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8 tendências de Marketing Digital para 2020 apresentadas no RD Summit

Humanização em diversos meios, podcasts, SEO e mídia paga juntos, evolução e outras tendências de Marketing Digital para 2020 que foram apresentadas no evento

As tendências de Marketing Digital citadas por especialistas para 2020 são: humanização do marketing, pensar os conteúdos como um publisher, humanização do copy dos emails, consolidação da era da voz, anúncios por estágio do funil, humanização das redes sociais, criação de podcasts e SEO se unindo estrategicamente aos links patrocinados.


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O RD Summit é o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina. Por isso, sempre trazemos os palestrantes mais relevantes da área de negócios. É importante que sejam líderes no que fazem, podendo apontar caminhos para os participantes seguirem.

A edição de 2019 acabou, mas deixou ideias que vão guiar caminhos dos profissionais em 2020. E ideias não só dos temas centrais, mas também de carreira e do mercado como um todo. Por isso, resolvemos relembrá-las enquanto ainda estão frescas na memória.

Se você não pôde estar no RD Summit 2019, pode acessar aqui no blog os posts sobre um total de 25 palestras. Além disso, pode assistir novamente a toda a cobertura do RD Summit Live Show, com entrevistas aprofundadas com mais de 50 palestrantes.

Neste post, trazemos algumas dessas ideias que são tendências para 2020, principalmente em Marketing Digital. São conceitos, propostas e, até mesmo, ações diretas de palestrantes que ocuparam o principal palco do evento, a plenária. Continue lendo!

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Tendências de Marketing Digital para 2020 apresentadas no RD Summit

Algumas das tendências que separamos para este post já podem ter aparecido em textos de previsões lançados em anos anteriores. Isso não quer dizer que os especialistas estavam errados, mas sim que as estratégias podem estar em consolidação ou, até mesmo, vindo com ainda mais força para o ano que vem.

A seguir, dividimos as tendências de Marketing Digital para 2020 por palestrante, facilitando a ampliação dos conceitos nos respectivos blogposts. Então, vamos a eles!

Tendências Marketing Digital para 2020

1. Eric Santos – Evolução do Marketing Digital

A palestra do CEO da Resultados Digitais, Eric Santos, abordou o tema da evolução. Ele falou sobre isso em diversos aspectos da vida profissional, da empresa e até mesmo do próprio RD Summit. Porém, entrou em mais detalhes na evolução do Marketing Digita. Para Eric, precisamos começar a pensar como publishers.

Pense como um publisher: construa, faça parcerias ou compre uma empresa de mídia no seu segmento. Diferencie seu conteúdo e crie algo realmente diferenciado em qualidade, escopo e formato.

Agindo assim, a empresa tem maiores possibilidades de ser bem sucedida em outra tendência apontada por Eric: “customer for life”. Ou seja, manter um relacionamento duradouro com seus clientes, provendo felicidade, e ver as pessoas como um ativo estratégico. Acabou aquilo de só vender e não se preocupar com o churn.

Leia mais: CEO da Resultados Digitais, Eric Santos fala sobre a evolução do Marketing Digital atrelada ao crescimento do #RDSummit

2. Ann Handley – Humanização do email

Ué, a rainha do conteúdo resolver falar de email marketing? Sim, pois também tem muito conteúdo nesse canal! A própria Ann Handley e sua empresa, a Marketing Profs, tem uma newsletter extremamente popular entre os conteudistas desse mundão. Ela não falou só sobre email, mas apontou caminhos interessantes para o formato.

Quando escrevo para a minha newsletter, penso em um assinante. Pode ser alguém com quem conversei aqui no evento ou em uma rede social. Quanto mais pessoal for, mais universal vai ser, e mais humana a minha voz será. Independentemente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada.

O segredo, portanto, está na humanização. Mesmo que seja um conteúdo que vai para uma base grande e em geral pouco segmentada, como uma newsletter essa mensagens são recebidas individualmente. Ann Handley é uma grande fã de contar boas histórias, e vê o email como uma ótima forma de entregá-las ao público.

Leia mais: As dicas de Ann Handley para produzir conteúdos que geram conexão com a audiência #RDSummit

3. Cristiano Santos – Humanização no LinkedIn

Cristiano Santos é um dos maiores especialistas em LinkedIn do Brasil, sendo inclusive Top Voice da plataforma. Ele é, portanto, alguém que pode falar com propriedade sobre como aproveitar a rede social profissional da melhor forma. Cristiano indica humanizar seus posts e estar presente de fato, dialogando.

Compartilhe conteúdo e conhecimento, mostre suas expertises, marque presença e dialogue. Seu perfil deve ser um local para compartilhamento de suas experiências. Fale sobre o que mais sabe e dê sua opinião sobre assuntos relacionados a isso. Mostre que você domina determinado assunto e torne-se relevante entre seus conhecidos.

Leia mais: Cristiano Santos compartilha dicas para se dar bem no LinkedIn no palco do #RDSummit

4. Liliane Ferrari – Humanização do marketing

Você já deve ter reparado que a humanização esteve na pauta de vários palestrantes do RD Summit 2019. Liliane Ferrari foi além e apontou a humanização do marketing com não apenas uma tendência, mas uma necessidade. Para isso, ela indica que os profissionais se atentem a 3 pilares: emoção, empatia e ética.

Uma forma de fazer isso, de acordo com Liliane, é ir contra algumas das práticas indicadas por alguns profissionais de copywriting. Ela recomenda uma abordagem de “menos escassez e promessas”, deixando o cliente comprar os produtos e serviços no tempo dele. Ou seja, sem invadir o seu espaço, e lembrando que são pessoas do outro lado.

E por que fazer isso? Liliane diz que humanizar o marketing é uma questão de acompanhar a geração atual. Para ela, os jovens são mais conscientes e atentos ao detalhes. Eles querem saber, por exemplo, quem fez suas roupas. Liliane Ferrari acredita que as empresas mais humanas vencerão.

Leia mais: Emoção, empatia e ética: os pilares do marketing humanizado, por Liliane Ferrari #RDSummit

5. Interney – A era da voz

Edney Interney Souza é garantia de grande público no RD Summit. Presença constante na lista de palestrantes, Interney é referência em internet e blogs há cerca de 20 anos no Brasil. Isso não faz com que ele se acomode, muito pelo contrário: está sempre de olho no futuro do Marketing Digital. Para 2020, ele anunciou a chegada era da voz.

Ela veio para substituir a era dos likes. Eles estão literalmente sumindo de redes sociais como Facebook e Instagram. As pesquisas por voz, por sua vez, estão cada vez mais presentes nas casas de todo o mundo, com os dispositivos por ela acionados. É preciso otimizar nosso conteúdo para responder a esse novo tipo de demanda.

Nesse mundo baseado em voz, é preciso pensar em conteúdo como serviço. Que problema você resolve para o usuário? É preciso entender o que o usuário está buscando.

Leia mais: O fim da era dos likes e o início da era da voz, por Edney Interney #RDSummit

6. Fabio Prado Lima – Anúncios por estágio do funil

Fabio Prado Lima é outro que costuma arrancar aplausos entusiasmados das plateais do RD Summit. Sua especialidade são os anúncios, mais especificamente Facebook Ads e Instagram Ads. Para 2020, em busca da otimização dos orçamentos, ele sugere pensar em anúncios para cada estágio do funil.

No topo, aponta Fabio, o foco são os públicos semelhantes, dados demográficos, comportamentos e interesses. Ele lembra que você pode excluir quem já interagiu com a empresa, como visitantes do site, Leads, compradores e fãs.

Já no meio, foque justamente em visitantes do site, Leads, fãs e, também, envolvedores, e exclua os compradores. Chegando ao fundo, é o momento de incluir quem adicionou produtos ao carrinho, mas não concluiu a compra. Os compradores, portanto, são excluídos novamente. E quanto investir? Depende. Fabio indica começar pequeno e testar muito.

Leia mais: Dicas práticas para otimizar resultados com anúncios no Facebook e no Instagram, por Fabio Prado Lima #RDSummit

7. Gary Vaynerchuk – Fazer um podcast

Já falamos de voz, então nada mais natural que falar de podcasts. Para a principal atração do RD Summit 2019, Gary Vaynerchuk, você deveria, inclusive, começar o seu podcast agora mesmo. Não, não é amanhã ou muito menos na semana que vem, é agora mesmo! Ele recomenda, porém, que você tenha paciência para colher os resultados.

Gary Vee é conhecido por antever tendências, então você deve estar se perguntando: podcast já não é algo que vem sendo indicado há muito tempo? Para ele, porém, os programas em áudio são uma ótima forma de conseguir algo que, hoje, pode ser considerado groundbreaking: alcance orgânico.

Além disso, é um formato que permite seguir outra orientação de Gary: oferecer algo às pessoas sem pedir nada em troca. Um podcast pode oferecer valor e conteúdo, demonstrando sua autoridade sobre o seu mercado. Sobre estar constantemente pedindo informações de visitantes, Gary Vee crava o seguinte:

Se vocês estão tentando dar um nocaute o tempo todo, as pessoas vão aprender a desviar.

Leia mais: Gary Vaynerchuk: “a paciência é uma variável muito importante do sucesso” #RDSummit

8. Wil Reynolds – União do SEO com o PPC

Normalmente, no Marketing Digital, tratamos o SEO e os links patrocinados como “disciplinas” diferentes. Para Wil Reynolds, que retornou ao RD Summit após 3 anos, as duas coisas devem andar juntas. Ao menos na análise de dados para otimizar os resultados e economizar seu precioso orçamento.

Como exemplo, usou um banco, cliente dele, que estava gastando com a palavra-chave “bank account”. Havia muita procura por ela no Google, mas o que as pessoas estavam procurando, na verdade, era a música Bank Account, do rapper 21 Savage. Ela havia sido lançada na época e fazia sucesso. Wil economizou 60 mil dólares em 15 segundos.

Não é do interesse do Google avisar que uma palavra-chave não tem o significado que você quer quando você está pagando.

Leia mais: Wil Reynolds fala da importância de unir busca paga e busca orgânica #RDSummit

Quer mais? Assista à Semana do Futuro do Marketing Digital e Vendas da RD

Como muitos palestrantes do RD Summit 2019 disseram, o aprendizado precisa ser uma constante. Por isso, para estar antenado com as tendências de Marketing Digital para 2020, vamos fazer um último grande evento online deste ano, agora em dezembro.

A Semana do Futuro do Marketing Digital e Vendas vai colocar grandes especialistas para conversarem, ao vivo, em webinars exclusivos. A inscrição é totalmente gratuita e pode ser feita no formulário abaixo. Não se preocupe, nós enviamos um lembrete das transmissões!

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