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Transmissão ao vivo na estratégia de Marketing Digital: um guia para definir seus KPIs

Saiba como organizar os KPIs e mensurar os resultados de sua transmissão ao vivo com sucesso

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Se o Marketing Digital envolve o fortalecimento da marca no ambiente online e a criação de relações mais próximas com o público, a transmissão ao vivo é uma peça-chave nesta estratégia.

Ao contrário de outros formatos, a live proporciona uma interação maior e mais verdadeira entre empresas e consumidores. Afinal, tudo está acontecendo ao vivo. Não há uma mensagem gravada previamente ou um discurso engessado em forma de texto.

Justamente por esse diferencial, a transmissão ao vivo traz algumas mudanças na hora de organizar os KPIs e mensurar os resultados de cada live.

Neste post, você vai entender por que usar a transmissão ao vivo na estratégia de Marketing Digital, como planejar os KPIs para esta ação e quais ferramentas você pode utilizar para avaliar os resultados.



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Marketing Digital ao vivo: por que investir em lives

Você já deve ter ouvido falar que estamos na era do engajamento. Não basta apenas apenas saber divulgar e posicionar uma marca na internet. É preciso criar oportunidades de aproximação e interação direta com o público.

É que a comunicação empresarial está cada vez mais deixando de ser uma via de mão única. O poder está nas mãos dos clientes — são eles que podem alavancar ou destruir a reputação de uma marca com comentários e avaliações nas redes sociais.

Nesse contexto, cultivar uma boa relação com os consumidores faz toda a diferença na percepção que eles têm de uma marca. Podemos comparar com os atendimentos presenciais em lojas. Se o cliente se sentiu à vontade e bem recebido, a chance de fidelizá-lo é muito maior.

E a transmissão ao vivo é uma das ferramentas mais eficientes para nutrir o relacionamento com o público. Ao estabelecer uma conversa direta em tempo real com seus seguidores, as empresas demonstram mais transparência, empatia e proximidade, em um diálogo de igual para igual.

É uma ação que contribui para humanizar marcas e criar identificação e fidelização por parte do público. Ao invés de apenas consumidores, eles passam a ser fãs, ajudando a ampliar a divulgação orgânica da marca.

Não estamos exagerando quando falamos do poder do live streaming. Uma pesquisa da New York Magazine aponta que cerca de 80% dos entrevistados preferem assistir a um vídeo ao vivo de uma marca do que ler posts em redes sociais ou blogs.

Além disso, a transmissão ao vivo também pode ser usada para alavancar vendas, gerar Leads, ampliar o público e a repercussão de eventos e muito mais! Veja só algumas de suas possíveis aplicações.

Como utilizar transmissão ao vivo no Marketing Digital

  • Webinars ou bate-papos com representantes da empresa ou especialistas em seu segmento;
  • Vídeos no estilo “como fazer”, utilizando seu produto como parte de um tutorial para o dia a dia;
  • Demonstrações e lançamentos de produtos;
  • Sessões de dúvidas ao vivo;
  • Live shopping: vendas ao vivo durante eventos de lançamento ou promocionais;
  • Parcerias com influenciadores digitais para testes e divulgação do produto.

Estas são apenas algumas das possibilidades de inserir a transmissão ao vivo na estratégia de Marketing Digital. Lembrando que, para potencializar a interação com o público, a utilização de um chat é imprescindível. Por meio dele, os espectadores podem enviar comentários e dúvidas que podem ser respondidos ao vivo, além de interagirem entre si.

Outra questão importante é que nenhuma dessas ações pode ser realizada à toa. É preciso estabelecer metas relevantes para sua estratégia e, principalmente, acompanhar os resultados da live para saber se elas foram alcançadas. Vamos falar agora sobre os famosos KPIs.

KPIs para transmissões ao vivo

Quem trabalha com Marketing Digital já deve saber na ponta da língua o que são KPIs. Os Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Performance, são as métricas que definimos como mais valiosas para mensurar o sucesso de uma ação.

Muita gente está acostumada a fazer lives pelo celular nas redes sociais e presta atenção apenas em métricas como número de espectadores e comentários. Mas tanto as redes sociais quanto as plataformas de transmissão ao vivo profissionais oferecem muitos outros dados relevantes para esta avaliação.

Antes de definir os KPIs de uma transmissão ao vivo, conheça bem as diversas opções de plataformas de live streaming e os indicadores que são disponibilizados nos relatórios das lives. Veja se estes indicadores são suficientes para você mensurar os resultados que deseja e escolha a plataforma que melhor atende suas necessidades.

Em seguida, pense nos objetivos que você deseja atingir com a sua live. Estes objetivos devem estar em sintonia com as metas da área de Marketing Digital e da própria empresa como um todo. Seria capturar Leads? Alavancar as vendas? Aumentar o engajamento do público? Levar mais visitantes para o site? Ampliar o alcance de um evento?

Seja qual for seu objetivo, este é o KPI primário de sua ação. Em seguida, você definirá os KPIs secundários. São aqueles que darão a base para você saber se atingiu o KPI primário.

Se o seu KPI primário for engajamento, os números de curtidas e comentários são exemplos de KPIs secundários — apesar de haver outros indicadores que podem dizer muito mais sobre engajamento do que apenas estes (saberemos mais a seguir).

Isto significa que você só deve avaliar unicamente estes dados? Absolutamente não. Mas os KPIs ajudam a manter o foco no que você busca com uma transmissão ao vivo. Inclusive, são bons referenciais para você planejar o que pode acrescentar em sua live, seja no roteiro, na tela de transmissão ou na própria divulgação, para potencializar os resultados esperados.

Se a live não tiver um objetivo, ela se torna apenas uma ação solta e sem propósito, sem integração com as estratégias e metas do Marketing Digital. E não é assim que você irá justificar a realização de uma transmissão ao vivo em sua empresa, não é mesmo?

Entretanto, como falamos anteriormente, também é muito importante analisar as métricas da transmissão como um todo. É uma forma de entender se este formato está funcionando para seu público e o que pode ser aprimorado nas próximas transmissões.

Vamos agora entender um pouco mais sobre como mensurar esses resultados?

Métricas, métricas e mais métricas

E então você definiu os KPIs, realizou a sua live e se depara com aquele monte de dados e gráficos do relatório de sua plataforma de transmissão ao vivo. Está na hora de avaliar os resultados!

Mas temos uma coisa para te dizer: não se prenda apenas aos dados fornecidos pela plataforma. Você também vai encontrar informações muito relevantes em outros canais. E é o cruzamento destes dados que tornam a sua análise ainda mais completa.

A seguir, selecionamos alguns KPIs primários para te ajudar a identificar quais são os KPIs secundários a serem mensurados e onde encontrá-los.

Capturar Leads

A captura de Leads é um recurso presente em plataformas de transmissão ao vivo profissionais. Este recurso permite definir que, para os espectadores poderem assistir a sua live, eles precisam preencher um pequeno formulário com dados como nome, empresa, telefone, email ou que o for mais estratégico para sua ação.

Não parece ter muito segredo para mensurar se este KPI foi um sucesso, certo? Basta verificar o número de espectadores ou baixar a planilha com os Leads. Mas não é bem assim! Há outros indicadores que podem dizer informações relevantes para este KPI.

Você pode saber de onde são estes Leads com o gráfico de geolocalização. Pode ver por quanto tempo cada espectador assistiu a live, para verificar quem mais se interessou pelo conteúdo. Pode checar em qual momento da live houve a maior entrada de espectadores, para planejar o horário das próximas transmissões. E, inclusive, pode subir a lista de Leads em uma plataforma de gestão de Marketing Digital para saber quantos são novos e quantos são recorrentes.

Quando falamos de capturas de Leads, vale destacar que, mesmo ao término da transmissão, esta base pode ser trabalhada em campanhas de remarketing, qualificações por campanhas de Inbound Marketing, disparos de Email Marketing ou até mesmo prospecção ativa. Use seus Leads de forma estratégica para potencializar seus resultados também em médio e longo prazo.

Alavancar vendas

A transmissão ao vivo também é uma ferramenta muito eficiente para a divulgação de produtos e serviços, contribuindo para alavancar as vendas. Muitas empresas têm utilizado a interatividade das lives para lançamentos de produtos ao vivo, ações promocionais relâmpago ou mesmo demonstração de produtos em tempo real.

Para mensurar os resultados dessas ações, indicamos que você verifique os fluxos de acessos do seu site por meio do Google Analytics e observe como foram suas métricas de tráfego, tempo de usuários na página, adicionar no carrinho e número de vendas durante o período da transmissão.

Em plataformas profissionais de live streaming, você pode inserir banners dos produtos anunciados na tela de transmissão, além de permitir que os espectadores compartilhem o link da live nas redes sociais. A quantidade de cliques nos banners e de compartilhamentos nas redes são exibidas no relatório de audiência.

Monetização de conteúdo ao vivo

Outra iniciativa que o live streaming permite é a monetização de transmissões ao vivo. Se você quer cobrar para que os espectadores tenham acesso a um conteúdo específico — como eventos, webinars, palestras, entre outros —, dá para acionar a opção pay-per-view em plataformas de transmissão ao vivo profissionais. Além de gerar receita, esta ação aumenta o alcance e a repercussão de eventos presenciais.

Avaliar o tráfego em sua Landing Page e a taxa de conversão em vendas são os principais indicadores de resultados neste caso. O relatório de pay-per-view também apresenta o total de vendas realizadas e até mesmo o horário de cada transação.

Aumentar o engajamento

Como mencionamos anteriormente, o número de likes e comentários no chat são os principais KPIs secundários de engajamento — mas não são os únicos.

Se você realizou a live em uma rede social como Facebook, YouTube ou Instagram, verifique quantos novos seguidores sua página obteve durante a transmissão. Faça uma busca para saber quantas pessoas estavam falando ou utilizando hashtags sobre a sua live. Confira o tempo médio assistido pela audiência para saber se o conteúdo foi relevante para grande parte do público.

Plataformas profissionais ainda oferecem recursos específicos de engajamento. Saiba quantas pessoas compartilharam o link da live nas redes e trouxeram novos espectadores e veja quantos cliques foram dados nos banners.

Levar mais visitantes para o site

Novamente, o Google Analytics é uma ótima ferramenta para verificar se houve aumento de visitas em seu site durante ou logo após a transmissão ao vivo.

Em plataformas profissionais, você também pode aproveitar para saber um pouco mais sobre quem são esses espectadores que visitaram seu site. Ao baixar um relatório de espectadores, você consegue saber informações como quem clicou nos banners, quais os dispositivos que eles utilizaram para acessar o site e qual a localização de cada um deles.

Aumentar o alcance de um evento

O número de espectadores da live é a informação-chave para saber se a audiência do seu evento foi ampliada com a transmissão ao vivo. Mas você pode também saber de que lugar do Brasil e do mundo são estes espectadores, por quanto tempo em média eles assistiram ao seu evento e em qual momento a live atingiu o pico de audiência.

Além disso, confira nas redes sociais a repercussão do seu evento por meio de menções e hashtags e use o Google Analytics para verificar se houve um aumento no número de visitas ao site oficial.

Divulgue para ser visto!

Vale destacar que, para obter bons resultados com transmissões ao vivo e alcançar seu público-alvo, é fundamental ter uma estratégia de divulgação. Não adianta se organizar para fazer a melhor live possível se ninguém sabe que ela será realizada.

Por isso, divulgue a transmissão para sua base de emails, nas redes sociais e, inclusive, invista em mídia paga para ampliar o alcance de sua live.

Cada tipo de divulgação também gera métricas bastante úteis para sua estratégia. No caso da mídia paga, por exemplo, alguns indicadores são o custo por clique (em transmissões abertas), custo por cadastro concluído (em caso de captura de Leads) e custo por venda (em caso de transmissões com pay-per-view).

Ter métricas rastreáveis é muito importante para selecionar os melhores canais para sua divulgação e aplicar sua verba da melhor forma.

A escolha da plataforma de live streaming

E como escolher a melhor plataforma para transmitir ao vivo? As redes sociais são opções gratuitas e que levam a transmissão direto aos seguidores por meio do feed e de notificações. Entretanto, os relatórios de audiência e ferramentas disponíveis são mais simples. Dentre as principais redes, o YouTube é a que mais disponibiliza dados sobre a live.

Mas se você deseja ter acesso a relatórios completos, as plataformas profissionais são um bom investimento. O Netshow.me oferece os dados mais relevantes para você mensurar o sucesso de seu conteúdo ao vivo e planejar a produção dos próximos. Baixe documentos com os registros do chat, informações sobre os espectadores, dados do pay-per-view e lista de Leads. Tenha acesso a gráficos e números da transmissão de forma simples e fácil de entender. E utilize ferramentas avançadas para alcançar seus KPIs.

Para conhecer mais formas de encontrar oportunidades de negócio, leia o eBook 28 tipos de oferta para geração de Leads. Basta preencher os dados abaixo para receber gratuitamente!



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Este post foi escrito pela equipe do Netshow.me, empresa especializada em soluções profissionais para vídeos online e transmissões ao vivo. Acesse o site e saiba mais!

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