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O que as técnicas de xadrez podem ensinar para sua empresa sobre estratégias de Marketing Digital?

Assim como no xadrez, cada peça de sua tática na internet é importante para levá-lo ao sucesso

Compreender que as estratégias de Marketing Digital possuem uma grande relação com as técnicas de xadrez pode ajudar — e muito — sua empresa a alavancar vendas, obtendo sucesso em suas táticas digitais.

Sabemos que iniciar uma partida de xadrez ou tentar executar ações de Marketing Digital sem antes traçar uma boa tática pode levar à derrota da sua empresa diante da concorrência. E a tendência é que essa atitude resulte num fracasso, até mesmo contra adversários que possuem planos poucos elaborados. Concorda?

Da mesma forma, uma estratégia bem pensada e acompanhada de movimentos previamente calculados tem tudo para vencer qualquer adversário. E, quando falamos sobre planos de Marketing Digital, eles possuem um grande potencial de engajar o público e deixar para trás os seus concorrentes.

Todas as boas estratégias de xadrez e de Marketing Digital devem ser pensadas a médio ou longo prazo, mas a movimentação de cada peça no curto prazo é o que proporciona a execução de todo o planejamento. Todas as suas ações precisam estar interligadas para que sua empresa alcance os resultados desejados.

Veremos neste artigo o que as técnicas de xadrez podem ensiná-lo sobre as estratégias de Marketing Digital. Confira!

Mas afinal, o que o xadrez tem a ver com o Marketing Digital?

técnicas de xadrez e marketing digital

Informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode estar contra você (Sun Tzu).

No livro A arte da guerra, de Sun Tzu, existem diversos trechos que ressaltam a sinergia entre o plano e a batalha.

Em uma partida de xadrez, você não pode ficar pensando apenas na sua estratégia sem prestar atenção nos movimentos do seu adversário. São as informações sobre ele que dão condições de executar melhor a sua tática e obter a vitória no mercado.

Com as estratégias digitais não é diferente. Você precisa se munir de informações a respeito dos seus clientes se quiser agir da melhor maneira. Se você não se adequar às expectativas dos seus clientes dificilmente terá bons resultados.

Todo enxadrista deve mover suas peças pensando quais serão as jogadas a seguir, certo? No Marketing Digital é a mesma ideia, pois a todo momento você precisa decidir se deve investir mais no Google AdWords ou na geração de conteúdos, por exemplo. O seu movimento deve ser previamente estudado e analisado para que a sua empresa atinja a melhor performance.

No xadrez a conquista pelo centro do tabuleiro é fundamental para alcançar a vitória. Já no Marketing Digital, o centro do tabuleiro pode ser representado pela presença dos conteúdos da sua empresa na primeira página do Google o que torna todas as suas ações mais eficazes. Ao dominar o centro desse tabuleiro, os resultados positivos ficam cada vez mais próximos.

Uma das grandes falhas das empresas que investem em Marketing Digital é a de não possuir um plano bem definido e alinhado com todos os movimentos a serem realizados. Sem uma conformidade em suas ações, é muito difícil entender o potencial de cada peça disponível, tornando todos os seus movimentos e ações no mercado aleatórios e ineficientes.

Como aplicar as táticas do xadrez nas suas estratégias de Marketing Digital?técnicas de xadrez e marketing digital

A Resulttado desenvolve ações de Marketing Digital e vendas totalmente estratégicas e que têm bastante semelhança com as técnicas do xadrez.

De acordo com Fábio Maciel, CEO da Agência Resulttado, dentro do xadrez cada peça possui uma movimentação própria e tem a sua importância dentro do jogo. Os peões fazem a linha de frente e ajudam a proteger as outras peças.

Os bispos, torres e cavalos possuem movimentos únicos que são essenciais na sua estratégia, enquanto a rainha concentra uma grande força. Por fim, o rei possui movimentos limitados, mas pode ser considerado a peça mais importante do jogo.

No Marketing Digital não é muito diferente. Cada peça do seu plano é importante para levá-lo ao sucesso. É possível, inclusive, fazer uma breve analogia entre as peças do xadrez e suas ações na internet. Entenda melhor:

Rei, o Inbound Marketing

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O Inbound Marketing é simplesmente o rei do Marketing Digital. Sem ele, nenhuma outra peça do tabuleiro pode ajudar, pois o jogo já está perdido. A substituição das propagandas intrusivas pelas ações que buscam criar um relacionamento com o cliente e educá-lo é o primeiro passo para tornar eficientes as suas estratégias.

No Inbound Marketing são os clientes que vão em busca da sua empresa, ao contrário do que acontece no Outbound Marketing. Sem essa mentalidade de entregar valor ao público, nenhuma das outras ações será eficiente.

Rainha, o Marketing de Conteúdo

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A rainha representa a peça mais versátil e importante para alcançar a vitória em uma partida de xadrez. Da mesma forma, o Marketing de Conteúdo é essencial para somar força em suas estratégias digitais.

É a partir da criação de conteúdos relevantes para o seu público que sua empresa conquistará audiência e autoridade no mercado. Ou seja, as jogadas mais ousadas e inteligentes que você pode fazer passam pela boa utilização do Marketing de Conteúdo, gerando oportunidades reais para a sua empresa.

Torres, o SEO

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As torres podem não ser tão versáteis quanto a rainha, mas também são muito importantes dentro de uma partida de xadrez. Ao longo da sua estratégia de Marketing Digital, o SEO deve estar alinhado ao centro — como as torres no xadrez. Essa é a melhor solução para aumentar a potência do seu plano.

O ranqueamento digital pode ser considerado uma verdadeira batalha. Para vencê-la, você pode aumentar drasticamente a visibilidade da sua marca ao otimizar as palavras-chave do seu website e do seu blog. Quanto mais pessoas tiverem contato com a sua empresa, mais interessados no seu produto ou serviço aparecerão.

Bispos, as mídias sociais

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Assim como os bispos no xadrez, os canais de mídias sociais devem ser personalizados — afinal, o bispo preto só anda na casa preta e o bispo branco só anda na casa branca — e podem fazer a sua estratégia de Marketing Digital ir mais longe.

De acordo com o desenvolvimento do jogo, os bispos podem assumir o papel principal na sua tática de jogo. Isso poderia ser encarado como uma publicação feita nas mídias sociais que viralizou e alcançou um público ainda maior do que o esperado.

Cavalos, as análises de performance

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Uma boa análise de performance permite ultrapassar os seus adversários e alcançar espaços de forma mais rápida — assim como um cavalo pode pular as outras peças e chegar a locais de difícil alcance em um jogo de xadrez.

Essas análises de performance são muito importantes para as suas estratégias de Marketing Digital, pois geram inteligência de informação. Somente dessa forma você pode corrigir falhas, melhorar as ações e atingir resultados cada vez melhores diante da sua concorrência.

Peões, as palavras-chave

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Os peões são as peças presentes em maior quantidade em uma partida de xadrez e possuem grande importância para a sua vitória — mesmo possuindo movimentos bem limitados. Por menor que seja a sua força individual, em conjunto fazem toda a diferença.

Da mesma forma, as palavras-chave podem ser o grande diferencial para alcançar bons resultados. Isso acontece quando são escolhidas de forma estratégica e calculando o seu volume de pesquisa, CPC, dificuldade para ranquear e oportunidade. Sem a sua presença no tabuleiro, todo seu jogo se torna mais complicado.

Por que sua empresa deve investir de forma planejada no Marketing Digital?

Uma batalha perdida e um mês de vendas desperdiçado nunca voltam atrás, não é mesmo? É por isso que pensar estrategicamente possibilita tomar ações e medidas antes que seja tarde demais.

Um bom estrategista analisa todas as variáveis e situações possíveis em uma batalha. Assim, faz com que cada tática planejada esteja de acordo com uma tática maior.

O objetivo de um jogador de xadrez é vencer a partida, certo? Mas, para que isso se torne realidade, adotar uma estratégia eficiente e antecipar todas as jogadas do seu adversário é fundamental para vencer uma disputa ou superar sua concorrência.

Ao investir em Marketing Digital, a sua empresa deve pensar em todas as ações possíveis.

Quais canais de aquisição são os de melhor performance para sua empresa?

Qual é o objetivo do seu Marketing de Conteúdo?

Em quais mídias pagas sua empresa deve investir?

Tomar todas essas decisões aleatoriamente e torcer por um bom resultado geralmente resulta em derrota.

Ou seja, a verdade é bem simples: investir estrategicamente no Marketing Digital produz melhores resultados.

Growth hacking e as técnicas avançadas do xadrez

Não existe uma fórmula mágica para vencer uma partida de xadrez. Porém, existe uma ótima forma de aumentar suas chances de sair vitorioso: analisar constantemente as suas estratégias e adaptá-las de acordo com as ações tomadas pelo seu oponente.

Mais uma vez podemos traçar um paralelo. A melhor forma de ser bem-sucedido em ações online é adaptando suas estratégias de Marketing Digital conforme as alterações do mercado.

Se pararmos para analisar as partidas dos grandes mestres do xadrez, perceberemos que eles possuem uma grande capacidade de previsibilidade — que, em alguns casos, permite antecipar em média 26 jogadas do seu adversário.

Porém, mais do que isso, os enxadristas campeões estão preparados para mudar as suas táticas dependendo das oportunidades que surgem ao longo de uma partida.

Dentro do Marketing Digital, existem técnicas que devem ser estudadas e oportunidades que podem ser encontradas para que sua empresa consiga atingir melhores resultados. O growth hacking é justamente a capacidade de reavaliar e experimentar novas e melhores maneiras de executar determinadas ações dentro da sua organização.

Existem jogadas de xadrez que permitem explorar oportunidades surgidas no decorrer de uma partida, como o roque, a defesa escandinava e a saída gambit. Todas essas técnicas permitem que você fique à frente do seu adversário e aproveite da melhor forma as situações que são percebidas.

Se nenhuma outra empresa do segmento em que você atua costuma realizar promoções de compartilhamento no Facebook (as promoshares), essa pode ser uma estratégia adotada para engajar melhor o seu público-alvo. Por outro lado, quando existem centenas de concorrentes utilizando esse artifício, você é apenas mais um na multidão e suas ações são menos chamativas e eficientes.

Outra grande lição de Sun Tzu diz que “a habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade”. Ou seja, você não deve insistir em ações que não estão sendo efetivas — é preciso adaptar as suas estratégias de Marketing Digital para atingir os seus clientes de forma certeira.

Alcance ótimos resultados com suas estratégias de Marketing Digital!

Todas as estratégias devem ser planejadas e arquitetadas, preparando sua empresa para, de fato, vencer uma batalha contra a concorrência. Além disso, em cada batalha vencida você tem a chance de aprender e aprimorar ainda mais os seus movimentos para a próxima partida.

Para finalizar, gostaríamos de recorrer a mais um ensinamento do livro “A arte da guerra”: a água não tem forma constante. Na guerra também não há condições constantes. Por isso, é divino aquele que obtém uma vitória alterando as suas táticas em conformidade com a situação do inimigo.

O sucesso do Marketing Digital do seu negócio está ao seu alcance, basta que você consiga executar e planejar estrategicamente os seus movimentos no mercado e aprimorar cada vez mais as técnicas desenvolvidas por sua empresa.



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Gostou do artigo?

Ele foi produzido pela agência Resulttado, uma das mais estratégicas agência de Marketing Digital e vendas do mercado, que utiliza técnicas de inteligência de guerrilha para tornar a sua empresa uma verdadeira máquina de vendas.

Esperamos que o artigo tenha sido útil para sua organização e que possa ser aplicado com eficiência em seu planejamento de Marketing Digital, garantindo uma melhor performance online para a sua empresa.

Ficamos felizes em dividir nossa experiência com você!

Até a próxima!

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