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Como otimizar infográficos para a estratégia de SEO

Veja 3 motivos para investir em SEO para seus infográficos, e 7 maneiras de fazer isso de forma eficiente

Imagine ter que ler um longo parágrafo cheio de informações complexas. Só de pensar nisso parece cansativo, não é? Você sabe o que seria perfeito para tal situação? Infográficos!

Como o conteúdo visual de melhor desempenho de 2020, os infográficos são ferramentas eficazes de Marketing de Conteúdo. Eles são visualmente atraentes e ajudam o leitor a interpretar as informações mais rapidamente.

Além de serem ferramentas poderosas para contar histórias, um de seus maiores benefícios é o papel que desempenham na estratégia de SEO.

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Por que os infográficos são importantes para o SEO?

O objetivo final do SEO é aumentar a visibilidade da marca e direcionar tráfego valioso para o seu site. A boa notícia é que os infográficos podem ajudar você a atingir esse objetivo.

Aqui estão as três principais razões pelas quais os infográficos são importantes para a estratégia de SEO:

Criam oportunidades de link building

Todos nós sabemos que adquirir backlinks de qualidade é um aspecto importante para melhorar os rankings nas SERPs. Porém, que tal ir além da promoção de artigos no formato de texto?

Os infográficos aumentam as oportunidades de link building, ajudando a conseguir links de alta qualidade com mais eficiência. Eles são uma ferramenta importante de marketing de conteúdo devido à sua capacidade de se destacar e apresentar informações de uma maneira fácil de ser compreendida.

Além do mais, infográficos não são tão comuns quanto posts de blogs. Portanto, se você decidir promover um infográfico para conseguir links, há mais chances de você conseguir.

Facilmente compartilhável

Como os infográficos podem ser incorporados, é mais fácil compartilhá-los e aumentar o potencial de se tornar algo viral. Portanto, concentre-se na criação de um infográfico que valha a pena compartilhar.

Dessa forma, você certamente atrairá tráfego para seu site, levando a um aumento no reconhecimento da marca e na conquista de backlinks de qualidade.

Geram engajamento

É um fato que os humanos são criaturas visuais – imagens atraem mais do que palavras. Isso é o que torna os infográficos uma ferramenta de Marketing de Conteúdo mais popular e envolvente.

Além disso, com o esgotamento da capacidade de atenção e uma superdosagem de informações nos dias de hoje, as pessoas realmente apreciam o conteúdo que é fácil de ler e consumir.

Além de narrar uma história de forma eficaz, eles têm o poder de cativar os leitores e prender sua atenção por mais tempo. Os leitores tendem a investir mais no conteúdo, ajudando você a estabelecer uma conexão com eles e aumentando o tempo que passam no seu site.

7 maneiras de otimizar infográficos para SEO

Embora os infográficos precisem ter uma aparência atraente para se destacar, o que é igualmente importante é torná-los amigáveis para a estratégia de SEO. Portanto, se está pensando em criar um infográfico, precisa fazer com que ele funcione para você. Aqui estão sete maneiras de otimizar infográficos para SEO.

1. Identifique a palavra-chave alvo certa

A pesquisa de palavras-chave marca a primeira etapa da criação de qualquer forma de conteúdo e o mesmo vale para infográficos.

Depois de decidir sobre o tópico, você precisa identificar a(s) palavra(s)-chave certa(s).

Você pode usar o planejador de palavras-chave do Google para encontrar uma combinação de palavras-chave de cauda longa e curta.

Tudo que você precisa fazer é inserir palavras-chave relacionadas ao amplo tópico que você tem em mente e uma lista de ideias de palavras-chave será apresentada. Aceite aquelas que têm alto volume de pesquisas, mas baixa concorrência.

Outro lugar para encontrar palavras-chave é usando o recurso autocompletar do Google para ver o tipo de perguntas que as pessoas estão fazendo em relação ao tópico em questão.

2. Otimize o conteúdo por palavra-chave

Infográficos são imagens e o Google não os lê da maneira como lê artigos. No entanto, isso não o impede de otimizar por palavra-chave os outros aspectos de SEO na página que podem influenciar a classificação do mecanismo de pesquisa.

Veja aqui os lugares importantes em que você deve otimizar a palavra-chave:

  • Heading tags
  • Meta-descrição
  • Conteúdo de apoio
  • Título da imagem (infográfico) e texto alternativo
  • Nome do arquivo de imagem
  • URL

A ideia por trás disso é dizer ao Google sobre o que trata seu infográfico, ajudando-o a ter melhor posição na sua página do infográfico.

3. Crie um conteúdo de apoio atraente

Seria absurdo publicar somente um infográfico.

Quer seja uma introdução atraente, uma elaboração aprofundada dos pontos mencionados no infográfico ou uma conclusão forte com uma call to action (CTA) – é essencial criar conteúdo para apoiar o infográfico.

Embora seja uma ótima forma de enfatizar o infográfico e agregar valor, a inclusão de conteúdo de suporte também permite que você adicione estrategicamente a palavra-chave desejada e insira links relevantes para páginas internas e externas.

4. Garanta uma velocidade de carregamento rápido

O tempo de carregamento da página afeta a experiência do usuário e é um aspecto importante das classificações do mecanismo de pesquisa.

Considerando que infográficos são imagens de alta resolução, eles são essencialmente arquivos pesados. Se há algo que sabemos sobre arquivos pesados é que eles carregam lentamente.

Então, como você inclui infográficos e garante uma velocidade de carregamento rápida?

Uma tática que você pode empregar é usar a técnica “lazy loading”. Isso significa que, em vez de carregar a página inteira de uma vez, as várias seções serão carregadas conforme e quando os usuários as acessarem.

Outra maneira é compactar o tamanho do arquivo usando ferramentas que otimizam imagens. Isso reduzirá o tamanho, mas mantendo a qualidade. Independentemente da opção escolhida, antes fazer a publicação, certifique-se de testar a velocidade de carregamento da página para evitar uma experiência de usuário insatisfatória.

5. Insira uma call to action (CTA)

Você projetou um infográfico atraente repleto de informações valiosas. Isso manteve seus leitores envolvidos e os deixou impressionados. Não desperdice isso. Faça-os agir colocando uma call to action no infográfico e no conteúdo de apoio.

Desde a assinatura do seu blog a direcionar o tráfego para uma Landing Page para fazer uma doação ou compra, certifique-se de capitalizar a atenção do seu público. Faça isso apresentando-lhes uma chamada para a ação, incentivando-os a dar o passo desejado.

6. Incentive o compartilhamento social

Quanto mais seu infográfico for compartilhado, mais tráfego seu site atrairá, o que melhorará o posicionamento nos mecanismos de pesquisa. Portanto, para otimizar infográficos para a estratégia de SEO, você deve tornar mais fácil para quem visualiza compartilhá-los.

A melhor maneira de conseguir isso é ativando os botões de compartilhamento social em suas páginas de infográfico, para que seja extremamente conveniente para as pessoas compartilharem o infográfico nas redes sociais.

Além de receber compartilhamentos orgânicos, você também pode promover o infográfico nas redes sociais, enviando-o para parceiros, utilizando em guest post e outras técnicas de Marketing de Conteúdo, como enviar para influenciadores e profissionais renomados.

7. Gere um embed code

Da mesma forma que colocar botões de compartilhamento social ajuda as pessoas a compartilhar o infográfico com facilidade em plataformas de mídia social, os embed codes inseridos facilitam o compartilhamento em seus sites.

Um embed code é um trecho de código HTML que, quando utilizado em um site, adiciona automaticamente o infográfico, ao mesmo tempo que faz ligação de volta ao original em seu site.

Esta é uma maneira inteligente de fortalecer sua estratégia de link building, direcionando inbound links e, por fim, atraindo tráfego para seu site.

SEO vai fazer seus infográficos gerarem resultados

Não é suficiente criar infográficos impressionantes. Depois de todo o esforço que você colocou, quer colher os benefícios de SEO.

Portanto, siga estas sete táticas essenciais para otimizar infográficos para SEO e alavancar esta poderosa ferramenta de comunicação para direcionar tráfego de qualidade, criar consciência de marca e envolver seus leitores.

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