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Spotify Ad Studio: conheça a recém-lançada plataforma do Spotify para anúncios

Que tal segmentar seus anúncios de acordo com o gosto musical de seu público?

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O Spotify anunciou o lançamento do Ad Studio, uma plataforma que permite que empresas criem, editem e veiculem seus anúncios em formato de áudio para os usuários do aplicativo de músicas. De acordo com a companhia, a novidade é voltada para pequenas e médias empresas e os preços serão flexíveis.

Divulgado em 20 de setembro de 2017, o Spotify Ad Studio está disponível em formato beta nos Estados Unidos. Ainda não há data de lançamento para o Brasil. No site oficial, é possível se inscrever em uma lista de espera.

Nos últimos anos, o Spotify se estabeleceu como um espaço confiável para que empresas alcancem uma audiência engajada. O Ad Studio abre essa porta para todos. É uma ótima oportunidade para que ainda mais anunciantes construam relacionamentos com seus ouvintes. (Brian Benedik, head de vendas do Spotify)

O texto de lançamento cita o caso da Universidade de Denver, um dos parceiros escolhidos para testar a ferramenta previamente. A instituição queria alcançar jovens ouvintes que poderiam estar interessados em educação a distância.

“Estávamos no rádio tradicional por anos, mas queríamos um jeito atualizado de alcançar millenials e adeptos da tecnologia. Acreditamos que millenials não ouvem mais rádio regularmente”, disse a diretora de marketing da instituição, Victoria O’Malley. De acordo com ela, os anúncios em áudio ajudaram a universidade a construir brand awareness [consciência de marca] com uma nova audiência.

O que difere o Spotify de outras redes sociais, no entanto, é o acesso que o aplicativo tem ao gosto musical dos seus usuários — já são 140 milhões no mundo todo.

A diretora de marketing da Universidade de Denver, por exemplo, notou que 80% das pessoas que clicavam no anúncio tinham preferência pelos gêneros rock e pop, o que tornou possível ajustar a segmentação e atingir mais pessoas.

spotify ad studio

Página inicial do Spotify Ad Studio em que é possível se inscrever na lista de espera da ferramenta

Conheça algumas das possibilidades oferecidas pela nova ferramenta:

Criação de anúncio em formato de áudio em minutos

Por meio do Ad Studio é possível fazer upload do seu próprio áudio ou utilizar a locução oferecida pelo Spotify.

Caso escolha a segunda opção, você precisa compartilhar o roteiro e escolher uma trilha sonora. A empresa, então, cria o spot para que você o revise.

Segmentação da audiência

Como em outras ferramentas de anúncio, como Facebook Ads e Instagram Ads, é possível escolher seu público-alvo utilizando segmentações de gênero, localização, atividade e, principalmente, gosto musical.

O anunciante também pode selecionar a veiculação em dispositivos móveis, desktop ou ambos.

Análise dos resultados

Após criar o anúncio, existe a possibilidade de escolher um orçamento e o tempo de veiculação da campanha.

Depois, os resultados podem ser analisados para ver como a audiência está respondendo.


A novidade do Spotify é mais uma oportunidade de atingir sua audiência por meio de conteúdos em áudio, um formato que tem ganhado espaço pela possibilidade de ser consumido enquanto se realiza outras atividades, como dirigir ou cozinhar.

Aqui no blog da Resultados Digitais, temos investido no formato publicando versões em áudio para nossos posts e já fizemos até um audiobook — inclusive, descrevemos nossa experiência com o formato no artigo Posts em áudio: como usamos conteúdos narrados para melhorar o engajamento com o público.

Uma vez que a novidade ainda não chegou ao Brasil, não temos um tutorial completo de como anunciar no Spotify. Mas já falamos sobre Facebook, LinkedIn, Google AdWords, Instagram, Youtube, Waze e Native Ads no nosso Guia da Mídia Paga para Inbound Marketing, disponível aqui para download gratuito.



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