Blog de Marketing Digital de Resultados

Como o Unimestre conseguiu captar 25x mais leads e cortar o tempo de negociação pela metade com o RD Station Marketing

O Unimestre também cortou o tempo de negociação pela metade! Leia o case e entenda como fazer na sua empresa

Quer ouvir o case da Unimestre? É só clicar no player abaixo!

 

 

O Unimestre é um ERP de gestão educacional com quase 20 anos de história. O software pode resolver todos os processos de administração de escolas e faculdades. Sistemas de matrículas, acadêmicos e financeiros, além de portais de alunos, estão entre as suas aplicações. Conversamos com gerente de Marketing e Comunicação da empresa, Fabrício Theophilo, para saber mais sobre essa história.

Durante praticamente todo esse tempo, o marketing se baseou em indicações e boca a boca. O tempo para fechar um negócio era, em média, de 8 meses, mas chegava a até 2 anos. Esse ciclo foi reduzido pela metade em um processo que começou em 2017, quando a empresa adotou o RD Station Marketing.

O início baseado em indicações foi natural. O Unimestre surgiu da necessidade de seus fundadores, que eram proprietários de uma escola. Eles mesmos desenvolveram o software para facilitar o dia a dia da unidade educacional. A iniciativa logo chamou a atenção de outros colégios – inclusive concorrentes – e até mesmo de faculdades.

Assim, também foi natural focar no ERP, que mostrava enorme potencial de vendas. O desafio de encontrar esses clientes, porém, sempre foi grande em toda a história do negócio. Como em muitas empresas, o boca a boca passou para o Marketing mais tradicional, com distribuição de panfletos e muitas cold calls.

RD Station Marketing na prática para o setor de Tecnologia

15.000 empresas estão usando o RD Station Marketing para crescer! Preencha o formulário e assista a um vídeo de estratégias para o setor Tech.

Começo no Marketing Digital: uma newsletter

Nessa época, o Unimestre gerava em média 4 conversões por mês. Como se trata de um produto premium, esse número muito pequeno fazia sentido nos primeiros anos da operação. Porém, entre 2015 e 2016, surgiu a ideia de investir em Marketing Digital para atrair mais clientes em potencial.

A primeira ação foi algo bem comum para quem começa a entrar nesse mundo: uma newsletter. Ela acabou sendo a porta de entrada para novas descobertas e possibilidades. Para enviar as comunicações, o Unimestre usava uma ferramenta que falhava em entregar os emails – ela apontava alguns contatos reais como falsos, além de outros problemas.

Uma dessas novas descobertas foi justamente a Resultados Digitais e o RD Station (hoje o RD Station Marketing). Apesar da nova ferramenta oferecer muito mais que a anterior, a empresa inicialmente a usou apenas para disparar a própria newsletter. Em breve, porém o time de Marketing entenderia tudo o que poderia fazer.

Gerando 25 vezes mais leads, todos qualificados

Dissemos, no começo do texto, que o Unimestre cortou pela metade o tempo médio de negociações. E você se lembra dos 4 leads gerados por mês? Então, agora a empresa consegue em média 100 leads qualificados no mesmo período. Para ajudar nessa empreitada, a equipe do ERP contou com a ajuda da Resultados Digitais.

Para explorar todo o potencial do RD Station Marketing, o time do Unimestre sempre teve uma Customer Success Manager dedicada. Uma das primeiras sugestões dadas pela profissional foi otimizar o site da empresa para atrair mais conversões. Além disso, hoje o site é facilmente atualizado pelo próprio time de marketing, facilitando atualizações e testes.

Testar, aliás, é um hábito da equipe do Unimestre. Utilizando a funcionalidade de testes A/B do RD Station Marketing, ela consegue entender mais rapidamente o que dá mais resultado, traçando os caminhos a seguir em busca de leads em vendas. Isso leva a landing pages muito mais eficientes, facilitadas pelo editor arrasta-e-solta da ferramenta.

O trabalho em parceria com a Resultados Digitais também despertou o time para a importância da produção de conteúdo focada nas personas. Blogposts e materiais focam em qualificação dos leads, resolvendo dores de gestores de escolas e universidades – um exemplo é tirar dúvidas sobre legislação. Os testes ainda permitem seguir a filosofia do menos é mais, ou seja, produção pequena de conteúdo, mas com qualidade certeira.

Porque o Inbound Marketing ajudou a cortar o tempo de negociações pela metade

Hoje, todos os leads do Unimestre vêm do Inbound Marketing. Ou seja, os tempos do boca a boca, panfletos e cold calls ficaram definitivamente no passado. A empresa está usando cada vez mais tudo o que o RD Station Marketing possibilita, como a segmentação aprofundada de emails e o lead scoring, por exemplo.

Além disso, o time de Marketing usa a ferramenta para trabalhar automatizações mais humanizadas, que produzem interações que efetivamente interessam aos leads. Um exemplo é mostrar disponibilidade para conversas em todo email de envio de material. Com isso, o time comercial recebe contatos cada vez mais prontos para vendas.

Foi assim, portanto, que o Unimestre reduziu o tempo de negociações para fechar vendas de 8 para 4 meses, em média. Nada mais de esperar até 2 anos para que um primeiro contato vire um cliente. Esse é o resultado de muito trabalho do time de Marketing, em parceria com a Resultados Digitais e ajuda do RD Station Marketing.

RD Station Marketing na prática para o setor de Tecnologia

15.000 empresas estão usando o RD Station Marketing para crescer! Preencha o formulário e assista a um vídeo de estratégias para o setor Tech.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários