Como usar templates e recursos visuais para gerar Leads e ampliar conversões no Instagram

Trabalhar com templates de Instagram pode ser um diferencial para chamar a atenção dos usuários, que é disputada por milhares de empresas no aplicativo

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Venngage4 de março de 2021
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Todos os dias cerca 60 milhões de imagens são postadas do Instagram, gerando mais de 1,6 bilhão de curtidas dos mais de 1 bilhão de usuários. Dentre eles, mais de 25 milhões são perfis comerciais, já que o Instagram se tornou uma ótima opção para marketing, especialmente na parte de descoberta do funil de vendas. Segundo o Facebook, dono do aplicativo, 83% dos usuários do conhecem novos produtos e serviços na plataforma. 

Assim, para competir com tanto conteúdo gerado diariamente, atingir a sua parcela do público e gerar mais Leads e conversões, o seu perfil precisa ser constantemente alimentado com material relevante, envolvente e fácil de entender. Bons templates certamente ajudam quem trabalha com o Instagram, e vamos falar sobre isso neste post.

Contudo, como saber qual é o conteúdo certo para o seu perfil, qual vai engajar mais o seu público e conquistar novos seguidores? Textos em redes sociais tendem a ser curtos, pois o leitor desliza a tela rapidamente e só vai clicar na opção ler mais se algo atrair muito a sua atenção e curiosidade.

Especialmente no Insta, a imagem é o principal elemento do seu conteúdo, e sem recursos visuais interessantes nada do que você fizer vai dar bons resultados. Por isso, continue lendo o post para saber como usar melhor os templates e recursos visuais no Instagram.

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Aproveitando os recursos visuais para gerar engajamento no Instagram

A missão é criar conteúdos originais, atraentes e claros, e a melhor forma de comunicar muitas informações em apenas uma imagem são os templates para Instagram. Veja o exemplo abaixo: 

template instagram engajamento

Essa sequência de imagens, criada para cinco posts, dá dicas sobre como lidar com uma crise de estresse. Elas podem ser usadas em um carrossel de imagens ou em cinco Stories do Instagram. Aqui, o design faz com que as informações sejam facilmente entendidas e agradáveis de serem vistas.

Um bom visual salta aos olhos e se destaca entre as fotografias do feed, e você não deve contar com bancos de imagens tradicionais e seu acervo de fotos padronizadas. Essas imagens têm seu espaço e sua utilidade em certas ocasiões, mas se você quer construir uma estratégia que impulsione o seu engajamento no Instagram e, em última instância, as suas conversões, você precisa de conteúdos visuais personalizados especialmente para isso.

Objetivo: fazer as pessoas pararem de rolar a tela

Lembre-se que a maioria das pessoas acessa o Instagram através de um smartphone. Dessa forma, elas simplesmente percorrem o feed, param a tela por um instante em algo que chame a atenção e continuam a rolar o feed. 

Por isso, o seu objetivo é fazer com que parem na sua mensagem por tempo suficiente para entendê-la e interagir, mas esse tempo não pode ser longo nem exigir muito esforço. Os infográficos feitos para Instagram, portanto, devem ser simples, claros e diretos. 

Ao contrário de conteúdos visuais criados para blogs ou mesmo para o Facebook, no Instagram os gráficos com uma mensagem ou frase específica vão trazer melhores resultados do que os que contém muita informação. A não ser que ela seja adequadamente condensada e muito bem selecionada. 

Usar gráficos no feed é um ótimo teaser para atrair o seu público e deixá-lo curioso o bastante para clicar em um link, seja para uma postagem no seu blog ou para uma Landing Page.

>> Leia mais: Enquetes do Instagram: o que são, como fazer e exemplos para gerar mais engajamento

Mapas mentais e fluxogramas para Instagram

Outros recursos visuais, como mapas mentais e fluxogramas também atraem curiosidade de quem visualiza uma imagem com várias informações, e tendem a engajar mais do que uma fotografia seguida de um texto explicativo poderia fazer. Eles são úteis para transmitir um volume maior de informações, planos de negócio, estratégias e descrições, como este modelo de mapa mental abaixo:

template mapa mental para instagram

Se você quer criar um post para divulgar uma oferta especial, mudanças de horário ou um novo produto, seja direto e use poucos elementos na sua imagem. Se a ideia é educar o público, os mapas mentais e infográficos são ótimos para isso também, organizando um volume maior de informações de forma clara. 

Nesse caso lembre-se de:

  • Deixar espaço entre as informações para uma leitura mais agradável e visual limpo;
  • Usar uma cor dominante;
  • Optar mais pelo azul do que pelo vermelho;
  • Experimentar cores fortes e contrastantes;
  • Manter a sobriedade visual e a organização das informações;
  • Fazer de maneira divertida;
  • Selecionar as informações mais relevantes e organizá-las levando em conta o design do seu infográfico;
  • Conheça o seu público e pense na sua persona. Lembre das preferências dela, da personalidade, se é extrovertida, formal, na idade - e direcione a estética dos seus gráficos tendo isso em mente.

Ferramentas e recursos para templates de Instagram

Até pouco tempo atrás, se você quisesse uma imagem original, teria que contratar um designer ou ser um. Assim, praticamente apenas empresas com uma boa estrutura de marketing podiam contar com esse recurso.

Hoje, temos ferramentas online que fazem todo o trabalho visual pesado por nós. Só precisamos planejar o que queremos comunicar, organizar as informações e escolher entre as incontáveis opções de templates totalmente personalizáveis.

O Instagram também evoluiu. Tendo surgido como uma rede criada exclusivamente para postar imagens no feed, tornou-se uma plataforma com recursos variados que foram sendo incorporados ao longo do tempo. Então, ao invés de postar conteúdo apenas no feed, você pode diversificar usando fotos e vídeos em carrossel de imagens, IGTV, Reels, as lives e, não menos importante, os Stories. 

Carrosséis e fotografias

Cada ferramenta tem suas características específicas. O conteúdo criado para Instagram Stories, por exemplo, tende a ser mais informal e aberto a experiências do que o criado para o feed. Os carrosséis estatisticamente geram maior engajamento, mas eles permitem apenas fotos quadradas, enquanto que o feed permite imagens no formato original e quadradas. 

Caso você escolha postar imagens em um carrossel e não as adapte para o formato correto, o Instagram vai fazer isso automaticamente. Então, no caso dos infográficos criados fora dos templates para Instagram, é importante ter isso em mente antes de elaborá-los, ou fazer isso com uma margem que permita o enquadramento adequado de todo o conteúdo relevando.

Ao usar fotografias, se o enquadramento automático não ficar como você imaginou, basta clicar em editar e em ajuste para corrigir isso. No caso de gráficos, a elaboração em um formato muito diferente pode exigir adaptações mais complexas.

Templates para Instagram Stories

Já a proporção ideal para vídeos e imagens no Instagram Stories é de 9 x 16. As fotos são exibidas por 5 segundos, enquanto os vídeos podem ter até 15 segundos de duração. Porém, isso não quer dizer que os vídeos não possam ser maiores. Nesse caso, eles serão divididos em vários Stories e servem bem para criar um storytelling.

Eles ficam disponíveis por 24 horas, a não ser que você os ponha em destaque no seu perfil. Outra opção para vídeos um pouco maiores são os Reels, que permitem vídeos de até 30 segundos e não desaparecem após 24 horas.

>> Leia também: Capas para Stories do Instagram: como criar Destaques no seu perfil para destacar conteúdos importantes

O Instagram Stories é uma ferramenta bastante flexível, permitindo que o usuário use fotos, gráficos, GIFs, vídeos, perguntas ou mesmo só um texto com um layout, além de permitir editar os materiais sobrepondo informação escrita, CTA, hashtags, ícones, emojis e outras imagens ao conteúdo, além de enquetes e testes.

Com tantas opções, o usuário pode acabar perdido no momento de criar conteúdo visando a geração de Leads e conversões. Você pode usar modelos personalizáveis disponíveis na internet para criar templates para o Instagram nos formatos adequados para cada recurso com um design cativante.

Feito isso, se você quer gerar mais interação, ainda pode acrescentar uma CTA como “clique aqui”, “visite o site”, “comente”, além de usar a criatividade para inserir elementos nas imagens e criar narrativas envolventes.

>> Faça o download dos Templates em Photoshop: tamanhos de imagens para Facebook e Instagram

Reaproveitando conteúdos

Reaproveitar ou adaptar conteúdos é usar materiais que você já produziu para criar novos visuais, como um infográfico, gráfico, fluxograma ou qualquer outro conteúdo que você queira. Por exemplo, você pode transformar qualquer conteúdo em recursos visuais interessantes para aumentar o engajamento, conversões e geração de Leads.

Digamos que você tenha um conteúdo no seu blog sobre como apoiar negócios locais. Você pode pegar os principais tópicos e organizá-los em cinco postagens com um visual atraente e colocá-los em um carrossel, como nos cinco templates para Instagram abaixo:

template sequência de posts instagram

Além de variar o formato, você pode apostar em assuntos relevantes no momento, e não apenas sobre a sua empresa especificamente, como datas especiais e assuntos vagamente relacionados ao seu negócio, mas que de alguma forma interessam o seu público. Use os carrosséis para contar uma história, os Stories para mostrar bastidores ou também para criar uma narrativa, intercalar fotos, gráficos, texto, vídeos.

Criando postagens memoráveis

Se você quer que a sua mensagem seja assimilada, a melhor forma de fazer isso é apresentá-la de uma maneira memorável. Ao personalizar os templates, algumas dicas para ter em mente são:

1. Aposte em poucas cores e contrastes

Com o fundo em uma cor, você pode dar mais destaque às informações mais importantes e atrair o olhar com o uso de contrastes

2. Use ícones para ilustrar conceitos 

Às vezes você só precisa de um ícone que reflita o tema do conteúdo que você está compartilhando e uma cor de fundo em negrito.

3. Visualize dados com gráficos e infográficos 

Um dos tipos mais exclusivos e versáteis de gráficos de mídia social que você pode criar é um infográfico para acompanhar seu conteúdo. Se você tem algum conteúdo baseado em dados, já deve ter criado um gráfico no artigo ou postagem do blog. 

4. Diversifique o tipo de conteúdo

Aproveite também a diversidade dos recursos disponíveis no Instagram para engajar o seu público e evitar entediá-lo com a falta de variedade.

5. Use legendas

No caso de fotografias, elas são praticamente obrigatórias, pois uma foto sem legenda pode ser uma informação vaga demais. Já com os templates, por serem úteis para transmitir uma informação completa, podem dispensar esse recurso. De toda forma, é interessante usar esse recurso, incluindo hashtags adequadas para que o seu conteúdo possa ser encontrado por tema. 

6. Storytelling

Aproveite os Stories para criar narrativas. O número de imagens que você pode usar para criar a sua história é ilimitado. Como nos exemplos de templates para cinco posts inseridos acima, você não precisa dizer tudo em uma imagem, pode usar quantas forem necessárias para passar a sua mensagem. Nesse caso, aposte em conteúdos com toque lúdico, divertido, insira ícones, stickers, textos, imagens em movimento e outros recursos para tornar o conteúdo mais diversificado.

7. Explore as formas

Use formas para agrupar informações relacionadas e linhas para conectar elementos. Formas repetidas dão um senso estrutura e harmonia:

grupo de posts do instagram como fazer

8. Crie combinações

Pense em combinar imagens com outros elementos, como no exemplo abaixo. Unir imagens e ícones pode dar maior impacto à mensagem.

templates instagram como usar

Devagar e sempre, mesmo com templates de Instagram

Uma dica final é que, por mais interessante que o seu conteúdo seja, sobrecarregar o público com informações não vai ajudar a aumentar o seu engajamento. Provavelmente o efeito seja o oposto. Uma pesquisa recente descobriu que a maioria dos internautas não consegue lembrar de ao menos três conteúdos promocionais que viu ao longo do dia.

Lembra dos 60 milhões de imagens postados diariamente no Instagram? O seu leitor não precisa ver muitas postagens do seu negócio por dia. Na verdade, isso pode causar incômodo e perda de seguidores.   

A constância é fundamental para que o seu conteúdo alcance o seu público. Por isso é importante ter um acervo de postagens prontos ou facilmente adaptáveis. Para potencializar o alcance das suas postagens, escolha os melhores horários, analisando as métricas da sua conta, e programe um cronograma de posts. Na média, pesquisas indicam que os melhores horários são entre 9h e 16h de segundas a sextas-feiras.

Como gerar Leads com seus templates de Instagram

Se você usa o Instagram para a sua empresa, certamente tem interesse de gerar mais Leads e fazer mais vendas. Já demos alguns exemplos no decorrer desse post, e existem outras possibilidades, como o Instagram Shopping ou o Instagram Ads, por exemplo. Uma ótima opção é integrar as suas ações no aplicativo a uma estratégia mais ampla de Marketing Digital.

Como sabemos, o Instagram disponibiliza links de duas formas: na bio ou nos Stories, caso você cumpra alguns pré-requisitos. O que talvez não saiba é que você pode usá-los para direcionar os seus seguidores para páginas de captura de contato (as famosas Landing Pages), possibilitando o ínicio de um relacionamento por email após uma conversão.

A melhor forma de fazer isso é com o RD Station Marketing, a ferramenta tudo-em-um de Automação de Marketing líder na América Latina. Com ele, você cria facilmente formulários, páginas de captura e pop-ups para converter seus visitantes em Leads e depois em clientes. Para isso, pode contar com editores drag & drop de Landing Pages e emails, ganhando tempo e facilitando o seu trabalho. Faça um teste sem compromisso deixando apenas o seu email abaixo!

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