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As principais estatísticas de SEO para bombar sua estratégia de Marketing Digital [Pesquisa]

Compilamos os dados mais relevantes da pesquisa SEO Trends, que aponta as tendências no segmento de otimização de páginas

O SEO é uma estratégia que influencia muito no sucesso de quem adota Inbound Marketing. A sua utilização de forma correta garante boas posições no Google, aspecto que abre muitas oportunidades para os seus negócios, principalmente chances de venda!

Pensando nisso, todo ano a Rock Content realiza a pesquisa SEO Trends,que apresenta tendências e estatísticas incríveis para quem deseja alavancar sua estratégia de Marketing Digital.

Confira os principais dados e insights da edição de 2018 da pesquisa!

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Executa a estratégia de SEO?

De acordo com a pesquisa, 59,8% das empresas brasileiras realizam otimizações de páginas. Delas, 81,2% executam essa estratégia há três anos.

Considerando que a prática de SEO traz resultados a médio e longo prazo, o dado indica como muitos negócios já estão consolidados no mercado.

SEO Trends

O desconhecimento de como fazer SEO foi o principal motivo (44,3%) apontado pelas empresas que não investem em otimizações de páginas (32,1%) Na pesquisa passada, essa justificativa foi dada por 46% dos entrevistados.

Adota ferramentas de SEO?

Cerca de dois terços dos entrevistados (68,15%) responderam positivamente a pergunta acima.

Entre eles , 73,8% adotam o Google Search Console.

Outras opções que tiveram bastante adesão foram:

  • SEMrush (49,7%);
  • Keyword Planner (46,8%);
  • Yoast (42,7%).

Quem faz SEO corretamente sabe bem como as  ferramentas proporcionam uma grande diferença na estratégia. As empresas que usam ferramentas de SEO tendem a conquistar resultados melhores se comparadas às que não utilizam.

Enquanto 53% dessas organizações avaliam os efeitos obtidos com SEO como muito positivos, apenas 32,5% das que não usam aplicativos/softwares têm a mesma opinião. Isso representa uma diferença de 63,1%. O que isso significa?

SEO Trends

Adota Marketing de Conteúdo?

Das empresas entrevistadas, 83,4% praticam Marketing de Conteúdo e 98,3% integram essa estratégia com a de SEO.

A associação dessas práticas é uma forma incrível de otimizar o seu site, pois motores de busca como o Google valorizam conteúdos bem escritos, escaneáveis e voltados para a intenção do usuário.

Conclusão: de nada adianta  possuir um blog, mas não ter um conteúdo relevante. O Google e o usuário valorizam boas postagens.

Por causa disso, as empresas que lançam mão do Marketing de Conteúdo tendem a apresentar números mais significativos do que aquelas que não investem nessa mesma prática: 50,6% delas conquistam mais resultados “muito positivos” contra apenas 33,6% do grupo que não faz conteúdo.

SEO Trends

Além disso, em relação à integração entre SEO e Marketing de Conteúdo, 49,7% dos participantes disseram que as estratégias estão altamente integradas, 35,9% afirmaram que estão moderadamente integradas e 12,7% disseram estarem pouco integradas. Já 1,7% declarou a ausência de integração entre elas.

Por fim, 63,8% das empresas que apresentam as estratégias altamente associadas conquistam mais resultados muito positivos. Já as que afirmaram ter uma integração moderada ou baixa nesta mesma avaliação geram valores bem inferiores: 33,2% e 3,0%, respectivamente.

SEO Trends

Quais as fontes de aprendizado?

Diferentemente da pesquisa anterior, 45,4% dos profissionais de SEO dessa edição afirmaram que se capacitam principalmente por meio de cursos online. Essa opção foi a segunda mais votada (38,2%) no ano passado.

Em seguida, com 41,1% dos votos, aparece a opção autodidata, que ocupou a primeira posição no ano anterior (39,6%). Na terceira posição, surge a alternativa formação superior (7,4%), que caiu mais de 47 pontos percentuais em relação à edição passada..

Além disso, como SEO é uma técnica em constante atualização, foi perguntado aos profissionais da área se eles acompanham blogs/sites para ampliarem seus conhecimentos. A grande maioria (89,9%) afirmou ter esse hábito.

SEO Trends

Quais estratégias de SEO mais investidas?

Existem várias táticas de SEO que podem ajudar na otimização do negócio.

Nesse aspecto, a produção de conteúdo para blog (69,8%) e a busca de palavras-chave (67,3%) continuam sendo as estratégias mais utilizadas pelas empresas.

Ambas são muito importantes e complementares para alcançar uma boa posição na página de busca. Porém, investir nas outras estratégias apontadas pelos usuários, mostradas no gráfico abaixo, é essencial.

SEO Trends

Quais os resultados obtidos com SEO?

Os frutos conquistados com a otimização das páginas variam conforme o tempo de investimento. A estratégia demanda muita dedicação e demora cerca de 1 ano para mostrar resultados visíveis.

Na pesquisa, descobriu-se que 86,1% dos respondentes consideram moderadamente/muito positivos os resultados obtidos com estratégias de SEO. Apenas 1,1% discorda dessa afirmação..

Já quando se trata dos principais resultados obtidos com SEO, estão:

  • crescimento do tráfego orgânico (77,3%);
  • maior qualidade do tráfego (41,1%);
  • conquista das melhores posições de rankeamento nas SERPs (40,1%).

SEO Trends

Qual a previsão de investimento de SEO em 2018?

As respostas para a pergunta acima são surpreendentes e mostram o potencial da otimização de página: , 68,5% das empresas preveem investir mais em SEO, 30,1% planejam uma possível estabilização do orçamento e apenas 1,4% considera uma possível redução de verba.

SEO Trends

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