Blog de Marketing Digital de Resultados

A influência das startups nas grandes corporações: entrevista com Romero Rodrigues no Studio RD Summit

Romero Rodrigues também comparou o cenário do empreendedorismo no Brasil com o período de lançamento do Buscapé, há 20 anos

Se você empreende ou quer empreender provavelmente você está bem habituado a termos como Business Model Canvas, Lean Startup, Crossing the Chasm, MVP e product market fit.

Convido você a voltar no tempo e a imaginar como isso era tratado há 20 anos.

Sabe como era?

Não era.

De acordo com Romero Rodrigues, um dos criadores do Buscapé e atualmente sócio na Redpoint Eventures, nenhum desses termos existia há duas décadas.

Ter esses modelos prontos é uma vantagem que o empreendedor da atualidade tem para abrir seu próprio negócio. Mas junto a isso vem uma grande responsabilidade.

Eu diria que hoje o empreendedor começa muito mais preparado porque ele não tem que descobrir uma série de coisas — já existem frameworks, já existem academias pra ajudar ele, mas ele tem uma responsabilidade maior porque o que a gente está fazendo aqui é muito mais do que construir uma startup ou um ecossistema, a gente está construindo um novo país.

Outro ponto muito interessante destacado por Romero Rodrigues na entrevista é o de que a tecnologia não é mais uma barreira.

Hoje, é perfeitamente comum que uma arquiteta e um veterinário abram uma empresa de tecnologia, por exemplo.

E, por isso, as estratégias de marketing e de vendas se tornaram muito mais importantes para que a startup se diferencie da concorrência.

Quando surge algum site é muito comum hoje em dia surgir muitos competidores, um atrás do outro. Por isso, o “go-to-market”, a ida para o mercado, a sua estratégia de marketing e vendas ficou muito mais importante do que a tecnologia em si.

Essa mudança na tecnologia também provocou uma mudança de mentalidade capaz de impactar todo o ambiente corporativo.

E isso não só nas novas empresas, mas também nas mais antigas e tradicionais.

As grandes corporações, com seus grandes executivos, estão vindo para um ambiente de startup aprender como tocar uma empresa com propósito, com autocrescimento, com inovação. E as startups hoje têm tudo isso disponível.

Assista à entrevista completa:

Outros pontos comentados por Romero Rodrigues foram:

  • Como começar a empreender do zero no cenário em que vivemos;
  • Como uma startup pode captar seu primeiro investimento;
  • Como está o cenário econômico para o brasileiro empreender;
  • Uma dica de ouro (no fim do vídeo) para o empreendedor que está começando.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro e acompanhar todos as entrevistas do Studio RD Summit, inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Kit Marketing e Vendas para Empresas de Tecnologia

Marketing, Vendas e Relacionamento em um só lugar

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários