta, é possível comparar o site dos seus clientes com os dos seus concorrentes, o que permite conhecer melhor o mercado em que a empresa atua, a audiência em que ela deve focar, assim como as tendências do setor.

Além disso, o Market Explorer permite visualizar quais páginas de um site estão atraindo a maior parte do tráfego, informações que podem ser utilizadas para reavaliar suas estratégias e reestruturar as áreas do site que não apresentam bom desempenho.

Destacamos as seguintes funcionalidades:

  • Analisar dados demográficos e psicográficos do público, como idade, gênero e interesses;
  • Aplicar filtros por região e histórico;
  • Avaliar o tamanho do mercado e fazer comparações com a concorrência;
  • Verificar os canais que mais levam tráfego aos sites dos seus concorrentes.

Com essas informações em mãos, é possível explorar novos nichos de mercado, fechar parcerias estratégicas e analisar o mercado de forma mais assertiva e precisa.

Outra vantagem do Market Explorer é a possibilidade de utilizá-lo para a criação de personas mais qualificadas, já que a ferramenta auxilia na exploração dos públicos do setor em que a empresa atua e na identificação dos interesses dos consumidores no mercado.

Tanto o Market Explorer quanto a Análise de Tráfego fazem parte do conjunto Competitive Intelligence (CI) Add-on, disponível em todos os planos pagos da plataforma Semrush. Com esse recurso, você tem acesso ao relatório geral, com até 10 requisições por dia.

Gerenciamento de projetos e detalhes técnicos

A plataforma Semrush também conta com uma série de ferramentas para o gerenciamento de projetos. O objetivo é trazer sugestões de como você pode melhorar a visibilidade de um site e acompanhar o progresso das suas estratégias ao longo do tempo.

Auditoria de Site

O Site Audit é uma ferramenta de varredura de sites que permite analisar a saúde de um domínio, especialmente no que diz respeito a SEO. Para isso, conta uma checklist com mais de 120 problemas possíveis (páginas duplicadas, links quebrados, uso de HTTPS, entre outros), apontando exatamente quais estão prejudicando o desempenho do site e devem ser corrigidos para melhorar o ranqueamento da página.

A ferramenta consegue analisar tanto versões desktop quanto mobile dos sites e tem a capacidade de navegar até 20 mil páginas em cada auditoria em apenas alguns minutos. Além disso, é possível programar novas varreduras automáticas para serem realizadas diária ou semanalmente.

O Site Audit conta ainda com relatórios temáticos, que fornecem dados mais detalhados de acordo com diferentes fatores que impactam no desempenho e no ranqueamento do site, como a implementação de protocolo HTTPS, SEO, desempenho, links internos, entre outros.

Um exemplo é o Core Web Vitals. Esse relatório reúne um conjunto de métricas do Google que indicam o tempo de carregamento das páginas, a experiência do usuário na sua primeira interação com o site e a estabilidade visual do domínio. Todos fatores essenciais para a experiência do usuário e que terão ainda mais relevância para um bom ranqueamento a partir de maio de 2020.

auditoria de site

Position Tracking

Independentemente do trabalho de SEO que é feito no site, é essencial medir os resultados desses esforços e acompanhar o ranqueamento de páginas nos principais buscadores da internet – sobretudo quando nos referimos a negócios locais.

Como o próprio nome sugere, o Position Tracking permite acompanhar o ranqueamento diário do site de acordo com um grupo de palavras-chave predefinidas, localizações geográficas específicas e tipo de dispositivo.

A ferramenta conta com uma série de funcionalidades que facilitam a análise do desempenho de SEO e PPC do site. Assim, você pode identificar, por exemplo, quais páginas atraem mais tráfego a partir das suas palavras-chave, se houve melhora ou piora no posicionamento nas SERPs, quais áreas do site precisam de ser otimizadas e quais oportunidades de snippets você pode aproveitar.

Com o Position Tracking, também é possível monitorar o desempenho dos concorrentes, além de receber relatórios diários e semanais no seu email e exportá-los para PDF. Tudo isso com foco nos termos que você organizou e selecionou como os mais importantes para você. Ao todo, você pode monitorar até 5 mil palavras-chaves.

My Reports

O My Reports é uma ferramenta voltada para a criação de relatórios em PDF, sejam eles sobre a auditoria do site, análise da concorrência ou das campanhas de marketing. Esse recurso pode ser integrado a diversas ferramentas da Semrush, além do Google Analytics, Search Console, Meu Negócio, Google Ads. Com isso, é possível criar relatórios altamente precisos e que contem com as informações mais completas e relevantes para suas estratégias.

Como funciona a integração do My Reports e Google

As integrações com as ferramentas do Google funcionam por meio de widgets. Basta localizá-los no menu esquerdo da plataforma e arrastá-los para o seu relatório. Em seguida, é necessário conectar-se à sua conta Google e configurar o widget. Veja:

Uma vez feita a integração dos widgets, é possível importar todas as informações que você considera relevantes para a elaboração do seu relatório. Lembrando: o My Reports pode ser integrado ao Google Analytics, Google Search Console, Google Meu Negócio e Google Ads.

integração my reports e google

Ferramentas extras da Semrush

A plataforma Semrush conta, ainda, com uma série de outras ferramentas para auxiliar nas suas estratégias de marketing. Vamos destacar duas delas: Content Marketplace e Agency Growth Kit.

Content Marketplace

A produção de conteúdo é uma das prioridades do Marketing Digital e, por isso, a Semrush conta com uma ferramenta voltada para a criação de conteúdos de alta qualidade, com foco no engajamento do público.

O Content Marketplace é uma plataforma em que você pode terceirizar seus textos para serem escritos por produtores de conteúdo com experiência na função. O recurso está disponível tanto na versão gratuita quanto nos planos de assinatura da Semrush, e conta com serviços grátis e premium. Basta acessar a plataforma, adicionar os detalhes do seu pedido de conteúdo e selecionar a melhor oferta.

Agency Growth Kit

Trata-se de um conjunto de ferramentas feitas sob medida para agências, com foco em aumentar a produtividade do time e ajudar a empresa a crescer. Com o Agency Growth Kit, a sua agência se torna parceira da Semrush e, por conta disso, recebe um selo de parceria em seu site.

Algumas das principais vantagens que o Agency Growth Kit oferece são:

  • Criar sua própria conta na plataforma de parceiros Semrush;
  • Gerar Leads;
  • Delegar projetos;
  • Elaborar pitch de vendas;
  • Fortalecer a marca e destacar a expertise da agência para o mercado;
  • Automatizar a geração de relatórios personalizados com sua própria marca;
  • Organizar os perfis dos seus clientes;
  • Otimizar o fluxo de trabalho dos seus clientes.

Atendimento e recursos de estudo da Semrush

Contar com excelentes ferramentas e recursos não basta para se tornar uma referência no mercado. Por isso, a Semrush também oferece todo o suporte necessário a seus clientes e parceiros por meio de um atendimento completo e em portugês.

Desde vendedores especializados ao time de Customer Success, você pode contar com toda a assistência que precisa. O atendimento é oferecido em horário comercial por email ou WhatsApp. Sempre que necessário, também são feitas demonstrações dos produtos com os clientes.

Seja no seu blog ou no canal do YouTube, a Semrush também oferece conteúdo de alta qualidade para qualquer pessoa interessada em Marketing Digital. Quem tem acesso à ferramenta, inclusive, já pode colocar em prática as recomendações que encontra nos textos e vídeos.

Por fim, se você deseja aprofundar ainda mais seus conhecimentos, o Semrush Academy traz cursos sobre as principais funcionalidades da plataforma e também conteúdos gratuitos e de alto padrão sobre Marketing Digital, abrangendo temas como SEO, Marketing de Conteúdo, Mídia paga, redes sociais, entre outros.

Com este guia, você conheceu as principais ferramentas da Semrush e descobriu como elas podem ajudar a melhorar a sua estratégia de Marketing Digital de ponta a ponta. Caso queira saber mais sobre a Semrush, acesse a plataforma e comece a trabalhar com ainda mais dados nas suas estratégias de Marketing Digital.

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