Blog de Marketing Digital de Resultados

Facebook está fazendo um teste polêmico no feed de notícias de 6 países

De repente todos os posts orgânicos das fanpages sumiram, e restaram apenas anúncios e posts de amigos e familiares

Em vez de ler, que tal ouvir a notícia? Experimente no player abaixo :)

 

 

E se na sua timeline do Facebook aparecessem apenas anúncios e posts de amigos? Nada de posts orgânicos de fanpages?

Bolívia, Guatemala, Eslováquia, Sérvia, Sri Lanka e Camboja foram os 6 países escolhidos para um teste do Facebook que causou polêmica na comunidade.

Nesses países, todos os posts publicados por fanpages foram migrados do feed de notícias para a nova aba Explorer, lançada recentemente.

No feed tradicional sobraram apenas posts de amigos e familiares, além de anúncios.

Isso mesmo! Os usuários do Facebook desses países estão logando na rede social e vendo apenas posts de amigos e anúncios. E a única forma de uma fanpage ter seus posts na aba principal do Facebook é pagando.

Consequências

O jornalista Filip Struhárik publicou no Medium um artigo em inglês mostrando algumas consequências do teste do Facebook.

As fanpages estão tendo quedas intensas no alcance orgânico. Para ilustrar, ele postou um gráfico que mostra interações em 60 fanpages da Eslováquia antes e depois da atualização.

Os dados mostram que as páginas estão tendo 4 vezes menos interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) após a mudança.

Veja abaixo:

O efeito se repete na Guatemala e em Camboja:

teste feed facebook na guatemala

Fonte: @javurek

teste feed facebook no camboja

Fonte: @javurek

“É só um teste”, disse o Facebook

O chefe de newsfeed do Facebook, Adam Mosseri, respondeu o jornalista no Twitter dizendo que é apenas um teste e que não há planos de lançar a novidade em outros países.

Também falou na conversa que não há tempo estimado para o fim, mas que o teste deverá durar alguns meses.

A notícia assustou tanto a comunidade que Adam Mosseri teve que escrever uma nota sobre o assunto no blog do Facebook.

De acordo com Adam:

Estamos testando um espaço dedicado para que pessoas se atualizem sobre seus amigos e família e um outro espaço separado, chamado de Explore, com posts de páginas. (…) Atualmente, não existe o plano de lançar essa atualização para além desses países nos quais o teste está acontecendo ou de cobrar páginas para que paguem pela distribuição de posts no feed de notícias ou na aba Explore.

Conclusão: não compre curtidas, construa sua base de Leads!

Essa dica pode parecer introdutória demais, mas ainda assim é especialmente útil nesse momento.

Tenha em mente que a sua audiência no Facebook não é exatamente sua. Uma leve mudança no algoritmo pode comprometer todos os seus resultados.

Já uma base de Leads não. Essa lista é sua e nela estão pessoas que deixaram os seus emails para serem contatadas depois. É o seu maior ativo de Marketing Digital.

O mesmo vale para o conteúdo. Por isso é importante produzi-lo para o seu site e blog, e não somente para as redes sociais.

Se é disso que você precisa e se tem dificuldade nessa etapa de geração de Leads, recomendamos a leitura do eBook gratuito Guia Definitivo da Geração de Leads.

Baixe agora e aprenda como transformar seus canais de marketing em máquinas de conversão!



Guia Definitivo da Geração de Leads

Aprenda como transformar seus canais de Marketing em máquinas de conversão

Marcadores:

Deixe seu comentário