Blog de Marketing Digital de Resultados

SEO Trends: as principais estatísticas de SEO para bombar sua estratégia de Marketing Digital [Pesquisa]

Compilamos os dados mais relevantes da pesquisa SEO Trends, que aponta as tendências no segmento de otimização de páginas

SEO Trends é uma pesquisa realizada todo o ano pela empresa Rock Content que tem como objetivo analisar de que maneira a estratégia de SEO tem sido executada pelas empresas brasileiras e hispano-americanas, além de apresentar novos aspectos importantes sobre o cenário de SEO em 2020.


O SEO é uma estratégia que influencia muito no sucesso de quem adota Inbound Marketing. A sua utilização de forma correta garante boas posições no Google, aspecto que abre muitas oportunidades para os seus negócios, principalmente chances de venda!

Pensando nisso, todo ano a Rock Content realiza a pesquisa SEO Trends, que apresenta tendências e estatísticas incríveis para quem deseja alavancar sua estratégia de Marketing Digital.

Confira os principais dados e insights da edição de 2020 da pesquisa!

eBook O Guia Completo do SEO

Tudo o que você precisa saber para ficar na primeira página do Google e atrair mais visitantes qualificados

Executa a estratégia de SEO?

De acordo com a pesquisa, 55,8% das empresas brasileiras realizam otimizações de páginas. Considerando que a prática de SEO traz resultados a médio e longo prazo, o dado indica como muitos negócios já estão consolidados no mercado.

SEO Trends 2020 execução da estratégia

O desconhecimento de como fazer SEO foi o principal motivo (36,7%) apontado pelas empresas que não investem em otimizações de páginas (35,7%).

Apesar dos motivos para não investir em SEO, 65,8% (486) das empresas pretendem implementar alguma
estratégia e 8,1% (60) já estão implementando.

Adota ferramentas de SEO?

Mais de dois terços dos entrevistados (75,2%) responderam positivamente a pergunta acima.

Entre eles , 19,3% adotam o Google Search Console.

Outras opções que tiveram bastante adesão foram:

  • Google Analytics (26,3%)
  • SEMrush (13%);
  • Keyword Planner (5,7%);
  • Yoast (11,7%).

Quem faz SEO corretamente sabe bem como as  ferramentas proporcionam uma grande diferença na estratégia. As empresas que usam ferramentas de SEO tendem a conquistar resultados melhores se comparadas às que não utilizam.

De acordo com 82% (932) dos respondentes, as equipes internas são responsáveis pelo SEO das empresas. A equipe interna responsável pela estratégia é formada por apenas um profissional em 50,4% (470) das empresas. Isso é um problema principalmente se essa organização for uma grande companhia ou fizer parte de um grupo de empresas, já que o profissional se vê limitado e sem apoio.

 

Adota Marketing de Conteúdo?

Das empresas entrevistadas, 89,3% praticam Marketing de Conteúdo e 85,9% integram essa estratégia com a de SEO.

Ao considerarmos a integração entre a estratégia de SEO e a estratégia de Marketing de Conteúdo, observamos que em 45,2% das empresas essas estratégias estão altamente integradas e em 37,2% estão moderadamente integradas.

Ao ponderarmos os países, alcançamos no México um percentual maior, em relação aos demais, de empresas que adotam a estratégia.

SEO trands marketing de conteúdo por pais

A associação dessas práticas é uma forma incrível de otimizar o seu site, pois motores de busca como o Google valorizam conteúdos bem escritos, escaneáveis e voltados para a intenção do usuário.

Conclusão: de nada adianta  possuir um blog, mas não ter um conteúdo relevante. O Google e o usuário valorizam boas postagens.

Quais as fontes de aprendizado?

Diferentemente da pesquisa anterior, 41,8% dos profissionais de SEO dessa edição afirmaram que se capacitam principalmente por meio de cursos online..

Em seguida, com 36,4% dos votos, aparece a opção autodidata, que ocupou a primeira posição no ano anterior (39,6%). Na terceira posição, surge a alternativa de cursos presenciais (12,2%), e apenas 9,6% afirmam aprender através da formação em curso superior.

O baixo percentual de pessoas que aprenderam sobre SEO no Ensino Superior evidencia tanto o déficit na formação acadêmica de profissionais para atuarem com Marketing Digital quanto que profissionais de diversas áreas passam a atuar com SEO e precisam aprender sobre a estratégia fora da academia

Além disso, como SEO é uma técnica em constante atualização, foi perguntado aos profissionais da área se eles acompanham blogs/sites para ampliarem seus conhecimentos. A grande maioria (75,2%) afirmou ter esse hábito, sendo os blogs da Rock Content (18,9%) e Resultados Digitais (14,8%) os mais citados.

SEo trends acompanha blog de seo

Quais estratégias de SEO mais investidas?

Existem várias táticas de SEO que podem ajudar na otimização do negócio.

Nesse aspecto, a produção de conteúdo para blog (19,6%) e a busca de palavras-chave (17,6%) continuam sendo as estratégias mais utilizadas pelas empresas.

Ambas são muito importantes e complementares para alcançar uma boa posição na página de busca. Porém, investir nas outras estratégias apontadas pelos usuários, mostradas no gráfico abaixo, é essencial.

Seo trends, principais técnicas de SEO

Quais os resultados obtidos com SEO?

Os frutos conquistados com a otimização das páginas variam conforme o tempo de investimento. A estratégia demanda muita dedicação e demora cerca de 1 ano para mostrar resultados visíveis.

Quando se trata dos principais resultados obtidos com SEO, estão:

  • crescimento do tráfego orgânico (38,1%);
  • maior qualidade do tráfego (21%);
  • conquista das melhores posições de rankeamento nas SERPs (17,9%).

SEO Trends - principais resultados

Qual a previsão de investimento de SEO em 2020?

A perspectiva de investimento em SEO é positiva, considerando que os respondentes pretendem manter os investimentos atuais ou aumentá-los nos próximos meses. Isso, novamente, demonstra o tempo de maturação da estratégia para os profissionais de marketing.

SEo trends - investimento em SEO 2020

Gostou desses dados e quer saber muito mais? Baixe o relatório completo da SEO Trends 2020 e confira dicas exclusivas de 12 profissionais de SEO.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários