Blog de Marketing Digital de Resultados

Como medir o branding de sua empresa (e outras dicas de web analytics): entrevista com Avinash Kaushik no Studio RD Summit

Medir os Leads gerados e o tráfego do site pode ser fácil, mas como fazer com campanhas menos exatas, como é o caso do branding?

É fácil encontrar métricas de performance para medir, por exemplo, Leads gerados e o tráfego do site. Descobrir como suas ações de branding estão sendo percebidas pelo seu público, por outro lado, pode não ser tão fácil.

Apesar disso, o evangelista de Marketing Digital do Google, Avinash Kaushik, acredita que a mesma disciplina do marketing de performance pode ser aplicada ao branding. Depois de fazer uma campanha desse tipo, ele recomenda observar dois dados: a probabilidade de uma pessoa recomendar sua marca, produto ou serviço; e, no longo prazo, a probabilidade de compra com base na propaganda, no outdoor etc.

Se você não medir a probabilidade de comprar e de recomendar, não tem como perceber se está criando valor de negócio.

Ele citou um exemplo de uma empresa em que mediu o impacto de uma campanha de TV na qual foram gastos 40 milhões de dólares. Quando mediram a consciência de marca, viram que ela aumentou, mas 80% das pessoas que passaram a conhecê-la nunca comprariam seus produtos. “Percebemos que foi um gasto estúpido”, diz.

Assista à entrevista completa:

Além de maneiras de mensurar campanhas de branding, Avinash Kaushik comentou outros temas, como:

  • Como começar uma campanha de marketing;
  • O que é importante saber sobre dados e como usá-los na empresa;
  • Como a inteligência artificial proporciona uma melhor experiência para os usuários.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro e acompanhar todos as entrevistas do Studio RD Summit, inscreva-se em nosso canal do YouTube.



eBook “Web Analytics na prática”

Como mensurar seus esforços em Marketing Digital e identificar as principais oportunidades de melhorias

Marcadores:

Deixe seu comentário