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Como foi a YoastCon 2019, um dos eventos de SEO mais importantes do mundo

A especialista em SEO da RD, Rosana Amaral, foi até a Holanda e trouxe as novidades que devem guiar as otimizações para mecanismos de busca nos próximos anos

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

A YoastCon é uma conferência de SEO que vai além dos tópicos básicos. Insights sobre SEO e outros temas, como CRO e Marketing de Conteúdo, são explorados em inglês e em holandês por palestrantes renomados do mercado mundial.

Em 2019, o evento aconteceu nos dias 7 e 8 de fevereiro em Nijmegen, na Holanda, cidade que fica a uma hora e meia de distância de trem da capital, Amsterdã. É lá que fica a sede do Yoast, um dos plugins mais famosos do WordPress, voltado para SEO.

Foram dois dias de muito aprendizado, workshops e trocas. A Resultados Digitais enviou uma especialista de SEO — eu, Rosana Amaral — para acompanhar todos os momentos do evento. Fomos a única empresa da América Latina a estar presente!

Neste post, escrevi sobre os destaques da YoastCon 2019. Continue lendo para saber o que vem por aí em Search Engine Optimization!

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“SEO for Everyone: what does that even mean?”

A palestra do Joost de Valk, criador do Yoast, apresentou as novidades do plugin. A ideia é realmente levar SEO para todos em 2019, com itens que, para ele, fazem muito sentido quando falamos de conseguir mais relevância no Google. Veja quais são:

O conteúdo dos sites será descoberto e indexado

O Yoast está trabalhando para entregar, juntamente com o Bing e o Google, o “ping” de indexação a cada novo artigo postado ou atualizado. Assim, substituiria o “fetch as Google”, fazendo com que o conteúdo dos sites seja descoberto e indexado de forma mais rápida e eficiente pelos mecanismos de busca. A feature deve ser entregue até o meio do ano.

Schema

As marcações estão ganhando força e, em 2019, os resultados de busca irão precisar de mais Schema (dados estruturados). O Yoast irá colocar o Schema no Json (framework de Javascript), o que ajudará muito no processo de inserção das marcações.

O que importa é qualidade

Para finalizar, Joost enumerou o que considera ser importante para um bom rakeamento nos mecanismos de busca:

  • Qualidade;
  • Autoridade/links externos
  • Links internos/estrutura do site;
  • Qualidade;
  • Qualidade;
  • E qualidade.

Sim, ele citou qualidade 4 vezes. Mesmo sendo algo difícil de mensurar, o foco aqui é pensar no usuário e entregar a ele o melhor para a sua navegação e suas descobertas.

“The Four Horsemen of the Web Marketing Apocalypse”

Rand Fishkin, fundador da SparkToro e cofundador da Moz.com e da Inbound.org, também falou no YoastCon 2019. Ele apresentou o que podemos fazer para estar à frente das mudanças do que funciona ou não para o Google, desmistificando algumas ações elencadas como “melhores práticas” na década atual.

YoastCon 2019 Rand Fishkin

Rand Fishkin na YoastCon 2019 – Foto: Yoast

Para ele, temos 4 cavaleiros do Apocalipse do Web Marketing, que vêm tornando mais complicado o crescimento das estratégias de Marketing Digital:

  1. Redes sociais perderam muito tráfego de outlinking e a visibilidade não é mais a mesma;
  2. Google está diminuindo as oportunidades de SEO;
  3. A queda do impacto dos Ads, principalmente no ambiente mobile;
  4. Crescimento da competição.

Com os 4 cavaleiros em pleno ataque, o que fazer? Segundo Rand, podemos “enfrentar” e “vencer” os cavaleiros com algumas das medidas abaixo:

  • Faça do seu site e da sua lista de emails o centro das suas campanhas. Dez mil novos emails são melhores do que dez mil novos seguidores nas redes sociais;
  • Mude a sua forma de abordar SEO. Priorize o maior volume de cliques e não o volume de buscas. Focar apenas em keywords — em keywords com altos volumes de buscas — desgasta mais fácil e limita o seu alcance orgânico;
  • Não foque no “influencer” mais seguido, mas nos “influencers” ou marcas que ele segue;
  • Primeiro: orgânico + marca. Só depois: Ads e CRO.

“Love your users and the rest will follow”

Els Aerts, expert em usabilidade e otimização de conversão, falou da importância de entender os usuários e o que eles precisam. “Amar” os usuários, item principal do título da sua palestra, foi apontado como o caminho o crescimento de qualquer empresa digital.

Ela se dedicou a mostrar a relevância e importância de pesquisas, como User Research. UX (User eXperience), por sua vez, pode parecer moda, mas não é. Isso porque sempre esteve presente, já que precisamos entender e trabalhar para os usuários, obtendo melhores rankings e relevância.

YoastCon reforça a importância do SEO

No total foram 18 palestras, todos com profissionais de nível mundial, passando por assuntos como CRO, Google Analytics e otimização de velocidade. Gostei também do papo sobre AMP com o Alberto Medina, Developer Advocate no time de Ecossistemas de Conteúdo Web do Google.

A YoastCon 2019 foi sensacional, oferecendo conteúdo de qualidade e focado em otimização. Foi também uma experiência de muito networking e troca de experiências com profissionais da Europa, Estados Unidos e Índia.

SEO é realmente um conjunto de técnicas, habilidades e estratégias. Portanto, o importante é sempre testar, conhecer melhor o seu usuário e nunca parar no tempo. SEO definitivamente não morreu e não morrerá, o profissional é que precisa se atentar, estudar e estar aberto a novas experiências.

Se você quer entender mais sobre o assunto, assista à websérie “SEO além da pesquisa de palavra-chave”. É um material super atualizado, com especialistas contando o que acreditam que vem por aí no mundo do SEO. Basta preencher os dados abaixo para receber gratuitamente!

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