Precisando vender à distância? Veja 3 dicas para adaptar seu time Comercial (e um presente ao final)

O momento é de muitas mudanças na realidade dos times comerciais, então confira as dicas e um presente para quem vai começar a vender à distância

Manoela Folador
Manoela Folador25 de março de 2020
Semana da Transformação Digital

O seu planejamento comercial também foi afetado pelos últimos acontecimentos? Com a definição de quarentena no País, muitas empresas foram surpreendidas e precisaram aderir ao modelo de trabalho home office.

Para nós, aqui na RD, o trabalho em casa já faz parte da rotina de boa parte dos funcionários. Compartilhamos até um pouco da nossa experiência com a ferramenta #matrix para trabalho remoto e alguns conteúdos para ajudar neste momento de transição:

Quando o assunto é vendas, a situação é de incerteza e insegurança. Se o seu negócio depende de vendas presenciais, então, mais ainda. A migração para o modelo de vender por telefone pode ser um desafio a mais para vencer neste momento, mas nós podemos te ajudar!

Preparamos este post com algumas dicas para:

  • Guiá-lo na adaptação com as vendas à distância;
  • Garantir que o seu time Comercial consiga finalizar as negociações que já estão em curso;
  • E, quem sabe, conquistar novos clientes.

Confira!

3 dicas para vender à distância

1. Redesenhe seu processo comercial

Se o seu time trabalha com field sales, ou seja, vendas com visitas presenciais, é muito importante adaptar o processo comercial à nova realidade. Isso inclui rever todas as etapas, desde o primeiro contato.

Determine como cada etapa do processo deve funcionar por telefone:

  • Quantas tentativas de contato serão feitas na prospecção?
  • Quanto tempo, em média, devem durar as etapas de avaliação da solução?
  • Qual o prazo de follow up entre ligações?
  • Quais métricas serão utilizadas para mensurar a performance (duração das ligações, quantidade de contatos por dia, etc.);
  • Quais ferramentas farão parte do processo e como utilizá-las.

2. Adapte o seu discurso de vendas

O pitch de vendas precisa ser adaptado para vender à distância. Quando estamos frente a frente com um potencial cliente, é muito mais fácil envolvê-lo na conversa, captar sua atenção e dar ênfase nos pontos importantes do nosso discurso.

Retirando a proximidade física, o desafio maior é não deixar que o ouvinte se distraia ou sinta que está perdendo tempo com a ligação. É necessário gerar valor e encantamento para que a negociação prossiga, mas sem se perder no pitch.

Treine seus vendedores para desenvolverem a escuta ativa: usem o pitch padrão, façam suas considerações, mas saibam extrair as informações necessárias - e, acima de tudo, ouçam as observações e queixas de quem está do outro lado da linha!

Tudo isso é essencial para formular os próximos passos do processo comercial, estruturar um escopo de atendimento e até para definir a proposta que será enviada. Preste atenção a tudo o que for dito pelo cliente, tome nota e faça registros no CRM.

3. Use a tecnologia a seu favor

Cada vez mais falamos sobre a proximidade virtual e maneiras de criar conexões com pessoas através das plataformas online, e para o contexto de vendas não é diferente. Ao vender à distância, é ainda mais importante gerar relacionamento e proximidade, ainda que via telefone.

O uso da tecnologia possibilita uma série de ações para facilitar sua vida neste quesito:

  • Fazer ligações de voz e videoconferências;
  • Enviar emails automatizados com alto nível de personalização;
  • Fazer anotações no CRM durante todos os contatos;
  • Acessar o histórico completo das oportunidades, com todas as interações registradas desde as etapas de Marketing e prospecção.

Com isso, as tarefas ganham tempo e agilidade, características essenciais em uma operação comercial com vendas à distância. Por isso, abandone planilhas, registros em papel e outros sistemas que não entreguem unidade e padronização ao seu processo!

A migração para um novo modelo de vendas é menos burocrática quando os vendedores têm as ferramentas certas para trabalhar. Isso evita o sentimento de perda de tempo, além da percepção negativa sobre os novos processos.

Todas as tecnologias escolhidas devem trabalhar bem em conjunto e servir para agilizar a vida do vendedor. Qualquer coisa diferente disso precisa ser eliminada

RD Station CRM libera minutos gratuitos do telefone virtual

Sabemos que este momento tem sido de muita mudança para as empresas brasileiras, mas entendemos que, mais do nunca, é preciso fortalecer os processos e aprender a lidar com as novas realidades.

Se você está começando a vender à distância, fique atento às próximas informações!

No ano passado, o RD Station CRM lançou uma funcionalidade de telefone virtual. Com ela, os usuários conseguem fazer ligações pelo CRM, dispensando a contratação de telefones corporativos e planos em operadoras de telefonia. Você adquire os créditos diretamente no CRM e a cobrança é feita por minuto de chamada.

As ligações ficam gravadas na ferramenta, e podem ser acessadas por vendedores e gestores a qualquer momento - uma vantagem enorme para garantir um processo comercial bem afiado.

O telefone virtual do nosso CRM está disponível no plano Free e no plano Basic. Se você já tem uma conta no RD Station CRM em um desses planos e ainda não utiliza o telefone virtual para contatar suas oportunidades, aqui está um presente: minutos gratuitos para te ajudar a manter o relacionamento com seus clientes e concluir negociações!

A ideia de disponibilizar esse benefício é ajudá-lo a se adaptar melhor a este período de vendas à distância, especialmente se o seu time ainda não praticava esse modelo comercial antes.

São 150 minutos liberados para o plano gratuito do CRM e 300 minutos para os clientes pagantes do plano Basic. E não tem prazo de validade, ou seja: você pode utilizá-los até zerar o saldo sem preocupação!

Conte conosco para auxiliá-lo neste período de transição. Se você ainda não tem uma conta no RD Station CRM, você pode criar uma gratuitamente clicando neste link.

Aproveite esses minutos para estreitar laços com quem está no seu pipeline, ainda que o fechamento do contrato não aconteça por agora. Isso será fundamental para recuperar o ritmo quando a situação começar a se normalizar.

Manoela Folador

Manoela Folador

Quem escreveu este post

Marketing Analyst na Resultados Digitais

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