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Webinar: o que é e como fazer um que gera resultados incríveis

Aprenda o que é um webinar, confira um passo a passo completo para fazer o seu e descubra como alavancar seus resultados

Webinar é um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, e geralmente permite a interação da audiência via chat. As principais plataformas de Webinário são Youtube Live (Google Hangouts), WebinarJam e GoToWebinar. Considerado um eficiente formato de conteúdo, é muito utilizado para geração e qualificação de Leads.


Abaixo você encontra um artigo com algumas dicas para você produzir um webinar de sucesso para sua empresa, mas antes disso, que tal assistir a um vídeo sobre o assunto?

Digite seu email abaixo para assistir

Possivelmente você já ouviu falar (e até participou) de um webinar.

Um webinar nada mais é do que um seminário online, geralmente transmitido ao vivo, sobre um tema específico.

Webinar é também um ótimo formato de conteúdo para geração de Leads.

Comparado a um eBook, por exemplo, é um formato relativamente barato de ser feito.

No caso de webinar ao vivo, a vantagem só aumenta: é um conteúdo que dificilmente sofrerá atrasos, uma vez que, assumido o compromisso de apresentá-lo, ele deverá acontecer de uma forma ou de outra.

Particularmente, gostamos de webinars por dois motivos implícitos:

  • É uma ótima forma de engajar diretores e outros especialistas da empresa que dificilmente conseguem alocar tempo para escrever no blog da empresa ou produzir outro tipo de conteúdo;
  • É um conteúdo que pode ser reaproveitado para dar origem a outros formatos: eBooks, posts no blog, infográficos, apresentações no SlideShare, podcasts etc.

A palavra “transmissão ao vivo” pode assustar um pouco algumas pessoas, mas garantimos que seguindo alguns passos a sua empresa pode ousar e ter um retorno bastante interessante por esse canal.

Já escrevemos um post sobre Como preparar uma transmissão no YouTube Live. É bastante simples e você não precisa de um estúdio super profissional para isso. Para começar, basta você, um computador e um objetivo.

Os webinars podem ser usados para os mais diferentes propósitos:

  • Pode ser um webinar sobre um tema amplo para atrair e gerar Leads;
  • Um webinar sobre um tema mais avançado para avançar seus Leads no funil de vendas;
  • Uma demonstração ao vivo do seu produto (live demo) para converter Leads avançados em clientes;
  • Ou, ainda, um webinar focado para os seus clientes, com objetivo de relacionamento e retenção deles.

São as necessidades da sua empresa e a sua criatividade que irão determinar o tema a ser abordado. E para garantir o sucesso, vamos passar por todas as etapas da criação de um webinar:

Como complemento a este post, baixe também este checklist completo e gratuito com todos os pontos necessários para fazer uma boa transmissão de webinars, sem esquecer de nada.



eBook + Checklist: Como produzir eBooks e Webinars

Um passo-a-passo detalhado para você ganhar produtividade na produção de conteúdo para geração de Leads

Passo a passo para criar webinars de sucesso

Para facilitar, dividimos as principais atividades que englobam a criação de webinars ao vivo.

Separamos as datas pelo que geralmente seguimos aqui na Resultados Digitais, mas você pode ficar livre para adaptações necessárias.

3 semanas antes

Definir o tema: obviamente o primeiro passo é definir sobre o que será o webinar. Faça uma avaliação das necessidades da sua empresa, analise qual tema seria interessante ser abordado e que traria resultados importantes.

Convidar os palestrantes: se você quiser a participação de alguma outra pessoa (que pode até ser de outra empresa), convide-a com antecipação para que ela possa reservar espaço na agenda.

Escolher a data: é sempre importante considerar detalhes como a proximidade com algum feriado (as pessoas podem se programar para viajar no horário da sua transmissão), se há algum evento importante nesse dia que possa competir com seu webinar e o melhor horário para o seu público estar online.

2 semanas antes

Criar o evento no YouTube Live: com essa ferramenta você pode montar o link da página de transmissão com bastante antecedência. Veja aqui como preparar uma transmissão ao vivo no YouTube.

Montar a Landing Page: para que as pessoas possam se inscrever no evento é preciso uma página de registro em que elas coloquem pelo menos o seu email para receber as próximas comunicações sobre o webinar. Essa é uma excelente opção para transformar visitantes do seu site em Leads. Não se esqueça de colocar nesta página todas as informações importante sobre o webinar. tema, horário, dia, etc. E seja bastante vendedor: se a oferta não parecer imperdível, não haverá conversão.

Enviar um email promocional: se você já tem uma base de Leads, prepare um email de convite para o webinar com todos os detalhes do evento e link para a Landing Page.

Divulgar nas mídias sociais: prepare chamadas nas mídias sociais convidando o público para o evento e direcionando para a sua Landing Page.

Preparar anúncios nas mídias pagas: caso tenha verba disponível para anúncios pagos, uma boa opção é criar anúncios em serviços como Google Adwords e Facebook Ads.

Colocar call-to-action no site: outra alternativa é criar CTAs no site da empresa, seja em banners ou em chamadas com links nos posts do blog, por exemplo.

7 dias antes

Acompanhar as inscrições: monitore quantos Leads já converteram e analise se há necessidade de reforçar algum dos canais de divulgação.

Preparar a apresentação: se você achar necessário, é legal montar um roteiro com o que será apresentado. Pode ser em tópicos, apenas para guiar suas falas e não deixar nenhum ponto importante de fora.

Subir a apresentação no SlideShare: caso use algum material de apoio como um PDF, é possível subir esse arquivo para estar disponível facilmente na hora da apresentação.

Enviar email para os Leads: uma boa prática para manter o webinar na mente dos inscritos e garantir a sua participação é enviar um email “lembrete” reforçando a data e o horário da transmissão. Aproveite a mensagem para enviar algum material sobre o tema para ir aquecendo os espectadores, como um post no blog.

1 dia antes

Organizar a sala: tome cuidado com o fundo e o enquadramento da transmissão. Procure organizar a sala onde vai apresentar o evento e garantir que todos os elementos necessários (caneta para escrever em um quadro, passador de slides, etc) estejam a mão.

Conferir a iluminação e o áudio: além disso, tenha cuidado com a iluminação do local. Evite que o ambiente fique muito escuro ou que o rosto do palestrante fique com excesso de iluminação. O mesmo vale para o áudio, teste o microfone antes para conferir se o som está saindo ok, sem ecos ou reverberações.

No dia do webinar

Testar a internet: você não quer correr o risco de ter seu webinar interrompido e prejudicado por causa de problemas com a conexão, certo? Por isso, teste bastante a sua rede antes da transmissão.

Enviar email para os Leads: no dia da transmissão envie um email com o link para o webinar. Procure enviar pelo menos uma hora antes do início para que todos possam ver a mensagem e acessar a página da transmissão.

Luz, câmera e ação: na hora marcada, inicie o webinar!

Interagir com os participantes: procure interagir com os participantes por meio de comentários na página e responda as perguntas enviadas ao vivo. É recomendável ter pelo menos uma pessoa para mediar essa conversa e monitorar o que está sendo falado.

Agradecer aos presentes: ao fim da apresentação, agradeça publicamente a todos os que participaram e dê os recados finais, como se os slides serão disponibilizados via email, por exemplo.

Responder as perguntas pendentes: responda os comentários deixados na página de transmissão para que todos os participantes tenham resposta.

Depois da transmissão

Enviar email para os participantes: envie um email com o link permanente para o vídeo no Youtube e com o link para os slides da apresentação (caso haja).

Fazer uma pesquisa: para saber o que o público achou do webinar, é possível criar um formulário de pesquisa gratuito e enviar para os Leads responderem. Assim você poderá fazer ajustes apontados por eles.

Atualizar textos que falam sobre a data de transmissão: você pode continuar gerando Leads com seu webinar. Basta disponibilizá-lo em uma Landing Page no seu site (ou atualizar a antiga, tirando o discurso de “ao vivo”). Não esqueça de atualizar também os textos dos emails de agradecimento.

Finalizando, o importante é sempre ir melhorando o processo. Com certeza alguma etapa a mais vai entrar ou sair desse passo a passo, mas o essencial é fazer tudo de maneira planejada para oferecer webinars cada vez mais incríveis para a sua audiência.

Indo além: como preparar webinars incríveis e aumentar os resultados

Acima falamos sobre um começo. Acontece que não basta apenas marcar o webinar, lançar para a base, preparar uma apresentação e, no dia, apresentá-lo.

Você também precisa pensar na experiência dos seus Leads, mais especificamente no ambiente online onde seu Lead irá assistir à transmissão.

Neste tópico, vamos compartilhar uma estratégia que aplicamos nos webinars da Resultados Digitais em meados de 2015 e que nos permitiu gerar muitas oportunidades de negócio e aumentar o engajamento de nossas transmissões desde então.

Por que se preocupar com o ambiente onde o webinar será assistido

Como dissemos, os webinars sempre fizeram parte da nossa estratégia – tanto os webinars gravados quanto os ao vivo.

No caso dos nossos webinars ao vivo, a ferramenta que usamos no início para transmiti-los é o Hangouts on Air do Google.

Para esses eventos, seguíamos nosso processo padrão de lançamento de um novo webinar. Já falamos anteriormente neste post, mas pontuado aqui de forma resumida:

  • Criar a Landing Page para inscrição;
  • Promover a Landing Page por email e mídias sociais;
  • No dia, criar o evento no Hangouts on Air;
  • Enviar por email o link do evento para quem se inscreveu.

Nesse caso, o ambiente padrão onde o Lead assistia ao webinar era uma página dentro do Google+:

Transmissão de webinar ao vivo

Mais recentemente, com a mudança do Hangouts on Air para o Youtube Live, a interface padrão para transmitir um webinar virou o próprio Youtube.

Entra em cena a briga pela atenção

Independentemente da ferramenta que você utiliza para transmitir seu webinar, o importante é o ambiente onde você vai distribuir esse vídeo.

Digo isso porque, em um webinar, é interessante que você mantenha a atenção do seu Lead durante grande parte da transmissão, de preferência até o final.

E, falando em atenção, é especialmente difícil mantê-la quando, em um site como o Youtube, você tem diversos outros vídeos brigando por essa atenção e se aproveitando do tráfego do seu webinar:

Transmissão de webinar ao vivo

Ruim, não é mesmo?

O que fazer para contornar

Com esse problema nas mãos, resolvemos fazer o seguinte teste: embedar (incorporar) o vídeo ao vivo em uma página do nosso site.

A premissa era de que teríamos maior controle sobre o conteúdo da página e, ao invés de levar o Lead para um ambiente externo, ele seria levado para nosso próprio ambiente, onde teríamos controle sobre o que ele vê.

Fizemos, então, uma página para a transmissão utilizando o criador de Landing Pages do nosso software, o RD Station Marketing. É importante citar aqui que, se você utiliza outra ferramenta, ou tem um programador para fazer “na unha”, a lógica é a mesma.

A primeira versão da nossa página de transmissão continha, além do vídeo incorporado, um espaço para comentários e um formulário com uma oferta relacionada ao webinar:

webinar resultados digitais

Para os comentários, utilizamos o Disqus, mesma ferramenta que utilizamos aqui no blog e que permite comentários ao vivo, que são carregados sem a necessidade de recarregar a página.

O teste foi bom e, pelo fato de podermos duplicar facilmente essas páginas, adotamos esse formato como padrão para nossas transmissões.

Depois desse modelo, nós já tivemos também algumas variações, todas com o mesmo foco: aumentar o engajamento e os resultados a partir do webinar.

Por exemplo, outra variação de página que utilizamos para os webinars foi esta, com um Call-to-Action substituindo o formulário:

webinar resultados digitais - ricotta

Esta, com ofertas relacionadas das três empresas envolvidas na transmissão do evento:

webinar resultados digitais com comarketing

E esta, do Papo de Vendedor, cuja oferta relacionada é um vídeo com um estudo de caso de Inbound Marketing e uma oferta voltada para o fundo do funil:

webinar resultados digitais com oferta bofu

Outras vantagens de usar o próprio ambiente

Além de conseguir manipular a página para exibir somente os elementos que você deseja, essa estratégia ainda permite coisas como:

  • Utilizar códigos de remarketing como do Facebook Ads e Google AdWords para exibir anúncios a quem assistiu ao webinar;
  • Utilizar ferramentas como o Lead Tracking para saber quem assistiu ao webinar e inserir essa pessoa em um fluxo de automação de marketing;
  • Ainda com o Lead Tracking, caso um Lead qualificado assista ao vídeo, avisar o vendedor que o Lead está consumindo conteúdo naquele momento, aumentando as chances de sucesso na abordagem e na venda.

E muitas outras. É só pensar no que você pode fazer com a API do Youtube e um desenvolvedor.

O que esperar com essa estratégia?

Essa diferença de engajamento com o vídeo fica clara quando comparamos a taxa média de visualização do vídeo incorporado à Landing Page e o vídeo exibido no próprio Youtube:

Transmissão de webinar ao vivo

A duração média da visualização quase dobrou!

E não apenas o engajamento com o vídeo aumentou, como ainda, no caso das páginas com formulário, foram geradas muitas oportunidades de negócio:

Transmissão de webinar ao vivo

No caso acima, a oferta relacionada era um outro material, mas, como mostramos no post, também já utilizamos conversões de fundo de funil, como o bate-papo sobre Marketing Digital com um especialista e o teste gratuito do RD Station Marketing, as quais também obtiveram boas taxas de conversão e trouxeram Leads qualificados – e clientes – para o time de vendas.

A sua empresa já fez ou faz webinars ao vivo? Conte-nos como foi a experiência nos comentários. :)

Post escrito por Nayara D’Alama e Ricardo Palma, da Resultados Digitais.

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