Blog de Marketing Digital de Resultados

Notícias da Semana: a queda do Facebook, Spotify versus Apple e os 30 anos da web

Aproveite também para matar a saudade de Carmen Sandiego usando o Google Earth!

Esta é a edição de número 7 do giro de notícias semanal de tecnologia e Marketing Digital. E uma semana tem quantos dias? Sete! Você sabe o que isso quer dizer, né? Isso mesmo: não quer dizer nada! Coincidências assim são apenas formas que encontramos de tornar o cotidiano mais interessante e de colocar mágica artificialmente em nossas vidas.

whatever

O que não quer dizer que a semana não tenha sido especial. Os últimos 7 dias foram de muita confusão e problemas, mas também de reflexões, principalmente entre as gigantes da internet. Bom, de nada adianta uma treta se você não pensar a respeito depois, certo?

Queda do Império do Facebook

Não, ainda não é a mudança dos rumos da internet que muitos analistas preveem. O Facebook e seus satélites – o Instagram e o WhatsApp – literalmente caíram por cerca de 20 horas na quarta-feira. Quer dizer, literalmente saiu do ar… Gente, como é difícil usar “literalmente” quando estamos falando de bits e bytes.

O fato é que essa foi considerada o pior problema de infraestrutura da história do Facebook. A empresa garantiu que não houve nenhum tipo de ataque. A justificativa apresentada foi uma mudança em uma configuração de um servidor. A ironia foi que Face, Insta e Whats precisaram se comunicar, no período, através de suas contas no Twitter.

A avalanche de memes fez a alegria dos tuiteiros. Eu, particularmente enquanto fã do Twitter, considero o melhor deles este aqui:

Outra curiosidade foi que, em relação ao WhatsApp, o país mais afetado foi, é claro, o Brasil. Só teria se falado disso nos grupos da família se, bem, eles estivessem funcionando.

E além de quedas, a semana foi de baixas no Facebook: o número 3 da empresa, Chris Cox, pulou do barco, mesmo sendo apontado como um possível sucessor de Mark Zuckerberg no comando. Ele foi um dos criadores do News Feed, então a anunciada mudança de foco do Face para a criptografia, como falamos no post de sexta-feira passada, pesou na decisão.

Só que o VP do WhatsApp, o aplicativo em que o carro-chefe é justamente a criptografia, também pediu o boné. Se você se considera uma fera no Zap por mandar conteúdos hilários para a sua turma, não se anime em conseguir a vaga: Chris Daniels já tem como substituto o atual VP de Produto do Facebook, Will Cathcart.

Links relacionados:

Spotify declara guerra à Apple

Se você achava que já estava bom de treta nessa semana, é porque perdeu a declaração de guerra do Spotify à Apple, com direito a processo na Comissão Europeia. Os verdinhos chegaram a fazer um site especial para divulgar ao mundo suas reclamações em relação à maçãzinha, o timetoplayfair.com. Sim, tem um trocadilho em inglês aí.

mic drop

Em resumo, a Spotify acusa a Apple de beneficiar a si mesma na App Store. Ela faria isso de várias formas, incluindo uma taxa de 30% sobre vendas dos aplicativos de terceiros e mudanças constantes de regras. Ainda há outras acusações: bloqueio por anos de um app no Apple Watch, ser ignorado pela Siri e concorrência injusta da Apple Music.

No dia seguinte, a Apple respondeu. Através de um comunicado de imprensa, a empresa não deixou barato e partiu para o ataque. Acusou o Spotify de querer todos os benefícios de aplicativos gratuitos sem ser um aplicativo gratuito, e ainda cutucou a ferida dos royalties pagos aos artistas. Também negou as acusações de que dificulta a vida do Spotify no Apple Watch e na App Store.

Links relacionados:

A web completou 30 anos

Se teve confusão, também teve reflexão na semana que passou: a World Wide Web completou 30 anos. Além de posts saudosistas, relembrando sites que marcaram a juventude de muita gente, houve muita gente olhando para o estado atual da web.

Uma dessas pessoas foi nada mais nada menos que o inventor da web, Tim Berners-Lee. Em uma carta aberta no site da sua fundação, ele expressou preocupação com o domínio de poucas corporações e os ataques à liberdade de informação por países pouco democráticos.

Tim Berners-Lee criticou também o uso de click-baits para obtenção de lucro rápido e o desrespeito aos usuários. Na abertura do texto, no entanto, ele lembrou que a sua criação é parte fundamental das nossas vidas, e precisa ser acessível a todos. Veja só:

A web se transformou em praça pública, biblioteca, consultório médico, loja, escola, estúdio de design, escritório, cinema, banco e muito mais. É claro que com cada novo recurso, cada novo site, a divisão entre os que estão on-line e os que não estão, vai aumentando, tornando ainda mais imperativo fazer da web um local disponível para todo o mundo.”

Where on Google Earth is Carmen Sandiego?

Falando em saudosismo, que tal (re)encontrar a ladra mais famosa do mundo dos games? Carmen Sandiego é a nova estrela do Google! Um joguinho bem ao velho estilo da série está disponível no Google Earth. A ideia é seguir aprendendo geografia e história com dicas de grandes cidades para encontra Carmen.

Será que seus conhecimentos estão em dia e você consegue evitar os roubos da personagem? Clique abaixo para acessar o game. Se você estiver em um dispositivo móvel, precisa ter o aplicativo Google Earth instalado.

jogar carmen sandiego no google earth

Link relacionado:

RD lança a Semana da Otimização da Conversão – CRO

Se você estava com saudades das nossas semanas temáticas, você vai curtir essa notícia! Se ainda não participou de nenhuma delas, chegou a hora! A Semana da Otimização da Conversão – CRO da Resultados Digitais vai mostrar como tornar o seu site mais eficiente em geração de vendas ou Leads por meio de ajustes em usabilidade, design e copywriting.

Entre os dias 25 e 29 março, especialistas em converter vão estar ao vivo em 5 webinars exclusivos! Para assistir e enviar perguntas para os participantes responderem durante a transmissão, basta preencher os dados abaixo. Bora transformar os visitantes do seu site em clientes?

Semana da Otimização da Conversão - CRO

Aumente o faturamento da sua empresa sem aumentar os custos. Otimizar a conversão das páginas do seu site te ajuda a gerar mais clientes com os visitantes que você já tem. Aprenda como fazer! A série de webinars vai acontecer de 25 a 29 de março, a partir das 10h.

Marcadores:

Deixe seu comentário