SMS Marketing: saiba como usar na sua estratégia e veja ideias de mensagens que atraem atenção

Entenda como o SMS Marketing pode ser uma valiosa ferramenta para melhorar suas campanhas e aumentar o engajamento dos usuários com a sua marca


O SMS Marketing consiste no uso de mensagens de texto para telefones celulares com o objetivo de divulgar ou vender produtos e serviços. Dessa maneira, com mensagens curtas, o SMS é capaz de informar o destinatário sobre oportunidades, ofertas e novidades de uma empresa ou negócio.


O SMS (Short Message Service) foi criado na década de 90, com o objetivo de possibilitar o envio de mensagens curtas para telefones móveis. De lá para cá, muitas coisas mudaram, menos a sua efetividade: ele ainda está entre os canais com maior taxa de abertura — em torno de 98%.

Não é à toa que o canal se tornou uma oportunidade para que as empresas pudessem se comunicar com seus públicos. Foi assim que surgiu o SMS Marketing, uma importante ferramenta com alto potencial de conversão em vendas.

Mas o que, de fato, é SMS Marketing, quais são suas vantagens e como utilizá-lo de maneira eficiente e promissora? É o que vamos explicar neste post. Acompanhe a leitura e entenda.

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- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é SMS Marketing

O SMS Marketing faz parte de estratégias de Mobile Marketing. Ele consiste no uso de mensagens de texto para telefones celulares com o objetivo de divulgar ou vender produtos e serviços. Dessa maneira, com mensagens curtas, o SMS é capaz de informar o destinatário sobre oportunidades, ofertas e novidades da sua empresa.

Diferentemente do que se pode pensar, apesar do surgimento constante de diversos canais de comunicação (como WhatsApp e redes sociais), o SMS ainda é um importante canal de marketing. Quer entender por quê? Continue lendo e descubra as vantagens de usar SMS na estratégia da sua empresa.

Vantagens do uso do SMS Marketing nas empresas

Quando pensamos em uma estratégia de marketing, é importante contar com ferramentas que além de facilitar o trabalho da equipe, possibilitem escalabilidade e boa experiência para o usuário, certo? Pois essas são apenas algumas das vantagens do SMS Marketing. Entenda a seguir.

Alta efetividade

Como mencionamos, o SMS tem uma taxa de abertura que pode chegar a 98%. Além disso, o tempo médio de leitura das mensagens pelos usuários chega a ser de apenas 90 segundos. Tais dados mostram que esse canal tem grande potencial quando o assunto é efetividade das comunicações.

Bom alcance

Segundo o IBGE, 79% da população brasileira com 10 anos ou mais tem um aparelho de celular. O dado por si só mostra o potencial do SMS como canal de Marketing. Aliado a isso, ele não requer internet e nem um custo por parte dos usuários para que possam recebê-lo.

Praticidade e escalabilidade

Ao contrário do que se pode pensar, não é necessário um aparelho celular para fazer disparos de SMS Marketing. Eles são feitos por meio do uso de um sistema especializado e fácil de usar. Esse envio também pode ser feito para um grande volume de contatos, dando escalabilidade ao processo, além da possibilidade de ser automatizado.

Personalização

Ainda que possa ser enviado para muitos contatos simultaneamente, o SMS também pode ser personalizado. Isso porque ele permite o uso de variáveis em seu texto, por exemplo:

  • nome;
  • CPF;
  • data de nascimento;
  • dados de compra do usuário (como status de pedido).

Dicas e boas práticas para garantir o sucesso com SMS

Apesar das vantagens e possibilidades do SMS Marketing, é importante seguir algumas dicas e boas práticas no uso desse canal, conforme mostraremos a seguir.

Obtenha sempre o opt-in do usuário

Boas campanhas de marketing devem ser pensadas para promover uma boa experiência para seus usuários. Assim, ainda que não seja obrigatória a obtenção de opt-in para o envio de mensagens SMS para os usuários, é uma boa prática só fazê-lo com a posse dessa autorização.

Atente para o horário de envio do SMS Marketing

Além da autorização para o recebimento das mensagens, ao fazer uso do SMS nas estratégias é preciso ter cuidado com o período dos disparos, evitando ao máximo fazê-lo fora do horário comercial. Caso isso aconteça, o efeito pode ser contrário ao desejado, gerando desconforto em quem recebe o SMS.

Identifique a sua empresa como remetente do disparo

Ao fazer disparos de mensagens de SMS, é muito importante explicitar a empresa que os está enviando. Além de conferir credibilidade à comunicação, essa é uma prática que gera aproximação entre a marca e o público. Uma dica é inserir no próprio texto a tag com o nome da empresa já no início da mensagem, conforme mostraremos nos exemplos mais adiante.

Elabore uma estratégia para o uso do SMS Marketing

O uso indiscriminado do SMS nas estratégias de marketing pode não gerar o resultado desejado para a empresa. Por isso, é fundamental traçar planos para o disparo das mensagens. Uma ideia é combiná-lo com outros canais de comunicação, como WhatsApp, Email Marketing e até mesmo Webchat. 

A seguir, mostraremos algumas possibilidades de envios de mensagens e estratégias integradas.

sms marketing

Exemplos de usos e de textos de SMS Marketing

Empresas de diversos segmentos podem usar o SMS Marketing para diversos fins. Com mensagens curtas, é possível avisar sobre ofertas e promoções (como a Black Friday), fazer envio de cupons promocionais, alertar para a reposição de estoque de um produto do interesse do usuário, promover eventos e até mesmo realizar pesquisas de satisfação. 

Não se esqueça, porém, de que o aplicativo de mensagens de aparelhos celulares não identifica acentuação. Por isso, para tornar a leitura mais fluida, se possível, busque substituir palavras que tenham esses sinais gráficos. A seguir, você pode conferir alguns exemplos de textos para SMS Marketing.

Avisos sobre ofertas e promoções

Exemplo 1: “Black Friday [Nome.empresa]: Voce ja deu uma olhada nas nossas ofertas de Black Friday? Acesse o site e aproveite: [link reduzido]”

Exemplo 2: “[Nome.empresa] Smartphones, computadores e televisão com desconto? Voce encontra na [Nome.empresa], Lucas. Da so uma olhadinha no site: [link reduzido]

Envio de cupons promocionais

Exemplo 1: “[Nome.empresa] Lucas, estamos com saudades! Aqui vai um cupom de desconto para um grande reencontro, que tal? Use SAUDADES10 em nosso site e aproveite! [link reduzido]”

Exemplo 2: “[Nome.empresa] Lucas, vimos que se interessou pelo curso de Mobile Marketing. Então, aqui vai um cupom de desconto: MOBILE20. Aproveite para adquiri-lo!”

Alerta sobre reposição de estoque/lançamento

Exemplo 1: “[Nome.empresa] Lucas, lembra da CALÇA JEANS TOM MÉDIO que voce tanto queria? Ela voltou para o estoque! Corra pro nosso site e garanta logo a sua: [link reduzido]”

Exemplo 2: “[Nome.empresa] Lucas, nesta sexta, acontecerá o lancamento da nova colecao outono/inverno. Voce eh nosso convidado especial! End.: Rua das Flores, 120, 20 horas. Te espero!”

Promoção de eventos

Exemplo 1: “[Nome.empresa] Como melhorar o engajamento usando email marketing? Confira as tendências da área no 3o Workshop de Email Marketing! Veja em [link reduzido]”

Exemplo 2: “[Nome.empresa] Lucas, faltam apenas 5 dias para o 3o Workshop de Email Marketing. Para ja entrar no clima, confira a programação toda em [link reduzido]”

Pesquisa de satisfação via SMS Marketing

Exemplo 1: “[Nome.empresa] Lucas, foi um prazer te atender! Agora, conta para a gente o que achou do nosso suporte. Basta responder esta mensagem com um numero de 1 a 10.”

Exemplo 2: “[Nome.empresa] Lucas, esperamos que a gente tenha te ajudado. Como voce avalia nosso atendimento? Por favor, responda esta mensagem com um numero de 1 a 10.”

Como fazer disparos de SMS Marketing

Para obter resultados realmente relevantes com o uso do SMS Marketing na sua empresa, é preciso contar com ferramentas práticas e adequadas para o objetivo. No caso do envio de SMS em larga escala, é necessário contar com uma plataforma de SMS Marketing como a da Zenvia.

Contratando esse tipo de software, basta ter uma lista de contatos em um arquivo no formato CSV (contendo os números de telefone celular e outras informações necessárias, como nome, CPF ou outras variáveis a serem mencionadas) e um texto de até 160 caracteres.

O envio é simples, rápido e possibilita até mesmo a mensuração dos resultados, como taxas de abertura, de respostas e também de cliques em links que estejam no conteúdo da mensagem. O SMS Marketing é um poderoso canal de comunicação com contatos, prospects, Leads e clientes. Seu uso pode trazer resultados não apenas em conversões, como também engajamento e fidelização.

Mais do que apenas aplicar o canal, é importante seguir as dicas e boas práticas mencionadas. Dessa forma, não deixe de atentar para a importância de ações como obter opt-in dos usuários para o envio das mensagens, fazer disparos em horário comercial sempre que possível, identificar a sua empresa nas mensagens e, é claro, ter estratégias de marketing bem-definidas e que permitam aproveitar todo o potencial do SMS Marketing.

Faça a integração com o RD Station Marketing

A plataforma da Zenvia pode ser totalmente integrada com o RD Station Marketing, a ferramenta tudo-em-um de Marketing Digital que é líder na América Latina. Dessa forma, você gera Leads com o SMS Marketing e já começa a nutri-los através de automações que conduzem mais rapidamente à venda.

O RD Station Marketing torna sua operação mais produtiva desde o começo, evitando a necessidade de usar diversos softwares diferentes. Com ele, você cria campanhas com facilidade, usando templates e editores drag & drop de emails e páginas de conversão, que podem ser usadas na sua estratégia de marketing via SMS.

A ferramenta ainda ajuda você a identificar os contatos que estão mais propensos a comprar da sua empresa, além de fornecer relatórios completos para você atrair cada vez mais clientes sempre. Você pode fazer um teste gratuito de 10 dias! Basta deixar seu email abaixo para começar a experimentar.

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