Blog de Marketing Digital de Resultados

Notícias da Semana: Tinder lança jogo interativo sobre o fim do mundo

O aplicativo de namoro vai lançar um novo episódio de 5 minutos todos os domingos de outubro, jogável por apenas 6 horas

Mais um quarter de 2019 está chegando ao fim. É o terceiro trimestre, para usar um leve trava-línguas. É hora, mais uma vez, de revisar o que deu errado e reforçar o que deu certo. Porém, a forma como controlamos a passagem do tempo não nos protege das incertezas, já que não sabemos o que vem pela frente. Se é que algo vem.

Presumimos, ou torcemos até, que ainda teremos a segunda-feira para bater as metas de setembro. Junto à abstração da medida do tempo, vem ainda o sentimento inexplicável da esperança. Da minha parte, eu tenho certeza que você vai fazer o seu melhor para entregar o que é esperado de você. Realmente acredito nisso.

bill murray

Antes da segunda-feira, porém, teremos o fim de semana. Aproveite ao máximo esse dois dias para descansar e participar de atividades lúdicas. Neste post, por exemplo, falaremos sobre o Tinder, que vai lançar uma novidade exclusiva para as noites de domingo. Torço para que eu tenha despertado seu interesse, e que você dê match com este texto!

E que seja o começo de um relacionamento longo, com a sua assinatura da nossa newsletter. Basta preencher o formulário abaixo para receber, toda sexta-feira, o que de melhor aconteceu na semana em tecnologia e marketing digital. Depois, continue lendo!

Tinder lança o Swipe Night, seu jogo interativo

O que você faria se só te restasse esse dia? Quem está perguntando é o Tinder, através do seu jogo in-app, o Swipe Night. O adventure vai seguir a mecânica do aplicativo, utilizando o “arrastar para o lado” para que o jogador tome decisões poucas horas antes de um meteoro destruir a Terra. Ele poderá ser jogado sempre aos domingos de outubro, entre as 18h e a meia-noite – o horário em que o Tinder tem o pico de acessos.

A empresa investiu um bom dinheiro na produção, contratando atores e roteiristas com passagens por séries famosas, além da diretora Karena Evans, conhecida pelos clipes do rapper Drake. O movimento, no entanto, não é um indicativo de que o Tinder pretende entrar na onda do conteúdo próprio, seguindo YouTube, Amazon e muitos outros. O app de namoro mais famoso do mundo tem, apropriadamente, segundas intenções.

ryan gosling

O que o Tinder quer com um jogo

O Tinder revolucionou a dinâmica dos relacionamentos em todo o mundo. Não vamos entrar aqui em uma análise antropológica disso, coisa que gente muito mais capacitada já fez e disponibilizou online para pesquisa. Porém, de acordo com o TechCrunch, o aplicativo está vendo, pela primeira vez, queda em alguns índices de instalação e engajamento. Embora ainda esteja com as contas em dia, a turma no comando decidiu se mexer.

O Swipe Night, portanto, é essencialmente uma tentativa de aumentar o engajamento dos usuários. Eles são, em sua grande maioria, jovens versados em apps de vídeos rápidos e, principalmente, em tomar decisões arrastando a tela do celular para o lado. O jogo, aliás, vai ter, no máximo, 5 minutos por episódio. E tem a sacada interessante de só poder ser jogado em uma janela curta de tempo de 6 horas por semana.

O que o Tinder diz que quer com um jogo

O Tinder, por sua vez, diz que objetivo do Swipe Night é um só: gerar mais conexões e conversas. Se você parar para pensar a respeito da dinâmica do aplicativo, faz total sentido. A ideia é que as decisões tomadas pelo usuário apareçam em seu perfil, e que isso seja um assunto para as interações pós-match. Que tipo de decisões alguém tomaria caso o mundo estivesse acabando parece, de fato, um assunto instigante.

It’s the end of the world as we know it, você poderia dizer. Para o Tinder, parece o começo de uma nova era de conversas e, talvez, de produções interativas. No fim das contas, tudo gira em torno do engajamento, seja num bom papo ou na retenção de usuários por mais tempo em um aplicativo. E fica a pergunta: se os seus clientes e Leads estivessem se cansando do seu produto ou serviço, o que você faria?

Links relacionados:

Facebook começa testar a ocultação dos likes

Como tínhamos revelado no começo de setembro, o Facebook vai mesmo começar a testar a ocultação dos likes. Seguindo o modelo do Instagram, cujo teste continua em vigor, apenas quem fizer o post saberá o total de likes. O primeiro país a ver sumir o total de polegares para cima – e também as outras reações – será a Austrália.

cangurus

A notícia foi divulgada no TechCrunch, que confirmou com uma fonte no Facebook. O teste começa nesta sexta-feira mesmo, 27 de setembro, sem data para acabar. A justificativa é a mesma dada quando a medida foi tomada no Instagram: melhorar o bem estar dos usuários, diminuindo a caça por likes que pode afetar a saúde mental.

No caso do Instagram, que você já deve saber que é do Facebook, muita gente disse que o verdadeiro motivo era morder uma parte do faturamento dos influencers. Ou seja, trazer de volta para o próprio aplicativo o dinheiro que estava sendo pago por fora para esses profissionais. No caso do Face, isso parece não ser aplicável. O que você acha da medida?

Links relacionados:

Google atinge a supremacia quântica

“Supremacia quântica” é uma expressão bem massa. No meu julgamento, isso por si só já valeria o registro da notícia. Porém, fica ainda mais impressionante: o Google conseguiu que um computador quântico resolvesse em cerca de 200 segundos um problema que o computador “comum” mais rápido levaria 10 mil anos para obter a resposta.

Porém, de acordo com uma reportagem da revista Wired, pelo jeito a coisa mais cool disso tudo é mesmo a expressão. Quer dizer, o Google ficou bem satisfeito por bater a IBM e a Intel na corrida pela… SUPREMACIA QUÂNTICA e… sério, que expressão fantástica. Parece um filme do Jason Bourne ou do James Bond.

james bond

O fato é que ainda não se sabe bem as aplicações práticas da supremacia quântica. Até o próprio teste é meio enviesado, de acordo com o Wired. Especula-se que um dos efeitos será quebrar criptografias com extrema facilidade. Para entender um pouco mais sobre computação quântica, dê uma olhada neste vídeo, também da Wired:

Esquenta RD Summit 2019 terá 4 horas ao vivo

Que tal se preparar para maior evento de Marketing e Vendas da América Latina no seu próprio escritório ou no conforto de casa? O Esquenta RD Summit 2019 vai permitir que você faça isso! Será uma live de 4 horas, e você já pode garantir o seu lugar. Inscreva-se!

Estão confirmados mais de 10 palestrantes do RD Summit, que darão spoilers do que vão falar nos palcos de Floripa. Quem assistir já vai poder conhecer algumas tendências de Marketing e Vendas para 2020, além de se divertir com a nossa transmissão descontraída!

Para participar, basta preencher o formulário abaixo! No dia 9 de outubro, dia do Esquenta RD Summit 2019, nós te enviamos um email lembrando do início da transmissão. E você ainda tem a chance de concorrer a prêmios!

Esquenta RD Summit 2019

Experts que vão palestrar no maior evento de Marketing e Vendas da América Latina vão invadir a tela do seu computador com muito conteúdo!

Marcadores:

Deixe seu comentário