CRM Analítico: o que é, o que faz e quais os benefícios para o seu negócio

Entre os tipos de CRM, o CRM Analítico é o que ajuda a sua empresa a coletar e analisar dados que vão servir de subsídio para suas estratégias de venda


Elementar, cara leitora, caro leitor: não há mistério sobre os clientes para uma empresa que utiliza o CRM Analítico. Isso porque a ferramenta coleta, organiza e apresenta dados que ajudam a construir um cenário claro, gerando melhores resultados a partir da gestão de relacionamento com o cliente. 

Ou seja, como uma espécie de Sherlock Holmes, o CRM Analítico vasculha cada “pista”, cada detalhe, e transforma dados em informações valiosas para diferentes estratégias e objetivos.

E por falar em informação, continue lendo para ficar muito bem informado sobre o que é, como fazer e quais os benefícios do CRM Analítico. Confira.

O que é um CRM Analítico?

O CRM Analítico é um tipo de sistema de CRM (Customer Relationship Management – ou Gestão do Relacionamento com Clientes) que tem a função de coletar, organizar e apresentar dados relevantes para a empresa que sejam relacionados ao contato com seus clientes.

Esses dados, quando transformados em informações, ajudam a empresa a compreender o perfil de cliente ideal, selecionar quais ofertas mais atraem seus consumidores e prever o volume de vendas para os próximos períodos.

>> Leia também: Conheça 5 benefícios do uso de um CRM para os vendedores 

O que o CRM Analítico faz?

O CRM Analítico reúne informações sobre os clientes e suas interações com a empresa. Essas informações podem incluir:

  • Dados sobre o perfil do consumidor que mais compra a solução;
  • Em quais etapas do pipeline de vendas os Leads demoram mais a avançar;
  • Quando é a hora certa de oferecer um upsell.

O resultado da coleta de dados é organizado e apresentado de uma forma que a empresa possa usá-los para tomar decisões estratégicas. Veja abaixo uma tela de programação de multi-vendas do RD Station CRM, que permite aproveitar ao máximo cada negociação.

Quais os benefícios do CRM Analítico?

O CRM Analítico oferece vários benefícios para as empresas. Ele fornece insights valiosos que podem ajudar a empresa a melhorar suas ofertas, aumentar a taxa de conversão e melhorar a experiência de compra

Além disso, o CRM Analítico pode ajudar a empresa a entender melhor seus clientes e a identificar oportunidades de crescimento.

Como o CRM Analítico pode ser usado na sua empresa?

Você veio até aqui e ainda está na dúvida se o CRM Analítico pode ser usado na sua empresa? A resposta é sim. E isso pode ser feito de diferentes formas.  

De cara, ao ser usado para coletar e analisar dados sobre seus clientes, pode ajudar a entender melhor seus comportamentos e preferências

Essas informações servem para personalizar suas ofertas e comunicações, como comunicações através de mensagens para WhatsApp, por exemplo, contribuindo para melhorar a experiência e aumentar a satisfação do cliente.

Além disso, o CRM Analítico pode ser usado também para identificar tendências e padrões nos dados, o que é essencial na gestão dos negócios que buscam subsídios próprios e do mercado antes de tomar decisões estratégicas.

>> Leia também: CRM para pequenas empresas: como escolher a melhor opção para o seu negócio? 

Quais as diferenças entre o CRM Analítico e o CRM Operacional?

Você já tinha ouvido falar em CRM Analítico? Ou pensou que CRM era uma coisa só? Mas não: existem tipos de CRM, entre eles o CRM Operacional, o que pode eventualmente causar algum tipo de confusão em termos de conceito e uso.

Enquanto o CRM Analítico se concentra na coleta e análise de dados para fornecer insights estratégicos, o CRM Operacional foca na gestão das interações diárias com os clientes.

Na tabela abaixo, confira as principais diferenças.

CaracterísticasCRM AnalíticoCRM Operacional
FocoColeta e análise de dados.Gestão das interações diárias com os clientes.
ObjetivoFornecer insights estratégicos.Executar excelentes contatos e garantir a personalização da conversa.
BenefíciosCompreensão do perfil do cliente, seleção de ofertas atraentes, previsão do volume de vendas.Personalização da conversa, acesso rápido a informações relevantes, avanço dos leads pelas etapas do pipeline.
Exemplos de usoIdentificação do perfil de consumidor que mais compra a solução, determinação das etapas do pipeline de vendas onde os Leads demoram mais a avançar, identificação do momento certo para oferecer um upgrade.Agendamento de reuniões, avanço dos leads pelas etapas do pipeline e realização do follow-up.

RD Station CRM: solução para gestão do seu time comercial

Agora que você entende a importância do CRM Analítico, que tal adotar uma ferramenta que ajuda sua empresa a implementar uma estratégia eficaz com a participação do seu time comercial? 

E, ainda, integrada com a sua estratégia de Marketing?

Essa ferramenta é o RD Station CRM, que serve para ajudar sua empresa a gerenciar e melhorar o desempenho do seu time de vendas. Ele permite que você acompanhe todas as interações com os prospects, gerencie suas atividades e obtenha insights valiosos sobre o time comercial.

Assista abaixo a um vídeo de demonstração da ferramenta:

O RD Station CRM tem a capacidade de gerenciar contatos e negócios, acompanhar atividades de vendas, integrar-se com outras ferramentas de marketing e vendas, e gerar relatórios e análises detalhados.

 E o melhor: é intuitivo e fácil de usar. Ou seja, sem mistério. Por isso, em poucas horas, você e seu time de vendas serão especialistas, sem a necessidade de horas de implementação. Deixe sei email abaixo e crie a sua conta gratuita!