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Os segredos de SEO revelados por Vitor Peçanha no #RDSummit

O palestrante esteve na plenária do RD Summit 2017 para falar sobre as 4 características que fazem parte da anatomia de um profissional de SEO.

Você ainda subestima o poder de um blog para a geração de negócios?

Acha que é muito trabalhoso e que não rende os resultados esperados para sua empresa?

Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content e palestrante sempre presente nos RD Summits (se apresentou em todas as edições) não pensa dessa forma. Para ele, “o blog é o principal canal de aquisição de clientes para a Rock Content”.

Peçanha esteve na plenária do RD Summit 2017 para falar não só sobre blog, mas também sobre SEO.

O co-fundador da Rock falou algo super válido e importante para os profissionais hoje:

“O SEO não é mais sobre entender o Google, é sobre entender pessoas”.

Sua palestra foi pautada por 4 características que, segundo Peçanha, fazem parte da anatomia de um profissional de SEO:

  1. Telepata
  2. Sedutor
  3. Encantador
  4. Bom de briga

1. Telepatia

Como assim? Poderes especiais? Assim fica fácil!

Calma!

Respira!

Não é bem assim!

Mas e se falarmos que todos podem ter acesso a esses poderes mágicos?

A telepatia de um profissional de SEO significa ler a mente das pessoas e entender o que as elas estão pensando com base em informações que elas fornecem sem saber.

Na internet, tudo o que você faz deixa rastros. Suas compras, suas buscas no Google, as páginas que você visita. Todo o seu comportamento online expressa a sua intenção.

Um bom profissional de SEO sabe avaliar esses rastros. E a metodologia para isso é a pesquisa de palavra-chave, que pode ser dividida em primária e secundária.

Pesquisa de palavra-chave primária:

  • Relevente para a persona
  • Alto volume dentro do mercado
  • Head tail
  • Evergreen

Ferramentas usadas: SEMRush, Google Keyword Planner e Google Trends.

Além dessas armas, o palestrante também deu a dica para as pessoas visitarem sites de cursos online. “Se um curso está sendo muito vendido, há muitas pessoas procurando sobre isso, o que é um bom sinal”, indicou.

O que ele recomenda é clicar no curso, ver toda a grade curricular e criar uma lista de conteúdo com base nisso.

Pesquisa de palavra-chave secundária:

  • Long tail
  • Estratégia de “cobertura” na SERP
  • Complemento da palavra-chave primária
  • Estrutura o conteudo do post

Ferramentas usadas:  Keyword Magic Tool da SEMRush e  Google autocomplete.

As keywords secundárias são especialmente importante para blogs novos.

É extremamente difícil ranquear para palavras-chave head tail logo no começo, quando seu domínio não possui autoridade nenhuma.

Com as secundárias, você vai comendo pelas beiradas até um dia chegar ao miolo.

Por fim, Peçanha falou que, antes de mais nada, o seu conteúdo tem que ser bom.

“Não existe truque que ajude se o conteúdo for ruim. Conteúdo bom é o que resolve o problema das pessoas na hora que elas querem”.

2. Sedutor

Para Peçanha, “todo profissional de SEO tem que ser sexy”.

O seu resultado na busca precisa atrair, precisa seduzir a pessoa.

A melhor dica é dar muita atenção para o título e a meta-descrição do post.

Se o título não for chamativo, a pessoa não clica.

Se a meta-descrição não fizer uma promessa, a pessoa não se sente interessada..

Mas como seduzir?

  • Despertar a atenção
  • Mostrar benefícios claros
  • Usar palavras chamativas (agora, definitivo)
  • Analisar resultados do AdWords e da SERP
  • Repetir o que funciona

Dica: sempre faça 10 versões de títulos antes de publicar um blog post. “Seu primeiro título sempre vai ser pior do que o décimo”, diz.

3. Encantador

Depois de a pessoa clicar no link para seu site, ela precisa se encantar.

Ninguém quer um relacionamento de “tinder” para um negócio; é preciso ter um relacionamento sério com a audiência.

Além disso, o tempo de permanência na página influencia na posição de seu post no Google. Se as pessoas entram no seu site e voltam para a pesquisa do Google, elas pensam assim:

“Esse cara promete e não cumpre, ele não merece estar ranqueado”.

Beleza! E como encantar?

Uma das formas é utilizar uma técnica chamada APP: acordar, prometer e prever.

  • Acordar: você começa o post fazendo com que a pessoa concorde com você;
  • Prometer: você faz uma promessa dizendo que você pode resolver o problema;
  • Prever: você prevê, dizendo que ‘neste post’ ela vai entender como resolver.

Outra técnica muito legal é conhecida como bucket brigade.

Não há uma tradução específica, mas, no conteúdo, significa usar pequenas frases ao longo do texto e que fazem com que o leitor sinta vontade de ler.

Como assim?

Isso mesmo!

Frases curtas e que despertem curiosidade.

Afinal, quem não sente vontade de continuar a leitura depois de um “não é bem assim”?

4. Bom de briga

O profissional de SEO precisa sempre dar o seu melhor, mas ele precisa saber que os concorrentes também estão fazendo isso.

É fundamental estar preparado para sempre ganhar. Para isso, você precisa montar um plano de defesa.

O plano de Peçanha tem 5 pontos:

  1. Compartilhamentos sociais
  2. Reforçar o link buiding
  3. Atualizar os conteúdos
  4. Repetir a pesquisa
  5. Avaliar os concorrentes

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Bom, eu não vou exatamente recomendar um post da Rock Content aqui, e sim um eBook que a Resultados Digitais criou junto com a Rock.

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