Taboola: como anunciar usando essa plataforma de native ads

Entenda o funcionamento desse tipo de anúncio e saiba como fazer seus ads no Taboola passo a passo


Taboola é uma plataforma de native ads que permite que a sua marca promova conteúdos de valor em grandes portais de conteúdo e com um baixo investimento. Os anúncios são mais sutis que os formatos tradicionais, geralmente exibidos como um conteúdo relacionado.


O cenário de anúncios publicitários online, que antes era dominado pelo Facebook Ads e Google Ads, encontrou no Taboola um possível adversário à altura. E, aliás, não faltam motivos para essa mudança no mercado.

O primeiro deles é que as redes sociais e demais mídias no geral – se tornaram um espaço onde as marcas estão constantemente disputando a atenção da audiência com os seus concorrentes. Muitas vezes, um mesmo potencial consumidor é impactado por três ou mais marcas que vendem produtos semelhantes em um único dia!

Além disso, os usuários estão consumindo uma grande variedade de conteúdos, sejam eles de outros usuários ou marcas. Isso significa que a sua atenção está sendo disputada por diferentes assuntos e perfis, fazendo com que os anúncios em display virem paisagem e dificultando ainda mais que sua mensagem seja absorvida.

E é preciso levar em consideração, também, os algoritmos em constante mudança. Quando as regras do jogo não estão claras, os resultados dos seus anúncios publicitários online também se tornam mais difíceis de prever.

Por isso, as marcas e empreendedores tiveram que abrir o seu leque de apostas na publicidade online, em busca de um ROI mais satisfatório e formatos de publicidade diferentes, como os oferecidos pela Taboola.

É diante desse cenário que conversamos hoje sobre o que é Taboola e como começar hoje mesmo a fazer anúncios publicitários nessa plataforma. Acompanhe!

Native Ads: O que são e por onde começar

Descubra o que é Publicidade Nativa e por que ela é eficaz para alcançar sua audiência

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Taboola?

Antes de aprender como iniciar no Taboola a promover a sua marca, é melhor entendermos a plataforma primeiro, certo? Basicamente, ela é uma ferramenta para publicação de anúncios publicitários online, baseada na lógica dos native ads.

exemplo de anúncios da Taboola

Taboola ads: entenda a lógica dos native ads

Native ads quer dizer, em português, “anúncios nativos”. Eles recebem esse nome porque a ideia é que sejam um conteúdo tão natural que não cause desconforto ou estranhamento na audiência. Isso quer dizer que o leitor está consumindo um conteúdo com anúncios publicitários inseridos sem muitas vezes nem o notar.

Para isso, os anúncios do Taboola vão aparecer normalmente como em um formato de post de blog, como esse que você está lendo, ou de um vídeo dentro de algum outro conteúdo rico. No seu conteúdo, serão abordados os produtos ou serviços que a sua marca tem intenção de promover.

Porém, aqui está o pulo do gato: a linguagem usada não é publicitária. Ao contrário, nos Taboola Ads geramos aprendizado e oferecemos informação sobre o que queremos promover. Assim, com essa abordagem de conteúdo e não de anúncios publicitários, eles são melhor recebidos pelos leitores.

Sabe por quê? Porque o consumidor de fato optou ativamente por ler aquele conteúdo. Isso é, ele já demonstrou interesse em ouvir mais sobre o tema selecionado, o que torna a conversão muito mais fácil.

O contrário acontece com os anúncios publicitários tradicionais: quando “empurramos” um conteúdo sobre um produto ou serviço para a audiência, ela não estava preparada e nem interessada em ouvir falar sobre isso. Podemos oferecer o nosso conteúdo quando o consumidor está tentando ver os stories dos amigos, por exemplo, ou ler mais sobre a sua série preferida.

A reação natural da audiência é se sentir incomodada pela interrupção e pular a publicidade quase que automaticamente. Afinal, ela não está em um momento em que tendia a consumir os anúncios publicitários que foram oferecidos.

As vantagens da plataforma

Assim como quaisquer anúncios publicitários, os Taboola ads também têm a intenção de motivar o consumidor a tomar uma atitude. Isso pode ser baixar um e-book para geração de Leads, pode ser assinar uma newsletter, pode ser se cadastrar para ganhar vantagens da empresa ou mesmo pedir um orçamento sobre algum serviço.

Por isso, uma das grandes vantagens dos Taboola ads, como já vimos é permitir que você alcance o seu público-alvo no formato certo e no momento que ele está disposto a ouvir o que você tem a dizer.

Mas não é só isso. Esse modo de operar significa que você tem também um impacto significativo nas conversões. Afinal, um estudo da Sharethrough com o IPG Media Group mostrou que os consumidores prestam 53% mais atenção em native ads do que anúncios publicitários tradicionais, além de apresentarem também 18% a mais intenções de compra.

Além disso, o conteúdo dos Taboola ads será publicado em grandes portais de conteúdo, que tenham afinidade com o seu produto ou serviço. Além de ajudar a aproximar a sua marca do público, isso também oferece uma grande notoriedade para os seus produtos e serviços.

É claro que um serviço desse não sai de graça. Mas outra das boas notícias para você se interessar por como iniciar no Taboola é o fato de que não existe um valor mínimo para começar a investir. Por isso, a plataforma é acessível para negócios de diversos segmentos e portes.

Como anunciar no Taboola em 4 passos

Agora que você já sabe o que é Taboola e qual é a sua lógica de trabalho, vamos para o segundo passo: aprender a usar a plataforma.

1. Criar a sua conta

O primeiro passo de como iniciar no Taboola não poderia ser outro senão esse. Para isso, você vai acessar a plataforma e inserir alguns dados básicos, como o seu nome e email. Se quiser, é possível também dizer qual é a sua empresa ou o seu website.

criar conta na Taboola

2. Selecione o conteúdo da campanha

Antes de publicar os seus primeiros Taboola ads, você precisa criar uma campanha.

Para isso, você terá que adicionar um nome para ela e escolher qual conteúdo que você criou deve ser promovido. Pode ser um post de blog, um e-book para download gratuito ou um vídeo do YouTube, por exemplo.

Cada campanha no Taboola pode promover até 10 tipos de conteúdo distintos.

seleção de conteúdo para campanha na Taboola

3. Segmente a sua campanha

Agora, você vai dizer como quer que os seus Taboola ads sejam exibidos e otimizados.

Primeiro, selecione o tipo da sua campanha, que pode variar entre geração de Leads, compras on-line, reconhecimento de marca, engajamento para seu site ou instalação de app.

Posteriormente, é a hora de definir para quais países o seu conteúdo deve ser exibido, em quais plataformas (tablets, celulares e computadores), o orçamento diário que você está disposto a gastar e quanto quer pagar por clique (é oferecido um valor recomendado).

Nesse momento, a plataforma já exibe uma previsão de alcance de público para os seus Taboola ads.

segmentação de campanha na Taboola

4. Preencha os dados de pagamento

É simples como fazer uma compra online: você vai adicionar os seus dados para faturamento, contato e os dados do cartão de crédito que será usado nas campanhas.

dados de pagamento na Taboola

De olho na performance: obtenha melhores resultados no Taboola ads

Passadas as informações básicas sobre como iniciar no Taboola, chegou a hora de aprender a extrair o máximo da plataforma para obter o melhor resultado possível. Vamos, então, a algumas dicas.

Acompanhe os resultados

A melhor forma de começar a criar estratégias para os seus Taboola ads performarem bem é acompanhar os resultados.

Para isso, na parte de “resumo da campanha”, na sua plataforma, é possível verificar como os seus investimentos estão se saindo por site, por campanha, por país, por dia da semana, entre outros dados úteis para aprimorar as suas estratégias de publicação.

resumo da campanha Taboola

Aposte na veiculação para nichos específicos no Taboola

Um fato é muito claro: oferecer um conteúdo feito sob medida para o usuário garante mais cliques e uma maior chance de conversão. Por isso, precisamos falar sobre gerenciamento de campanhas.

Nesse espaço da sua plataforma, você pode fazer algumas alterações básicas na campanha que acabou de criar, como estabelecer datas de início e fim ou alterar o seu gasto máximo, por exemplo.

Porém, uma dessas mudanças merece uma atenção especial: a construção de audiência. Nesse recurso, é possível segmentar a sua comunicação para que os Taboola ads cheguem apenas para quem vai engajar com o seu conteúdo. Para isso, você tem opções detalhadas o suficiente para escolher veículos que falem sobre basquete, por exemplo, ou sobre melhorias na casa.

Faça testes frequentes

Ao testar novas formas de entregar os seus conteúdos para a audiência, você consegue entender o que tem melhores resultados com o seu público-alvo.

Por isso, vale experimentar a promoção de diferentes formatos de conteúdo, assuntos diferentes nos seus Taboola ads, diferentes formas de construir os seus títulos e também as imagens que são exibidas na hora de anunciar o conteúdo.

O processo deve ser um ciclo: teste, confira os resultados, absorva os insights e repita o que deu certo, alterando o que não performou tão bem.

Teste usar a ferramenta de Smart Bid

Para decidir quando mostrar o seu conteúdo para a audiência, os Taboola ads leva em consideração dois critérios. O primeiro é o Click-Through Rate (a nossa famosa taxa de clique o CTR) e o segundo é o Cost Per Click (o nosso CPC).

A taxa de clique mostra quão atraente está o seu conteúdo para a audiência. Logo, se ele está muito interessante e gerando muitos cliques, a ferramenta vai impulsionar para que ele apareça para ainda mais pessoas.

Já no caso do custo por clique, a questão é matemática: quanto mais você paga pelo clique, mais audiência você ganha. Afinal, na lógica de leilão promovida pelas plataformas de anúncios publicitários online, quem paga mais se torna mais competitivo e precisa ser desbancado pela concorrência.

Para te ajudar a descobrir os valores ideais para alcançar mais público, gastando o mínimo possível, a própria plataforma oferece o Smart Bid. Essa ferramenta analisa as conversões que acontecem na plataforma e como elas costumam performar para dizer qual é o valor correto para investir no seu CPC.

Afinal, se vamos pagar para fazer publicidade, que seja de uma maneira que traga um bom ROI, não é mesmo?

Pronto, agora você sabe tudo o que precisa sobre como iniciar no Taboola e está pronto para criar as suas primeiras campanhas. Capriche no conteúdo a ser consumido, crie um título vendedor e boas conversões!

Para saber mais sobre Native Ads, não deixe de baixar o eBook gratuito Native Ads: O que são e por onde começar

Native Ads: O que são e por onde começar

Descubra o que é Publicidade Nativa e por que ela é eficaz para alcançar sua audiência

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Deixe seu comentário

Comentários