Stories chegam ao Pinterest, mas com estilo: são os Story Pins

Novidade estava sendo testada desde o ano passado e, agora, foi lançada oficialmente em beta para alguns criadores

Bruno Volpato
Bruno Volpato23 de setembro de 2020
Curso de Instagram e TikTok gratuito

O formato de Stories, criado pelo Snapchat e amplamente disseminado por Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e WhatsApp chegou ao Pinterest. Os Story Pins estavam em teste desde o ano passado e, agora, estão disponíveis em beta para alguns criadores de conteúdo dos Estados Unidos. O roll out para o resto do mundo deve acontecer nos próximos meses, após uma avaliação da aceitação da ferramenta.

Veja o vídeo oficial de lançamento dos Story Pins do Pinterest:

https://www.youtube.com/watch?v=j3xzahNK27Y

“Os Stories de outras plataformas são projetados para mostrar o que as pessoas estão fazendo, enquanto os Story Pins são projetados para mostrar como as pessoas estão experimentando novas ideias e novos produtos” disse ao TechCrunch o head de Content, Creator e Homefeed Product do Pinterest, David Temple. Em outras palavras, os Stories do Pinterest seguem a linha do app/site original: têm mais estilo.

O que tem de diferente nos Story Pins do Pinterest

Prestando mais atenção, os Story Pins combinam algumas features do formato Stories com outras do TikTok. Para começar, as postagens não somem depois de 24 horas. Isso vai ao encontro da proposta do Pinterest, que é ser um disseminador de boas ideias. As pessoas acessam o aplicativo, essencialmente, em busca de inspiração para projetos de decoração, design, acessórios e outras áreas intrinsecamente visuais.

Nesta semana, por exemplo, o Pinterest quebrou seu recorde de downloads em apenas um dia, por um motivo bem prático: os usuários de iPhone estavam procurando inspiração para customizar suas telas com o novo iOS 14.

Outro diferencial é que, assim como nos outros tipos de postagens do Pinterest, a forma principal de engajamento será “salvar”. Não haverá um botão de “curtir” nem nada parecido, mostrando que o app está de olho na saúde mental dos criadores.

Também será possível taggear os Story Pins e publicar listas de ingredientes e peças para as criações, entre outras coisas. Ou seja, os Stories do Pinterest realmente respeitam os interesses da comunidade do site, que já se aproxima de 40 milhões de pessoas no Brasil.

Novas features para criadores de conteúdo no Pinterest

Junto com os Story Pins, o Pinterest está lançando novas features para atrair mais creators para a plataforma. Novos perfis vão destacar as suas criações, e não mais os pins que eles salvaram.

Vai ficar mais fácil, também, entender o relacionamento com o público. Vão passar a disponibilizadas uma aba de engajamento e, principalmente, um dashboard de análise de dados renovado. Esse dois últimos, aliás, já estão disponíveis para contas profissionais.

O movimento do Pinterest rumo aos Story Pins está alinhado com o aumento de consumo de vídeos em todos os formatos e todas as redes sociais devido à pandemia de Covid-19. Porém, é interessante  considerar que a plataforma procurou manter seu estilo e as características que tanto agradam sua fiel comunidade.

E você, pretende aderir a mais um formato de Stories?

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Saiba quais são os principais eventos de Marketing Digital de 2023
Marketing
Facebook Stories: conheça a função similar ao Instagram Stories e Snapchat
Marketing
RDicas #08 – Sitemap: o que você precisa saber