O que é Email Marketing, as melhores estratégias e como começar

Uma estratégia de Email Marketing é capaz de gerar proximidade, melhorar o relacionamento e conduzir os contatos de uma empresa pelo funil de Vendas. Saiba como colocar em prática.

André Siqueira
André Siqueira22 de março de 2024
Semana da Transformação Digital

Email Marketing é uma estratégia de comunicação direta, realizada via email e adotada por empresas que querem se relacionar com seus contatos ou clientes. Uma campanha de Email Marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML, com a ajuda de ferramentas de automação que garantem a segurança e efetividade do envio.


O Email Marketing é uma das estratégias mais usadas em Marketing Digital. Isso acontece porque é uma forma direta de conexão com a audiência, possibilitando a construção de relacionamentos mais sólidos, a nutrição de Leads e a geração de vendas.

Existem diversas formas de colocar essa estratégia em prática, de acordo com os recursos disponíveis e os objetivos que você quer atingir. Mas, geralmente, as mensagens são enviadas por meio de uma ferramenta de disparo de emails, que garante a efetividade dos envios.

A seguir, entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como colocar em prática na sua empresa.

O que é Email Marketing?

Para começar, podemos dizer que o Email Marketing é uma prática que conecta de forma direta empresas e seu público por meio de um canal de comunicação

Por meio do email, as marcas conseguem comunicar promoções, novidades e conteúdos para públicos específicos e de forma personalizada. Por isso, essa estratégia consegue entregar bons resultados para diferentes objetivos de Marketing.

Segundo o Panorama de Marketing, o email é um dos canais usados com mais frequência por profissionais da área, atrás apenas das Redes Sociais.

Isso acontece porque, de acordo com dados do Statista, o número de usuários de email ao redor do mundo em 2022 foi de 4,258 bilhões — e está crescendo. Em comparação com 2021,  surgiram 111 milhões de novos usuários e a tendência é que esse número continue subindo.

Com base nesses dados, é provável que você, que está lendo este conteúdo, tenha pelo menos uma caixa de email e receba mensagens de marcas das quais tem interesse com frequência, certo?

Isso quer dizer que o Email Marketing continua sendo uma forma eficiente de estreitar laços com seu público-alvo e vender mais.

Quando surgiu o Email Marketing?

A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970, quando o gerente de Marketing da Digital Equipment Corp, o americano Gary Thuerk, enviou 400 emails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas.

Mas foi só nos anos 1990 que a internet massificou o Email Marketing. Naquela época, para que esse canal se tornasse eficaz, foram adotadas boas práticas para evitar que os emails fossem marcados como spam. Além disso, foram estabelecidas regras para proteger os consumidores do recebimento excessivo de emails. 

Já nos anos 2000, ficou evidente que simplesmente enviar uma grande quantidade de emails, sem considerar o destinatário ou o conteúdo, não era mais eficaz para obter resultados positivos. Desde então, o mercado reconheceu a importância de seguir à risca boas práticas.

O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes sociais, teve impacto também sobre o Email Marketing.

No entanto, independentemente da tecnologia, sabemos que hoje é importante focar nas necessidades de cada contato. Desta forma, o que começou como uma ferramenta de comunicação em massa transformou-se em uma estratégia de relacionamento direcionada aos Leads e clientes.

Hoje, as ferramentas de automação de Marketing, como o RD Station Marketing, permitem segmentações avançadas e a análise das mensagens enviadas, possibilitando uma abordagem estratégica do Email Marketing

Se você quer entender como criar emails personalizados e automatizados na prática, aproveite para começar seu teste grátis do RD Station Marketing.

Quais as vantagens do Email Marketing?

Diferentemente do que muitas pessoas acreditaram, o Email Marketing é um canal que não perdeu espaço para outros canais, como redes sociais ou aplicativos de mensagens. 

Mesmo diante de tantas novidades, ele ainda é um dos meios de comunicação mais usados por empresas de diferentes segmentos. 

Inclusive, dados do Statista comprovam a relevância desse canal de comunicação, não só hoje mas também no futuro:

  • Em 2020, aproximadamente 306 bilhões de emails foram enviados e recebidos todos os dias em todo o mundo.
  • Esse número de emails enviados por dia deve aumentar para mais de 376 bilhões diários em 2025.
  • Em 2020, a receita de Marketing por email foi de US$ 7,5 bilhões e, em 2027, esse número deve chegar a US$ 17,9 bilhões.

Na prática, poucos canais podem se comparar com o retorno sobre o investimento (ROI) do Marketing feito por email. Isto porque ele se tornou uma parte integral da vida das pessoas: é uma das ferramentas mais simples e essenciais da internet. 

Ao compararmos, uma diferença fundamental entre a entrega de mensagens por meio das redes sociais e do email é a presença de um intermediário nas redes, que são os algoritmos. Nesse contexto, os algoritmos das redes sociais limitam a entrega das mensagens da sua marca a um público restrito.

Por outro lado, no Email Marketing, a comunicação é direta, de uma caixa de email para outra. Além disso, é mais difícil acompanhar todas as atualizações publicadas nas redes sociais, enquanto os emails são geralmente verificados cuidadosamente, quase diariamente.

Apesar de todos lidarmos com alguns spams indesejados, quando uma pessoa assina o conteúdo da sua empresa e reconhece sua relevância, há uma grande probabilidade de o email ser aberto e lido.

Principais benefícios do Email Marketing

Claro que existem vários outros benefícios em utilizar uma estratégia focada no Email Marketing. Confira no vídeo abaixo e, a seguir, saiba mais sobre as principais vantagens no uso desse canal:

1. Permite segmentar o envio de mensagens

É possível criar conteúdos específicos para perfis de públicos diferentes. E essa estratégia, geralmente, apresenta taxas de engajamento melhores do que emails genéricos, criados e enviados em massa.

2. Constrói relacionamentos e desperta interesse

Atualmente, relacionamento é a chave para gerar receita no digital. Nesse sentido, o Email Marketing é o principal meio para nutrir um contato contínuo e personalizado com a sua audiência.

3. É fácil de começar e medir os resultados

As ferramentas disponíveis tornam a criação e disparo de Email Marketing acessível a qualquer empresa. Além disso, muitas das campanhas mais bem-sucedidas optam por utilizar texto simples, demonstrando a importância do conteúdo do email. 

Sem contar que a maioria dos softwares também oferece a capacidade de rastrear as taxas de abertura, cliques e conversões em tempo real.

4. Trabalha com um público já engajado

Esse é um dos únicos canais em que o público pede para receber comunicações de uma marca. A maioria das empresas que usa Email Marketing só envia mensagens para quem se inscreveu para recebê-las — prática que, inclusive, é indicada. 

Isso ajuda a ter taxas de conversão muito mais altas, pois sua empresa fala apenas com aqueles que já têm interesse na sua marca.

5. Tem custos mais baixos 

Uma das vantagens do Email Marketing em comparação com os canais de Marketing tradicionais é o custo baixo para começar.

O email oferece uma vantagem até em relação a outros canais digitais, como a mídia paga, que exige um investimento considerável para alcançar bons resultados. Além disso, não há custos associados à exibição na caixa de entrada de emails do destinatário.

Desse modo, usar o Email Marketing de forma adequada é uma arma muito eficiente para manter um relacionamento sólido com seu público. Seja com clientes atuais ou potenciais interessados. O resultado é a conversão desses contatos em retorno financeiro.

Além disso, sua empresa ainda economiza tempo, entregando mensagens mais rápidas para a audiência. Contudo, é importante dizer que esse é um ativo que requer cuidados e atenção, mas os resultados obtidos compensam o esforço dedicado.

Quer saber como colocar essa estratégia em prática no seu negócio? Assista à demonstração da ferramenta de Email Marketing do RD Station Marketing.

Qual o papel do Email Marketing na sua Estratégia de Marketing?

O Email Marketing é uma abordagem essencial em qualquer estratégia de Marketing. Mesmo sendo relacionado sempre à promoção de produtos e serviços, esse canal tem um papel ainda mais relevante. Confira a seguir!

Construção de relacionamento

Quando alguém se inscreve para receber seus emails, está abrindo uma porta para um diálogo mais próximo e pessoal com a sua marca.

Dessa forma, sua empresa cria uma oportunidade única para construir relacionamentos sólidos com seus clientes.

Promoção de Conteúdo

O Email Marketing também tem papel fundamental na promoção de conteúdos, permitindo o compartilhamento de temas de interesse do seu público. 

Lembre-se que os conteúdos presentes nos emails ajudarão a levar ainda mais visitantes para o seu blog, aumentando a visibilidade da sua marca. 

Nutrição de Leads

Além disso, o Email Marketing também é um mecanismo que auxilia na nutrição de Leads. Por meio da automação, você pode educar seus contatos sobre seu negócio e levá-los à conversão.

Muito mais do que promover conteúdo, o email é um canal que pode impulsionar vendas com ofertas diretas e descontos, especialmente para lojas online. 

Pós-Venda

Por fim, o Email Marketing ajuda a sua empresa a realizar um pós-venda de qualidade, sendo uma estratégia essencial no Inbound Marketing

Em estratégias de pós-venda, você pode manter contato com o seu cliente, mas também pode fazer uma pesquisa de satisfação, enviar dicas de uso do produto comprado, oferecer suporte para resolução de algum eventual problema e até ofertar outros produtos e serviços. 

Quais os tipos de Email Marketing?

O Email Marketing é um canal de comunicação e relacionamento que oferece diversas opções de estratégia de Marketing Digital.

Com ele, é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos, entre outros.

Cada um desses formatos deve ser usado para ocasiões específicas. Alguns são mais voltados para a venda de um produto, outros entregam notificações sobre a atualização em um blog, oferta de um download gratuito, comemorações e muito mais.

Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre alguns desses formatos para você ter uma visão geral sobre o que pode — e o que não deve — ser feito.

Newsletter

Newsletters são uma boa forma de se comunicar para nutrir o relacionamento com seus Leads e clientes de maneira mais leve e com mais proximidade. 

O objetivo principal desse tipo de email é informar a base sobre atualizações e novidades relevantes sobre seu negócio ou sobre seu nicho de mercado. Também, é uma forma para captar o contato de pessoas interessadas na sua empresa.

Esse formato costuma ter uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo. 

Por exemplo: é possível promover um produto para os que estão em um momento avançado de compra, mas também ser relevante para os que ainda se interessam apenas pelos artigos e dicas. E se sua empresa já possui um blog com conteúdo frequente, a newsletter é uma excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo.

O exemplo acima, usado pela Contacta Segurança Digital, foi criado a partir de um modelo, com o objetivo de divulgar artigos de blog da empresa.

O template está disponível no RD Station Marketing, já estruturado para você editar e incluir os conteúdos que deseja destacar na sua newsletter. Se você quiser entender como o template funciona, crie uma conta gratuita para testar o RD Station Marketing.

Email promocional

Antes de tudo, é importante entender que promocional não é apenas o email que divulga promoções e produtos.

Nesse sentido, estamos falando sobre promover uma oferta, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Para uma compreensão mais detalhada, um email promocional pode incluir: 

  • produtos físicos, como no caso de e-commerces e empresas de varejo;
  • produtos e serviços digitais, como é o caso de ofertas de consultorias, softwares e ferramentas pagas;
  • produtos digitais gratuitos, como é o caso de eBooks, ferramentas e webinars.

Os emails promocionais têm como único foco a conversão, diferentemente das newsletters, que oferecem várias opções.

Eles possuem um potencial enorme de levar a mensagem certa para a pessoa certa em qualquer etapa do estágio de compra, caso seja feita de forma otimizada.

O segredo está na segmentação, ou seja, enviar o email para um público-alvo específico, que esteja interessado no que está sendo oferecido.

O exemplo a seguir é de um email direcionado aos associados da Sicredi, ofertando a solução de Open Finance da empresa.

Note que o email é personalizado com a identidade da marca e o nome do destinatário. Com uma ferramenta de automação, você consegue usar essas funcionalidades com facilidade.

Email sazonal

Uma outra opção de Email Marketing é o sazonal, que pode ser adotado em datas especiais para enviar uma mensagem personalizada.

Essas campanhas podem corresponder a mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral.

Outra opção é aproveitar datas especiais do varejo, como Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Black Friday. Nesses dias, é fundamental que a sua empresa marque presença nas caixas de email do seu público.

O template de Email Marketing para o Dia das Mães é mais um modelo presente no RD Station Marketing.

A ideia central é que Leads e clientes sintam-se lembrados. Assim, sua empresa estará presente nos momentos importantes para o seu público.

Geralmente, os emails de comemoração envolvem o uso de artifícios visuais e textos curtos, para conquistar e prender a atenção do destinatário.

📖 Leia também: Datas comemorativas: como você pode usá-las para se planejar e vender mais 

Email de boas-vindas

O email de boas-vindas é um modelo que você enviará ao seu contato assim que ele se tornar Lead. 

Pode não parecer importante, mas esse email tem diversas funções, principalmente ao guiar o usuário em sua jornada de compra com informações pertinentes.

O próximo passo que ele tomar pode ser decisivo na relação com sua empresa. Portanto, a cada interação por meio deste email tem o potencial de influenciar significativamente a percepção e a decisão do usuário.

Nas ações de Marketing aqui da RD Station, fizemos um experimento para provar o impacto desse email. Queríamos saber qual era a taxa de retorno dos usuários em todos os canais. Ou seja, quantos usuários, daqueles que tinham recém-entrado em nossa base, acabavam retornando.

A resposta era: 31% das pessoas retornavam. Assim, resolvemos enviar esse email.

Após fazermos isso, a taxa passou a ser 47,6% de retorno para os novos usuários ― um aumento de 51% nessa métrica, que é uma das mais importantes para qualquer negócio.

Email para clientes e Leads inativos

Para aumentar a taxa de engajamento nas suas campanhas com um público que interage menos, ou seja, os inativos, a principal estratégia é oferecer uma oferta altamente atrativa. No entanto, é importante que ela esteja alinhada às características desse público e tenha uma frequência adequada de envio. 

Também, é importante destacar a relevância do assunto do seu email e segmentar os Leads selecionados para o envio.

Aqui na RD Station, já usamos alguns modelos de email, entre eles está o exemplo abaixo, que indicava algumas opções de temas para direcionar novos emails segmentados no futuro.

Mas, além disso, há algumas boas práticas que você pode adotar para engajar seus Leads que não estão mais interagindo com os seus emails. Confira:

  • Perguntar quais conteúdos ele gostaria de receber como no exemplo acima.
  • Avisar o Lead que ele não receberá spam ou inserir a opção de opt in (autorização necessária para receber comunicações por email).
  • Higienizar sua lista de emails periodicamente.

Email para ecommerce

O Email Marketing tem um papel muito importante para empresas que trabalham no modelo de e-commerce, seja para:

  • engajar e manter o relacionamento;
  • aumentar a taxa de conversão;
  • enviar promoções;
  • divulgar novidades;
  • diminuir a quantidade de carrinhos abandonados.

O modelo de email para ecommerce, que você vê a seguir, é um dos mais utilizados pelos clientes da RD Station. Se você quiser criar um para a sua loja, e ver como fica na prática, crie uma conta gratuita para testar o RD Station Marketing.

A seguir, confira algumas dicas para que esta ferramenta gere os melhores resultados. Confira, também, boas práticas para que as mensagens sejam não caiam no spam:

  • Crie estratégias para incentivar o cadastro de clientes na sua lista de emails. Assim, você garante uma base de pessoas realmente interessadas. Esse é o primeiro passo para campanhas eficazes e mensagens que não são consideradas spam. Inclua também alguns campos de cadastro para identificar o perfil dos seus contatos e enviar a mensagem certa para os seus clientes.
  • Envie conteúdo relevante e relacionado à loja para seus clientes, como promoções e lançamentos, mas também que estejam conectadas ao seu negócio e ajudem o consumidor a resolver algum tipo de problema.
  • Teste várias possibilidades na comunicação por email, seja o assunto, conteúdo, layout, horário e frequência de envio — depois, avalie e adote aquelas estratégias que geram mais resultados para a sua empresa. 

📖 Leia mais: Dicas rápidas de Email Marketing para sua loja virtual

Automação de emails

Automação de Marketing é qualquer interação que ocorra entre a empresa e o Lead/cliente de forma automatizada. Ou seja, você irá criar fluxos de emails de acordo com o perfil ou comportamento dos seus contatos, que serão disparados para grupos segmentados.

Exemplo: você pode criar um fluxo de emails para todas as pessoas que baixarem um eBook. O primeiro email irá entregar o material e, caso o contato abra a mensagem, irá receber outro email, após alguns dias, com a oferta de outro material. 

Isso significa que a mensagem para o Lead ou cliente será personalizada, variando de acordo com o caminho que ele seguir. Ou seja, mesmo automatizado, o relacionamento será adaptado às necessidades individuais de cada contato.

Geralmente, essa estratégia visa estabelecer um relacionamento com base de contatos e é uma boa forma de gerir bases muito grandes.

Esses emails podem ter diferentes formatos, mas aqui vamos focar nos emails de nutrição de Leads. Eles consistem em envios, de forma automatizada, de uma série de emails com conteúdos relacionados ao tema pelo qual o usuário demonstrou interesse. Veja como funciona na prática:

  • À medida que os emails vão sendo disparados e o Lead consome os conteúdos, novos emails são enviados, conduzindo o usuário pela jornada de compra.
  • Se o Lead chegar no Fundo do Funil, indica que ele está pronto para comprar e, se estiver qualificado, é o momento ideal para o vendedor abordá-lo.
  • Esses emails ajudarão a informar o Lead e a conscientizá-lo sobre a importância da sua solução, aumentando as chances de ele realizar a compra com sua empresa.

📖Leia mais: Automação de Marketing: Tudo o que você precisa saber

Como evoluir a estratégia de Email Marketing para a Automação de Marketing?

Uma dúvida que a maioria dos profissionais de Marketing enfrentam é: como passar da estratégia básica de Email Marketing para uma estratégia de Automação de Marketing?

Embora possam gerar confusão em algumas pessoas, estes dois conceitos possuem papéis bem distintos, como você verá a seguir.

A Automação de Marketing é o conjunto de interações que ocorrem entre a empresa e o cliente, de maneira automatizada. Já o disparo de Email Marketing caracteriza-se pelo envio pontual de conteúdo em determinada data e horário.

Portanto, enquanto a automação acontece a partir de alguma ativação realizada pelo cliente, o disparo de Email Marketing depende de uma configuração manual de envio.

Vale lembrar que ambos são complementares e, portanto, o uso da automação nas suas estratégias não elimina a necessidade de realizar disparos de email. 

No entanto, segundo o Panorama de Marketing, 60% dos respondentes usam o Email Marketing em campanhas de email recorrentes, enquanto apenas 45% usam fluxos de automação. Dessa forma, algumas empresas estão deixando passar uma oportunidade de ganhar eficiência em suas campanhas.

Ferramentas de Email Marketing

Se sua empresa está começando a fazer Marketing Digital, você deve ter encontrado algumas dificuldades em enviar emails em grande escala ou gerenciar uma extensa lista de contatos. 

Uma ferramenta capaz de criar e enviar emails é justamente o software de Email Marketing, que permite a realização das mais diversas ações.

Confira as principais funcionalidades desse tipo de ferramenta:

  • Segmentar seus contatos: permite ter controle total do público que irá receber seus emails.
  • Criar layouts eficientes: para ajudar na criação do design de seus emails e criar templates replicáveis.
  • Automatizar o disparo de suas campanhas: para ganhar produtividade e eficiência no envio de emails.
  • Acompanhar o desempenho dos disparos: permite ver quantas aberturas e cliques tiveram suas campanhas, dentre outras estatísticas.

Se você quer uma ferramenta com todas essas funcionalidades, além da possibilidade de usar Inteligência Artificial para criar textos e indicar os melhores horários de envio, o RD Station Marketing pode ser a melhor opção. Faça o seu teste grátis e entenda como a plataforma pode te ajudar.

Ferramentas de limpeza de base

Periodicamente, e ao ficar algum tempo sem enviar mensagens de email para suas listas, é importante realizar uma limpeza da sua base de contatos. Essa prática é conhecida também como higienização de base e tem o objetivo de remover emails inválidos dos seus contatos.

Essa ação é importante para garantir que as próximas campanhas não tenham altas taxas negativas de resultados, como hard bounces.

Mas, é inviável realizar essa limpeza de forma manual quando a sua base passa das dezenas de contatos, concorda? Por isso, existem diversas ferramentas pagas, que realizam esse serviço de forma automática. Confira as 3 principais:

Ferramentas para avaliar a entregabilidade

A principal maneira para entender se sua estratégia de emails está fazendo sentido e se os seus emails estão sendo entregues na caixa de entrada do usuário é por meio do uso de ferramentas para agilizar esse processo.

As principais são:

Ferramentas para avaliar a qualidade do email

É extremamente importante que, após uma campanha ser planejada e executada, seja devidamente testada e avaliada antes do disparo. Dessa forma, os erros serão diminuídos e as chances de sua campanha dar certo aumentam consideravelmente

Para isso, utilizamos as seguintes ferramentas:

Ferramentas para criação de campanhas de Email

A nossa última dica, e talvez a principal, está relacionada à ferramenta para criação das campanhas de Email Marketing.

Uma boa ferramenta permite criar e disparar campanhas, oferece modelos prontos de email e apresenta os principais resultados dos seus envios, como taxa de abertura e de cliques.

Também é importante escolher ferramentas que permitam segmentar seus contatos em grupos. Essa segmentação pode ser feita de acordo com o interesse, comportamento ou outras informações que você colher desses contatos.

Dessa forma, é possível enviar mensagens muito mais personalizadas e de acordo com seus objetivos de Marketing.

Nesse caso, uma das principais ferramentas do mercado é o RD Station Marketing, uma plataforma de automação de Marketing líder na América Latina. Ela oferece todas as funcionalidades que você precisa para ter sucesso com suas estratégias de Marketing Digital. 

Com ela, você pode criar campanhas com a identidade da sua marca usando nosso editor arrasta e solta, como você vê na imagem abaixo.. Também, pode escolher entre dezenas de modelos prontos para usar nas suas campanhas de Email Marketing.

Inclusive, você pode aprender a criar emails com nossos especialistas, que te ensinam como aproveitar esse recurso da melhor forma. Clique aqui e assista à demonstração completa.

Se preferir, continue lendo e confira os passos necessários para criar seus emails.

1. Escolher a finalidade

Para criar um email, selecione Relacionar > Email > Criar Email.

Depois, escolha a finalidade do seu email:

  • Email Marketing: crie uma campanha e envie para sua base de leads a partir de uma segmentação.
  • Teste A/B para Assunto do email: melhore suas taxas de abertura enviando duas versões de assunto de email e validando qual é a melhor.
  • Modelo/Fluxo de automação: crie um email para utilização em fluxos de automação de marketing.

Caso seja necessário, é possível modificar a finalidade do email após iniciar a edição.

2. Escolher o modelo

Nesta aba, escolha o modelo (layout) do seu email. No RD Station Marketing, você pode optar entre os modelos Básicos ou Temáticos. Nos modelos básicos, você escolhe a partir da quantidade de colunas que quer no seu email. Já nos modelos temáticos, você encontra mais de 60 modelos prontos para usar.

Portanto, são muitas opções para você escolher e editar de acordo com sua necessidade de Marketing.

Além dessas opções, você também pode salvar os seus modelos, importar o HTML do seu email pronto por meio de uma URL pública ou optar por escrever diretamente o código HTML.

Veja a diferença entre cada modelo:

  • Básico: modelos pré-diagramados feitos para agilizar a sua estruturação de email.
  • Temáticos: são opções prontas para usar em ocasiões específicas, como promoções, datas comemorativas e abandono de carrinho.
  • Meus modelos salvos: são modelos que têm como finalidade Modelo/Fluxo de automação, independentemente se estão sendo usados em algum fluxo ou não.
  • Importar via URL: é possível importar um modelo de email criado externamente para utilizar na plataforma RD Station Marketing. Fique atento às dicas fornecidas nesta aba para que sua criação seja compatível com a plataforma.
  • Escrever um código HTML: nesta seção, você pode escrever ou colar um código HTML do seu modelo de email. Aqui, é importante ficar atento às dicas fornecidas pelo RD Station Marketing para que sua criação seja compatível com a plataforma.

3. Editar o nome ou finalidade

Também é possível editar o nome ou finalidade de um email já criado, no painel de edição do email. Clique no nome da campanha associada ao email que deseja editar. Feito isso, abrirá uma janela, na qual você poderá visualizar e modificar o nome do email e/ou sua finalidade.

A configuração é válida para emails que estão em rascunho ou que sejam Modelos/Fluxos. Para emails de campanha que já foram enviados, não há como alterar o nome e finalidade.

4. Editar o conteúdo

Na edição de conteúdo, você consegue definir os Componentes e a Aparência do seu email. Os componentes disponíveis são: seção, linha, coluna, caixa, texto, divisor, imagem, botão (CTA) e consentimento. Já na aba Aparência, é possível editar textos, imagens, cores e idioma do seu email.

Além disso, é nesta etapa que você pode editar o Cabeçalho e Rodapé e inserir arquivos para download. Ainda na aba de Aparência, é possível inserir variáveis no corpo do seu email. 

Somado a isso, também é possível inserir variáveis no corpo do email ou mesmo no assunto. Para isso, basta selecionar a caixa de texto em que deseja inserir a variável e escolher conforme imagem abaixo:

Atenção: por questões de boas práticas, éticas e legais, o uso do opt-out (opção de se descadastrar de uma lista de emails) é obrigatório. Por isso, não é possível editar/excluir a mensagem de descadastro no rodapé dos emails criados no RD Station Marketing.

5. Escolher os destinatários do email

Nesta etapa, você deve selecionar os Leads que vão receber este email. É possível optar por Enviar para as listas da Segmentação de Leads selecionadas ou Enviar para toda a base de Leads.

Ao escolher seus Destinatários, o RD Station Marketing vai mostrar o status do engajamento dos Leads selecionados. Assim, você pode escolher para quem, dentro dessa lista, quer enviar o seu email.

Caso tenha optado por criar um email para inserir como passo de um fluxo de automação, não é necessário fazer a configuração de Destinatários. Você vai diretamente para a aba de Resumo, que mostraremos a seguir.

📖 Leia também: Segmentação de Leads: gere mais resultados com seus contatos

6. Revisar o email

Esta etapa serve para revisar ou editar as configurações que você fez no seu email. Quando uma configuração não foi definida corretamente, o RD Station Marketing sinaliza. Dessa forma, é possível corrigi-lo antes de confirmar o envio.

No exemplo abaixo, há um problema na configuração do remetente da campanha de email, por exemplo, que não foi definido:

7. Enviar email de teste

Antes de efetuar o envio do email para os destinatários selecionados, você pode enviar um email de teste para seu endereço ou para qualquer outro desejado. O objetivo dessa ação é conferir como os Leads receberão a mensagem.

Para isso, basta clicar em Enviar email de teste na página de revisão e inserir o endereço desejado. Veja na imagem abaixo:

Lembrando que o limite de envio para emails de teste acontece conforme o plano contratado.

8. Configurar o envio

Por último, você deve configurar o envio da sua campanha, que pode ser de forma automática ou a partir de um agendamento. Existe, também, a opção de apenas salvar o email para configurar o envio posteriormente.

Você também pode optar pelo Envio Inteligente ao agendar o disparo. Por meio de Inteligência Artificial, essa funcionalidade analisa eventos de abertura de email dos seus Leads e de Leads de outras empresas. Dessa forma, é pode melhorar em até 15%  sua taxa de abertura, de forma automatizada.

Agora que você já sabe o passo a passo completo é só colocar a mão na massa e fazer na prática! Comece com o teste gratuito do RD Station Marketing.

Como escolher uma ferramenta de Email Marketing

Antes de escolher uma ferramenta, as duas principais perguntas que sua empresa deve se fazer são:

  • Qual é meu objetivo com Email Marketing?
  • Quais são as funcionalidades que realmente preciso para atingir esses objetivos?

Por isso, a seguir, confira os 4 principais pontos que você deve analisar antes de contratar um software de Email Marketing para sua empresa:

1. O software/empresa possui boa reputação no mercado?

O primeiro passo é conhecer a reputação desse software de Email Marketing. Esse ponto é importante, pois determina a qualidade do suporte oferecido, a facilidade de uso da ferramenta, a eficácia na entrega e geração de relatórios das campanhas.

Para isso, você pode verificar a lista de melhores softwares para Email Marketing no B2B Stack. Lá, você deve analisar as avaliações do software junto com o número total de avaliações disponíveis. 

Dessa forma, é possível ter uma visão sobre a popularidade e a confiabilidade da solução, compreendendo o quanto ela é utilizada por outras empresas.

Ao conversar com o vendedor dessa empresa, ou por meio de algum canal de atendimento, questione sobre a reputação do endereço de IP dessa ferramenta. E, se possível, verifique a sua credibilidade no SenderScore.org, um serviço que monitora e avalia a reputação de envio de diversos IPs.

2. Como é a integração com serviços de Landing Page e CRM?

Além disso, é essencial que a ferramenta usada para criação e envio de emails tenha integração com outras plataformas fundamentais para a estratégia Inbound, como Landing Pages, CRM e Analytics.

Esse cuidado é fundamental em razão de dois importantes objetivos:

  • Evitar perda de informação e consequente má segmentação: é o caso, por exemplo, de empresas que enviam campanhas de produto para quem já é cliente.
  • Obter mais inteligência sobre os Leads: saber, além de quais materiais essa pessoa baixou, com quais campanhas de email e fluxos de automação engajou. Quando pensamos em Vendas, esse tipo de informação é muito importante para ajudar na abordagem de potenciais clientes.

Se sua empresa já utiliza um CRM ou algum serviço para páginas de captura de Leads, é importante se certificar que o software de Email Marketing possui essa integração.

💡 Dica da RD: uma boa opção é a utilização de softwares horizontais de Marketing e Vendas, como o RD Station Marketing e o RD Station CRM. Eles oferecem uma série de recursos, como criação de Email Marketing, Landing Pages e gestão completa do seu funil de Vendas, já integradas entre si e com terceiros. Veja uma demonstração para entender como funciona na prática!

3. As listas são estáticas ou dinâmicas?

Para fazer a segmentação de uma base de Leads antes do envio de uma campanha, geralmente, é necessário trabalhar com listas, sejam elas estáticas ou dinâmicas.

Nas listas estáticas, os Leads precisam ser adicionados e atualizados manualmente antes de cada envio.

Já nas listas dinâmicas, o software fará para você esse filtro com base em diversas informações. Entre elas, o cargo que o Lead ocupa, seu estágio de compra, o segmento de mercado em que atua ou ainda seu tema de interesse. Esses critérios são ajustados de acordo com o Lead Scoring que você configurar na ferramenta.

Dessa forma, sua empresa também ganha tempo, já que não precisa se preocupar em fazer a atualização manual das listas antes de cada envio.

A seguir, veja as opções que o RD Station Marketing oferece no momento que você começa a criar um Email Marketing:

4. O software tem funções de Automação de Marketing?

É importante avaliar, também, se o software de Email Marketing escolhido possui a funcionalidade de automação. Seja ela mais simples, com autoresponders, ou mais avançada, com workflows, por exemplo.

Os workflows permitem criar caminhos com diferentes gatilhos de disparo. Dessa forma, é possível automatizar a sua estratégia de Email Marketing, entregando diferentes mensagens para diferentes segmentações, de acordo com seu comportamento.

A seguir, veja como é possível criar fluxos de automação no RD Station Marketing. Você pode escolher as ações, os segmentos e até programar o envio dos Leads que percorrem o fluxo até o fim para o CRM de Vendas da sua empresa. Faça um teste grátis e entenda como é possível criar seu fluxo.

Checklist: como escolher uma ferramenta de Email Marketing

Além dos pontos citados acima, listamos outros aspectos que você deve levar em consideração antes de contratar um um software de Email Marketing:

  • Possui boa reputação de IP?
  • Possui cases de sucesso?
  • Tem integração com o CRM da sua empresa?
  • Possui integração com o serviço de Landing Page que sua empresa utiliza?
  • A ferramenta fornece informações sobre abertura, cliques, descadastros e bounces?
  • Permite fazer segmentações na base de Leads a partir dessas informações?
  • Possibilita a criação de fluxos de automação a partir dessas interações com uma campanha de email?
  • Permite adicionar variáveis — possibilidade de usar, no texto, informações personalizadas, como o nome do Lead?
  • O suporte é bom? Se houver alguma dúvida sobre a ferramenta ou sobre algum conceito de Marketing Digital, você poderá contar com especialistas no assunto?
  • Fornece templates prontos, precisando apenas mudar as imagens ou os textos?
  • Aceita importação de contatos que sua empresa já possui?
  • Informa quais contatos são inválidos para limpeza da lista?
  • Possui o histórico de cada contato, para informar quais campanhas um determinado Lead recebeu, abriu e clicou, bem como em quais Landing Pages ele converteu?
  • Tem automação de fluxos de Marketing?

Independentemente do software de Email Marketing escolhido, durante a avaliação é sempre importante fazer um período de testes. Assim, é possível checar esses pontos e saber se sua empresa se adapta à ferramenta.

O RD Station Marketing cumpre todos esses requisitos e possui um período de teste gratuito de 10 dias — caso deseje avaliá-lo gratuitamente, acesse esse link.

Você também pode conhecer mais sobre o software no Quadrante de Reviews da B2B Stack. Essa é a única solução que combina alto nível de satisfação com um alto número de avaliações: são mais de 2.000 realizadas até agora.

Como planejar e fazer campanhas de Email Marketing?

Ao planejar uma estratégia de Email Marketing, é preciso ter em mente os seguintes pontos: 

  • Planejamento de público
  • Frequência de disparos
  • Criação de templates
  • Segmentações

Veja mais sobre cada um deles:

Planejamento de público

Após compreender seu público, contar com as ferramentas certas e a estrutura adequada, é importante que você tenha uma estratégia bem definida.

Para isso, responda às seguintes perguntas:

1. Quem é seu público?

Nessa etapa de planejamento, você deve analisar qual é o público-alvo com o qual você irá se comunicar.

Para planejar seu trabalho e economizar tempo, nós disponibilizamos uma ferramenta, chamada Gerador de Personas. Nela, você pode otimizar o processo de criação de personas e aprender como definir seu público-alvo.

2. Quais ações pretende realizar com seu Email Marketing?

Para responder essa pergunta, primeiro, é importante estabelecer um objetivo. E a escolha do seu objetivo só você saberá fazer: é vender, informar, educar, incentivar o download de materiais, gerar indicações?

Quando você souber seu objetivo, fica mais fácil estabelecer um planejamento. Dessa forma, é possível priorizar suas ações e desenhar uma estratégia capaz de gerar mais resultado para seu negócio.

3. Qual a linguagem da sua empresa?

É informal, como uma loja de pranchas de surf, ou extremamente formal, como um escritório de advocacia?

Estabeleça uma linguagem padrão para sua empresa e a mantenha em todas as campanhas. Aliás, essa linguagem pode ser baseada em sua persona.

Lembre-se que a linguagem é uma ótima maneira de gerar empatia via email, além de estabelecer expectativas claras para os destinatários.

4. O que você considera sucesso para seus emails?

O conceito de sucesso, nesse caso, vai depender do objetivo que foi estipulado nos passos anteriores. Por exemplo, se seu objetivo é alcançar 100 downloads de um aplicativo, sua campanha terá sucesso quando chegar a esse número.

Por isso, sucesso é basicamente a sua meta e quão perto você está dela. É importante ter esse contexto mapeado, pois motiva suas ações e influencia o planejamento de seus emails. 

Também é uma boa prática acompanhar essas métricas com certa regularidade. Assim, você consegue adequar a estratégia quando necessário.

Criação de um template

Agora, ao possuir uma estratégia bem definida, as ferramentas corretas e uma base de emails captada de forma orgânica, suas chances de garantir que seus emails estejam alinhados com as melhores práticas são muito mais altas. 

Somado a isso, além de ter uma comunicação escrita coesa, você deve estabelecer uma comunicação visual contínua para que seus contatos. Assim, ao abrirem seus emails, eles perceberão rapidamente de qual empresa se trata e qual conteúdo traz.

Por isso, a seguir, confira boas práticas para a construção de um layout de email, que irá padronizar seus envios e otimizar suas taxas de cliques e abertura.

1. Call to Action e título nos primeiros 300px de altura do email

Saiba que 60% das pessoas que abrem emails não rolam seu conteúdo até o final. Por isso, é importante garantir que o objetivo do seu email esteja imediatamente claro nos primeiros 300 pixels.

Portanto, criar um CTA e também um título na primeira dobra do email permite que seu usuário veja o conteúdo principal e aumenta as chances de clique.

2. A proporção ideal é de 40% de imagens e 60% texto

Para um email eficiente, saiba que a proporção ideal é de 40% de imagens e 60% texto. Dessa forma, seu email fica mais leve e mais bem estruturado, suas taxas de entrega serão melhores e a leitura ficará mais fácil.

3. Cada imagem deve pesar no máximo 100kbs — e você pode inserir, no máximo, 470kbs em imagens no seu layout

Um ponto muito importante que merece destaque está relacionado ao peso das imagens. Saiba que os provedores não aceitam imagens mais pesadas, acima de 100kbs.

Caso você envie um email com imagens acima desse peso, elas não somente não serão abertas como prejudicarão a entrega dos seus emails em caixas de entrada. Então, muito cuidado!

4. Tenha somente um objetivo por campanha e insira no máximo 3 CTAs diferentes em seu email

Ao criar um Email Marketing, tenha somente um objetivo por campanha e insira, no máximo, três CTAs diferentes no seu email.

Isso permite que o objetivo da campanha seja mais evidente e simplifique a tomada de decisão por parte do usuário.

Aliás, pesquisas comprovam que quanto menor o número de tomadas de decisão por parte do usuário, maior será a taxa de cliques.

5. Insira a opção de descadastro

Pode até parecer óbvio para algumas pessoas, mas é importante inserir a opção de descadastro no seu Email Marketing.

Essa prática contribui para reduzir suas taxas de reclamações e de marcações como spam, resultando em uma melhora significativa dos seus emails. 

Planejamento de frequência

Entendendo as boas práticas em Email Marketing e sabendo planejar, agora é hora de estabelecer um calendário, para otimizar seu relacionamento com o público.

Nesse caso, o ideal é buscar um ponto de equilíbrio para disparo de emails, evitando tanto o excesso quanto a escassez. 

Isso porque, caso você envie emails demais, sua base ficará saturada e suas taxas de abertura tendem a diminuir. Você não vai querer que seus contatos fiquem cansados dos seus emails, vai?

Mas, caso você envie poucos emails, sua base pode desengajar e acabar esquecendo o seu conteúdo. Por isso, é importantíssimo otimizar sua frequência de envios em etapas progressivas. Confira mais a seguir!  

1. Regularidade

Regularidade implica em manter seus envios consistentes e em horários pré-definidos.

Por isso, compreender o horário preferido dos seus Leads para receber emails é fundamental. Lembrando que isso pode variar de acordo com o tipo de negócio e o comportamento do seu público-alvo.

2. Frequência

Frequência, no contexto de Email Marketing, significa quantos emails sua empresa enviará em um período pré-definido.

O ideal é partir de um disparo por semana, testando a modificação dessa frequência — para mais ou para menos, dependendo do seu tipo de negócio.

Há empresas que enviam emails diários, o que pode ser muito eficaz. No entanto, para outras, essa prática  pode não ser apropriada, sendo que o mais indicado é enviar, no máximo, 1 ou 2 emails por semana.

3. Estrutura e calendário de conteúdos

Uma etapa essencial da sua estratégia de Email Marketing é definir o momento certo do disparo. Para isso, é importante estabelecer um calendário de envios bem estruturado.

Aqui na RD Station usamos o Calendário de Email Marketing para organizar nossos envios. Confira:

Com esse calendário, conseguimos:

  • otimizar horários de disparo;
  • organizar nossos lançamentos;
  • saber para qual público ele será enviado;
  • estabelecer um fluxo de produção de layouts;
  • entender qual é o dia ideal para disparar um email.

Toda nossa operação é otimizada devido ao calendário, garantindo eficácia e organização no envio de emails.

Segmentação

Para disparar seus emails de forma correta e para as pessoas certas, é importante analisar seu público e o dividir em nichos. Assim, você conseguirá se comunicar de forma segmentada e correta com cada Lead.

Abaixo, listamos alguns exemplos de segmentação que podem ser usadas. Lembrando que esses critérios podem variar de acordo com a empresa.

Contudo, a nossa lista traz as condições mais usadas por diferentes empresas:

  • Interesse, idade e outras características das personas.
  • Cargos gerenciais (tomadores de decisão, materiais mais estratégicos) ou técnicos (materiais mais práticos, que facilitam o dia a dia).
  • Profissionais da área de Vendas, RH, Marketing.
  • Área de atuação da empresa do Lead (tecnologia, e-commerce, saúde etc).
  • Pessoas que já demonstraram interesse em outro conteúdo sobre mesmo assunto ou assunto semelhante/complementar.
  • Pessoas que realizaram, ou não, uma conversão nos últimos x meses (nível de engajamento com sua empresa).
  • Pessoas que já demonstraram interesse em determinado produto, mas não compraram.
  • Clientes, não clientes, pessoas que negociaram mas não fecharam.
  • Estágio de compra.
  • Perfil e pontuação no Lead Scoring.

No entanto, para uma segmentação gerar resultado em uma campanha de email, é necessário a união de três fatores:

1. Informação

Sem informação, não há segmentação. Como mandar uma campanha para corinthianos que vivem em Santa Catarina se eu olho para a base de Leads e não sei para qual time as pessoas torcem, tampouco o estado onde moram?

Essa informação sobre a base pode vir de muitos lugares. Para quem trabalha com Marketing Digital, o mais comum, talvez, seja a partir das Landing Pages.

É muito importante, ao criar uma Landing Page, definir quais são as perguntas a serem feitas, ou seja, as informações mais relevantes a serem solicitadas no formulário e que ajudarão sua empresa a fazer uma melhor segmentação.

2. Processo

Com as informações em mãos, o próximo passo é pensar no processo como um todo, não somente para criar campanhas, mas para o próprio lançamento delas.

É bem comum vermos empresas definindo a oferta antes do público. Não há nada de errado nisso, porém, quando temos informações sobre a base de Leads, é recomendado fazer uma oferta especificamente para um público bem segmentado.

Por exemplo: ao fazer algumas segmentações, observamos que possuímos um grande número de Leads provenientes de empresas de tecnologia. Além disso, notamos que nunca desenvolvemos nenhum material direcionado especificamente para esse segmento.

Nesse caso, um ganho rápido e certeiro é criar um ebook para esse grupo.

3. Tecnologia

O trabalho de segmentação pode parecer um tanto complicado e custoso quando a empresa utiliza uma ferramenta que não é adequada para esse fim.

Por exemplo: existe todo um trabalho para criar um material, fazer a Landing Page, segmentar o público, criar a campanha e analisar os resultados. Mas, se sua empresa usa uma ferramenta diferente para cada uma dessas etapas e elas não são bem integradas, é provável que ocorra a perda de informações ao longo do processo.

Por isso que um software tudo em um, como o RD Station Marketing, pode gerar mais resultados e melhorar a produtividade do time de Marketing.

Outro ponto importante que facilita a segmentação é usar uma ferramenta de Email Marketing que tenha listas dinâmicas. Ou seja, listas que são atualizadas automaticamente, de acordo com as informações que um Lead preenche na Landing Page.

Nesse sentido, o trabalho de criar uma lista segmentada sempre antes de cada envio de email é eliminado, liberando tempo para que você se concentre na estratégia, ao invés da execução.

Se você quer contar com uma ferramenta que te permite criar e monitorar todos os passos da jornada de compra do seu público, teste grátis o RD Station Marketing!

Elementos importantes de um Email Marketing

Toda campanha de Email Marketing é composta por uma série de elementos, cada um com sua importância única. Por isso, é fundamental que você preste atenção cuidadosa a todos os aspectos.

Abaixo, vamos falar sobre cada um deles e citar algumas boas práticas.

Remetente

Você se sente importante quando recebe uma comunicação diretamente do endereço “contato@empresa.com.br”?

Apostamos que não. A personalização é fundamental para uma estratégia bem-sucedida de Email Marketing. Portanto, se você usa um email genérico de contato para falar com seus clientes, precisa buscar alternativas.

A melhor prática nesse sentido é usar um remetente pessoal, no estilo “seunome@empresa.com.br”.

Em geral, 68% das pessoas decidem abrir o email com base no remetente. Portanto, ao criar uma identidade que transmita confiança, você aumenta suas taxas de abertura.

Tamanho

Para gerar empatia, é primordial que o seu endereço seja facilmente legível. Portanto, ele não pode ser muito extenso. Isso é ainda mais importante em dispositivos móveis, já que muitos deles têm restrições de exibição de caracteres.

Se o nome da sua empresa for muito longo, tente usar abreviações, desde façam sentido com a marca.

Algumas pesquisas indicam que o número máximo de caracteres no remetente é 23, mas não há uma unanimidade no assunto. Na dúvida, tenha um endereço curto.

Usar No reply? Não!

“Eu estou mandando este email, quero que você leia, converta, mas não quero saber o que você achou”. Estranho, não é? Pois é isso que uma empresa dá a entender quando usa o remetente “no-reply@empresa.com.br”.

Uma variável, também equivocada, do no reply é a mensagem “não responda o email, caso queira entrar em contato clique no link abaixo”. Não é prática e desestimula o leitor a conversar com a sua empresa.

Assunto para Email Marketing

O assunto de Email Marketing é o primeiro contato que seu Lead terá com as suas campanhas, e um dos principais elementos que influenciará na abertura — ou não — do email.

Assim, é muito importante levar em consideração 5 fatores influenciadores ao abordar o assunto de emails:

  • despertar interesse (explicitar benefícios + aguçar a curiosidade);
  • demonstrar relevância;
  • manter boa reputação (relevância - frustração);
  • criar senso de urgência;
  • provocar emoções positivas.

E, para conseguir isso, você pode seguir algumas boas práticas ao criar assuntos de email que estimulem a abertura. Confira algumas delas:

Foque em um objetivo

Se você tem interesse em promover um artigo ou uma oferta específica, indique-a claramente no assunto do email.

Dessa forma, as pessoas vão dar mais importância para esse item, tornando o objetivo mais fácil de ser alcançado.

Criar urgência pode melhorar a conversão

Algumas promoções do tipo “somente as 10 primeiras pessoas” ou “vagas somente até amanhã”, que criam escassez e urgência, podem deixar as pessoas mais dispostas a efetivamente agirem ao receberem o email.

Evite palavras de spam ou muito comerciais

Um dos tipos de filtros anti-spam procura semelhanças entre os seus emails e aqueles que são marcados como spam.

Por isso, procure evitar palavras que são muito usadas por spammers, como Viagra, webcam, dinheiro grátis etc. O mesmo vale para palavras muito comerciais: grátis, promoção, clique, abra, de graça, crédito, oferta, compre, veja etc.

Essas palavras são muito usadas em emails disparados em massa, sem o consentimento dos usuários. Por isso, as chances do seu email cair direto na caixa de spam ao usar esses termos é alta.

Não tente convencer o usuário a abrir o email

O assunto deve dizer o que tem no email, não vender o que tem nele. Algumas empresas enviam emails do tipo “abra e descubra o que está esperando por você”. Esse tipo de apelo, em meio a tantos spams, já não tem muita eficiência.

O ideal é dizer claramente o que está dentro da mensagem. Se o que tiver dentro interessar para o leitor, ele vai abrir.

Personalize o assunto de email

A personalização traz consigo interesse, relevância, reputação e emoções positivas, que são fatores de um bom assunto de email.

Por isso, você pode segmentar pelo nome do seu Lead, ou por alguma outra característica dele que esteja relacionada ao seu negócio.

Use um texto de apoio (preheader)

O preheader (ou preview text) é a frase que aparece junto ao título do e-mail na caixa de entrada. É como um resumo do que a pessoa vai encontrar na mensagem e pode ser usado para chamar a atenção e complementar o assunto.

Você tem a possibilidade de incluí-lo em alguns provedores de email, como no Gmail, por exemplo. Aqui na RD Station, já realizamos testes que indicam que o preheader tem um impacto positivo na taxa de abertura e de cliques.

Mantenha o assunto o mais curto possível

Assuntos longos, geralmente, são cortados em visualizações mobile. Além disso, não se destacam entre a imensidão de emails na caixa de entrada do cliente.

Portanto, mantenha o título o mais curto possível. Conforme indicado por pesquisas, o ideal é que o assunto do seu email tenha entre 20 e 41 caracteres.

Inclua números ou percentuais

Numerais escritos por extenso trazem consigo o raciocínio lógico e, por consequência, exigem maior atenção.

Portanto, ao usar algarismos ou percentuais, você estará induzindo a atenção focada no usuário. Use essa dica quando fizer sentido para o seu título.

Faça perguntas

Perguntas instigam e, tal como os números, exigem atenção focada. Ao vermos um ponto de interrogação, somos instigados a resolver aquele problema.

Mas cuidado: não responda a pergunta realizada logo no início do email. Isso gera aversão por abordagens comerciais e pode prejudicar fatores como relevância e reputação.

Nesse sentido, deixe que o leitor descubra por si só as respostas. A experiência será muito melhor.

Use emojis no assunto — de vez em quando

Os emojis acabam trazendo uma relação emocional e visual ao título do email, complementando de forma eficaz os fatores que influenciam a taxa de abertura.

No entanto, é importante evitar o envio excessivo de emojis como padrão, já que sua frequência pode diminuir a relevância ao longo do tempo. Use com contexto e moderação!

Use palavras-chave do seu negócio

No título, inclua palavras relacionadas com o seu segmento de atuação. Por exemplo: para um ecommerce fitness, você pode usar dieta, fitness, musculação, suplementos etc.

Isso gerará sempre um contexto para o usuário, mantendo padrões consistentes de relevância e reforçando continuamente o interesse nos seus produtos e serviços.

Teste

Crie diversos assuntos diferentes, envie para si mesmo e avalie como fica cada mensagem na caixa de entrada.

Use formas diferentes de escrever e envie para a lista, verificando qual tem a melhor taxa de abertura. É essencial continuar sempre se aprimorando.

📖 Leia também: Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates

Texto (ou corpo) do email

Depois de criar expectativa no seu Lead e fazê-lo abrir o email com um título chamativo, é hora de caprichar no texto do email.

A ideia é ser objetivo, escrever com um propósito claro e ir direto ao ponto. Portanto, defina logo de cara se o email trata-se de uma oportunidade, uma oferta ou desconto,  por exemplo, e trabalhe suas frases pensando nesse objetivo.

O texto deve sempre direcionar o leitor para o Call to Action. Lembre-se disso!

Call to Action (CTA)

Call to Action (CTA), em tradução literal, significa chamada para ação, e tem exatamente esse propósito: indicar a uma pessoa qual é o próximo passo que deve ser realizado em determinada situação.

Há várias ações que desejamos que sejam realizadas, como preencher um formulário, fazer um download, pedir um orçamento, fazer um teste gratuito de software ou acessar um link de um post no blog.

Dessa forma, o CTA deve servir de ponte para essa ação. Portanto, deve refletir, em uma única chamada, a proposta de valor da oferta em questão.

Existe uma infinidade de formas e versões que um CTA pode assumir. Mas, todas elas partem de basicamente três: botões, banners e links em textos.

Veja abaixo os exemplos:

Dicas para criar um bom CTA

Seja qual for o tipo de CTA que você escolher para o seu Email Marketing, há alguns aspectos que devem ser considerados, para conquistar a atenção do Lead e convencê-lo a executar uma ação. Veja os principais a seguir.

  • Comece com verbos e seja específico: se você espera que o visitante realize uma ação, deixe claro qual é. Além disso, indique para o usuário exatamente sobre o que se trata a oferta. Use, por exemplo, “baixe aqui seu eBook” ou “receba um orçamento por email”.
  • Use verbos no imperativo ou inifitivo: “começe” o “começar” são exemplos. O ideal é testar ambas as opções em diferentes contextos, para descobrir o que funciona melhor.
  • Crie urgência: palavras como “hoje” e “agora” mostram o quão fácil e imediata é a ação.
  • Use números para evidenciar benefícios: é interessante deixar o mais claro possível para o usuário o que ele está fazendo, sendo uma forma de evidenciar melhor os benefícios da ação é por meio de números. “Ganhe agora 30% de desconto” ou “Compre hoje por apenas R$ 15” são bons exemplos.

Como otimizar seu CTA

No entanto, não espere que o usuário realize a ação só porque é isso que você quer. Ele só vai clicar se for do interesse dele.

Se você já segue as dicas acima na hora de criar CTAs, mas acha que seus resultados podem melhorar, confira formas de otimizar a sua chamada para ação:

  • Ofereça algo que valha a pena ser clicado: essa é a mais óbvia, mas frequentemente esquecida. Por isso, é importante que a oferta da chamada seja de fato interessante.
  • Use cores contrastantes: se você quer que o usuário olhe para uma chamada específica, ela deve chamar a atenção. Usar uma cor que contraste com os outros elementos da página pode ser uma boa forma de garanti-la.
  • Escolha uma boa posição: coloque a chamada em uma posição que favoreça a visualização. É importante deixar uma chamada visível sem que o usuário tenha que rolar a barra.
  • Insira imagens: imagens naturalmente chamam mais a atenção que as palavras em um primeiro olhar. Se a sua chamada tiver uma imagem, é bem provável que seja percebida.
  • Indique com setas: elas têm um poder quase único de implicitamente dizer “ignore todo resto e olhe aqui, isso é o que importa”.

📖 Leia mais: Call to Action: tudo o que você precisa saber sobre CTA

Como criar sua lista de contatos de Email Marketing

Embora seja trabalhoso, vale muito a pena investir na criação de uma lista própria. Assim, você cria a sua base de contatos e pode segmentá-la para realizar seus disparos.

Para isso, crie algumas iscas para captar emails de pessoas interessadas no seu segmento. Você pode criar Landing Pages para divulgar materiais ricos, como eBooks e webinars, ou mesmo divulgar uma newsletter no seu blog.

A seguir, confira os benefícios em criar sua própria lista de contatos:

  • Contatos qualificados: todas as pessoas estão na lista porque conhecem a sua empresa e deram a autorização para receber mensagens da sua empresa. Os resultados de abertura e cliques tendem a ser consideravelmente melhores nesse caso.
  • Barreira competitiva: essa lista qualificada é um ativo de Marketing que funciona como barreira para os novos competidores. Eles podem tentar copiar o produto ou os serviços, mas vão demorar muito para ter uma lista tão qualificada quanto a sua empresa.
  • Independência e economia: sua empresa consegue mais consistência e não precisará depender da compra de listas para obter resultados em Email Marketing.  A independência já é boa por si só, mas fica ainda melhor quando lembramos que é gratuita.

Por que não comprar uma base de Leads?

A compra de listas de emails está entre as formas supostamente menos trabalhosas de começar no Marketing Digital. E, talvez por isso, continue sendo feita mesmo que muita gente já saiba que não é uma prática recomendada.

Justificativas como “se todo mundo faz, eu também posso” ou “entre tantas pessoas, deve ter algumas que se interessem” estão entre as principais para a prática.

No entanto, reforçamos que comprar uma lista de contatos não só é uma prática não recomendada, como infringe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, entenda os principais motivos para não utilizar essa prática:

As pessoas não conheceram ou demonstraram interesse em sua empresa

As pessoas de uma lista comprada não fazem ideia de como sua empresa conseguiu o email delas. Por isso, a impressão dessas pessoas ao receber seus emails é muito negativa.

Hoje em dia, lidamos com uma sobrecarga de informações e qualquer mensagem não solicitada é vista como um incômodo. Dessa forma, receber um email promocional inesperado é uma interrupção que não se alinha às boas práticas de Inbound Marketing. Isso, por si só, leva a resultados decepcionantes.

Outra razão é que os serviços de email estão ficando mais inteligentes. Há uma boa chance de muitos usuários marcarem sua mensagem como spam, o que prejudica a reputação da empresa.

Dessa forma, os próximos envios de Email Marketing têm grandes chances de cair direto na caixa de spam. Assim, até mesmo aqueles que desejam receber seu conteúdo podem ficar sem visualizar seus emails. 

As listas geralmente possuem qualidade ruim

Os emails presentes em listas compradas, geralmente, são de baixa qualidade. Para inflar a lista e aumentar o seu valor, são adicionados todos os tipos de email, resultando na inclusão de perfis que não têm nenhuma relação com o negócio da sua empresa.

As pessoas que têm seu endereço nessas listas, muito provavelmente, recebem emails de diversas outras empresas, que também compraram endereços. Nesses casos, a chance de seu email se perder entre os outros ou mesmo ser marcado como spam é bem maior. 

Além disso, essas listas costumam ter muitos emails que não existem ou foram desativados. Ao usar esses emails para fazer o envio, os serviços de disparo disponíveis no mercado já identificam o “erro”. Em seguida, interpretam como um sinal claro de que a lista não é atual ou que não foi construída com qualidade, diminuindo a entrega.

Nenhum serviço de Email Marketing com reputação confiável autorizará o envio

Devido aos dois pontos abordados anteriormente, as listas compradas apresentam taxas de marcação de spam e de erros de entrega muito altos. E esses fatores prejudicam a reputação do servidor de envio.

Sabendo disso, esse tipo de serviço pode proibir a importação de listas compradas, procurando garantir sua reputação e qualidade na entregabilidade.

Assim, ou o serviço não autoriza o envio, ou autoriza tudo indiscriminadamente, resultando em uma reputação ruim dos servidores com os provedores de email. Como consequência, a entregabilidade será prejudicada.

No entanto, há quem acredite que possa enganar as ferramentas, dizendo que a lista é própria e não comprada. Mas, saiba que os melhores serviços de Email Marketing têm mecanismos para identificar essa ação: o envio de emails é realizado gradualmente, em lotes pequenos, e caso os resultados sejam ruins, a campanha é interrompida.

Como criar copies que engajam no Email Marketing?

Quando se trata de escrever um Email Marketing eficiente, saiba que há várias considerações a serem feitas. Uma das mais importantes, sem dúvida, é o copywriting, uma habilidade de redigir textos persuasivos que levem os assinantes a realizar ações desejadas.

O primeiro passo é manter o texto conciso. Com tantos estímulos, atualmente, é cada vez mais difícil manter o foco em uma atividade. Por isso, é importante que o seu discurso seja direto e objetivo. 

Não deixe de revisar e editar os textos para eliminar qualquer elemento desnecessário e ir direto ao ponto. Nesse sentido, para que seu email desperte a atenção do Lead, é indicado alinhar a linguagem do texto à persona.

Explore também os gatilhos mentais para aumentar a eficácia dos emails, já que eles aproveitam de processos mentais automáticos para incentivar a ação. Para isso, use e abuse de gatilhos como escassez, urgência e exclusividade para motivar os destinatários a agir.

Por fim, os CTAs são fundamentais para direcionar os usuários para as ações desejadas. Se o objetivo da campanha é vender produtos, os CTAs devem incentivar a compra. Por isso, concentre-se nas chamadas de ação para evitar distrações e manter o foco do usuário.

Checklist de Email Marketing

Se você chegou até aqui, percebeu que existem diversos passos no envio de uma campanha de Email Marketing. Para te ajudar a ter uma visão do todo e guardar na memória, separamos as ações principais no formato de checklist. Confira a seguir!

Planejamento

  • Persona
  • Segmentação
  • Objetivo
  • Conteúdo

Calendário

  • Definir data do disparo
  • Definir frequência de disparo

Conteúdo

  • Criar um esboço
  • Produzir os textos do email
  • Pensar em 5 assuntos (título do email) diferentes e selecionar 1
  • Revisão

Layout do Email

  • Criar layout considerando a estrutura do conteúdo
  • Revisar layout com o conteúdo final
  • Fazer um disparo de teste e verificar:
    • Assunto do email
    • Imagens
    • Links
    • Texto

Disparo

  • Crie a segmentação de acordo com o planejamento
  • Termine a configuração da campanha e agende o disparo

Análise

  • Taxa de Abertura
  • Taxa de Cliques
  • Taxa de Conversão

Esse é um passo a passo básico para a produção e envio de emails. Contudo, lembre-se que cada tipo de email pode ter especificidades. Portanto, o processo que você vai seguir pode mudar de acordo com o objetivo da sua campanha de Email Marketing. 

Para colocar esses passos em prática e entender como eles funcionam no dia a dia de uma empresa, teste o RD Station Marketing gratuitamente!

Teste A/B de Email Marketing

Por meio do teste A/B, é possível identificar com facilidade o que precisa ser alterado na sua estratégia de Email Marketing.

Para fazer um teste A/B de email, selecione uma amostra da sua lista de contatos que o receberá e envie duas versões diferentes de uma mesma mensagem. É interessante testar variáveis como assunto, corpo do texto, remetente.

No entanto, você deve escolher apenas uma variável por teste. Assim, saberá se ela realmente foi a responsável por gerar mais ou menos interações com o email.

No RD Station Marketing, por exemplo, você pode escolher o envio de teste A/B e criar dois assuntos de email. Dos leads selecionados, 50% receberão a versão A e os 50% restantes receberão a versão B. Assim, você poderá coletar os aprendizados do experimento e melhorar seus assuntos para as próximas campanhas.

Entregabilidade do Email Marketing

Muitos acreditam que entregar um email significa colocar a mensagem no topo da caixa de entrada do Lead. Porém, a entrega no Email Marketing é algo bem mais amplo.

Simplificando, quando enviamos um email, ele sai de nosso servidor de envio e vai até o servidor de email do destinatário. Ao chegar nesse servidor, há uma série de validações feitas e muitos dos emails que são de fato spams param nesse momento. 

O Lead nunca verá esses emails que foram barrados. Os emails que não são barrados logo de cara são entregues. No entanto, eles podem cair tanto na caixa de entrada do Lead, quanto na caixa de spam.

Portanto, é importante compreender que um email entregue não necessariamente estará na caixa de entrada.

A lógica é simples: quanto maior a reputação, melhor a entregabilidade. Inclusive, existem alguns serviços que fazem o monitoramento dos IPs. O mais conhecido deles é o Senderscore, da Return Path. 

Para identificar o IP que sua empresa está utilizando, insira seu domínio na busca do Senderscore. Isso mostrará os IPs associados à sua empresa.

Se o Marketing segue as boas práticas e possui uma base de Leads própria e engajada, provavelmente terá uma boa entregabilidade, pois o dever de casa está feito.

A seguir, entenda melhor sobre os fatores que influenciam a reputação de um IP e, consequentemente, sua entregabilidade.

Reputação do IP

De forma bem simples, toda campanha de email é enviada por meio de um servidor.

Cada servidor possui um IP próprio, um endereço que identifica esse servidor na rede. Esse IP pode ser compartilhado com várias empresas, enviando campanhas a partir do mesmo IP, ou dedicado, com um ou mais IPs por empresa.

Todo IP também possui uma reputação, uma nota atribuída de acordo com seu histórico. A seguir, veja os fatores que podem diminuir essa nota.

Hard e soft bounces

Um bounce é um erro temporário (soft) ou definitivo (hard), ocorrendo quando há tentativa de entrega de um email a um destinatário. 

Se sua empresa envia uma campanha e acontecem muitos erros, é sinal de que a qualidade da lista não é boa e, consequentemente, a entrega também não será.

Spam complains

Se um destinatário não opta por receber os emails da sua empresa e mesmo assim recebe, ele pode proativamente marcar o email como spam.

Uma reclamação dessas possui um peso grande na reputação e, quanto mais reclamações, pior será a entrega.

Spam traps

Spam traps (armadilhas de spam em português) são, de forma geral, contas de email inexistentes ou inativas que provedores de email utilizam para encontrar spammers.

Caso você seja capturado em uma armadilha realizando um envio para uma dessas contas, suas taxas de entregabilidade serão afetadas drasticamente. Isso acontece porque os provedores de email entendem que suas mensagens são indesejadas — ou seja, spam.

Quando um provedor de email percebe que você fez algum envio para um spam trap, tanto o seu IP quanto o seu domínio correm o risco de serem bloqueados. Ou seja, suas mensagens não chegam mais para os Leads que utilizam esse provedor.

📖 Leia mais: Spam Traps: o que são e como elas prejudicam a entregabilidade

Engajamento

De nada adianta conseguir entregar os emails e ter um bom inbox placement se não há engajamento (abertura, clique etc.).

Embora seja uma métrica mais difícil de ser monitorada por serviços como o Senderscore, devido a questões de privacidade, ferramentas de email, como o Gmail, levam isso em consideração ao aplicar seus próprios filtros para determinar a entrega do email.

Blocklist

Alguns servidores de email, devido ao grande volume de spams, resolveram rastrear o IP dos servidores dos remetentes e adicioná-los a uma lista de bloqueio.

Sempre que um email é enviado a partir desse servidor, ele é imediatamente considerado spam. A prática mostrou-se eficaz e essa lista foi compartilhada com outros servidores.

Os principais provedores de email utilizam essa lista e, uma vez que seu IP é incluído nela, é extremamente difícil removê-lo. Nossa sugestão para vencer essa barreira é enviar disparos de email somente se você tiver permissão.

A única forma de sair de uma blocklist é provar que você tinha o opt-in para enviar a mensagem. E, para não entrar nela, siga sempre as boas práticas de Email Marketing.

Passlist

O passlist consiste em um conjunto de emails, IPs ou domínios que possuem boas práticas, sem a necessidade de serem aprovados por filtros anti-spam. Dessa forma, são entregues diretamente na caixa de entrada do usuário.

Mas, você deve estar se perguntando: como entrar em uma passlist? O principal pré-requisito é seguir as boas práticas de envio de Email Marketing, como essas que apresentamos ao longo deste artigo.  

A mais importante delas, sem dúvida, é o uso de opt-ins para criar sua base, já que isso garante boas taxas de entrega e é aceito por um grande número de servidores.

Para entrar em uma passlist, você precisa fazer uma solicitação. Entre as mais conhecidas estão a Return Path e a DNSWL.

Ambas as organizações vão avaliar as suas práticas e, ao final dos testes, podem ou não conceder uma certificação. E se, por acaso, você estiver em uma das blocklists mais renomadas do mercado, nem adianta fazer a solicitação — sua empresa não será aprovada.

Além disso, é importante ressaltar que a inclusão na lista não é permanente. Caso você deixe as boas práticas de lado, a certificação será cancelada.

Autenticação e segurança do Email Marketing

Devido à grande quantidade de emails utilizados para fraudes e atividades ilegais, como emails falsos de bancos, existe uma série de mecanismos de segurança para garantir a autenticidade dos emails.

Nesse sentido, emails que não estão devidamente autenticados podem ser movidos para a caixas de entrada secundárias ou spam e até recusados pelos servidores de entrada.

Por isso, é importante realizar as principais configurações, que listamos a seguir:

SPF

O SPF (Sender Policy Framework) é uma autorização para que uma ferramenta de emails envie mensagens usando seu domínio. 

É um dos métodos de autenticação mais conhecidos e antigos, configurado por meio de um registro DNS. No caso, o email com seu domínio é enviado a partir do email do domínio da ferramenta.

DKIM

O DKIM (DomainKeys Identified Mail) verifica se a mensagem enviada não foi alterada no meio do caminho, garantindo consistência e autenticidade do conteúdo. 

Caso identifique alguma inconsistência no DKIM, o email não será entregue. Assim como o SPF, é configurado por meio de um registro DNS.

DMARC

Para configurar o DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) é necessário ter o SPF e o DKIM corretamente configurados.

Essa configuração determina o que deve ser feito com os emails que falharem nas outras duas verificações. É possível configurar um endereço de email para receber um relatório com os problemas, para correção.

Whitelabel

Semelhante ao SPF, o Whitelabel permite que a ferramenta de disparo envie emails utilizando o seu domínio. 

No entanto, a diferença está no fato de que os emails são enviados como se fossem da própria empresa, sem evidenciar que foram enviados por meio da ferramenta.

Atualmente, essa é a configuração padrão adotada pelas principais ferramentas de email do mercado, como o RD Station Marketing.

Sender ID

O Sender ID é um método desenvolvido pela Microsoft e utilizado nos seus serviços de email, muito semelhante ao SPF. A falta dessa configuração pode prejudicar a entregabilidade dos emails, principalmente para listas com muitos endereços desse tipo.

DNS reverso

O DNS reverso é uma verificação utilizada com frequência pelos servidores de emails para confirmar a identidade do remetente, verificando qual domínio responde pelo IP utilizado no envio.

Feedback Loop

O Feedback Loop é, basicamente, uma notificação de marcação de spam. Assim, ela identifica o remetente para que as medidas adequadas possam ser tomadas, garantindo que esse usuário não receba mais mensagens indesejadas.

Algumas ferramentas, como o RD Station Marketing, já gerenciam esta funcionalidade, eliminando qualquer trabalho extra. Porém, não são todas as ferramentas de envio de emails que fornecem essa informação, o que pode prejudicar sua reputação e suas campanhas.

abuse@suaempresa.com.br

É importante configurar um email abuse@, que é o email padrão utilizado pelos servidores de emails (e até usuários) para enviar uma reclamação ou notificação de problemas. Após criar o email, ele deve ser configurado no site https://abuse.net.

WHOIS

WHOIS é o registro online de quem possui um domínio na internet. Alguns servidores de emails utilizam as informações presentes no WHOIS para verificar a autenticidade e veracidade do remetente, influenciando a entregabilidade.

💡 Dica da RD: Quer contar com uma plataforma de disparo de Email Marketing segura e que vai garantir a autenticação dos seus disparos? Conheça o RD Station Marketing e faça um teste gratuito da ferramenta

Qual a importância do consentimento ao enviar Email Marketing?

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor, sua empresa precisa estar em conformidade com as legislações para garantir a eficácia e evitar problemas no uso do Email Marketing

A lei estabelece diretrizes importantes para os envios de emails, visando proteger a privacidade e os dados pessoais dos usuários. 

Isso inclui obter consentimento explícito dos destinatários para o tratamento de seus dados, como você pode ver no exemplo de formulário a seguir. Também, compreende a garantia da segurança das informações coletadas e utilização dos dados apenas para as finalidades específicas informadas aos usuários. 

Além disso, a LGPD também prevê penalidades para as organizações que não cumprirem suas disposições, como multas e sanções administrativas. 

Essas legislações foram implementadas em resposta ao abuso generalizado do email em estratégias de Marketing, que muitas vezes resultava em incômodo para os usuários, devido a envios não autorizados.

Por isso, lembre-se que enviar emails sem consentimento pode prejudicar seriamente a reputação da sua empresa junto aos consumidores. 

Portanto, é essencial implementar estratégias de Marketing que incentivem os usuários a concederem permissão para receber comunicações por email.

Quais as principais métricas de Email Marketing?

Após realizar o disparo de uma campanha de email, a ferramenta utilizada para o envio começa a gerar um relatório, apresentando métricas de desempenho.

Acompanhar e entender esses dados é fundamental para determinar se o resultado da campanha foi satisfatório. Dessa forma, é possível gerar aprendizado e melhorias para os próximos disparos.

O desempenho positivo ou negativo das campanhas de Email Marketing também influencia diretamente as futuras campanhas. Afinal, os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) analisam a reputação do servidor de envio.

Além de servir como um relatório e influenciar no desempenho das futuras campanhas, os dados gerados também possibilitam realizar e mensurar testes. Entre eles, testar dias e horários de disparo e assuntos de email, por exemplo. Depois, basta acompanhar o impacto gerado nas métricas.

Outro ponto de atenção está em acompanhar a média do mercado e garantir campanhas que pelo menos estão dentro da média. Porém, é importante frisar que esses valores podem variar de acordo com o segmento da empresa.

💡 Dica da RD: É possível verificar a taxa de abertura e de cliques média, por segmento, utilizando a ferramenta Benchmarking de Métricas de Email Marketing.

Métricas positivas

São métricas que resultam tanto de boas práticas na hora de desenvolver e enviar a campanha, quanto de ações positivas do Lead que recebeu o Email Marketing, como taxa de abertura e cliques. E, claro, o ideal é ficar acima da média do mercado.

Confira as principais métricas positivas e como aumentar seus números ao máximo a seguir.

Emails entregues

É a quantidade de destinatários que receberam o Email Marketing e a porcentagem em relação ao total de emails enviados. E uma taxa de emails entregues considerada boa é igual ou superior a 98%.

Os emails que não foram entregues geralmente são bounces (hard ou soft). Existem dois principais motivos para um Email Marketing não ser entregue:

  • quando há uma falha de autenticação;
  • quando o endereço do destinatário apresenta problemas.

Algumas ferramentas de envio de emails, como o RD Station Marketing, podem barrar o envio dos emails caso a taxa de entrega se mantenha baixa durante o disparo, para tentar preservar a reputação do servidor de envio.

Por isso, para manter uma taxa de entrega de emails alta, é importante não comprar listas, não cadastrar emails manualmente e não enviar para listas antigas de contatos.

Por outro lado, enviar mensagens para listas mais segmentadas também pode afetar positivamente a taxa de entrega.

Taxa de abertura

A taxa de abertura de uma campanha de Email Marketing é a porcentagem de contatos que abriram o email, levando em consideração o número de contatos que o receberam.

Para calcular a taxa de abertura, é preciso dividir a quantidade de emails abertos pelo total de emails entregues, multiplicando o resultado por 100 (para se ter em porcentagem).

Contudo, vale lembrar que praticamente todas as ferramentas já exibem diretamente a métrica no relatório de resultados, como acontece no RD Station Marketing.

Em geral, uma taxa de abertura considerada boa é de, no mínimo, 15%. Porém, essa porcentagem pode variar de acordo com o segmento e o tipo de email enviado.

Vários fatores podem afetar a taxa de abertura de emails. Entre eles, cair diretamente na caixa de entrada do usuário e não em filtros como Promoções, Atualizações ou Spam.

Para evitar ter sua mensagem filtrada, o ideal é seguir as boas práticas de Email Marketing, também presentes neste artigo.

Além disso, evitar o uso de palavras que podem classificar o email como spam e instigar a curiosidade do usuário no assunto do email pode gerar um grande impacto na taxa de abertura.

📖 Veja também: Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates

Taxa de cliques

A taxa de cliques é a porcentagem de contatos que clicaram no Email Marketing, também em relação ao total de emails entregues.

O cálculo é semelhante ao de abertura de emails: basta dividir a quantidade de emails clicados pela quantidade de emails entregues, multiplicando o resultado por 100. Aliás, uma taxa de cliques considerada boa deve ser acima de 2%, em média.

Novamente, a recomendação é usar a ferramenta Benchmarking de Emails para comparar com a média do seu segmento.

Algumas ferramentas apresentam o CTR (click-through rate), que ao invés de calcular os emails clicados em relação ao total de emails entregues, calcula em relação ao total de emails abertos, apresentando uma porcentagem bem superior.

O problema é que nem sempre CTR alto é sinônimo de uma campanha de sucesso, visto que esse cálculo acaba, muitas vezes, inflando os resultados.

Assim, para garantir uma taxa de cliques acima da média, é importante incluir links externos por meio de Calls-to-Action, de forma que o usuário se interesse em acessar o conteúdo.

Conversões

Do que adianta ter uma campanha de Email Marketing com altas taxas de abertura e cliques se, no final, você não sabe se ela gerou bons resultados para sua estratégia de Marketing Digital?

Portanto, é importante avaliar os resultados dos emails em termos de conversões, levando em consideração o objetivo da campanha.

Isso pode incluir novas conversões de Leads, Leads qualificados, oportunidades ou clientes, bem como vendas em geral ou de produtos e serviços específicos.

Além da possibilidade de visualizar esses resultados nos próprios relatórios da ferramenta de envio de emails, você também pode acompanhar na sua plataforma de ecommerce (caso seja um) ou até mesmo no Google Analytics.

As principais ferramentas de disparo de emails incluem marcações nos links presentes no email, o que torna a URL rastreável e possibilita a análise isolada do desempenho do canal dentro do Google Analytics.

Também, é importante mensurar a taxa de conversão dos emails clicados em relação às conversões. Assim, se essa taxa for baixa, é um sinal de que é preciso otimizar a conversão da página ou utilizar uma Landing Page, caso ainda não use.

Métricas negativas

As métricas negativas ocorrem principalmente pela baixa qualidade ou falta de planejamento das campanhas.

Elas são inflacionadas devido ao envio de emails indesejados, listas de contatos desatualizadas ou compradas, emails com pouco conteúdo textual e outras práticas não recomendadas, já mencionadas neste artigo.

A seguir, confira as principais métricas negativas e como manter seus valores no mínimo.

Bounce rate

Bounce rate (taxa de rejeição em português) é a porcentagem de emails que foram rejeitados pelo servidor do destinatário, em comparação ao total de emails enviados.

Existem dois tipos de rejeições: soft bounce e hard bounce.

  • Soft bounce: ocorre quando a mensagem não é entregue por um motivo temporário, como caixa de entrada lotada ou pelo servidor de emails do destinatário estar com problemas ou mesmo offline. O ideal é tentar manter essa taxa abaixo de 5%.
  • Hard bounce: acontece quando a mensagem não pode ser entregue por motivos permanentes, como email inexistente ou bloqueio do servidor. O ideal é tentar manter essa taxa em, no máximo, 3%.

Como essa métrica interfere diretamente no número de emails entregues, é importante manter as taxas sempre abaixo do indicado. Assim, você não irá afetar a entregabilidade dos próximos emails ou até correr o risco de ter o envio de Email Marketing bloqueado.

Além de seguir as boas práticas na produção do email e segmentação da lista de envio, manter um calendário de envio com uma boa frequência de campanhas influencia diretamente esta métrica.

Quando os envios ocorrem com longos intervalos, muitos dos emails da lista podem ter se tornado obsoletos nesse período.

Marcação de spam

A marcação de spam é feita pelo próprio usuário que recebeu o email, indicando manualmente que o email recebido é um spam.

Essa é uma métrica delicada e pode prejudicar muito a reputação. Por isso, ao avaliar esse indicador, sua campanha não pode ter mais que 0,1% de taxa de spam.

É importantíssimo que você pare de enviar emails para todos os contatos que fizeram marcação de spam o mais rápido possível, para evitar graves problemas de entregabilidade.

Para evitar que o próprio usuário marque sua mensagem como spam, é crucial seguir as boas práticas de Email Marketing. Entre elas, como não comprar listas de emails, manter a base sempre atualizada e higienizada e evitar disparar campanhas para toda lista de contatos.

Descadastros

A taxa de descadastros (unsubscribe) representa quantas pessoas receberam o email e clicaram no link de descadastro, para não receber novos emails do remetente.

É importante manter as campanhas com, no máximo, 1% de descadastramento.

Entre a marcação de spam e o descadastro, é preferível que o contato realize o descadastro da lista, já que o impacto é menor sobre a entregabilidade de emails. Por isso, é muito importante que todos os emails incluam a opção de descadastro. É por isso que você vai encontrá-la em todos os emails criados no RD Station Marketing.

Quando o usuário realiza o descadastro de uma lista, a ferramenta de envio de emails automaticamente remove o seu endereço de email dos próximos envios. Dessa forma, é eliminada a necessidade de localizar o usuário na lista e removê-lo manualmente.

Essa métrica acaba revelando que há problemas no calendário de Email Marketing ou na qualidade do conteúdo enviado. Um aumento no descadastro de emails talvez seja um alerta de que a empresa precisa reformular sua estratégia para reverter a situação.

Se você quer ter acesso a uma plataforma que permite a criação e disparo de emails, além de apresentar todas essas métricas, experimente o RD Station Marketing. Aproveite para começar agora o seu teste gratuito.

Cases de Email Marketing

Que tal conferir exemplos de empresas que usaram o Email Marketing para melhorar seus resultados? Separamos abaixo exemplos de algumas delas:

Como a Cupola vendeu um apartamento por Email Marketing

A Cupola é uma agência de comunicação que oferece serviços de Marketing Digital. Quando passou a usar o RD Station Marketing para um de seus clientes, o empreendimento Refuge Parque Bacacheri.

Nesse caso, o primeiro passo foi qualificar a base de Leads que o cliente já tinha, construída ao longo do tempo e com 700 Leads com grande potencial.

Para isso, esses Leads foram nutridos com Fluxos de Automação de Email Marketing com conteúdo relevante sobre o empreendimento.

Os Leads desse fluxo passaram a visitar o plantão de vendas depois de anos sem demonstrar interesse pelo empreendimento, porque receberam o conteúdo sobre o residencial.

A taxa de abertura desses emails foi de 24,01% e a taxa de reaproveitamento desses Leads foi de 10%. Isso significa que, nutrindo a lista de Leads antigos, 161 abriram o email e 70 Leads tiveram seu interesse despertado novamente.

Como o Clube do Malte usou o Email Marketing para fechar 150% mais vendas

O Clube do Malte é um e-commerce especializado em Cervejas Importadas e Especiais. Antes de migrar seus disparos de Email Marketing para o RD Station Marketing, a empresa utilizava uma plataforma de disparos de email integrada ao ecommerce.

O relacionamento, no entanto, era feito apenas com Leads que criavam contas e compravam na loja virtual. Nesse momento, a equipe percebeu que poderia intensificar seus esforços nas vendas por Email Marketing.

Assim, contrataram o RD Station Marketing e viram a possibilidade de criar páginas, disparar campanhas de email e obter receita dessas campanhas.

Em pouco tempo, toda a base de Leads existente foi levada à plataforma, já com segmentação para identificar Leads que eram engajados na antiga plataforma de Email Marketing.

Dois meses depois, a empresa vendeu mais de 100% do que a média até ali. Assim, o Email Marketing foi a origem de tráfego que mais cresceu em audiência em todo o ano para o Clube do Malte.

Melhores cursos de Email Marketing do mercado

Hoje em dia, existem várias opções de cursos disponíveis para quem deseja aprimorar suas habilidades em Email Marketing. A seguir, listamos os principais:

  • E-goi: oferece uma série de treinamentos com dicas para otimizar a usabilidade da ferramenta e estratégias eficazes na área. Além disso, fornece materiais educativos que podem ser bastante úteis.
  • Skillshare: disponibiliza uma variedade de cursos de email Marketing, porém, muitos deles estão em inglês, o que pode ser uma barreira para algumas pessoas. Essa plataforma fornece atualizações sobre ferramentas específicas que ainda não estão disponíveis em português.
  • RD University: plataforma de conhecimento da RD Station, que oferece um curso específico de Email Marketing e automação. 

Glossário de termos de Email Marketing

A seguir, confira uma lista, em ordem alfabética, com os principais termos relacionados a uma estratégia de Email Marketing.

A

Above the fold (acima da quebra): é a parte visível de emails e sites, sem a necessidade de rolagem. Geralmente, os primeiros 600px de altura de um email para web e 300px para mobile. Para profissionais de Email Marketing, é a área mais nobre do email.

Alerta: é um email com o objetivo de notificar os destinatários de um evento ou preço especial.

ALT (alternative text): é o texto utilizado para descrever uma imagem. Inserido no HTML do email, é usado em design defensivo para que, quando uma imagem não carregue, o destinatário do email possa compreender o conteúdo da imagem.

Anexo: arquivo que acompanha um email mas não está contido em sua mensagem. Não é recomendado enviar anexos em newsletters, pois muitos servidores não os permitem. Isso porque, essa prática é bastante usada em mensagens de spam.

API (Application Programming Interface): é a interface de programação de aplicativos, uma integração de informações que permite que softwares enviem dados ou informações entre si. Em Email Marketing, é bastante usado para segmentação e personalização.

Assunto (subject): é o título do email que será mostrado na caixa de entrada dos destinatários. É uma das partes mais cruciais de um email e requer atenção aos detalhes, já que pode impactar tanto na taxa de abertura quanto na conversão. 

Autenticação: termo utilizado em entregabilidade de emails. Trata-se de verificar, automaticamente, a autenticidade de quem está enviando um email para determinados provedores. É feito por meio de diversas formas, sendo as principais: DMARC, Domainkeys, DKIM e SPF.

Autoresponder: forma mais básica de automação de emails, que consiste em enviar uma série de emails pré-programados de forma automatizada, conforme um gatilho (comportamento de um Lead) escolhido.

B

Behavioral Targeting: conceito que consiste em enviar campanhas a partir de ações e comportamentos dos usuários em seu site. As possibilidades são diversas: desde abertura de um determinado email até a navegação em um produto.

Blocklist: lista de domínios classificados como spam ou suspeitos. É o termo mais temido por profissionais de Email Marketing, pois prejudica a entregabilidade e, consequentemente, as taxas de abertura e conversão. As blocklists são bastante consultadas por provedores para rejeitar emails antes que cheguem ao destinatário.

Block (bloqueio): quando algum provedor bloqueia o recebimento de emails. Muitas vezes, isso ocorre devido a endereços ou domínios que são denunciados por envio de spam ou estão listados em blocklists.

Bounce: são emails retornados devido a algum erro. Portanto, não são enviados de fato ao destinatário. Há dois tipos de bounce: soft, para erros temporários como caixa de entrada cheia, e hard, para erros permanentes, como um endereço que não existe.

Bounce rate (taxa de rejeição): para Email Marketing, é uma métrica para medir o percentual de quantos emails são dados como bounce dividido pelo número de emails enviados. É bastante usado para medir a saúde de uma lista.

B2C (Business to Customer): termo usado para empresas cujos clientes são pessoas físicas.

B2B (Business to Business): termo usado para empresas cujos clientes são pessoas jurídicas.

C

CAN-SPAM: lei americana que regulamenta o Email Marketing para fins comerciais. Estabelecida em 2003, nos Estados Unidos, significa Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography And Marketing Act e foi criada devido a diversas reclamações de spam no país. É usada como base em alguns países para regulamentação.

Call to action (CTA): em um Email Marketing, o call to action pode ser um link, imagem ou botão, que incentiva o usuário a tomar uma ação específica ao ler um email. 

Campanha: é a elaboração de um email com um objetivo específico, como vendas, relacionamento ou atualizações.

CGI (Common Gateway Interface): método usado para integrar um servidor WWW a outros programas executados no sistema. É bastante usado no processamento de formulários de inscrição ou de contato para garantir que as informações cheguem ao ESP.

Clickthrough: ato de um destinatário efetuar o clique em um link incluído no email.

Clickthrough Rate (CTR): métrica utilizada para analisar a taxa de cliques de um email, calculada dividindo-se o número de cliques no conteúdo do email pelo número total de emails enviados. É fundamental obter o número de cliques únicos, pois é possível que usuários cliquem mais de uma vez em seu email. Desta forma, há uma melhor mensuração do engajamento de suas campanhas.

Click to Open (CTO): métrica usada para analisar a efetividade de um layout, template ou texto de email. É o número de cliques dividido pelo número de aberturas.

CPA (Custo por aquisição): custo para gerar um Lead, cadastro em newsletter (subscribe) ou cliente em uma única campanha de email. Em resumo, é o custo total de uma campanha de email dividido pelo número de Leads, subscribers ou clientes produzidos.

CPC (Custo por Clique): métrica para analisar o custo para se obter um clique no email enviado. É o valor total gasto em uma campanha dividido pelo número de cliques.

CPM (Custo por Mil): em Email Marketing, CPM significa o custo para o envio de 1.000 emails. É a métrica mais usada para tabela de preços em ESPs.

Conversão: quando um usuário realiza uma ação desejada baseada no Email Marketing que foi enviado. A conversão é utilizada para medir o sucesso de um email e pode ser interpretada de diversas formas, como download de um eBook, compra ou registro em um formulário.

Co-registro (parceiros): consiste em enviar ofertas de uma empresa parceira para sua base de emails, ou vice-versa. Deve ser feito com cuidado e incluso na política de privacidade fornecida ao usuário no momento de cadastro.

CRM (Customer Relationship Management): em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. No contexto de Email Marketing, CRMs são softwares utilizados para gerir as informações dos Leads e clientes e poder realizar segmentações, automações e análises. 

Cross-sell: Termo usado para definir o conceito de aplicar vendas cruzadas. É muito empregado em e-commerces para oferecer produtos complementares, como analisar a compra de um cliente e sugerir itens relacionados.

CSS (Cascading Sheet Style): sistema de códigos utilizados para alterar características visuais do HTML. Em Email Marketing deve ser utilizado com cuidado, pois muitos ISPs evitam a leitura de boa parte dos estilos CSS. Deste modo, o CSS deve ser inserido no próprio código HTML, de uma forma que chamamos de inline.

D

Deploy: ato de enviar uma campanha de Email Marketing após efetuar os testes necessários.

Descadastro: ato de remoção de uma lista de emails, solicitado pelo destinatário. Por boas práticas, em emails comerciais é recomendável que sempre haja um botão de descadastro incluído no email.

Design responsivo: bastante utilizado devido à necessidade de comunicação por diferentes dispositivos, como tablets, celulares, relógios e computadores. É um layout que se modifica conforme o tamanho do dispositivo em que está sendo lido, otimizando a experiência do usuário. 

DKIM (Domain Keys Identified Email): sistema de assinatura de mensagens com criptografia de chaves que serve para validar a autenticidade de um email.

DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance): protocolo de autenticação desenvolvido para reduzir phishing e fraudes por email. É utilizado pela maioria dos grandes provedores de email, como Microsoft, Yahoo e Google.

DNS (Domain Name System): para cada acesso na internet é estabelecido um IP (Internet Protocol). O DNS atua como um banco de dados, mapeando esses endereços IP para nomes de domínio, permitindo assim a identificação dos recursos online por meio de nomes legíveis. 

DNS Reverso: processo no qual um endereço de IP é corretamente validado com o uso de um domínio. É um método usado para captar endereços de IP inválidos usados por spammers. Por exemplo: se um filtro de spam ou um programa não bater os dados de IP e domínio, pode rejeitar o email.

Domain Keys: método antigo de autenticação desenvolvido pela Yahoo, utilizado para verificar o domínio DNS e a integridade da mensagem. Vários aspectos desse método foram utilizados para a composição do DKIM.

Double opt-in: é um processo no qual o usuário, durante o cadastro, precisa confirmar explicitamente o desejo de receber ofertas de um determinado remetente, sendo usado para garantir a qualidade das listas de email. É considerada uma boa prática para entregabilidade e é feita em duas etapas: cadastro do usuário e confirmação do cadastro por email.

Dynamic Content: conteúdo dinâmico, em português, é um conteúdo de email que muda com o uso de variáveis conforme os interesses, regras ou preferências captadas no momento de cadastro de um usuário. O conteúdo dinâmico pode refletir desde compras passadas e interesses atuais até compras abandonadas.

E

Email client: software utilizado por usuários para ler emails, também chamado de ESPs. Entre os principais estão Outlook, Gmail e Yahoo.

Emails entregues: número de emails enviados menos o número de bounces. Embora seja uma métrica inexata devido ao fato de nem todos os provedores de serviços de internet relatarem quais emails são entregues com sucesso, é uma medida útil para avaliar o crescimento da sua lista de emails.

Email Service Provider (EPS): empresas que prestam serviços de envio de Email Marketing para clientes.

Email Transacional: email enviado para demonstrar uma transação, como um download ou uma compra.

Entregabilidade: pode ser visto sob duas interpretações: métrica ou conceito. No caso da métrica, é o número de emails entregues na caixa de entrada dos usuários pelo número de emails disparados. Sua medição é complexa, visto que não há ferramentas que demonstrem o número de emails entregues na caixa de entrada, mas pode ser estimada em conjunto com outras métricas de engajamento como CTR. No caso do conceito, trata-se de um conjunto de estratégias que visam a aplicação de boas práticas de mercado para a melhoria de reputação de domínio e IPs para com os provedores.

F

Feedback Loop: programa fornecido por ISPs para reportar aos remetentes emails movidos à lixeira e marcados como spam. Deste modo, o remetente pode entender quais campanhas estão gerando reclamações e, assim, deletar os usuários que estão reclamando e gerar melhorias.

Firewall: programa ou conjunto de programas projetados para impedir que usuários não autorizados ou mensagens acessem uma rede privada. O firewall geralmente possui regras ou protocolos que autorizam ou proíbem usuários ou mensagens externas. No contexto de email, um firewall pode ser configurado para que mensagens de determinados domínios ou usuários listados como spam não sejam entregues.

H

Hard Bounce: mensagem enviada a um endereço de email inválido, cancelado ou não existente. É quando há um bounce permanente. Por boas práticas, é indispensável que, após um hard bounce, nunca mais se dispare email ao endereço em questão.

Higienização de Base: processo que consiste em remover emails inválidos (hard bounces), problemáticos (soft bounce) e descadastros da lista de usuários. É um método bastante utilizado para melhorar a entregabilidade. 

HTML (Hyper Text Markup Language): em português, significa Linguagem de Marcação de Hipertexto, utilizada para produção de páginas web e emails.

Inbound Marketing: também conhecido como Marketing de Atração, é uma abordagem em que a empresa visa atrair clientes de forma voluntária, em vez de perseguir ativamente os consumidores com técnicas de Marketing tradicionais. Essa abordagem é feita por meio de estratégias, como otimização de mecanismos de busca, Marketing de Conteúdo e presença em redes sociais. O Email Marketing tem papel essencial no Inbound Marketing, especialmente na fase de relacionamento e nutrição dos clientes.

I

IMAP (Internet Message Access Protocol): protocolo padrão para acessar um email de um determinado servidor. Normalmente, os padrões usados são POP ou IMAP.

IP (Internet Protocol): um número único determinado para cada dispositivo conectado à internet. Um endereço IP pode ser dinâmico, ou seja, pode mudar cada vez que uma campanha for disparada, ou pode ser estático, não se alterando. IPs estáticos são os melhores, pois os dinâmicos frequentemente caem em filtros de spam.

ISP (Internet Service Provider): empresas que fornecem acesso à serviços de internet. Em email são empresas que fornecem acesso a ferramentas de emails, como Google, Microsoft e Yahoo, por exemplo.

K

KPI (Key Performance Indicator): são os indicadores-chave de desempenho analisados em um email, ou seja, os valores quantitativos fundamentais que medem os principais resultados de uma campanha. São as principais métricas: CTR (Clickthrough Rate), Conversão e Open Rate (Taxa de Abertura).

📖 Leia mais: 10 KPIs de Email Marketing que você deve medir para avaliar a sua estratégia

L

Landing Page: página de destino após o clique em um email.

Layout: parte visual de uma campanha ou página.

Lead: pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente.

Lista de Emails, Mailing ou Baselog: lista de endereços de emails captados para a qual você envia suas mensagens. Pode ser uma lista própria ou de terceiros, enviadas com seu consentimento.

Lista de Supressão: lista de emails para os quais você não poderá enviar mensagens sob hipótese alguma, pois podem prejudicar sua entregabilidade. Entre eles, estão inclusos os emails hard bounces e descadastrados. Em alguns softwares de envio de emails, por padrão, as listas já são criadas automaticamente, não havendo necessidade de gestão.

M

Multi-part MIME (Alternative): mensagem que contém versões tanto em HTML quanto apenas texto. É utilizado para que, quando não seja possível renderizar em HTML, a mensagem possa ser lida em texto. É considerada boa prática de entregabilidade por ISPs.

N

Newsletter: o processo de enviar um mesmo email para todos os recipientes de uma lista, sem personalização e segmentação. É um email periódico com foco em informações, novidades e atualizações. 

O

Opt-in: significa uma requisição proativa de um usuário em ter seu endereço de email cadastrado em uma lista específica.

Opt-out: ao contrário de opt-ins, significa uma requisição proativa de um usuário em ter seu endereço removido de uma lista específica, sendo obrigatório o endereço ser removido dos envios de email.

Outbound Marketing: o Outbound Marketing, ou o Marketing tradicional, tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

P

Passlist: um conjunto de emails, IPs ou domínios previamente aprovados, sem a necessidade de serem aprovados por filtros anti-spam, que são entregues diretamente na caixa de entrada do usuário.

Persona: personificação de um cliente ideal. Para compor uma persona, deve-se considerar dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Em Email Marketing, usa-se a persona para segmentações, personalização, produção de conteúdo e direcionamento de campanhas.

📖 Leia mais: Persona: o que é, como definir e por que criar uma para sua empresa 

Personalização: método de segmentação no qual cada email é diferente para cada Lead. Um dos melhores exemplos é quando se personaliza o nome de uma pessoa no email. Hoje, há várias possibilidades para a personalização, desde o gosto de um usuário por produtos até as páginas navegadas, podendo assim, entregar um email acertado no exato momento de compra daquele Lead.

Phishing: maneira de roubo de identidade de empresas, no qual o remetente visa roubar dados pessoais do destinatário, como dados bancários, identidade, entre outros, por meio do email.

Plain text: email produzido somente em texto, sem inserção de código HTML.

Política de privacidade: descrição clara e transparente de como uma empresa irá utilizar os endereços de email e outras informações captadas por opt-in em uma base de emails.

POP (Post Office Protocol): protocolo o qual um cliente de email usa para enviar ou receber mensagens de um servidor de email. Normalmente, são usados POP ou IMAP.

R

Reputação: tal qual o título diz, significa o quão aceito estão sendo seus emails disparados, em média. A reputação pode ser medida de diversas formas, mas a principal é utilizando o senderscore, que realiza uma análise momentânea da entregabilidade do seu domínio.

Rodapé (footer): área no final da mensagem de um email ou newsletter, que contém informações que não mudam de uma edição a outra, tais como: endereço da empresa, email do usuário, link para descadastro etc. Alguns softwares, como o RD Station Marketing, já inserem o rodapé automaticamente com as informações desejadas.

ROI (Return on Investment): receita por cada R$ 1,00 investido. É usado para medir o lucro obtido por meio de campanhas de email.

S

Segmentação: ato de agrupar contatos por características, interesses ou comportamentos. Dessa forma, é possível enviar um determinado email para um grupo selecionado, ferando uma comunicação mais acertada. É uma prática altamente recomendável, já que melhora a experiência dos usuários e tende a entregar melhores resultados, bem como melhorar a entregabilidade. 

Sender Policy Framework (SPF): protocolo usado pelos ISPs para verificar se a origem do email é validada pelo remetente. É basicamente um conjunto de regras para combater a falsificação de emails (phishing).

Servidor Dedicado: um servidor de email exclusivo para um único disparador. Um servidor dedicado geralmente tem um custo mais alto, pois não é compartilhado, mas oferece um desempenho muito melhor do que um servidor compartilhado. Geralmente, os emails são enviados com mais rapidez, o servidor é mais seguro e há menos chances de que um segundo disparador seja incluído em uma lista de bloqueio por spam.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): protocolo simples de transferência de emails, utilizado para transferência de mensagens entre servidores.

Soft Bounce: email enviado a uma lista ativa, que retorna após ser enviado. É um problema temporário (o servidor não está online, a caixa de entrada está lotada etc.). O email deve ser segurado até que possa ser entregue. São recomendáveis 5 tentativas, passando disso o email pode ser considerado como hard bounce e prejudicar sua entregabilidade.

SPAM (Sending and Posting Advertisement in Mass): recebimento de emails não permitidos por determinados domínios. É a pior prática em Email Marketing e deve ser evitada ao máximo, uma vez que pode ocasionar que seu domínio entre em eventuais blocklists.

Spamtrap: ferramentas utilizadas por provedores de email e blocklists para identificar remetentes de mensagens indesejadas (spam). Uma prática usada por spamtraps é a de não interação com os emails recebidos, analisando se o remetente envia emails a pessoas que não abrem ou clicam em seus emails.

Subscribe: processo de entrada em uma determinada lista de emails por meio de um comando. É um opt-in.

T

Taxa de Abertura (Open Rate): métrica usada para analisar as taxas de abertura de seu email. É o total de aberturas dividido pelo número de emails enviados. A taxa de abertura é uma métrica considerada chave, pois demonstra o engajamento dos Leads com suas campanhas, além de demonstrar se o assunto (subject) performou bem.

Taxa de Cliques (CTR): métrica usada para analisar a taxa de cliques de um email. Consiste em dividir o número de cliques pelo número de emails enviados. É importante que se obtenha sempre o número de cliques únicos, pois é possível que usuários cliquem mais de uma vez em seu email. Desta forma, há uma melhor mensuração do engajamento de suas campanhas.

Taxa de Conversão: número de conversões dividido pelo número de emails disparados. É uma métrica utilizada para medir o sucesso de um email e pode ser interpretada de diversas formas (download de um eBook, compra e registro em um formulário).

Template: documento em HTML com um layout definido e padrão, ou seja, pode ser usado em diferentes emails, mudando-se somente o seu conteúdo. É uma forma utilizada para agilizar a produção de emails.

Teste A/B: refere-se a uma situação de teste na qual uma lista é dividida em duas partes iguais, aleatoriamente, para que se possa provar que algum elemento novo se mostra melhor que o antigo. Esse termo é usado tanto em Email Marketing quanto em outras frentes.

U

Unsubscribe: processo de retirada de uma determinada lista de emails por meio de um comando. É um opt-out.

URL (Uniform Resource Locator): endereço web para uma página, sempre começando por https:// (ou https:// para uma página com protocolo de segurança), seguido de www. (ou variações) e o nome de domínio.

W

Workflow: fluxo de trabalho, em tradução literal. É toda a organização e sincronização de processos com um objetivo final em comum.

Perguntas Frequentes

O que é email Marketing?

É toda comunicação via email que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Uma campanha de Email Marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML e conter produtos, promoções e conteúdos. 

Em geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo de emails.

Quais são as vantagens do Email Marketing?

O Email Marketing quando feito de maneira adequada, pode ser muito eficiente para o relacionamento com seus públicos, sejam clientes atuais ou prospects. Mas ele deve ser nutrido e explorado com cuidado para que se tenha cada vez mais resultados.

Quais são os tipos de Email Marketing?

Os principais tipos de Email Marketing são: newsletter, Email promocional, Email sazonal, Email Marketing de boas-vindas, Email para clientes inativos, Email para ecommerce e Automação de emails.

Como planejar e executar campanhas de Email Marketing?

Ao planejar uma estratégia de Email Marketing, é preciso ter em mente os seguintes pontos: planejamento de público, frequência de disparos, criação de templates e segmentações.

Quais são os principais elementos de um Email Marketing?

Toda campanha de Email Marketing é composta por uma série de elementos, entre eles: remetente, assunto, texto do email e Call to Action.

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

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