Como trabalhar com a venda de vouchers de compra antecipada para gerar fluxo de caixa mais rapidamente

Veja como trabalhar com vouchers e gift cards pode ajudar sua empresa a gerar receita mais rapidamente em um período de crise

Leonardo Bressiani
Leonardo Bressiani1 de abril de 2020
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E se a gente dissesse que sim, existe um jeito?

Mas, antes que você feche a janela achando que este é mais um daqueles posts motivacionais que vão terminar com “a resposta estava dentro de você o tempo todo”, fique tranquilo: não somos uma empresa de raio-x.

Aqui, vamos mostrar como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa a curto prazo, através da disponibilização de vouchers para compra antecipada, e como automatizar alguns processos para tornar esta estratégia ainda mais efetiva.

Uma coisa é certa: 2020 não será lembrado com carinho por muitos empreendedores brasileiros. Aliás, se você está lendo este post do futuro e ainda temos acesso à internet e a uma estrutura civilizada de sociedade, compartilhe com a gente como foi sua experiência com esse ano.

Em momentos como este, em que a economia não parece estar em seus melhores dias, é muito importante estar aberto a mudanças, testes e novidades. Se a sua estratégia não está sendo tão efetiva como era antes, talvez você precise dar a oportunidade para novas maneiras de se pensar.

Ninguém gosta de olhar para seus números de vendas e ver que os resultados projetados não estão sendo atingidos. E é normal, isso pode acontecer. A saída é ter os pés no chão e buscar uma saída para fora desse gráfico vermelho de duas maneiras: tomando ações que terão impactos a curto prazo e a médio e longo prazo.

Nos próximos parágrafos, vamos falar sobre como uma ação simples como o fornecimento de gift cards para compras antecipadas pode ajudar a fazer com que sua empresa consiga gerar um fluxo de caixa mais rapidamente e garantir que as contas fechem enquanto você traça um novo plano de negócio.

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O que é e por que compra antecipada?

Com a pandemia causada pelo COVID-19, muitos estabelecimentos tiveram que fechar as portas de suas lojas físicas e buscar no Marketing Digital a saída para uma possível crise. A grande maioria deles, que dependia de frequentadores in loco, se viram tendo que buscar uma solução para as quedas repentinas de faturamento do dia para a noite.

Foi a partir desse fato que pudemos ver um aumento exponencial de estabelecimentos que começaram a disponibilizar gift cards para compra antecipada, guiados por movimentos como o “Apoie Um Restaurante”, por exemplo.

Eles incentivaram os consumidores a adquirir vouchers de valores fixos, que garantiriam 50% de desconto no cardápio para serem consumidos presencialmente após o final da turbulência causada pelo vírus.

Ao adotar a estratégia de disponibilizar vouchers de compra antecipada, diversos estabelecimentos que viram seu faturamento cair repentinamente puderam respirar por mais um mês.

O dinheiro, nesta modalidade, acabou atuando quase como uma campanha de suporte por parte dos clientes - garantindo, no caso dos restaurantes, a possibilidade de um tempo maior de adaptação para o delivery e um futuro planejamento de como esses vale-compras seriam gastos!

Afinal, a compra antecipada é exatamente isso: um voto de confiança dos seus clientes, que deixam bem claro o interesse em consumir seus produtos no futuro. A compra de gift cards também pode demonstrar o carinho e o vínculo emocional que um cliente possui com sua empresa ou estabelecimento quando são usados como forma de presentear alguém.

Mas, apesar do exemplo, garantir que seus consumidores possam realizar a compra antecipada de produtos ou vouchers na sua empresa não é exclusividade de serviços gastronômicos.

Se você for uma empresa de turismo, por exemplo, pode fazer algo bem semelhante vendendo pacotes com valores que poderão ser gastos no futuro com algum desconto. Lembra dos famosos carnês e consórcios? É bem parecido: seu cliente paga um valor X, dividido ou não em parcelas e, ao final, pode usar a quantia paga até então para fechar um pacote.

Aliás, descontos e benefícios exclusivos são muito importantes para que essa estratégia funcione bem, principalmente no começo da implementação do sistema de gift cards e vouchers. Se a sua empresa está impossibilitada de vender, os benefícios devem falar mais alto que o fato do seu consumidor não poder fazer uso do seu produto ou serviço naquele momento.

Como minha empresa pode se beneficiar da estratégia de compra antecipada?

Se você está querendo dar um gás no seu faturamento com a disponibilização de vouchers e gift cards, é preciso ter em mente alguns pontos antes de começar:

  • Vai ser preciso respirar organização. Você não pode sair vendendo vouchers e gift cards sem saber se vai conseguir cumprir com as entregas e/ou vendas quando os clientes desejarem resgatá-los.
  • Transparência é essencial. Tenha uma política clara de resgate para transmitir mais confiança aos seus clientes. Lembre-se que o cliente está basicamente deixando uma quantia de dinheiro com a sua empresa, sem necessariamente ter uma data específica para o retorno desse investimento.
  • Esteja preparado para uma alta demanda. Se a oferta que você preparar para os vouchers ou gift cards de compra antecipada for de encontro ao interesse do seu público, é natural que a sua empresa conte com um número grande de compras logo no começo da divulgação. Esteja preparado para limitar o número de vendas ou para dar conta da alta demanda que possa surgir. Planejamento é o seu melhor amigo nesse momento!

Dicas para tornar mais fácil a implementação e o controle

Com a repentina crescente na busca pelo assunto ocasionada pela pandemia do COVID-19, muitas empresas começaram a ir atrás de mais informações sobre como disponibilizar vouchers e gift cards de compra antecipada para seus negócios.

Mark Zuckeberg - que tudo ouve e tudo vê - não perdeu tempo: o Instagram já está estudando maneiras de disponibilizar vouchers de compra antecipada em páginas corporativas. O recurso vai ser ótimo para a divulgação, tendo em vista que hoje muitas empresas contam com um perfil ativo na rede social. Mas, enquanto não somos agraciados com essa possibilidade, existe um jeito tão efetivo quanto para poder divulgar e trabalhar a compra antecipada na sua empresa.

Com uma ferramenta de Marketing Digital como o RD Station Marketing, você consegue trabalhar a divulgação da sua campanha de uma maneira muito mais econômica e ainda tem a possibilidade de automatizar o relacionamento com todas as suas conversões.

Abaixo, compartilhamos algumas estratégias que podem ajudar você a ser mais efetivo ao trabalhar com compra antecipada.

Divulgação

Para que a estratégia de venda de vouchers e gift cards seja efetiva na geração de fluxo de caixa a curto prazo, é importante que você encontre um jeito de comunicar essa nova maneira de comercializar seus produtos com o público.

Com a baixa frequência do alcance orgânico gerado em redes sociais, uma maneira bem efetiva é ir diretamente aos seus consumidores. Faça um disparo de email para a sua base engajada e comunique essa novidade.

No RD Station Marketing, você pode selecionar um modelo predefinido e só ir substituindo as informações, tornando muito mais prático e ágil a confecção do seu criativo para começar a divulgação o quanto antes.

catálogo para compra antecipada
compra antecipada catálogo

Outra maneira de fazer com que os consumidores saibam que sua empresa está trabalhando com vouchers, é utilizando toda a área do seu site para divulgação. A criação de pop-ups é muito simples e, ao final da configuração, é possível que você escolha quais páginas e em qual frequência você deseja que o seu pop-up seja exibido.

pop up

Você pode configurar para que todas as páginas do seu site exibam o seu pop-up 1 vez por dia, por exemplo. Isso pode ajudar na massificação da sua comunicação.

Acompanhamento e relacionamento

Um voucher ou gift card de compra antecipada precisa ter uma data limite de uso. Isso faz com que os usuários se programem para adquirir seus produtos e você tenha a oportunidade de lançar outras novidades ou até mesmo estimular a compra de novos vouchers.

Uma maneira de automatizar todo esse relacionamento e garantir que você não tenha que ficar se preocupando com agendas e planilhas é utilizar fluxos de nutrição para informar seus usuários por meio de disparos automáticos sobre como eles podem usar esses vouchers.

E, assim que esses vouchers forem utilizados, você pode inserir esses usuários em outro fluxo que estimula a recompra.

Fluxo exemplo de compra antecipada

Na imagem acima, mostramos um exemplo de um fluxo que foi pensado para que, toda vez que um usuário convertesse em uma Landing Page, entrasse em um fluxo de lembrete sobre uma sessão de depilação 40 dias depois.

Você pode fazer algo bem semelhante para as pessoas que adquirirem seus vouchers ou gift cards, lembrando-as algum tempo depois da aquisição sobre como elas podem gastá-los. Seu email pode dar opções de produtos, sugestões de como gastar e até estimulá-los a usar o quanto antes, com informações sobre a data de expiração.

Para que o evento que sinaliza ao RD Station Marketing que um de seus clientes fez a compra antecipada seja criado dentro da plataforma, existem duas maneiras:

  1. Através da integração do seu ecommerce diretamente com a ferramenta;
  2. Através da sinalização de uma conversão em Landing Page, como no exemplo acima.

Se você possui um ecommerce, a integração pode ser feita através de um dos apps disponibilizados em nossa loja de aplicativos ou por meio de uma configuração manual feita diretamente com a nossa API, que é aberta.

Caso não possua um ecommerce, você pode realizar suas vendas de uma maneira um pouco mais criativa, através do uso de Landing Pages. Para criar um evento dessa maneira, você pode - assim como fizemos com o email - utilizar um de nossos modelos predefinidos para não comprometer a agilidade com que você precisa começar a gerar novas vendas.

gift card

No exemplo acima, adaptamos um modelo predefinido de cupom de desconto para atender às necessidades do formato. Com o editor da Landing Pages do RD Station Marketing, o tempo para essa ação foi de cerca de 10 minutos.

Após criar essa Landing Page, você pode usá-la como página de conversão final para a sua venda. Assim que o usuário clicar em “QUERO COMPRAR”, um novo contato é gerado dentro da ferramenta do RD Station Marketing.

Você pode programar para que um email seja disparado assim que o usuário converter nessa página:

Email automático

Nesse email, é possível colocar informações sobre sua conta bancária para que o cliente faça um depósito no valor do voucher de compra antecipada. Assim que confirmar o pagamento, é possível atualizar o contato manualmente dentro da ferramenta, sinalizando que ele é um comprador de gift card.

Essa tag acaba funcionando como um evento para a ativação de um fluxo, que vai disparar emails como no exemplo do fluxo aqui citado.

Essas são apenas algumas dicas. Se quiser conferir o que mais uma ferramenta de Automação de Marketing pode fazer pela sua empresa, converse com um de nossos consultores!

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Não tenha medo de colocar em prática!

Alguns anos atrás, cerca de 130 e poucos deles, um jovem menino norte-americano caminhava contente pelas ruas dos EUA, batendo de porta em porta, vendendo livros e contando histórias. Esse menino era ninguém menos que David McConnel, fundador da Avon. Nada a ver com o que a empresa é hoje, né? Pois é.

E se a gente contasse que a LG nasceu como uma fábrica de produtos de limpeza? Que a Mitsubishi começou fabricando carvão? Pense conosco: a Netflix conseguiu dar um triplo mortal carpado em sua história, indo de locadora de filmes ao posto de maior streaming da atualidade. Como dissemos lá no começo, existe um jeito e, até nos extremos, você ainda pode continuar crescendo.

A mensagem aqui é: não se assuste. Se as coisas parecem não estar caminhando da maneira que você planejou, tente inovar. O Marketing Digital e a estratégia de compra antecipada podem ser maneiras ótimas de injetar um dinheiro extra na sua empresa e ganhar o fôlego que você precisa para se reinventar.

O importante é não deixar a peteca cair e não ter medo de enfrentar o momento. Às vezes, sua empresa pode até encontrar nesse modelo de negócio um novo formato de atuação duradoura. A gente nunca sabe até tentar.

[Desculpa, prometemos que este post não seria motivacional!]
Leonardo Bressiani

Leonardo Bressiani

Quem escreveu este post

Publicitário com dez anos de experiência em comunicação criativa, atuou como produtor de Conteúdo na Resultados Digitais.

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