Blog de Marketing Digital de Resultados

Títulos de Landing Pages: dicas para criar títulos que convertem

Essas dicas vão ajudar você a identificar os elementos que são importantes para o usuário e a visualizar, com exemplos, possíveis construções de chamadas

Os títulos de landing page funcionam como uma chamada de um anúncio: precisam ser atraentes para captar a atenção do usuário, estimulá-lo a seguir em frente e, por fim, realizar a conversão. Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas nos títulos de landing page para alcançar maior efetividade.


A headline ou o título de uma Landing Page é como a chamada de um anúncio: precisa ser atraente para captar a atenção do usuário, estimulá-lo a seguir em frente e, por fim, realizar a conversão. Uma simples mudança de palavra, de tempo verbal ou uma informação a menos — ou a mais — pode fazer a diferença para a geração de Leads.

Landing Pages têm algumas regras, como destacar e definir muito bem qual é a conversão. Neste post, vou falar especificamente sobre criar frases que instiguem o visitante a clicar no CTA — outro pré-requisito. Pode ser para solicitar um trial, preencher um formulário para receber um material educativo ou  alguma outra ação que sua empresa defina como conversão.

Essas dicas vão ajudar você a identificar os elementos que são importantes para o usuário e a visualizar, com exemplos, possíveis construções de chamadas.

Mas lembre-se: é apenas testando que você vai conseguir descobrir qual a melhor opção de chamada para cada Landing Page de sua empresa.

Quer testar as dicas na prática? Confira alguns templates de Landing Page do RD Station Marketing, são vários modelos gratuitos e editáveis para você experimentar à vontade!

Procurando a sua nova landing page?

1. Ofereça uma solução

Se o usuário chegou à sua Landing Page, é porque foi atraído por algum anúncio ou oferta que despertaram o seu interesse, certo? Quais benefícios do seu produto ou serviço ele pode estar buscando?

Encontre um possível problema do usuário que o seu negócio tem know-how para resolver. A partir disso, produza uma chamada concisa com esse principal benefício.

2.   Use palavras como “grátis”, “gratuito” ou “trial”

Sua empresa está oferecendo um material educativo gratuitamente ou disponibilizando uma versão trial de um produto?

Uma ótima forma de despertar o interesse é deixar isso bem explícito na chamada.

Se o seu negócio não pode fazer ofertas totalmente gratuitas, mas ainda assim pode ceder descontos, uma alternativa é deixar a porcentagem explícita.

Por exemplo: “50% de desconto para os cadastros realizados em julho”.

3.   Mencione um serviço familiar aos usuários

Você é capaz de incrementar as conversões apenas mencionando o nome de um produto ou serviço que os usuários já conhecem. É possível fazer isso comparando ou mesmo exemplificando a aplicação do material que está sendo oferecido.

Por exemplo: no título da Landing Page abaixo, ao mencionar que a apresentação é em Power Point, o visitante já se sente mais familiar com a oferta. Assim, fica mais fácil visualizar o que ele vai encontrar no conteúdo.

4. Cite o nome de um profissional conhecido pelo mercado

Caso o conteúdo ou o curso a ser oferecido seja produzido por um profissional reconhecido pelo mercado, não hesite em citar seu nome. As chances de conversão aumentam consideravelmente!

Quando as pessoas se deparam com referências conhecidas, seja o nome de um profissional, de uma empresa ou de um produto com o qual elas tenham familiaridade, elas sentem mais confiança na oferta.

5. Descreva o que a pessoa vai ganhar com a conversão

No caso de a conversão pretendida ser o preenchimento de um formulário, é primordial deixar claro o que o usuário vai receber em troca disso. Lembre-se que você deve cumprir essa promessa após a conversão, sob pena do Lead se sentir enganado.

Existem algumas informações que, de fato, fazem a diferença para o leitor. As duas principais são o tipo de material ele vai receber e qual o tema do conteúdo.

6. Use listas numeradas no título da Landing Page

Lista é um formato que aumenta, comprovadamente, o engajamento com blogposts. O motivo é que a pessoa tem uma noção clara do que irá ler, tanto em termos de tamanho quanto de conteúdo.

Você apostar em listas também nos títulos de suas Landing Pages, pela mesma razão. É uma maneira de ir direto ao ponto, e muito útil quando você expande o conteúdo de um post de blog, mantendo o assunto.

No exemplo abaixo, a empresa poderia ter optado por uma oferta “Guia de Lugares Incríveis…”. Ao colocar o número, porém, mostra que são muitos lugares, valorizando a conversão.

7. Aguce a curiosidade do leitor

Um recurso bastante utilizado nos anúncios publicitários — e que você pode aproveitar nas suas chamadas — são frases de efeito que aguçam a curiosidade do leitor.

Ao dizer que o conteúdo a seguir vai revelar algo importante ou desconhecido, expressões como “descubra”, “surpreenda-se” e “revelamos” podem ter um efeito incrível.

No título da Landing Page a seguir, a empresa oferece “a verdade” sobre um assunto. É um bom termo, que atiça o interesse e demonstra autoridade a respeito do tema.

8.   Determine um período de tempo

Estipulando um período em que o usuário pode experimentar o seu produto, você dá um estímulo a mais para que ele realize a conversão.

Além disso, fica implícita a informação de que o produto pode ser facilmente utilizado, uma vez que o tempo indicado será suficiente para testar os benefícios.

(Bob Software)

LP Bob Software gratis

9.    Inclua um subtítulo

Com o recurso do subtítulo, é possível dar informações extras que podem ser decisivas para convencer o usuário a clicar para obter o produto ou serviço. A vantagem é que ele fica também na parte superior, em destaque na Landing Page.

Dicas para descrever sua oferta em um Landing Page

Evite o “marketês”

Dizem que as pessoas amam comprar mas odeiam vendedores. No meio online o mesmo se aplica. Não tente ficar vendendo na página de conversão, dizendo o quão ótimo são os produtos ou qual é a grandeza da sua empresa. Procure evitar adjetivos.

Forneça informações objetivas e focadas nas necessidades da sua audiência e deixe que elas julguem se vale a pena ou não.

Use vocabulário comum

É essencial falar a linguagem do seu público e sobre o que pode ser facilmente compreendido por quem está visitando a página.

Tome muito cuidade com os jargões ou linguagem técnica utilizados na sua indústria.

Escreva fragmentos ou sentenças curtas

As pessoas não lêem na internet, elas escaneiam o texto. Sentenças curtas vão ajudá-las a compreender melhor sua mensagem.

Pontos em tópicos com 3 a 7 itens são muito eficientes para isso, pois permitem visualizar de forma simples e clara os itens em questão.

Use dígitos ao invés de números extensos

Os números, por serem diferentes das letras, acabam chamando um pouco mais a atenção. Além disso, fortalecem a mensagem e tornam as coisas mais claras.

Destaque palavras que carregam informações importantes

Escolha algumas palavras principais e coloque em negrito ou em um tamanho diferente para mostrar que aquilo é de fato importante.

Use títulos e subtítulos claros

Como já dissemos, as pessoas não lêem na internet, elas escaneiam. Os títulos e subtítulos são os principais guias desse processo. Não desperdice-os.

Use voz ativa e verbos de ação

Se a intenção é estimular o usuário a realizar uma ação, é preciso deixar isso claro para ele. A voz ativa e os verbos de ação sempre ajudam nisso.

Relacione com suas campanhas em Adwords

Se você estiver fazendo uma campanha no Adwords para essa Landing Page, procure usar bastante as keywords compradas e as palavras escolhidas para o anúncio.

Isso dá ao visitante a sensação de expectativa atendida: o que ele está procurando é o que ele encontrou na sua página. Isso é ótimo para sua taxa de conversão e também para pagar menos para o Google pelo clique (pelo aumento do Quality Score do anúncio).

Dica bônus: teste todos os seus títulos de Landing Page

Como eu disse na abertura deste post, mais importante do que sair aplicando todas as dicas é testar. Só assim você vai saber o que funciona para cada tipo de conversão que sua empresa pretende obter.

Algo que ajuda muito nessas horas é realizar testes A/B, ou seja, produzir duas versões parecidas da mesma página, mas com chamadas diferentes. Você pode testar uma com subtítulo e outra sem, por exemplo, ou uma falando mais da solução e outra usando o efeito suspense. São muitas as possibilidades de testes para títulos!

Para saber mais sobre o assunto e gerar mais conversões, confira nosso eBook “Como fazer uma Landing Page campeã de conversões: aprenda com 12 exemplos de sucesso”.

Como fazer uma Landing Page campeã de conversões: aprenda com 12 exemplos de sucesso

Criatividade, objetividade, senso de oportunidade, um quê de diversão… o que falta para as suas Landing Pages gerarem mais Leads? Inspire-se com modelos que deram muito certo!

Post publicado originalmente em julho de 2013 e atualizado em agosto de 2018.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

8 comentários

  1. Marcio Wenceslau

    Artigo excelente! Esclarece uma dúvida: O que devo fazer? Estou confuso no que diz respeito a headline do anúncio e a headline da página de captura. Preciso fazer 2 headlines, a do anúncio chamando para a da pagina de inscrição ou a headline do anúncio deve chamar os visitantes direto para a página de vendas? Responda por gentileza essas 2 perguntas. Grato.

  2. Larissa Cabral

    Parabéns aos parceiros Agência WX e Agência DDWB pelo trabalho e pelo reconhecimento! Recomendo muito o trabalho dos dois parceiros RD :)

  3. Regina Tosta

    Oi, li o texto e entendi como criar a landing page.Por favor , me ajude no item fazer como vc faz com seus e-books, formulário e logo após preenchido baixar o e-book que eu tenho. Utilizo o Egoi , vc conhece ? Não estou conseguindo realizar. Aguardo. Obrigada.

    1. André Siqueira

      Oi Regina,

      Nós usamos o RD Station, que permite a criação de Landing Pages de forma bastante simples.
      http://www.rdstation.com.br

      Abs,

  4. Gilberto Francisco Storni Roch

    Parabéns! ótimo artigo, muito completo e com dicas maravilhosas!!!!

  5. Dimitri Campana

    Muito legal, parabéns! Arrisco dizer que uma outra ‘consequência positiva’ é que a indexação do google e outros mecanismos de busca levam muito em conta o título das páginas. Inclusive dependendo da plataforma do ‘site’ o título acaba fazendo parte do próprio link de acesso a Landing page. Isto reforça a importância em um título bem pensado

    1. Michelle Araujo

      Fico feliz que tenha gostado, Dimitri!
      É isso mesmo! Lembrando que é importante preencher o “Title” da página com o assunto similar à chamada da Landing Page ou título (head) do post.
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços.

  6. wilson roberto zimmermann

    Vosso trabalho cada dia que passa está cada vez mais surpreendente.
    Todos nós temos o máximo prazer em acompanhar este sucesso.
    Dessa forma fica impossível não se aprender com vocês.

    Um serviço 5 estrelas !!!