Série PEACE: saiba como aumentar a conversão para vender mais com menos esforços

Conheça a quarta etapa da metodologia PEACE de gestão de vendas, desenvolvida pela RD Station, que mostra o caminho para aumentar suas conversões


Agora que a sua equipe já possui um processo de vendas bem definido para seguir, foi empoderada e capacitada para utilizá-lo da melhor maneira e está abordando os clientes em potencial da maneira certa, podemos dar mais um passo na metodologia de gestão de vendas PEACE

Chegamos, então, à etapa de conversão! Ela consiste em otimizar a operação para que ela seja mais eficiente, ou seja, para que seu time venda mais com menos esforços. 

Neste artigo, veja dicas de como a gestão de vendas pode ajudar o time comercial a transformar mais oportunidades em clientes.

peace metodologia de gestão de vendas da rd

O que é conversão na área de vendas?

A conversão é o momento mais importante do ciclo de vendas. É nessa etapa que os vendedores tentam transformar uma oportunidade que foi abordada em uma venda. Para isso, usam sua experiência para fechar mais negócios.

Concentrar-se nas conversões de cada etapa do funil de vendas e na conversão final é o melhor jeito de aumentar a eficiência da área. Em outras palavras, de vender mais sem ter que contratar mais vendedores ou aumentar os investimentos em marketing.

Uma liderança focada em conversão de vendas foca seus esforços em otimizar o tempo da equipe, priorizando as oportunidades certas e apoiando os vendedores nos fechamentos. O papel da gestão, aqui, é garantir que o funil de vendas funcione da melhor forma possível.

Assim, enquanto os profissionais de vendas estão voltados para a operação, a liderança olha para o funil completo da equipe, mostrando os caminhos e as prioridades de cada vendedor.

metodologia peace conversão

Como a liderança pode contribuir para o aumento das conversões em vendas?

Agora que você já sabe o conceito, trazemos algumas dicas de como líderes podem contribuir para o aumento das conversões em vendas:

Estimule os vendedores a focarem nas dores dos clientes

Quando estiver em contato com os potenciais clientes, a equipe deve focar nas dificuldades que essa pessoa está enfrentando, e não em mostrar a solução que oferece. 

É comum que, em uma apresentação, o vendedor queira mostrar as particularidades do produto ou serviço. Assim, acaba deixando de lado o que é mais importante para o interlocutor, que é a necessidade que ele tem no momento.

Dedique esforço aos clientes certos

É preciso aproveitar o tempo da equipe da melhor maneira quando o objetivo é aumentar conversões em vendas. Não tente abraçar o mundo. Ter muitos contatos não significa ter muitas vendas. Existem oportunidades ruins, que não valem a pena trabalhar. 

A dica, portanto, é incentivar o time a focar naquelas que são mais interessantes, ou seja, que têm maior potencial de conversão.

Faça revisões do funil de vendas

A revisão do funil de vendas, também chamada de pipeline review ou de pipe review, é um ritual que deve fazer parte da rotina da liderança de vendas.

Essa revisão consiste em avaliar o funil de cada vendedor para entender se é possível acelerar abordagens e direcionar fechamentos ou perdas para alcançar as metas. Para isso, é preciso revisar cada etapa da negociação, incluindo gatilhos de passagem, e analisar se as oportunidades estão se movimentando pelo funil conforme o esperado.

Aqui na RD Station, nossa revisão de funil é feita às sextas-feiras. A dica é fazer esse ritual no fim ou no início da semana, para dar direcionamentos para que o time possa se organizar.

Não esqueça do forecast

O forecast de vendas consiste em uma previsão de quantas vendas serão fechadas em determinado período. A partir da análise do funil e das taxas de conversão, a liderança consegue projetar quantas vendas a equipe vai fechar nas semanas seguintes, caso a situação se mantenha estável.

A importância de uma ferramenta de CRM para melhorar as conversões

Nossa última dica para melhorar suas conversões em vendas é usar uma boa ferramenta de CRM. Ela é essencial se o seu objetivo é ter um time que consegue vender mais com menos esforços. 

Esse sistema de vendas permite registrar e organizar os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa, armazenando dados de forma organizada em um só lugar.

No acompanhamento com a equipe comercial, os líderes devem reservar alguns minutos diários para organizar a ferramenta. Bastam alguns minutos no início ou no fim do dia e você consegue ter sua vida muito mais fácil de ser gerenciada. 

Um exemplo é o RD Station CRM, ferramenta de CRM da RD Station que conta com uma série de funcionalidades para que o seu time converta mais. Por meio do nosso CRM, você consegue ter uma visão completa do funil de vendas, para entender quais oportunidades estão em cada etapa para dar direcionamento ao time. 

Também há diversos relatórios que ajudam a entender onde estão os gargalos, como estão distribuídas as oportunidades entre os vendedores e quantos negócios estão há muito tempo sem interação, dado importante para ajudar na conversão. A ferramenta também envia relatórios semanais e mensais para ajudar os líderes no controle da operação.

E o melhor é que o RD Station CRM tem um plano gratuito, sem limite de usuários nem de contatos. Saiba mais sobre o nosso CRM no vídeo abaixo:

Se você gostou dessas dicas, saiba que pode aprender muito mais sobre conversão em vendas no curso gratuito PEACE: Metodologia para gestão de vendas. Inscreva-se agora e aprenda com especialistas que são referência no mercado a aumentar a produtividade e melhorar a performance da sua equipe de vendas!

peace metodologia de gestão de vendas da rd

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários