YouTube Video Chapters: como dividir seus vídeos em capítulos

Feature foi liberada para todos os criadores de conteúdo do YouTube, que agora podem dividir seus vídeos em capítulos de forma mais clara

Bruno Volpato
Bruno Volpato29 de maio de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Depois de fazer testes por um mês com alguns criadores, o YouTube lançou definitivamente uma funcionalidade para dividir os vídeos em capítulos. A partir de agora, todos os usuários que fizerem uploads para o site - que está sendo chamado extra-oficialmente de YouTube Video Chapters - poderão aproveitar a feature.

Já era possível fazer isso com as marcações de tempo, muito populares entre quem gosta de assistir shows musicais no YouTube. Alguns heróis nos comentários apontavam o segundo exato em que começava cada canção. Depois, os próprios usuários começaram a fazer essa marcação na descrição ao subir os vídeos.

Quer saber como ficou? Dê uma olhada neste show do canal oficial da banda britânica Radiohead, que já está testando a feature desde abril. Aliás, a novidade não funciona quando você incorpora o vídeo em uma página ou blogpost, pois a plataforma de streaming não é exatamente fã de embeds - afinal, quanto mais tempo você passa lá, mais vídeos vê.

Agora, continue lendo o post para saber como dividir os seus vídeos no YouTube em capítulos.

Como dividir seus vídeos em capítulos usando o YouTube Video Chapter

Se você já tem um canal no YouTube, pode brincar com a novidade agora mesmo - se ainda não tem, temos um tutorial completo para criar o seu. Como dissemos acima, tem tudo a ver com as marcações de tempo que já eram feitas em alguns vídeos. É na descrição que você vai conseguir dividir seu vídeo em capítulos.

A principal exigência é que você tenha o primeiro timestamp começando exatamente em 00:00 - ou seja, do início. Além deste, são necessárias ao menos mais duas marcações de tempo de, no mínimo, 10 segundos, com os títulos dos capítulos. Simples, né? Sim, muito, mas calma que tem mais uns detalhezinhos!

Também como na gambiarra que já era feita anteriormente, é preciso que o timestamp (ex: 2:29) esteja separado por apenas um espaço do título do capítulo. E, também, que cada marcação de tempo esteja em uma linha, uma embaixo do outro. Viu, continuou bem simples. Dê uma olhada no tuíte de divulgação se ainda não ficou claro:

0:00 Get excited…
1:00 The Video Chapters feature is officially here!
1:30 When Chapters are enabled, viewers watch more of the video, and come back more often on average.
2:30 Test chapters on your own videos by adding a set of timestamps starting at 0:00 to the description. pic.twitter.com/FIFLbLImaj

— YouTube Creators (@ytcreators) May 28, 2020

Por que dividir vídeos no YouTube em capítulos

A ideia e sua implementação parecem tão simples que a gente se pergunta por que demorou tanto. Afinal, quem nunca ficou procurando o tempo exato em um vídeo daqueles mais longos no YouTube? Pense nas possibilidades! Que tal se o canal da FIFA dividisse o vídeo do 7 a 1 da Alemanha no Brasil na Copa de 2014 em capítulos? Veja só:

00:00 - Éramos felizes e não sabíamos: ainda estava 0 a 0

11:00 - Começou a desgraceira: 1 a 0 para a Alemanha

23:00 - Cenas de dor e sofrimento: 2, 3, 4 e 5 a 0 para a Alemanha

29:00 - Não é possível que isso seja real: o fim do 1º tempo e o começo do 2º

69:00 - Lá vem eles de novo: 6 a 0 para a Alemanha

79:00 - Acabem logo com isso, pelamor: 7 a 0

90:00 - Misericórdia: Oscar marca para o Brasil, 7 a 1, e o jogo acaba

Peço desculpas por trazer de volta esse momento doloroso, por favor continue lendo o texto. Falando sério, o YouTube Video Chapters é muito útil para quem produz tutoriais e guias, por exemplo. O nosso canal da Resultados Digitais faz muito isso!

E olha só que interessante: nós testamos aqui e conseguimos colocar a divisão em capítulos retroativamente! Ou seja, você pode procurar alguns vídeos antigos no seu canal que podem ter a navegação facilitada com essa feature, e atualizá-los.

Olha só como ficou o vídeo que atualizamos agorinha, um tutorial de como fazer um webinar com o OBS Studio para deixar suas lives mais profissionais (e clique na imagem para assisti-lo em nosso canal com os capítulos):

youtube video chapter capitulos

User Experience (UX) é importante!

Essa é, essencialmente, uma mudança do time de UX da plataforma. Em reportagem do site The Verge, dois integrantes dessa equipe falaram que o YouTube Video Chapters foi identificado como uma necessidade a partir de dois tipos de pesquisas.

O primeiro tipo foi bem simples: repararam, usando o próprio player do YouTube como era difícil encontrar o ponto exato em vídeos longos de tutoriais.

youtube video capitulos really

O segundo foi literalmente visitar usuários em suas casas e ver as dificuldades que eles tinham ao usar o YouTube. Assim, perceberam que… já dá para imaginar o quê, não é mesmo? Imagina que legal poder ir às casas de seus clientes ver como eles usam o seu produto. Fica a ideia para quando pudermos reduzir o distanciamento social.

O ponto é que UX, ou a experiência do usuário, é muito importante! Vale a pena dar uma olhada nos vídeos do seu canal no YouTube para identificar quais podem ser atualizados com capítulos! E, a partir de agora, pensar a estrutura de suas produções já levando em consideração essa feature.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
O que é Pop-up e como usá-lo para captar Leads
Marketing
Como fazer uma transmissão ao vivo no Facebook Live: tutorial + 5 boas práticas! ????‍♀️
Marketing
Como estão os resultados do marketing jurídico do seu escritório?