Blog de Marketing Digital de Resultados

API do WhatsApp Business: o que é, como funciona e mais!

Plataforma de mensagens instantâneas oferece possibilidades de automatização de contatos direto entre empresas e usuários

Em 2018, o WhatsApp Business foi oficialmente lançado no Brasil e, no mesmo ano, ganhou novas ferramentas de comunicação direta entre usuários e empresas. Entre elas, uma API que facilitou a instalação de botões de chat em sites e em fan pages e anúncios no Facebook, o dono do Whats real oficial. 

A API, então, oferece soluções no mínimo interessantes para médias e grandes empresas que precisam automatizar o envio de algumas mensagens aos seus clientes. Como, por exemplo: 

  • Captação de Novos Leads e redirecionamento para conversa; 
  • Notificações de entrega de produtos; 
  • Envio de ingressos para eventos;
  • Confirmações de agendamento de horários, etc.

E você, já sabe como usar tudo isso a favor da sua empresa ou o que é uma API, de fato? Continue a leitura, explicaremos tim-tim por tim-tim da API do WhatsApp Business! 

eBook WhatsApp na Prática

Utilize estas estratégias para melhorar suas vendas dentro e fora do aplicativo

Para começar, o que é uma API?

API significa, em inglês, Application Program Interface. Em português, Interfaces de Programas Aplicativos. Confuso? Explicamos: as APIs são protocolos da internet que fazem com que diferentes ferramentas alocadas na nuvem “conversem” entre si. 

Logo, é possível integrá-las para que trabalhem juntas para você, maximizando o potencial de cada uma e entregando resultados que não poderiam ser alcançados se essas ferramentas trabalhassem de modo isolado. 

Para você ter uma ideia do poder das APIs, dados de uma pesquisa divulgada pela Computer World mostram que 79% das empresas do mundo usam APIs para integrar sistemas de back office, o mesmo percentual que no Brasil.

As APIs também são usadas para o desenvolvimento de aplicativos por mais de 70% das empresas no Brasil e no mundo.

Como funcionam as mensagens automatizadas no WhatsApp Business

Bom, como comentamos, a API do WhatsApp Business possibilita a automatização de mensagens para otimizar o seu tempo e, consequentemente, os lucros do seu negócio ao responder Leads e clientes. Contudo, seu principal objetivo é a fazer as empresas conquistarem uma comunicação de qualidade com seus consumidores – estreitando relacionamentos e, assim, ganhando mais confiança! 

O início das conversas, porém, é sempre de iniciativa do usuário. Logo, não é possível o envio de mensagens promocionais ou anúncios diretamente pelo WhatsApp. O Facebook, empresa responsável pelo aplicativo, por sua vez, reforça que o usuário poderá bloquear uma empresa que esteja sendo inconveniente apenas com um clique. 

automatizar whatsapp api

Exemplo de conversa automatizada retirada da página da API do WhatsApp Business.

Anúncios levando para o WhatsApp Business

Com o uso crescente do WhatsApp – atualmente o aplicativo mais usado no Brasil, segundo estudo da consultoria Croma Insights – é normal que as empresas estejam migrando cada vez mais para a plataforma. 

O levantamento da Croma apontou, ainda, que o Whats é usado no trabalho por 60% dos entrevistados: número três vezes maior do que o email, utilizado por 20%. 

Levando tudo isso em conta, diferentes negócios passaram a criar anúncios que levam até o Whats. A integração com o Facebook Ads, por exemplo, é feita da mesma forma como funciona hoje com o Messenger. Os anunciantes têm a opção de incluir um botão do WhatsApp Business que, ao ser clicado, leva a uma janela de diálogo do aplicativo com algumas informações já pré-programadas. 

Botão de WhatsApp do RD Station Marketing

Trazendo ainda mais benefícios ao recurso de Botão do WhatsApp, o RD Station Marketing lançou uma versão “melhorada” dessa funcionalidade. Ao invés de redirecionar automaticamente para a conversa, o botão solicita que o usuário preencha alguns dados antes de iniciar a conversa.

Desta maneira, você consegue saber ainda mais sobre os contatos que estão falando com a sua empresa, aumentando as possibilidades de relacionamento e, consequentemente, de vendas. Confira como usar o Botão do WhatsApp em suas estratégias de Marketing Digital no eBook WhatsApp na Prática.

Caso decida usar a API do WhatsApp Business, você terá acesso a novos dados nos relatórios do Gerenciador de Anúncios do Facebook, como o número de conversas iniciadas e de cliques. Ou seja, poderá ter certeza do Retorno Sobre o Investimento (ROI)

>> Leia também: Como usar o QR code e compartilhar o catálogo do WhatsApp Business

 

Use o WhatsApp para gerar mais vendas!

O WhatsApp tem tanta relevância que, atualmente, mais de 3 milhões de empresas o utilizam como um canal de comunicação em sua estratégia de Marketing. Porém, algumas enviam mensagens através de contas pessoais, pondo em risco a imagem da marca e deixando em aberto possíveis falhas no processo.

O ideal para as empresas é usar o WhatsApp Business. Temos um eBook que mostra como utilizá-lo e como montar uma comunicação escalável, estruturada e automatizada. É gratuito, basta preencher o formulário abaixo. 😉

Como usar o WhatsApp em estratégias de Marketing Digital

Acesse este eBook e descubra uma série de estratégias com foco em geração de vendas que quase nenhuma empresa está colocando em prática!

Post originalmente publicado em agosto de 2018 e atualizado mais recentemente em agosto de 2020.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários