WhatsApp como ferramenta de Marketing para PMEs: saiba como usar e os diferenciais

Existem formas diferentes de usar o WhatsApp, mas todas com alto potencial de geração de resultados para as PMEs

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues18 de janeiro de 2021
Botão de WhatsApp Para Sites

O uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing acontece por conta de 3 fatores: seu uso é gratuito, é o app mais utilizado pela população - com frequência diária - e é muito simples de usar. Investir nesse canal de comunicação é uma tendência, principalmente para PMEs.


Após os saltos de tecnologia que vivenciamos nos últimos anos, precisamos destacar que agora é a era do Mobile Marketing. Para quem quer garantir uma vantagem competitiva no mercado e atrair mais clientes, atingir o público nos smartphones é essencial. Por isso, precisamos falar do uso do WhatsApp, um canal que todas as marcas precisam utilizar.

Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo - número alcançado em 2020 - o WhatsApp está sempre nas posições mais altas na lista de redes sociais mais usadas. Só no Brasil, são 120 milhões de usuários.

A ferramenta apresenta uma grande oportunidade para os profissionais de Marketing, permitindo atendimento instantâneo ao cliente, ações de comunicação individuais e totalmente direcionadas.

Por conta do seu potencial para envolver os consumidores de uma forma mais íntima e direta, usar este canal pode ser a chave para a melhora de desempenho da área de Marketing. Isso é especialmente verdadeiro para pequenas e médias empresas.

E como você pode usar o WhatsApp para fazer ações de Marketing eficientes? A verdade é que, como todas as outras estratégias e canais de comunicação, existem configurações e medidas que precisam ser implementadas. Aqui você vai conferir como as PMEs podem aproveitar o potencial do aplicativo e mais 4 diferenciais que ele proporciona.

WhatsApp e Inbound Marketing: como usar o app em todas as etapas do funil

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3 formas mais comuns de uso do WhatsApp para atividade de Marketing e Vendas

Encontrar um equilíbrio entre ser envolvente e intrusivo nem sempre é fácil, mas, desde que a plataforma se popularizou, empresas de todos os segmentos tentam encontrar a melhor abordagem com o público no WhatsApp.

Os usuários do aplicativo estão sim dispostos a fazer conexões com empresas para conversar a partir do aplicativo. Neste caso, cabe às organizações entenderem as melhores formas de utilizar a ferramenta de acordo com seus objetivos de Marketing e Vendas.

Essas são as 3 formas de uso mais comuns utilizados pelas empresas:

1. Fechamento de vendas

O WhatsApp é um canal de bate-papo um para um. Como outros canais, você pode bater um papo diretamente com outro usuário que está na lista de contatos, com a diferença de que esse é o canal favorito do público.

Por ter essa facilidade de fazer contatos individuais, é muito importante incluir o uso do app nas suas ações de fechamento de vendas.

Na comparação com outros meios de contato, ele traz benefícios como: 

  • Alta taxa de abertura: algumas fontes chegam a falar que o Whatsapp tem uma taxa de abertura de 70%, bem acima de taxas consideradas ótimas em canais como o Email Marketing, que alcança cerca de 30% a 40%. Isso significa que você tem um canal direto e confiável para conseguir enviar ofertas e realizar o fechamento de vendas;
  • Garantias de que recebeu a mensagem: para equipes de vendas, ter garantias de que um contato recebeu e visualizou a mensagem enviada é fundamental. O WhatsApp facilita essa visão por meio do check azul. Mesmo que exista a opção de desativar essa função, a maioria dos seus contatos libera essa visão;
  • Resposta mais rápida: quem visualiza uma mensagem no WhatsApp tende a dar um retorno muito mais rápido. Afinal, é só puxar ali do bolso e digitar ou mandar um áudio.

Você também pode fazer uma vídeo-chamada ou mesmo gravar trechos de áudio ao invés de só utilizar o formato de texto. No momento da venda, esse pode ser um diferencial.

2. Atendimento aos clientes

É difícil encontrar um canal de atendimento tão rápido e efetivo como o WhatsApp. Quando você trabalha com uma pequena empresa ou uma startup, pode ser um desafio fornecer um espaço completo para atendimento ao cliente.

Ao usar o WhatsApp, principalmente na sua versão Business, mesmo as empresas com poucos recursos podem responder às perguntas que seus clientes fazem. Assim, realizam um atendimento mais rápido e eficiente.

Se sua marca tem o objetivo de mudar a percepção das pessoas sobre as formas de contato, a decisão de usar o WhatsApp para o atendimento está relacionada com uma linguagem mais simples e direta, que fala de forma clara com o público.

Seus clientes atuais e potenciais ficam mais confortáveis ​​para solicitar um atendimento e resolver algum problema usando o aplicativo de mensagens ao invés de abrir um chamado no site, por exemplo.

3. Entrega de conteúdo

Da mesma forma que o WhatsApp pode gerar um alto engajamento, sua empresa corre o risco de ficar esquecida na lista de contatos se não criar uma relação contínua.

Isso significa que você precisa oferecer aos usuários uma série de conteúdos sobre tópicos relevantes. O objetivo é garantir que eles se envolvam com você, e muitas organizações já fazem esse trabalho com sucesso, aliada a estratégia de Marketing de Conteúdo.

Para facilitar o processo e chegar a mais pessoas de uma única vez, podemos utilizar os grupos do WhatsApp. Esse método permite, a um custo muito baixo, conseguir uma forma de chegar a um número maior de pessoas que irão se beneficiar do conteúdo.

>> Leia mais: Veja como usar a automação do WhatsApp na sua estratégia de comunicação

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4 diferenciais que o WhatsApp entrega para PMEs

Agora que as formas de uso estão mais claras, já percebeu o que o uso do WhatsApp pode oferecer de diferente para empresas de menor porte?

Separamos 4 tópicos que são benefícios claros do aplicativo para PMEs dentro das ações de Marketing Digital.

1. Certeza de que seu público utiliza no dia a dia

“Decidimos usar o WhatsApp porque é uma das principais ferramentas usadas pela nossa persona". Essa é uma resposta comum quando perguntamos para as empresas qual a principal motivação de usar o aplicativo.

Quando fazemos o trabalho de definição de personas, precisamos identificar quais os canais de comunicação que elas mais utilizam na sua rotina. Ter essa certeza facilita não só essa criação do perfil das personas, mas também contribui no momento de pensar nas formas que sua empresa pode abordar o público.

Ah, e se você está começando agora e ainda não tem uma visão clara das suas personas, não perca mais tempo e confira esse material de apoio e a ferramenta prática para criar as suas agora:

2. Ajuda a tomar a decisão de pedir uma conversa com o vendedor

Como vimos, o WhatsApp pode ser usado como uma ferramenta de vendas, ideal para abordagens comerciais rápidas. Porém, um grande diferencial é disponibilizar o WhatsApp para que seu público faça ativamente um contato com um vendedor ou time de atendimento

Para fazer isso é simples: basta incluir um botão de WhatsApp nas páginas do seu site.

Diferente de uma plataforma de chat, onde a conversa acontece no próprio site ou abrindo uma nova aba, o botão do WhatsApp já dá a possibilidade de conversar usando o aplicativo que está instalado e que é um dos favoritos no uso diário.

Essa facilidade, de só clicar no botão e já iniciar uma nova conversa, ajuda na tomada de decisão para começar o contato. Afinal, é bem mais fácil ter a comunicação acontecendo ali do que por qualquer outro canal.

Enquanto muitas empresas investem em ferramentas específicas de chat, o botão consegue entregar, de uma única vez, o número de telefone, o contato de WhatsApp do seu Lead e um canal simples que pode utilizar em outros momentos no futuro.

3. Amplia o alcance das empresas

Já percebeu que quando uma notícia se espalha rapidamente, geralmente ela está associada ao compartilhamento por WhatsApp?

Com uma forma de compartilhamento simples e direta, a ferramenta facilita essa ação por parte do público. Nesse caso, cabe às empresas incentivarem essa ação para ampliar seu alcance.

Você pode fazer com que seus clientes avaliem seu produto ou serviço e compartilhem isso pelo WhatsApp. Fornecer links de compartilhamento com UTMs também ajuda a mensurar os resultados que irá alcançar por meio desse canal.

Como o WhatsApp é uma plataforma de comunicação que pode realmente motivar seus clientes a compartilharem informações, dê a eles maneiras inovadoras de fazer isso. Você não só irá conquistar o engajamento dessas pessoas específicas como também pode alcançar os contatos que dificilmente chegariam até você.

4. Ajuda a dialogar de forma mais pessoal com o público

Quando você pensa em manter uma conversa informal, com um recado rápido ou um papo mais direto, logo as conversas do WhatsApp surgem como a melhor opção.

O uso do WhatsApp por empresas deve ser totalmente projetado para aumentar os níveis de personalização na sua comunicação, para dialogar de forma mais pessoal. Uma das vantagens de ter esse tipo de relacionamento com seus clientes é que você pode levar a interação e a participação a um outro nível, enquanto ao mesmo tempo aprende muitas informações relevantes sobre o Lead.

Nesse caso, não tenha medo de solicitar uma avaliação dos contatos que está realizando. Usando o feedback, você pode fazer alterações nas ofertas, nos conteúdos e configurar promoções para públicos específicos.

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Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

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