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Como um especialista em marketing usa o WhatsApp para vender mais em cada momento da estratégia

Do topo ao fundo do funil, entenda como o aplicativo mais usado pelos brasileiros pode ser o seu grande aliado na hora de fechar uma venda

Se você já ouviu de algum cliente ou parceiro a frase “vou te mandar aqui pelo WhatsApp porque é mais fácil”, está na hora de pensar na importância dessa ferramenta para o seu negócio. Afinal, esse é o principal sinal de que a sua audiência prefere ser contactada por lá.

Ainda assim, quando pensamos em B2B x B2C, engana-se quem pensa que apenas os modelos de negócio B2C têm uma maior receptividade quanto ao uso da ferramenta. É preciso lembrar que as empresas também são feitas de pessoas, e que cada uma delas têm suas devidas preferências.

Mas calma, isso não quer dizer que a sua empresa é obrigada a estar sempre online no WhatsApp. Provavelmente a interação com o seu cliente vai começar ou terminar por esse canal, e para isso você pode colocar seus limites e considerar os processos existentes.

Seja topo, meio ou fundo de funil, o WhatsApp pode ser um bom aliado para conduzir ao fechamento. Quando você dá ao prospect a possibilidade de entrar em contato pelo seu canal de preferência, está também gerando proximidade com o seu cliente.

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Utilize estas estratégias para melhorar suas vendas dentro e fora do aplicativo

Panorama de uso do WhatsApp no Brasil, enquanto business e uso pessoal

Por ser um canal presente em bolsos, bolsas e mãos de mais de 120 milhões de brasileiros, segundo dados do próprio WhatsApp, o aplicativo se tornou um canal de tração para pequenas e médias empresas que buscam crescer de forma prática e com baixos investimentos.

O impacto econômico do aplicativo pode ser sentido toda vez que você recebe aquela promoção exclusiva de um supermercado ou loja – e já pode até ser metrificado! Segundo dados da Morning Consult, o aplicativo de troca de mensagens ganhou um viés comercial forte e empoderador para empresários.

Metade das pequenas e médias empresas afirmam que possuem o perfil Business na plataforma. Fora as 75% que acreditam, de acordo com a consultoria, que a plataforma permite que elas expandam suas vendas de produtos ou serviços para outras cidades, estados ou países.

Então, é só sair enviando mensagens para todos os meus contatos? Calma! Cada etapa do funil de vendas exige uma abordagem e estratégia diferente para se relacionar com o Lead, convertê-lo e gerar recorrência.

Como usar o Botão do WhatsApp para topo de funil

O WhatsApp não é um concorrente do e-mail, nem do formulário, nem do site, muito menos do aperto de mão. Porém, ele pode estar correlacionado a todos esses ítens como um facilitador.

Não entenda ele como um vilão ou preferência da vez, ele é apenas mais um canal. Para isso, você deve se atentar em qual momento sua audiência quer ser contactada por ele. Desta forma, você abre possibilidades de contato e mostra como sua empresa se preocupa em dar opções para o cliente – e ele escolhe a melhor.

No primeiro contato e momento de atração, o aplicativo pode ser uma saída estratégica para aumentar o volume de contatos da sua base – ainda que possa ocorrer uma pequena queda em sua qualificação. Com o contato em mãos, a equipe de Vendas pode iniciar um atendimento consultivo e qualificá-lo ainda mais.

Uma forma de ter esse ponto de entrada no topo do funil é usar os botões do WhatsApp do RD Station Marketing em páginas específicas. Através dele, você consegue captar informações do seu contato e reinserir esse prospect em outras estratégias, como fluxos de automação e Email Marketing.

“Tá, peguei o contato, o cliente enviou a mensagem e como abordá-lo de uma forma próxima e agradável?” É o que veremos a seguir.

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Como realizar a abordagem

A dica de ouro para realizar uma abordagem no WhatsApp é: Seja uma pessoa, nunca uma máquina. Scripts ajudam e muito a manter um padrão, mas lembre-se que estamos falando de Humano para Humano. Separamos mais algumas dicas, olha só:

Nada de textão

Estabeleça um contato e espere a conversa engrenar. Copiar e mandar tudo de uma vez acaba com o fator conversa, elimina a curiosidade e o timing fica ruim. Você pode acabar falando sozinho se isso acontecer.

Siga o tom do seu cliente

Mandar áudio logo na primeira conversa tende a ser um caminho negativo. Em vendas, o ideal é sempre seguirmos o tom e os meios que o cliente prefere falar.  O cliente que estiver dirigindo, por exemplo, vai preferir um áudio. Já se ele estiver em uma reunião, o texto será melhor. Utilize sempre o que for melhor para ele.

Estabeleça o contato

Salve o seu próprio contato com todos os meios do qual o cliente pode te contatar e envie para ele. Além de ter sua foto, site e email, você aumenta as possibilidades dele salvar o seu contato por já estar mais prático.

Dica bônus

Se você precisar passar pessoalidade e demonstrar atenção, no primeiro contato pode enviar um pequeno texto e se filmar se apresentando. Isso vai gerar uma conexão de forma muito mais rápida, deixando de ser só mais um contato no WhatsApp.

WhatsApp no meio do funil

Você já deve ter percebido que, em muitas vezes, o cliente prefere se relacionar pelo WhatsApp, certo? E quando falamos de meio de funil – a fase de relacionar e levar o prospect à venda – o ideal é sempre organizar o processo com sua plataforma de automação de Marketing.

No RD Station Marketing, por exemplo, você tem opções de Integrações e estratégias que podem deixar o seu atendimento mais leve e humanizado:

  • 0800Eugênio – Essa ferramenta permite que você faça perguntas para seu contato de forma automatizada, quebrando aquela sensação chata de estar preenchendo um formulário;
  • Zenvia – Realiza disparos, ideal para pontos de contato de uma jornada. Com a automação do RD Station Marketing, há a possibilidade de enviar um link de integração ao final de uma jornada, com isso você consegue realizar disparos pré-determinados;
  • SuiteShare e Whatsy – Ajudam a qualificar ainda mais o Lead, permitindo automatizar a comunicação e centralizar todas as informações no perfil do contato dentro do RD Station Marketing.

WhatsApp no fundo do funil

Chegamos ao melhor momento de usar o WhatsApp com o seu prospect! Mas não adianta se comunicar com seu cliente por lá e acabar perdendo o controle do seu processo comercial, ou da negociação.

Lembrando que a organização dos processos comerciais é fundamental para qualquer negociação. Por isso, recomendamos que você sempre utilize um CRM, eliminando suas chances de perder uma oportunidade de venda.

É por isso que a melhor maneira de usar o WhatsApp no fundo de funil é através da integração com o CRM. O Whatstation, como é chamada essa integração, permite aumentar a produtividade do vendedor, é possível  gerenciar as oportunidades de vendas sem precisar sair do WhatsApp Web para ficar registrando cada conversa.

Outra coisa super legal dessa integração é que, além de ter uma visão clara sobre o histórico da negociação, é possível também metrificar e acompanhar o desempenho do vendedor ou equipe.

Case de uso do botão RD

Tá, mas funciona mesmo? Aqui na 8D Pro, nós usamos o aplicativo durante todo o nosso funil de vendas. É um grande aliado em cada momento da estratégia e já traz resultados expressivos.

Com o botão de WhatsApp, funcionalidade do RD Station Marketing, estando em páginas estratégias do nosso site, 22,7% de todos os Leads gerados hoje pela agência vêm através do aplicativo. E nos nossos clientes não é diferente.

Com nossa cliente, a cirurgiã dentista Dra. Astir Jorge, implementamos o botão do WhatsApp. Hoje, os Leads gerados por esse canal representam 52,5% da conversão de toda a estratégia. Ou seja, independentemente do segmento ou modelo de negócio, seja B2B ou B2C, o WhatsApp pode impulsionar suas vendas.

Mais dicas para usar o WhatsApp na sua empresa

Agora que você já percebeu que o aplicativo de mensagens queridinho dos brasileiros também é um grande aliado da sua empresa para vender mais, fica muito fácil já colocar a mão na massa, certo?

O sucesso dessa ferramenta não é por acaso. Afinal, além de ser um dos canais de preferência do seu cliente, também é um excelente recurso para o vendedor, que ganha agilidade e produtividade no dia-a-dia.

Aqui vão mais algumas dicas para começar a usar agora mesmo o aplicativo como estratégia de negócio:

Use o Whatsapp Business

Sempre! O WhatsApp Business foi criado especialmente para o atendimento empresarial, é por isso que, quando comparado ao uso pessoal, tem uma série de recursos que facilitam a interação com o cliente.

Ele permite que você determine o seu horário de atendimento, faça a gestão dos seus contatos com as tags e etiquetas, configure atalhos de mensagens, acompanhe métricas de conversas e muito mais.

Também separe os números. Vai por mim: misturar a conta pessoal e profissional é fria e fica muito mais difícil para impor limites, por exemplo, aos seus clientes e prospects.

>> Acesse um gerador de link para WhatsApp

Configure sua conta

Antes de começar a utilizar o WhatsApp, faça a configuração padrão da conta. Inclua o nome da empresa, site, nome e foto do vendedor.

Também tenha um horário de atendimento definido, para que o cliente te veja com profissionalismo. Isso evita um mal-entendidos, como deixar um cliente chateado porque ele te mandou uma mensagem no domingo e não foi respondido na hora.

Crie respostas rápidas

Mais uma dica legal é já deixar salvos algumas mensagens e textos que você usa com frequência. Configure com atalhos para envio, assim você ganha agilidade no seu atendimento.

Mas não se esqueça: essas mensagens servem para otimizar a conversa e te ajudar a responder mais rápido. O objetivo não é deixar o seu atendimento robótico ou impessoal, e sim melhorar a comunicação.

A dica de ouro é não deixar de investir em ferramentas e processos que criem uma padronização do seu processo comercial, incluindo os canais onde o seu prospect prefere ser atendido. Gerenciar suas oportunidades no WhatsApp não é tão difícil quanto parece, tenha sempre em vista que o cliente é a sua prioridade.

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Marcos Andrade e Gabriela Honorato, autores do texto, fazem parte da 8D PRO, que integra o Programa de Agências Parceiras do RD Station, na categoria Platinum. Conheça as soluções de Marketing Digital da 8D Pro e de mais de 1.700 agências para apoiar seu negócio no Marketplace da RD.

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Comentários

2 comentários

  1. Lucas Fernando

    Show demais o conteúdo!

  2. Paulo Vitor

    Artigo valioso.