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Twitter passa a permitir que usuários e empresas compartilhem a localização

A novidade faz parte de uma série de atualizações para melhorar a comunicação entre negócios e consumidores.

O Twitter lançou, em 3 de abril de 2017, uma nova ferramenta voltada para empresas com o objetivo de facilitar a comunicação entre negócios e consumidores.

A nova ferramenta – a última de uma série de atualizações focadas em ajudar negócios a atenderem clientes por meio do Twitter – permite que o usuário compartilhe sua localização com a empresa e vice-versa.

A requisição de localização pode ser utilizada pelas Direct Messages (DMs), pedindo ao consumidor para compartilhar sua localização com o clique em um botão – o que o cliente pode escolher se deseja fazer ou não.

Isso é útil, por exemplo, para localizar lojas próximas ou customizar as respostas com base no local onde o consumidor vive.

Além disso, a ferramenta pode servir para negócios que precisam saber qual a localização de algum problema reportado pelo cliente.

O Twitter já é um local conhecido pelas reclamações de clientes que esperam ser ouvidos pelas companhias e a mudança é uma de muitas iniciativas feitas pela rede social para melhorar o suporte aos clientes de empresas que o utilizam.

Na área de suporte, a rede social compete, por exemplo, com o Facebook, onde o suporte é oferecido pelo Messenger, em muitos casos.

Outras atualizações recentes incluem:

  • mensagens automáticas feitas por bots;
  • a possibilidade de adicionar o horário de suporte ao perfil da companhia;
  • botões de envio de Direct Messages maiores, que facilitem o início de conversas privadas.

De acordo com o diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter na América Latina, Daniel Carvalho, a rede social já é um lugar favorável para a interação entre consumidores e empresas, pois 80% de seus usuários seguem pelo menos uma conta empresarial. A ideia é que as funcionalidades desenvolvidas facilitem ainda mais essa conversa.

Quem já está usando as novas ferramentas

No Brasil a ferramenta, de acordo com o portal Comunique-se, as novas funcionalidades têm sido testadas por quatro marcas: Jeep, Oi, Fiat e Budweiser.

A Fiat pretende utilizar o atendimento automatizado via Mensagem Direta (DM) no Twitter, que permite responder de maneira automatizada as perguntas dos consumidores – por exemplo características e preços de veículos, localização da concessionária mais próxima, agendamento de revisões, solicitação de catálogo, orçamentos, dentre outras possibilidades.

Já a Oi utilizará o conjunto de soluções para negócios do Twitter para melhorar a experiência dos seus clientes. O desenvolvimento de um atendimento a consumidores no ambiente privado das DMs está na estratégia de relacionamento digital da operadora com seus clientes.

A Budweiser, por sua vez, planeja utilizar a ferramenta para impactar usuários em dias de jogos da NBA e permitir que eles façam o pedido de cerveja por meio de Mensagens Diretas no Twitter. A entrega da cerveja será feita em até uma hora pelo Zé Delivery, serviço de entregas de cerveja.

Vale a pena continuar usando o Twitter para negócios?

Segundo a pesquisa Content Trends 2016, realizada pela Rock Content, o Twitter tem perdido adesão entre as empresas, indo do 2° para o 5º lugar no ranking das redes sociais mais usadas por negócios no Brasil. Dentre os usuários em geral, é a 8ª rede social mais utilizada no país.

Dito isso, será que, atualmente, ainda vale a pena investir no Twitter como ferramenta de marketing? Acreditamos que, apesar dessa perda de usuários ativos, a rede social ainda é uma ótima opção para empresas que querem gerar tráfego qualificado e Leads, além de interagir diretamente com o público.

E, além dos motivos clássicos para utilizá-lo, como compartilhamento do conteúdo, monitoramento e caracterização da marca, a rede social tem investido em melhorar o atendimento de clientes – conforme os exemplos trazidos nesse post. Por isso, se sua empresa procura atender clientes por outros canais, vale considerar o Twitter também.

Se você tem interesse em saber mais sobre como utilizar o Twitter como ferramenta de marketing, leia também o post 7 motivos pelos quais ainda vale a pena usar o Twitter como ferramenta de marketing.

E sua empresa, vai aproveitar essas atualizações? Conte nos comentários. :)

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