Blog de Marketing Digital de Resultados

YouTube apresenta a maior mudança na identidade visual em 12 anos (e outras novidades)

Além do novo logo, foi apresentada uma nova interface e uma série de atualizações para o aplicativo

Você abriu o YouTube hoje? Percebeu alguma mudança na plataforma?

A maior rede social de vídeos da atualidade apresentou uma série de atualizações: logo e interface foram remodelados. Junto a isso, uma série de novos recursos foram apresentados para os usuários.

A atualização foi comunicada em 29 de agosto de 2017 pelo Chief Product Officer do YouTube, Neal Mohan, no blog oficial do Google.

Dentre os novos recursos, destaca-se a possibilidade de assistir aos vídeos enquanto navega pela plataforma, um estilo de layout escuro e uma melhor adaptação de diferentes formatos de vídeo para todos os tipos de telas.

Confira abaixo os detalhes sobre as mudanças no logo, no layout e no recursos.

O novo logo

É verdade que, nos últimos anos, alguns pequenos redesenhos foram feitos. Contudo, nada foi tão grande como essa última atualização, a maior em 12 anos.

“O novo logo combina uma versão simplificada da fonte e do ícone do YouTube, criando um design geral mais flexível” – Neal Mohan, Chief Product Officer do YouTube

A justificativa dessa flexibilidade é que, quando o espaço for limitado (por exemplo, em um smartphone), o ícone poderá ser usado como um logo abreviado e será reconhecido com mais facilidade do que o design completo.

A maior transformação é em relação ao “Tube”, que saiu de vez de dentro da caixa vermelha — ela se tornou o próprio “play”, um dos grandes símbolos da rede social.

youtube-nova-identidade

O novo layout

Outra transformação na rede social foi o layout, tanto na versão web como na versão móvel.

As mudanças foram muito mais no design do que na usabilidade. O visual ficou um pouco mais cinza e com elementos mais espaçados.

Uma novidade interessante é que você pode ativar um tema escuro. Para isso, basta clicar na sua foto, no canto superior direito da página.

youtube-nova-identidadeyoutube-nova-identidade

Ainda há a opção de voltar ao layout antigo, ao menos por enquanto.

No comunicado, Neal Mohan citou que o redesign foi desenvolvido graças ao feedback do público e que o recurso de tema escuro é o seu favorito.

Graças ao feedback positivo que recebemos, estamos felizes em disponibilizar esse novo design a partir de hoje para todos os nossos usuários ao redor do mundo. O novo visual aplica o conceito de material design ao YouTube. Meu recurso favorito do novo design para computadores é o tema escuro, que escurece o fundo da página durante a reprodução dos vídeos para criar um visual mais cinematográfico.

Abaixo, veja um GIF com a transformação das interfaces do YouTube, desde o seu lançamento, em 2005, até o redesign de 2017.

youtube-nova-identidade

Novos recursos para o aplicativo

Além do visual, o YouTube também anunciou atualizações no aplicativo para celular.

São várias novas mudanças incrementais que estarão disponíveis para os usuários de android e iOS.

Abaixo falo sobre as atualizações, mas você pode vê-las também no vídeo que o próprio YouTube criou para divulgar as novidades:

Vídeos que se movem com você

Um dos projetos é trazer gestos para o YouTube. No início do ano, foi apresentado um gesto que permite tocar duas vezes no lado esquerdo ou direito da tela para avançar ou retroceder 10 segundos de um vídeo.

O próximo passo é um recurso que permite alternar entre os vídeos com um novo gesto: basta deslizar para a esquerda para assistir o vídeo anterior ou deslizar para a direita para assistir o próximo.

Formatos adaptados na melhor maneira

O YouTube está trabalhando para encontrar novas maneiras de exibir os vídeos da melhor forma possível. Em breve, o formato do player do YouTube mudará automaticamente com base no formato de vídeo que você assistir, seja vertical, quadrado ou horizontal.

Navegue e descubra enquanto assiste

Foi adicionado um recurso que o espectador pode usar para ver uma série de vídeos sugeridos enquanto assiste a outro vídeo em tela cheia.

Novo design mais simples

O novo cabeçalho branco dá mais destaque ao conteúdo. Já as guias de navegação estão agora na parte inferior do app, ficando mais próximas dos polegares. Também foram adicionadas as novas guias “Biblioteca” e “Conta” para oferecer um acesso mais rápido ao que o usuário procura.

Assista na velocidade que quiser

O recurso de alterar a velocidade de reprodução dos vídeos, que já havia no desktop, foi levado para o aplicativo. É possível agora acelerar ou desacelerar vídeos no YouTube pelo celular.

Aproveite o YouTube para produzir conteúdo e gerar negócios

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 5 bilhões de vídeos assistidos diariamente.

Desse modo, há duas formas de aproveitar o conteúdo para sua empresa. Produzindo conteúdo ou anunciando na plataforma.

Para a produção de conteúdo, recomendo dois materiais gratuitos da RD:

A outra forma de aproveitar a audiência para gerar negócios é anunciando na rede social.

Para ajudar você nessa tarefa, criamos este Checklist de Como anunciar no Google no YouTube para você criar suas campanhas sem esquecer de nenhum detalhe!



Checklist: Como anunciar no Google e no YouTube

Veja como criar campanhas eficazes no Google e no Youtube sem se esquecer das configurações mais importantes

Marcadores:

Deixe seu comentário