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Dica de SEO #12: Ter site mobile ou responsivo

Além de ser um importante fator de ranqueamento, um site responsivo ou mobile impacta diretamente na experiência do usuário

Hoje em dia proporcionar uma experiência agradável ao usuário acessar seu site via dispositivos móveis é essencial para o SEO.

Segundo o Google, hoje mais pessoas fazem pesquisas no buscador por dispositivos móveis que por computadores tradicionais. Portanto, não é mais opcional adaptar-se.

Além disso, é um importante fator de ranqueamento, sendo que atualmente o Google possui rankings diferentes para dispositivos móveis e desktops e a expectativa é de que, em breve, só terá o ranking mobile, que será replicado no desktop.

Na prática, o Google vai avaliar aspectos como conteúdo, velocidade de carregamento e usabilidade do seu site em dispositivos móveis e considerar isso como padrão para o desktop também. Veja o comunicado oficial do Google sobre a indexação que prioriza dispositivos móveis.

Claro que, mesmo que você não possua ainda uma versão do seu site adaptada para dispositivos móveis, o Google continuará indexando e exibindo seu site nos resultados.

Como fazer?

Verifique com o programador do site ou empresa que desenvolveu as possibilidades para ter o site responsivo ou mobile.

Dependendo do site será necessário refazer o código (o que muitas vezes facilita até refazer o site).

O WordPress oferece algumas soluções que não requerem alterações no tema, como o Jetpack, que oferece recursos compatíveis com dispositivos móveis, e o WPTouch, que oferece uma versão alternativa do seu site compatível, usando tema diferente.

Antes, porém, teste o site com o Think With Google para ver as sugestões de melhoria. Se, ao invés de ter um site responsivo, você utilizar uma versão mobile, implemente “rel=alternate” nas versões para não haver conteúdo duplicado. Confira como fazer essa implementação de forma adequada neste artigo do Google.

Fique atento à quantidade de conteúdo que será incluída na versão mobile. Caso opte por remover partes de conteúdo, lembre-se de que o Google vai considerar essa versão menor na hora de indexar, e isso pode prejudicar seu site no ranking.

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