Seu conteúdo na Resultados Digitais

Quer se tornar uma referência em Marketing e Vendas no Brasil e no mundo?

Com mais de 1 milhão de acessos ao portal por mês, a Resultados Digitais pode ser a vitrine que você precisa!

Ao escrever conteúdos exclusivos para a Resultados Digitais você se posiciona como uma autoridade no assunto, consegue atingir uma audiência que ainda não possui e ainda contribui para a autoridade do seu site com a geração de links.

Por outro lado, nós aumentamos nossas opções de conteúdos no portal, ficando cada vez mais completo, expandimos nosso universo de palavras-chave e com isso conseguimos continuar aumentando nosso tráfego.

Por isso, para avançarmos com a parceria e chegarmos até o esperado dia da publicação do seu primeiro conteúdo com um conteúdo de qualidade e com potencial de grandes resultados, criamos as regras descritas abaixo. Leia atentamente e, se você concordar com todos os termos listados, cadastre-se em nosso programa de autores convidados.

PS: Se por acaso você chegou aqui querendo saber mais sobre a estratégia de guest posts, leia o nosso artigo completo sobre o tema: Como e por que escrever guest posts: dicas e boas práticas para você aplicar em sua estratégia de conteúdo.

1. Sobre a aplicação

Ao receber o seu cadastro em nosso programa de autores convidados (você encontra o link para se cadastrar ao final da página), vamos avaliar se as informações e especialidades apresentadas estão de acordo com o que buscamos para as publicações de autores convidados.

Reforçamos que Agências Parceiras e Clientes RD Station possuem prioridade na definição de tema e publicação, por isso é muito importante preencher corretamente o formulário de aplicação.

Também vamos avaliar a qualidade dos guest posts já publicados em outros sites. Caso nunca tenha feito isso, recomendamos enviar os links de conteúdos que já produziu em geral.

Vamos avaliar também a sugestão de pauta (se enviada):

  • Se faz parte do universo de Marketing, Vendas, Agências ou até de desenvolvimento profissional;
  • Se não é algum assunto repetido, que já temos um conteúdo publicado, de qualidade e atualizado;
  • Se é alguma opinião controversa ou que pode nos causar algum problema no futuro.

Por fim, se ao se cadastrar já tiver enviado uma primeira versão do conteúdo e estiver de acordo com as regras apresentadas aqui, vamos avaliar a qualidade do conteúdo em si e revisá-lo, alinhando os próximos passos por email.

2. Sobre o tema do conteúdo

Se o tema já foi aprovado no desafio do RD Connect ou por email antes, pode pular para a próxima etapa.

Para ajudar na definição do tema do post, considere as seguintes perguntas:

  1. Quem é a persona da empresa e qual é o foco da estratégia de conteúdo?
  2. Dentro do universo de Marketing e Vendas, sobre o que vocês gostariam de falar?

Sugerimos um tema relacionado com a estratégia de marketing ou com o contexto da empresa, mas que não seja sobre a empresa.

O tema deve ser definido e aceito com antecedência, para não ocorrer de você enviar um post sobre um assunto que não abordamos ou que já temos conteúdo.

Antes de enviar a sugestão, busque no Google por site:resultadosdigitais.com.br “possível tema”, para avaliar se já não temos um conteúdo sobre o assunto.

Se você já tiver uma ideia de assunto, pode nos enviar ao realizar o seu cadastro. Se não, vamos definir em conjunto.

É importante reforçar que ocasionalmente enviaremos ideias de temas para novos conteúdos no seu email, de acordo com o que você preencher de especialidades ao realizar o seu cadastro (se aprovado).

3. Prazos de produção e publicação

A partir da aplicação aprovada e um tema definido, o prazo para enviar o post para a RD será de 28 dias (4 semanas). É importante respeitar esse prazo para que o conteúdo possa ser agendado previamente no calendário de publicações do blog, garantindo já o seu espaço.

Mas se perceber que não será possível cumprir o prazo alinhado, não desista! Entre em contato com a gente para conversarmos e definirmos um novo prazo.

Lembrando que essa é a data de entrega. Para saber a data exata da publicação, você pode questionar nas comunicações por email.

A data de publicação leva em consideração fatores como o nosso calendário editorial e outras priorizações de conteúdo, por exemplo.

Outro prazo que é importante você saber: após 9 meses ou mais em relação à data de publicação, a mesma poderá ser removida e redirecionada em ações de content pruning, caso não gere resultados satisfatórios ou crie “canibalização” de palavras-chave. Para entender por que podemos fazer isso, leia o nosso post sobre auditoria de conteúdo.

4. Sobre o conteúdo

Nossos blogs possuem uma reputação de conteúdos de qualidade e completos, mas já tivemos guest posts que receberam comentários negativos. Isso não é nem para nós nem para quem produz o conteúdo, já que a autoria é sempre identificada em destaque, na parte de cima da página.

Por isso, definimos uma quantidade mínima de 1.300 palavras. É importante que seu post se aprofunde no assunto, seja didático, rico em detalhes e exemplos. Lembre-se de usar subtópicos (H2, H3, etc) para responder às dúvidas da nossa persona.

Outro ponto que vale ressaltar é que o conteúdo precisa ser original e inédito. Não publicamos conteúdos que são copiados ou já foram publicados em outros portais. Para garantir isso, utilizamos ferramentas como o Copyscape.

Faça buscas pelo assunto no Google e avalie os conteúdos bem posicionados. Aproveite para olhar a sessão “As pessoas também perguntam”, que pode ajudar a estruturar o conteúdo.

Para saber mais sobre o estilo de redação, gramática e outras dicas, confira nosso Manual de Redação.

Importante: para facilitar o processo de revisão e publicação, o artigo deve ser escrito no Google Docs. Ele facilita a troca de ideias para correções ou solicitações de mais informações sobre um determinado assunto dentro do post, por exemplo.

5. Quantos links para o meu site posso colocar?

Sabemos que um dos principais motivos de fazer guest posts é receber links para o site, por isso é permitido o uso de links para o blog/site/materiais/serviços da sua empresa. Use sempre usando o bom senso para não parecer mais vendedor do que informativo.

Para evitar problemas, temos algumas regras:

  • Não inclua mais de 3 links para seu site, pois isso pode indicar que se trata de um conteúdo para manipular os mecanismos de buscas, prejudicando o conteúdo e também seu site.
  • Evite usar palavras-chave exatas nesses links (como marketing digital), pois pode parecer algo que não é natural para o Google (e inclusive pode gerar penalizações). Prefira âncoras mais naturais, como: “para saber mais, confira o post da Empresa X: Como fazer isso em X passos
  • Uma boa prática é um dos links ser institucional, usando o nome da empresa como texto âncora e um link para a home. Por exemplo: Resultados Digitais
  • Dica: sempre pense no seu site como uma referência no assunto para o leitor se aprofundar mais em determinado tema.

6. Onde os conteúdos são divulgados

Os posts publicados em Resultados Digitais são compartilhados via email (para assinantes da newsletter) e via mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin). Os posts nos redes sociais da RD dependem do planejamento editorial do nosso time de Social Media.

Você também pode compartilhar nas redes sociais da sua empresa (e nas suas) para ajudar na divulgação. ;)

Cadastre-se e comece a publicar

Se você chegou até aqui e está de acordo com as regras que criamos, chegou a hora de se cadastrar!

Mas primeiro, um resumo das regras do programa, para garantir que estamos alinhados:

  • Se cadastrar não será uma garantia de publicações: seu cadastro será avaliado;
  • Inclusive vamos avaliar a qualidade de outros guest posts e conteúdos que já fez;
  • Você pode sugerir uma pauta e até já enviar um documento com conteúdo, que também serão avaliados;
  • O conteúdo pode ser do universo de Marketing, Vendas, Agências ou até de desenvolvimento profissional;
  • O prazo da aprovação do tema até o envio do conteúdo é de 28 dias, mas pode ser renegociado, se necessário;
  • Após 9 meses ou mais em relação à data de publicação, o conteúdo poderá ser removido e redirecionado em ações de content pruning, caso não traga mais resultados ou gere “canibalização” de palavras-chave;
  • O conteúdo precisa ser original e inédito, deve ter ao menos 1.300 palavras, organizado com subtítulos e enviado em Google Docs;
  • O conteúdo não pode ter mais de 3 links para o seu site.

Agora basta acessar e preencher nosso formulário do nosso programa de autores convidados.

Esperamos em breve ver a sua estreia em nosso portal :)