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Email Marketing: por que usar um template HTML em vez de uma imagem

Você já viu um email com uma ou mais imagens quebradas, certo? Saiba como evitar que isso aconteça nas campanhas de Email Marketing de sua empresa

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O Email Marketing é um dos recursos de Marketing Digital mais utilizados por empresas, seja para fazer promoção de um evento ou produto, enviar uma newsletter, divulgar novos materiais educativos, dentre outros objetivos.

Muitas dessas empresas, porém, falham na hora de montá-lo: em vez de utilizarem um template de email em formato HTML, transformam todo o conteúdo em uma imagem, muitas vezes exportada diretamente do Photoshop ou de outro programa de edição de imagens.

O problema é que essa prática tem um impacto bastante negativo no resultado final da campanha de email.

Neste post, você descobrirá por que sua empresa deve evitá-la e receberá dicas de como montar um Email Marketing.

Por que não transformar todo o email em uma imagem?

A resposta para essa pergunta é simples: boa parte da sua lista não irá sequer vê-la.

A maioria dos principais serviços de email, como Hotmail, Yahoo! e Gmail, além do próprio Outlook, possuem um bloqueio padrão de segurança para exibição de qualquer formato de imagem que esteja em um email.

Um exemplo prático é essa mensagem promocional da Avianca. Como é constituída só de uma imagem e a exibição não vem autorizada por padrão, não é possível ver o conteúdo:

Neste caso, além de haver somente imagens, apenas a primeira delas está com alt tag, que são palavras ou frases que servem de alternativa, exibidas quando uma imagem não aparece. No exemplo, a alt tag da primeira imagem é somente “Avianca”.

Com o nosso dia a dia cada vez mais abundante de informações, é raro que os usuários tenham disponibilidade de tempo e interesse a ponto de autorizarem a exibição para só então descobrirem do que o email trata e verem se vale a pena clicar.

Isso não funciona bem. É preciso que o email mostre a que veio logo de cara. Ao usar apenas imagem, muitos destinatários irão ignorar o email, deletá-lo ou marcá-lo como spam.

Qual é, então, a melhor prática para a montagem do Email Marketing?

A melhor forma de se certificar de que a mensagem do email será transmitida ao destinatário, mesmo que ele não autorize a exibição das imagens, é utilizar um template de email em HTML com uma boa distribuição de textos e imagens com alt tags.

Algumas dicas na hora de montar o email:

  • Faça o email em formato HTML e divida o conteúdo entre texto e imagens;
  • A proporção ideal é de 40% de imagens e 60% texto. Dessa forma, suas taxas de entrega serão melhores e a leitura ficará mais fácil (seu email fica mais leve e bem estruturado).
  • Cada imagem deve pesar no máximo 100kB e você pode inserir até 470kB em imagens no seu layout: provedores não aceitam imagens acima de 100kB. Caso você envie um email com imagens acima desse peso, elas não somente não serão abertas como irão prejudicar a entrega dos seus emails. Muito cuidado.
  • Use alt tags nas imagens, sempre colocando um texto que a descreva. É possível, inclusive, utilizar esse espaço paraa área se encorajar a exibição da imagem, escrevendo na alt tag, por exemplo, “eBook Introdução ao Email Marketing – Clique em ‘Autorizar imagens’ para visualizar.”
  • Coloque links também nas imagens, pois, mesmo que elas não sejam exibidas, as áreas serão clicáveis. Essa prática é bastante útil quando se usa alt tags;

A dica final e não menos importante é verificar se o serviço de Email Marketing que sua empresa utiliza possui templates prontos em HTML para envio de emails.

O RD Station, plataforma da Resultados Digitais, possui a funcionalidade de Email Marketing. Nela, há diversas opções de modelos de campanhas de email que você pode usar para sua empresa.

São modelos prontos e facilmente editáveis. Confira na imagem abaixo uma tela com algumas das dezenas de opções que você pode escolher para montar seus emails:

O RD Station tem um período de testes gratuito para você experimentar os templates de email marketing em HTML disponíveis em nossa plataforma.

Você vai poder experimentar templates para:

  • Promoção de conteúdo;
  • Newsletter;
  • Divulgação de material rico;
  • Email promocional;
  • Email transacional;
  • Email de ativação;
  • Divulgação de produtos;
  • Boas-vindas;
  • Ecommerce;
  • Black Friday;
  • Natal;
  • Dia das Mães;
  • Páscoa;
  • E outros modelos!

Teste agora em: rdstation.com.br.



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Post publicado originalmente em novembro de 2012, e revisado e atualizado em novembro de 2017.

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