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Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates

Em Email Marketing, o assunto é tão importante quanto o conteúdo. Saiba como criar assuntos de email que geram curiosidade e veja alguns exemplos práticos!

O assunto de email é o que instiga o contato a abrir o email, ele é muito importante, pois, além disso, corresponde a toda experiência seguinte do usuário. Ao criar um assunto de email, deve-se considerar diversos fatores como: interesse, relevância, reputação, urgência e emoção.


Antes de partir para os templates de assuntos de email disponibilizados aqui neste post, assista ao vídeo abaixo com algumas dicas valiosas sobre Email Marketing. Confira:

De que forma lidamos com caixas de entrada cada vez menos acessíveis e mais lotadas de informação? Como podemos lidar com pessoas com seu interesse cada vez mais valioso e raro? De que maneira criamos assuntos para emails que geram curiosidade?

Estes são questionamentos que fazemos todos os dias aqui na Resultados Digitais antes de disparar uma campanha de Email Marketing e que nos levaram à seguinte conclusão:

O assunto dos emails é tão importante quanto o conteúdo que nele está contido. Ele não gera somente aberturas, mas corresponde a toda experiência seguinte do usuário.

Essa conclusão nos dá a dimensão do que o assunto traz consigo ao criar um email. Por isso, realizamos diversos testes A/B para otimizar esse ponto.

Veja um teste que realizamos sobre como o assunto impacta em nossas campanhas de Email Marketing:

O segundo email gerou menos aberturas, porém mais cliques. Por quê? Fique com a gente para descobrir por que o assunto do email é tão importante!

Fatores influenciadores nos assuntos de email

Ao criar o assunto do seu email, deve-se levar em consideração diversos fatores. Neste tópico comentaremos:

  • Os mais importantes;
  • Como utilizá-los de forma correta;
  • Como entendê-los para criar emails mais relevantes.

Vamos lá?

1. Interesse = Benefícios + Curiosidade

Esse é o fator sobre o qual possuímos maior controle. Para gerar interesse, precisamos explicitar os benefícios e aguçar a curiosidade da pessoa ao ler aquele assunto.

Veja na prática:

  • No Email 1 do teste acima, deixamos explícito o conteúdo que está contido na mensagem. Portanto, deixamos de gerar curiosidade; assim, o leitor foi perdendo o interesse durante o caminho.
  • No Email 2, aguçamos a curiosidade do usuário de forma indireta. Logo, mantendo seu interesse durante a leitura.

2. Relevância

Esse fator tem bastante a ver com a abertura contínua e com o engajamento dos seus contatos com os emails. Sobre a experiência deles com seus emails. Ao abrir a mensagem, o assunto está entregando o conteúdo que promete? Há uma relação saudável entre assunto e o email?

Para abranger essas questões, é extremamente importante que o email atenda às expectativas geradas, do contrário trará frustração aos usuários.

3. Reputação = Relevância – Frustração

A reputação é um influenciador de longo prazo. Para construí-la de forma positiva, é necessário focar em aumentar sua relevância e diminuir a frustração.

Cuidado: não crie padrões de assuntos. Os padrões muitas vezes influenciam negativamente na reputação.

Por exemplo, no teste com o Email 1, usávamos há algum tempo assuntos parecidos – [Novo eBook] – e, por ser padronizado, deixamos de obter maior relevância.

4. Urgência

É importante, em alguns casos, usar esse fator para otimizar seus assuntos, principalmente em casos de promoções ou ações específicas.

Exemplos:

  • Últimas horas, RD Summit
  • Faltam 10 minutos: promoção com até 50% OFF

Reforçando: cuidado para manter sua relevância e reputação. Entregue sempre o que for proposto no assunto e não padronize.

5. Emoção

É provado cientificamente que emoções geram memórias mais lúcidas. E obviamente, queremos gerar emoções positivas aos nossos contatos, correto?

Se o seu email traz emoções positivas, seu usuário permanecerá com aquela oferta ou aquele conteúdo por mais tempo. Além disso, o processo de aprendizado dele se torna mais leve.

Comece induzindo essa experiência através do título. Exemplos:

  1. ✉ Surpresa!
  2. Dia das Mães ♥

-> Extra: assista ao vídeo com um especialista em Email Marketing e descubra nossas estratégias para gerar mais cliques e conversões. 👀

https://www.youtube.com/watch?v=H9IPI5jOqHM

10 dicas para criação de assuntos de email

Dadas as principais influências, podemos agora produzir assuntos com assertividade. Sabendo, através das seguintes dicas, porque elas melhoram a performance e como usá-las no contexto correto para captar a atenção do usuário.

1. Personalização

De longe, a melhor dica é: personalize seu assunto de email! A personalização traz consigo:

  • Interesse;
  • Relevância;
  • Reputação;
  • Emoções Positivas.

Ou seja: quase todos os fatores de um bom assunto de email!

Vamos observar um exemplo:

Tenho uma loja virtual para animais de estimação. Possuo, na minha base de emails, as seguintes personas:

  • Donos de cachorros
  • Donos de gatos

Através da segmentação, para cada uma posso usar um assunto diferente:

  • Seu dogão vai adorar!
  • Que gato mimoso…

A performance e o engajamento de ambos aumentaria significativamente caso enviássemos um mesmo assunto para todos, por exemplo:

  • Produtos para o seu pet!

2. Texto de apoio (preheader)

O preheader é a primeira frase à direita do assunto do email. Você tem a possibilidade de incluí-lo em alguns provedores de email – como no Gmail, por exemplo.

O teste abaixo que realizamos na Resultados Digitais demonstra o impacto que possui o preheader, tanto em taxas de abertura quanto de cliques:

Teste A:

Teste B:

Resultado:

Por gerar uma contextualização melhor com o preheader, o teste B foi o vencedor.

Como inserir o preheader no meu email?

  • Quando seu email for texto puro, os provedores lerão as primeiras palavras contidas no conteúdo do email.
  • Se o seu email for em HTML, logo após a tag <body> insira esse código:

<div style=”overflow:hidden; display:none; max-width:0px; font-size:1px; line-height:1px; max-height:0px; opacity:0; mso-hide: all;”>Escreva aqui o seu texto de preheader.</div>

3. O mais curto possível

Assuntos longos geralmente são cortados em visualizações mobile e, além disso, não se destacam entre a imensidão de emails na caixa de entrada do cliente. Logo, mantenha o título o mais curto possível. O ideal, por pesquisas, é entre 20 e 41 caracteres.

4. Números ou percentuais

Numerais escritos por extenso trazem consigo o raciocínio lógico – o que, consequentemente, exige maior atenção. Portanto, ao usar algarismos ou percentuais, você estará induzindo a atenção focada do usuário. Use essa dica quando puder contextualizar com o seu título.

Exemplos:

  • Toda loja com até 45% OFF
  • 15 looks arrasadores!
  • 3 formas práticas de captar Leads

5. Perguntas

Perguntas instigam, e, tal como os números, exigem atenção focada. Ao vermos um ponto de interrogação, somos instigados a resolver aquele problema.

Exemplos:

  • Conhece esse look?
  • Como gerar mais Leads?

Cuidado: não responda a pergunta realizada logo no início do email. Isso gera repulsa por ações comerciais e acaba prejudicando alguns fatores, como relevância e reputação. Deixe que o leitor descubra por si só as respostas. A experiência será muito melhor.

Exemplo do que não fazer:

Assunto: Você sabe vender imóveis?

Conteúdo do Email: Não? Trouxemos as melhores dicas!

6. Emojis 😄

Os emojis acabam trazendo uma relação emocional e visual ao título do email, que casa bastante com os fatores de abertura. É importante não manter como padrão o envio de emojis, pois a ação poderá perder relevância se feita com continuidade. Use com contexto e moderação.

7. Palavras-chave do seu negócio

Inclua no título palavras que casam com o seu segmento de atuação.

Vamos pegar o caso de um ecommerce fitness, por exemplo. Use: perder gordura, dieta, fitness, musculação, suplementos, etc.

Isso criará sempre um contexto para o usuário e acabará mantendo bons padrões de relevância, além de sempre reforçar o interesse em seus produtos/serviços.

8. Evite palavras extremamente comerciais ou que são marcadas como spam

Um dos tipos de filtros antispam procura semelhanças entre os seus emails e aqueles que são marcados como spam.

Por isso, procure evitar palavras que são muitos usadas por spam, como:

  • Viagra;
  • Webcam.

O mesmo vale para palavras muito comerciais: grátis, promoção, clique, abra, de graça, crédito, oferta, compre, veja, confira, dentre outros.

Estas palavras são muito usadas nos emails e, com elas, as chances de frustração são altas!

9. Use a mesma linha de assunto

Essa parece ser uma tática não convencional, mas funciona em casos específicos quando os Leads já conhecem bem a sua marca e confiam em você.

O uso de linhas de assunto de email que sejam iguais para identificar um tipo de ação – como emails transacionais e notas fiscais – facilita para os leitores identificarem qual é a proposta do email.

Esse tipo de email funciona bem também com uma periodicidade predeterminada, seja uma newsletter diária, semanal ou mensal para toda a base.

10. Teste, teste, teste

Crie diversos assuntos diferentes, envie para si mesmo e avalie como fica cada mensagem na caixa de entrada. Use formas alternativas de escrever e envie para a lista, verificando qual tem a melhor taxa de abertura. É essencial continuar sempre se aprimorando!

Recapitulando

Garanta sempre uma identidade para seus assuntos, evite ao máximo padrões e mantenha-os relevantes. O importante é ter um processo criativo na hora de produzir seus assuntos.

Eles devem encantar os clientes e trazer uma prévia da experiência que terão ao abrir aquele email. Lembre-se: você está sempre se comunicando com pessoas!

Bônus: 30 Templates de Assuntos que Convertem

Além do manual sobre como criar títulos para email, trouxemos diversos templates prontos para que, caso esteja com pouca criatividade, você obtenha, de forma prática, assuntos que respeitem as boas ´maneiras comentadas nesse post.

É importante que você entenda a forma com que foram compostos através dos elementos apresentados no texto. Isso poderá gerar diversos insights para seus próximos assuntos.

Promoção de Evento

Quando usar? Em lançamentos ou eventos propostos pela sua empresa.

  • Fórmula: Começou! [Evento/Ano]
  • Exemplo: Começou! Summit 2016

Promoção de Produto

Quando usar? Ao oferecer descontos especiais em produtos, coleções ou serviços, por exemplo.

  • Fórmula: [Promoção] com até [Número]% OFF
  • Exemplo: Coleção de Outono com até 45% OFF

Lançamento

Quando usar? Quando for lançar produtos novos.

  • Fórmula: [Novo [Produto]] [Título]
  • Exemplo: [Lançamento] Nova funcionalidade no RD Station!

Último aviso

Quando usar? Quando houver necessidade de criação de urgência para determinada ação. Pode ser usado em diversos segmentos.

  • Fórmula: Último aviso: [Título] acaba em [Número] horas
  • Exemplo: Último aviso: Reservas para Hotel em Florianópolis acabam em 2 horas

Aniversário

Quando usar? Em casos de ações para clientes de aniversário. Essas campanhas inclusive possuem uma performance muito acima da média.

  • Fórmula: Feliz Aniversário, [Nome]
  • Exemplo: Feliz Aniversário, Maria!

Lista

Quando usar? Quando houver um certo número de tópicos/benefícios contidos no seu email.

  • Fórmula: As [Número] [Qualificação] maneiras de [Benefício]
  • Exemplo: As 15 melhores maneiras de escrever assuntos impactantes

Boas-vindas!

Quando usar? No seu primeiro email de contato com seu cliente.

  • Fórmula: Bem-vindo à [Empresa]!
  • Exemplo: Bem-vindo à Resultados Digitais!

Até ler isso

Quando usar? Quando quiser anunciar algum conteúdo rico por email.

  • Fórmula: Não [Ação + Produto] até ler isso
  • Exemplo: Não escreva títulos de email até ler isso…

Estudo de Caso

Quando usar? Quando o conteúdo do email trouxer o próprio caso explicado.

  • Fórmula: [Estudo de caso] [Resultado]
  • Exemplo: Como a Resultados Digitais aumentou sua receita em 300%

Como Fazer?

Quando usar? Esse assunto é bom para gerar curiosidade aos usuários. Deve se tomar cuidado com a relevância da pergunta e como respondê-la através do conteúdo do email.

  • Fórmula: Como [Chegar ao Resultado]?
  • Exemplo: Como escrever melhores assuntos?

Matador

Quando usar? Quando houver um conteúdo impactante.

  • Fórmula: Como [Ação] [Matador]
  • Exemplo: Como criar assuntos matadores

E se?

Quando usar? Esse template é útil em casos nos quais o email traz a solução para a hipótese.

  • Fórmula: E se [Solução]?
  • Exemplo: E se seus assuntos melhorassem em 10%?

Bom vs. Mau

Quando usar? Quando os assuntos forem polêmicos e essa comparação gerar curiosidade ou interesse.

  • Fórmula: [Título] vs [Título]
  • Exemplo: Bons Hotéis x Maus Hotéis

Erros

Quando usar? Esse assunto tem boa performance quando o conteúdo do email contém os erros explicados.

  • Fórmula: [Número] erros [Assunto] que está cometendo
  • Exemplo: 10 erros ao vender que está cometendo

Evitar

Quando usar? Tal qual o template acima, esse assunto tem bom desempenho quando o conteúdo do email trouxer os erros que o leitor pode estar cometendo.

  • Fórmula: Evite [Número] [Erros/Tragédias] [Tópico]
  • Exemplo: Evite estas 10 maneiras de escrever assuntos

Autoridade no Assunto

Quando usar? Em casos de palavras-chave que sua empresa domina, pode ser desde um produto até um conteúdo rico.

  • Fórmula: [Segredo] [Autoridade] [Tópico]
  • Exemplo: Os segredos da Loja Pets ao cuidar de animais

Aprendizado

Quando usar? Quando o conteúdo do email trouxer algum case que você realmente viveu. Algum resultado positivo que seu produto/serviço trouxe.

  • Fórmula: O que aprendi após [Resultado]
  • Exemplo: O que aprendemos após vender 700 suplementos

Resultados

Quando usar? Esse template segue a mesma linha do anterior, porém, em vez de falarmos sobre o aprendizado, trazemos os resultados obtidos.

  • Fórmula: Como [Resultado] em [Tempo]
  • Exemplo: Como crescemos 70% nossas vendas em 3 meses

Imaginação

Quando usar? Seguindo a linha dos assuntos anteriores, use esse template quando tiver um case de sucesso para exemplificar, porém instigando a imaginação no cliente.

  • Fórmula: Imagine [Resultado]
  • Exemplo: Imagine crescer em 70% sua taxa de vendas

Prova

Quando usar? Pode-se usar quando a informação trazida for relacionada ao assunto e realmente provar.

  • Fórmula: A prova de que [Produto] funciona
  • Exemplo: A prova que correr funciona

Pergunta

Quando usar? Quando o conteúdo que você trouxer responde a pergunta de forma indireta.

Observação: Nunca responda a pergunta diretamente no email.

  • Fórmula: [Pergunta]
  • Exemplo: Já pensou em seu próximo happy hour?
  • Exemplo do que não fazer no conteúdo do email: Não pensou? Nós temos a solução para você!

Formas pouco conhecidas

Quando usar? Alinhe esse assunto com o conteúdo do seu email, ele deverá trazer exatamente isso.

  • Fórmula: [Número] formas pouco conhecidas de [Ação]
  • Exemplo: 10 formas pouco conhecidas de aumentar a taxa de abertura

Hacks

Quando usar? A palavra hack não é muito conhecida, mas gera curiosidade. Ao inserir uma lista, aumenta ainda mais. Tal qual o template anterior, é importante que se traga o conteúdo no email.

  • Fórmula: [Número] hacks para [Resultado]
  • Exemplo: 15 hacks para escrever melhores assuntos

Amor

Quando usar? Em casos especiais, quando há ofertas, descontos ou ações. Esse template performa bem em ecommerce.

  • Fórmula: Você vai ♥ essa(s) [Promoção ou Ação]!
  • Exemplo: Você vai ♥ essas ofertas!

Verdade

Quando usar? Ao criar emails linkando a posts ou conteúdos é válido usar esse template.

  • Fórmula: A verdade sobre [Tópico]
  • Exemplo: A verdade sobre assuntos de email

A Arte

Quando usar? É bem válido o uso desse template em emails linkando a materiais sobre o assunto ou contendo o próprio conteúdo.

  • Fórmula: A arte de [Tópico]
  • Exemplo: A arte de vender imóveis

Surpresa!

Quando usar? Em ações específicas e importantes, quando há certeza de que o conteúdo do email impactará o cliente.

  • Fórmula/Exemplo: ✉ Surpresa!

O Melhor

Quando usar? Mesmo caso do template anterior. Use quando há certeza de que existe um diferencial no email.

  • Fórmula: O melhor [Tópico/Marca]!
  • Exemplo: O melhor da semana!

Crescimento

Quando usar? Ainda na linha de cases, use quando seu conteúdo trouxer a solução/resposta para o assunto.

  • Fórmula: De [Ruim] para [Bom]
  • Exemplo: De 10% para 20% em taxa de abertura

A Guerra

Quando usar? Esse template casa muito bem com títulos de blogs.

  • Fórmula: A guerra contra [Inimigo]
  • Exemplo: A guerra contra o mau vendedor

Confira 32 modelos de Email Marketing e saiba quando e por que usar cada um ;)

Tudo o que você precisa saber antes de apertar “enviar” em uma campanha de Email Marketing! 🤩

Como falamos, um bom assunto é tão importante quanto um conteúdo. Mas sozinho ele não funciona. É preciso que o conteúdo seja relevante e segmentado para sua persona!  E há muitas técnicas de Email Marketing que podem ser trabalhadas para garantir o sucesso de suas campanhas.

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Post originalmente publicado em julho de 2016 e atualizado em novembro de 2019

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Comentários

12 comentários

  1. Roberto Ultramari Alberti

    É possivel colocar o preheader no RD Station?

    1. Flaubi Farias

      Oi, Roberto! Sim, há essa opção no RD Station Marketing :)

  2. adquirempreender.com

    Essas estratégias de email marketing estão top! Irei aplicar com certeza.

  3. Vitor Carvalho

    Um template mais incrível que o outro, quero muito usar em minhas campanhas da imobipress.

  4. Tratto Milano

    usar “aspas” no título prejudica a abertura? ou aumenta as chances de cair no spam?

    1. Renan Zukovski Fernandes

      Não há uma regra definida, mas recomendo não utilizar :)

  5. Hugo

    Onde conseguir material royalty free para criar Infographics . diz ai Gustavo Woltmann

  6. Michael Falcão

    Artigo esclarecedor, são pontos que precisam estar muitos bem amarrados para aumentar as aberturas dos e-mails!

  7. Olavo Zapata

    Muito bom Renan, parabéns!

  8. Paula

    Boa tarde,

    Excelente artigo sobre o email marketing. Apesar de todas as estratégias que podemos aplicar, sem dúvida que o email continua a ser mais poderosa.

    Muitas marcas ainda não perceberam o potencial ou, se perceberam, não sabem como criar email criativos, que levem as pessoas a abrir e a querer saber mais.

    Obrigada pela partilha de informação!