Blog de Marketing Digital de Resultados

WhatsApp Business é oficialmente lançado no Brasil: conheça os detalhes do aplicativo

Perfil empresarial, ferramentas de mensagens, estatísticas e outras funcionalidades chegam para facilitar o contato entre clientes e empresas via WhatsApp

WhatsApp Business é a versão do WhatsApp para ser utilizada por pequenas empresas. É um aplicativo gratuito para Android que possibilita a interação direta com clientes. Pelo WhatsApp Business é possível usar ferramentas que classificam, automatizam e respondem mensagens rapidamente.


Em vez de ler, que tal ouvir a notícia? Experimente no player abaixo:

 

 

Depois de muito tempo em fase de testes, o WhatsApp finalmente lançou uma versão do aplicativo voltada para pequenas empresas.

Com a novidade, negócios terão mais facilidade para se conectarem com seus clientes e vice-versa.

Tendo em vista que o WhatsApp foi criado para pessoas, queremos melhorar a experiência de uso comercial. Por exemplo, agora ficou mais fácil para as empresas responderem aos seus clientes, separando, assim, as mensagens pessoais das comerciais e ao mesmo tempo criando uma presença oficial.

O WhatsApp Business já está disponível nas principais lojas de aplicativos em diversos países, inclusive no Brasil.

Conheça a interface e outros detalhes, que foram compartilhados no blog oficial do WhatsApp.

Veja como funciona:

  • Perfil empresarial: pode ser preenchido com informações úteis para os clientes, como uma descrição comercial, email, endereço físico e website.
  • Ferramentas de mensagens: permite o envio de respostas rápidas para as questões mais frequentes, além de mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e de ausência para que saibam quando você estiver ocupado.
  • Estatísticas de mensagens: para analisar métricas simples, como o número de mensagens que foram lidas, e entender o que está funcionando para sua empresa.
  • WhatsApp Web: envie e receba mensagens com o WhatsApp Business usando seu computador.
  • Tipo de conta: as pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial. Com o passar do tempo, algumas empresas terão contas confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.

whatsapp verificadoA versão conta também com um selo de verificação (imagem ao lado) para perfis de empresas, que aparece ao lado do nome do contato na agenda do celular.

>> Leia mais: Pequenas empresas podem receber pagamentos pelo WhatsApp

No comunicado, a empresa esclareceu que, para os usuários, não haverá grandes mudanças; “não há necessidade de baixar nada adicional, e também continuarão a ter controle total sobre as mensagens que recebem, com a opção de bloquear qualquer número, incluindo os de empresas, bem como reportar spam”, explica.

Donos de empresas dos países selecionados já podem baixar gratuitamente a ferramenta no Google Play Store. Não se sabe se o uso será cobrado no futuro.

whatsapp business

O WhatsApp Business estava em fase de testes desde, pelo menos, setembro de 2017. Na época, também foi anunciada uma versão enterprise, voltada a empresas maiores, que operam em larga escala, com uma base global de clientes, como companhias aéreas, sites de ecommerce e bancos.

No nosso eBook Estratégias de Marketing Digital para o WhatsApp, você confere como utilizar o aplicativo para gerar novos negócios e como conectá-lo às outras estratégias de Marketing Digital da sua empresa.

Como usar o WhatsApp em estratégias de Marketing Digital

Acesse este eBook e descubra uma série de estratégias com foco em geração de vendas que quase nenhuma empresa está colocando em prática!


Esse post foi publicado originalmente em 19 de janeiro de 2018. Em 25 de janeiro, quando o software já estava disponível no Brasil, foi atualizado para contemplar também essa informação.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

9 comentários

    1. Nathan Henrique

      Já está disponivel no brasil

  1. Marcelo

    Não tem pro Moto G3!!

    1. Marcelo

      Seria bom mudar a chamada da matéria também, lançado em alguns países, no Brasil ainda não.

  2. Bruno Bentes

    Quais os requisitos do dispositivo, para o download?

  3. Rafael Santini

    Será que vai ter uma API oficial?

    1. Fabiano Barreto

      É oficial!

  4. Rogerio Castilhos

    Se é um APP para uso comercial e de bom censo entender que será cobrado, taxas, assinatura ou mensalidades pelo serviço..Antes de me direcionar como usuário e definir estratégias empresariais com base no aplicativo/serviço é interessante primeiro saber o custo… Vou aguardar um pouco essa definição !

  5. AGENCILAR

    Seria interessante se pudesse colocar informações dos clientes, como endereço por exemplo.