Blog de Marketing Digital de Resultados

Mudança no Google: tag title será aplicada também aos resultados de imagem

Por enquanto, a novidade é mostrada somente em dispositivos móveis

Em vez de ler, que tal ouvir a notícia? Experimente no player abaixo:

 

 

Você que investe em SEO já deve saber qual a importância da tag title (o título) para uma página. Além de ajudar no rankeamento da página para determinada palavra-chave, também influencia na taxa de cliques, já que é este o título que o usuário vai ler nos resultados do Google.

A respeito disso, o Google anunciou uma novidade importante. O título das páginas vai passar a aparecer também nos resultados do Google Imagens.

Segundo o comunicado, a ideia é dar mais contexto sobre determinada imagem para o usuário, tornando a informação mais útil. Também deve tornar mais fácil descobrir do que a imagem se trata e se o site contém mais informações relevantes sobre determinado assunto.

O exemplo compartilhado pelo Google pode ser visto na imagem mais abaixo e é bem ilustrativo para explicar como essa nova funcionalidade ajuda a oferecer uma experiência melhor ao usuário.

Anteriormente (imagem à esquerda), ao pesquisar no celular por “fruta que parece uma estrela”, somente imagens apareciam dentre os resultados.

O mesmo usuário que faz a pesquisa agora pode selecionar melhor em qual imagem clicar para obter mais informações sobre a fruta. É provável que resultados como “10 frutas para provar na China” podem ser desconsiderados, a menos que a pessoa procure por essa informação bem específica.

title imagens

Nesse exemplo, os resultados de imagem dão confirmação visual de que você encontrou a fruta certa, mas as legendas tornam os resultados mais úteis, adicionando contexto. Por exemplo, você pode descobrir que a fruta se chama carambola e que é popular na China. Também ajuda a escolher em qual resultado clicar para explorar mais, diz o texto assinado pelo tech lead Paul Banister.

Ele completou dizendo que a novidade ressalta o objetivo do Google de tornar a pesquisa por imagens em uma ferramenta mais útil para descobrir informações na internet.

O que isso muda para quem investe em SEO

Se você otimiza seu site para os mecanismos de busca, é hora de melhorar os títulos das suas páginas. Além disso, se deseja ficar bem ranqueado na busca de imagens, esse atributo ganha importância especial depois da atualização.

O Google não deixou nada claro sobre limites de caracteres, mas, de acordo com o exemplo da carambola, é possível ver que a legenda é cortada depois de cerca de 35 caracteres.

A novidade já está disponível no Brasil e deve ser lançada em todo o mundo nessa semana tanto no aplicativo móvel do Google para iOS e Android quanto para navegadores de dispositivos móveis.

Para saber mais sobre como otimizar seu site para os buscadores, confira também nosso Guia completo do SEO.

eBook O Guia Completo do SEO

Tudo o que você precisa saber para ficar na primeira página do Google e atrair mais visitantes qualificados

Marcadores:

Deixe seu comentário