Dicas do TikTok para seu vídeos terem mais visualizações

O TikTok deu algumas orientações em seu blog oficial para quem quer que seus vídeos apareçam no feed For You

Bruno Volpato
Bruno Volpato3 de agosto de 2020
Curso de Instagram e TikTok gratuito

O objetivo de quem produz vídeos para o TikTok costuma ser só um: ser visto pelo maior número de pessoas. Os creators, como são chamados, exploram a própria criatividade para que possam dividir com o mundo sua arte - seja ela uma dancinha, um esquete de humor ou uma montagem cheia de efeitos visuais.

Para ser mais visto, um vídeo precisar ir para o feed For You, que apresenta aos usuários criações de perfis que eles não seguem. Se você está mais habituado ao Instagram, por exemplo, é como se fosse aquela aba “Explorar”, que traz fotos e vídeos baseados nos posts com os quais você engaja no seu feed.

Portanto, os creators querem ir parar no For You. E as empresas que estão por lá, como nós aqui da RD, também! Para dar uma ajudinha, o blog oficial do TikTok fez um post dando algumas orientações de como chegar lá. Continue lendo para conhecer essas dicas para seus vídeos terem mais visualizações, mas antes... segue a gente? ????

tiktok da rd logo

Templates e Ferramentas para Redes Sociais

Saia do básico: crie estratégias baseadas em dados, transforme conexões, conquiste fãs para sua marca e leve seus seguidores a comprarem no seu site.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Dicas para ter mais visualizações no TikTok e, quem sabe, ir parar no feed For You

Antes de prosseguir, vale ressaltar: não se trata de um passo a passo para chegar no feed For You. Veja o recado que o TikTok deixou na introdução, que dá a tônica do texto:

Ao mesmo tempo em que o TikTik é muito mais que se destacar no feed For You, sabemos que ter os seus vídeos descobertos é uma parte importante do que faz ser divertido ser um creator. Esperamos que você ache essas dicas úteis, e estamos empolgados em ver o que você vai compartilhar - feliz criação!

Então, tendo em mente que o importante é fazer seus TikToks por diversão, vamos às dicas do blog oficial.

Fazendo vídeos que se destacam

De acordo com o TikTok, um bom vídeo é aquele conta histórias, prende a atenção e gera conversas. São três orientações bem práticas para ajudar:

  • O formato de vídeo que mais funciona no TikTok é o vertical, com um tempo mínimo de 5 segundos;
  • A legenda deve ser usada de forma a cativar o usuário, oferecendo mais contexto sobre a criação;
  • Use efeitos criativos, de voz e sons, que dão mais vida aos TikToks.

Bom, começamos bem, com dicas bem diretas!

>> Leia mais: TikTok Ads: como anunciar na rede social que mais cresce no mundo

Medindo a performance dos vídeos

Para entender melhor o desempenho dos seus vídeos, o TikTok indica converter a sua conta em uma conta Pro, que está disponível para todos os usuários. Assim, terá acesso ao Analytics do app, que traz dados sobre visualizações, seguidores e trends. Vale lembrar que o aplicativo recentemente lançou sua plataforma de anúncios, o TikTok for Business.

tiktok analytics

De acordo com o blogpost, a métrica mais importante do TikTok é o tempo. Capturar a atenção do usuário nos primeiros segundos é tão importante quanto mantê-las nos segundos seguintes. Veja só o que ele diz:

Nosso sistema de recomendação entende o tempo assistido como um sinal de que os usuários estão gostando do seu conteúdo - ter isso em mente ao criar vai te ajudar a fazer vídeos que são profundamente engajadores do início ao fim e, como resultado, posicionado para uma boa performance.

Nesse quesito, é bom registrar que um vídeo pode ficar dias no For You, dependendo apenas de sua qualidade para gerar engajamento. Também por isso, embora o pico de views costume ser no primeiro dia de lançamento, o TikTok pede para que você não se sinta desestimulado e tire do ar uma criação que não “bombou” de cara - pode levar alguns dias.

O Analytics ajuda a avaliar isso, mostrando a performance dos vídeos ao longo do tempo.

>> Leia mais: Como tirar marca d’água do TikTok? Aprenda a fazer passo a passo

Conectando-se com a audiência certa no TikTok

Continuando o que foi falado no item anterior, quanto mais você analisar os dados dos seus TikToks, mais vai entender o que sua audiência curte. É claro que não é ciência exata, mas fica mais fácil encontrar padrões com o Analytics. Veja outras orientações para encontrar a audiência certa no TikTok:

Use hashtags! Elas são úteis em todas as redes sociais, e aqui não seria diferente. Mas use as “cerquilhas” corretas, sem forçar a barra. E quando entrar em algum dos famosos challenges do app, use a hashtag. Veja um exemplo da nossa conta, em um desafio que ficou bem popular recentemente:

https://www.tiktok.com/@resultadosdigitais/video/6847228262876269830

Use músicas e sons! Além de obviamente visual, o TikTok é uma mídia sonora também. O barulho faz parte da graça do aplicativo. Tente criar conteúdos que envolvam alguma produção sonora, seja do arquivo de canções ou coisas próprias. Veja o desafio Social Media Check que fizemos, que foi compartilhado por muitos usuários com nosso áudio:

https://www.tiktok.com/@resultadosdigitais/video/6841631521858735366

A sua quantidade de posts não impacta diretamente nas suas chances de aparecer no feed For You. Ao menos não no sentido de ser “penalizado” pelo excesso de postagens, como no Facebook ou no Instagram, por exemplo. Então, abuse da criatividade e crie muitos posts diferentes!

>> Leia mais: 13 aplicativos práticos para editar vídeos e agilizar a sua produção de conteúdo

Não use as hashtags #ForYou, #ForYouPage ou #FYP

Usar as hashtags #ForYou, #ForYouPage ou #FYP não vai fazer seu vídeo ter mais visualizações no TikTok nem é um atalho para fazê-lo aparecer nos feeds For You. Sério mesmo, é o TikTok que está dizendo! Elas só funcionam como um agregador, mas como muita gente usa, não é efetiva.

Ao invés disso, o TikTok recomenda usar hashtags que contextualizam o vídeo ou os challenges do momento. Há uma dica interessante: marcar também o creator que inspirou seu vídeo ou que tenha a ver com a sua conta. Isso reforça o senso de comunidade criativa do app!

Qualquer pessoa pode ser creator

No item que encerra o blogpost, o recado do TikTok é bem legal:

Acima de tudo, lembre-se de que qualquer um pode ser um creator. No TikTok, todos têm o potencial de inspirar e elevar os outros, criar uma comunidade e se expressar de forma autêntica. Nossa plataforma é um espaço onde você pode compartilhar suas ideias, iniciar conversas significativas e mostrar sua criatividade.

O fenômeno do TikTok se explica muito pelo seu slogan: “Real People. Real Videos”. A autenticidade é um valor fundamental da comunidade em torno do aplicativo, e certamente é algo que faz os seus vídeos terem mais visualizações. Às vezes pode ser difícil imaginar como adaptar o seu negócio para essa linguagem, mas vale experimentar!

Aqui na RD, por exemplo, recentemente chegamos aos 1,3 mil seguidores. Nossos TikToks tentam seguir o estilo da rede social, entrando em challenges e criando novos desafios para divulgar a cultura de empresa e, também, alguns materiais e eventos online. Inclusive, levamos as produções de lá para o Instagram, onde temos 283 mil seguidores.

Esse é um ponto importante: conteúdos de outras redes sociais adaptados para o TikTok não funcionam. Por isso, vale a pena entender como se comunicar por lá. Para ilustrar esse ponto - e encerrar o nosso post - fica aí a minha participação no perfil da RD, mostrando que até um tiozão desengoçado de 37 anos pode participar dessa festa! ????

https://www.tiktok.com/@resultadosdigitais/video/6839026378789244166
RD Station

Gere vendas nas redes sociais com o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você pode criar páginas de captura de contato para converter os visitantes das redes sociais da sua empresa em clientes - incluindo o TikTok. Faça um teste gratuito de 10 dias e comprove os resultados.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Como implementar o Inbound Marketing na área da saúde + 3 dicas práticas
Marketing
Instagram Stories terá anúncios no formato Carrossel
Marketing
Linhas editoriais nas redes sociais: saiba o que são, qual a sua importância e um passo a passo para criar as suas